Autor Tópico: VISUALIZAR é possível? COMO? ME AJUDA!!!  (Lida 8679 vezes)

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
Re:VISUALIZAR é possível? COMO? ME AJUDA!!!
« Resposta #75 Online: 29 de Agosto de 2017, 14:54:20 »
Citação de: Sr. Gabarito
Criso e Gorducho: e que tal visualizar SEM ter que fechar os olhos?
Ou seja, visualizar de olhos abertos?
Claro, tanto faz pra mim visualizar-me comendo um filé c/fritas na Confeitaria Colombo (Rio, RJ) de olhos fechados ou abertos (of course: fechados ajuda na concentração).
Mas Sr. criso se refere a outra faculdade — que aparentemente ele também não tem — que é essa visão ser TÃO NÍTIDA QUANTO estamos visualizando agora nossos colegas de trabalho ou o ambiente onde (ALERT :!: anti_solipsismo.ON) estamos agora.   
« Última modificação: 29 de Agosto de 2017, 14:56:56 por Gorducho »

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #76 Online: 29 de Agosto de 2017, 16:14:00 »
Observação sobre o estereograma das pirâmides de base quadrada da imagem acima:
Não é uma das mais fáceis de ver.
Mesmo já conhecendo esse "jogo", eu demorei a ver.
Ampliei a imagem para tomar quase toda a tela do computador.
Outro truque é ficar meio vesgo e perder o foco da imagem, mas tudo aos poucos e gradualmente.
Depois que "encaixa" a imagem, tente não desviar abruptamente a vista ou piscar muito demoradamente, sob o risco do fenômeno escapar.
Mas depois que trava a imagem 3D, dá até para tentar pegá-la saindo da tela.

O maior barato.
:)

Isso está ficando bizarro. Consigo ver a projeção sem dificuldade, só que, pela sua descrição, de forma invertida. Para mim, as pirâmides não emergem, mas imergem. Abaixo tem uma estrutura em zigzag, também vazada. Supondo que a figura representasse uma forma, enquanto você a vê "por fora" ou "por cima" eu a vejo "por dentro" ou "por baixo".  :hein:   

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #77 Online: 29 de Agosto de 2017, 16:18:01 »
Bota bizarro nisso!

Você vê as pirâmides entrando?
Elas estão saindo, a visão é de cima delas, elas apontam para você.
Oito pirâmides.
Em baixo, correto, uma estrutura em zig-zag, mas também saliente, para fora da tela.

:o

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #78 Online: 29 de Agosto de 2017, 16:21:58 »
Bota bizarro nisso!

Oito pirâmides.
Em baixo, correto, uma estrutura em zig-zag, mas também saliente, para fora da tela.

Sim, entrando. Aparentemente vejo o molde da figura que você vê. O que está mais em cima para mim é a base, formando um quadriculado, tipo uma forma de ovos por dentro, só que com as cavidades em forma de pirâmides com degraus.  :stunned:

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #79 Online: 29 de Agosto de 2017, 16:36:10 »

Sim, entrando. Aparentemente vejo o molde da figura que você vê. O que está mais em cima para mim é a base, formando um quadriculado, tipo uma forma de ovos por dentro, só que com as cavidades em forma de pirâmides com degraus.  :stunned:

Curioso isso.
Jamais pude imaginar que fosse possível ver aquelas pirâmides entrando.
Até porque, quando mexo um pouco a cabeça, os cumes de cada uma acompanha discretamente o movimento, dando a verdadeira ilusão de 3D.
Isso não seria possível se estivessem entrando no plano.
Sei lá.

Fui ver de novo e fiz um esforço em tentar ver as pirâmides como uma caixa de ovos, como você comparou, com concavidades e não convexidades.
Mas não deu.

Quando temos um cubo representado em wireframe, sempre é possível ver de um jeito ou de outro, pois não temos uma referência de qual face está em primeiro plano ou fundo.
Mas não consegui ver essas pirâmides entrando.

Tem aquele caso da bailarina girando.
Alguns veem girando para a direita, outros para a esquerda.

<a href="https://www.youtube.com/v/klMfl6HY0ro" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/klMfl6HY0ro</a>

<a href="https://www.youtube.com/v/piAJWhI0Npg" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/piAJWhI0Npg</a>

Offline Rafael_SG

• Nível 12
  • *
« Resposta #80 Online: 29 de Agosto de 2017, 17:55:39 »
Geralmente as imagens que vemos são flashes sem nitidez e que nos trazem os sons e emoções da cena em questão.

Cheiro eu nunca me lembro de ter sentido, nem em sonho.
Gosto senti apenas sem sonhos, e o tato também. Então acho que de alguma maneira a maquina cerebral esta muito mais dedicada ao imaginar quando estamos com os 5 sentidos "desligados".

Pessoas com alta capacidade de concentração atingem esse estado com meditação, baixando os estado das vibrações das ondas cerebrais.

O que eu quero dizer é que ninguém vê os fios da barba do papai noel quando visualiza banalmente. Se ele quer ver os fios, ele tem que por esforço focado naquilo e se concentrar o suficiente para que seu cérebro tenha tempo e estimulo para construir aquela imagem mais detalhada   =)

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #81 Online: 29 de Agosto de 2017, 18:38:34 »

Curioso isso.
Jamais pude imaginar que fosse possível ver aquelas pirâmides entrando.
Até porque, quando mexo um pouco a cabeça, os cumes de cada uma acompanha discretamente o movimento, dando a verdadeira ilusão de 3D.
Isso não seria possível se estivessem entrando no plano.
Sei lá.

Sim, quando mexo a cabeça ocorre essa mesma distorção, elas se movem de um lado para o outro e de cima para baixo, só que invertido. Isso me lembrou de algo que li anos atrás sobre como o idioma falado pode modificar a percepção - não é o caso porque falamos o mesmo idioma - mas suponho que possa ter uma explicação nesse sentido, sei lá, forma de aprendizado, de pensar...

Fui ver de novo e fiz um esforço em tentar ver as pirâmides como uma caixa de ovos, como você comparou, com concavidades e não convexidades.
Mas não deu.

Também tentei ver o contrário e não consegui, mas consegui algo mais bizarro. Olhando a figura de baixo para cima, baixando o máximo possível a cabeça, as linhas verticais desaparecem e as pirâmides de se fundem formando dois blocos triangulares na horizontal. E olhando de cima para baixo, a base deforma, formando pequenas pirâmides com cumes achatados entres as pirâmides. 

Tem aquele caso da bailarina girando.
Alguns veem girando para a direita, outros para a esquerda.

Anos atrás me apresentaram essa bailarina. Só conseguia vê-la girando no sentido anti-horário. Não acreditei que fosse possível vê-la girando no sentido oposto. Supus até que estivessem tentando me pregar uma peça, mas como continuaram insistindo, continuei tentando por alguns dias. Já estava desistindo, certo que se tratava de uma pegadinha, quando a "mágica" aconteceu. Depois disso ficou fácil, basta desfocar a visão por um tempo para que o movimento se inverta.

Eu já havia percebido há anos, por esses testes e outras experiências quotidianas (por exemplo, a dificuldade de algumas pessoas de entender plantas baixas) as diferenças de percepção entre as pessoas, mas nunca havia pensado em algo no sentido em que esse tópico aborda. Aliás, depois desse tópico passei a usar o termo "pensar" no lugar de "imaginar". :/

Desconfio que a coisa toda possa ter mais nuances do que supomos.

Domingo estive com minha irmã e falamos no assunto. Ela me disse que tem uma capacidade de concentração tal que a permite se desconectar totalmente do que se passa a sua volta, simulando a situação pensada com tamanha intensidade que é como se a materializasse e com facilidade. Segundo ela, basta fechar os olhos e respirar fundo para adentrar no país das maravilhas. Tudo que consegui foi sentir a temperatura do meu cérebro subir tentando me concentrar e uma profunda irritação por não conseguir. Se fecho os olhos, tanto pior, só consigo me concentrar na sombra feita pelas pálpebras, o que rouba toda a minha atenção - tamanho é o esforço para me desvencilhar disso que trava o raciocínio - exceto quando bate o sono. Eu não tenho a "sensação" de materializar as coisas, pessoas, situações pensadas, recordadas ou inventadas. Nada nem perto disso.   

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #82 Online: 29 de Agosto de 2017, 18:45:52 »

Anos atrás me apresentaram essa bailarina. Só conseguia vê-la girando no sentido anti-horário. Não acreditei que fosse possível vê-la girando no sentido oposto. Supus até que estivessem tentando me pregar uma peça, mas como continuaram insistindo, continuei tentando por alguns dias. Já estava desistindo, certo que se tratava de uma pegadinha, quando a "mágica" aconteceu. Depois disso ficou fácil, basta desfocar a visão por um tempo para que o movimento se inverta.

Então, está explicado!
Eu só consigo ver essa bailarina girando no sentido horário!
Você tem o cérebro invertido do meu. Por isso, essa divergência nas pirâmides agora.

Voltei na bailarina e me esforcei para ver o contrário, mesmo com as imagens com contornos e detalhes, mas essa moça girando no anti-horário não entra nos meus olhos.
Que coisa!
Ainda não cheguei ao seu "Nirvana" de ver dos dois modos.
Só tenho facilidade com os estereogramas, pois alguma lembrança fica da última visualização e isso ajuda a guiar a nova tentativa.

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #83 Online: 29 de Agosto de 2017, 18:49:16 »

Descreve bem essa expressão "a mágica aconteceu".
É mesmo uma mágica. Chega de repente e até dá um pequeno susto, porque estava lá o tempo todo e a gente não via.
Mas chega subitamente na cara do cidadão e surpreende.
 :lol:

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #84 Online: 29 de Agosto de 2017, 20:04:00 »
Bota bizarro nisso!

Oito pirâmides.

Consegui ver várias formas 3D além das descritas acima. Diante da figura, focalize os olhos no seu dedo  a poucos cm do nariz e afaste-o da face aos poucos e tente tirar o dedo devagar. O estereograma vai se formar no fundo em diversos pontos da distância. A pirâmide de base quadrada é o último, mais distante da face.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #85 Online: 29 de Agosto de 2017, 20:15:21 »
A bailarina gira no sentido que eu quiser... 8-)
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Xabéu

• Nível 05
  • *
  • So young in years probably end in tears
« Resposta #86 Online: 29 de Agosto de 2017, 20:47:54 »

Isso. É só pausar o vídeo, imaginar a bailarina girando no outro sentido e depois dar o play.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #87 Online: 29 de Agosto de 2017, 22:09:15 »

Isso. É só pausar o vídeo, imaginar a bailarina girando no outro sentido e depois dar o play.

Exato. Esse teste é bullshit.

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #88 Online: 30 de Agosto de 2017, 07:50:56 »

Aparentemente nem assim algumas pessoas conseguem. Parece ser o caso do Gabarito:

Voltei na bailarina e me esforcei para ver o contrário, mesmo com as imagens com contornos e detalhes, mas essa moça girando no anti-horário não entra nos meus olhos.

Sempre que inicia o vídeo eu a vejo girar no sentido anti-horário. Tendo a vê-la girando nesse sentido automaticamente e só com algum esforço consigo inverter, sem o truque de parar o vídeo, mas em instantes naturalmente ela volta a girar no sentido anti-horário. Inclusive, quando vi pela primeira vez, anos atrás, não era um vídeo, mas um GIF, não dava para usar esse truque - teve que ser na base da teimosia mesmo.

Já no segundo vídeo, para mim, basta olhar as figuras da esquerda ou direita, com marcadores, para inverter o sentido do giro da figura central. Se focar somente nela, no entanto, automaticamente volta para o sentido anti-horário. 

Exato. Esse teste é bullshit.

Bullshit no sentido de determinar o lado predominante do cérebro ou suas características, talvez, mas interessante no sentido de demonstrar a diferença de percepção entre as pessoas. Algumas tendem a ver o movimento num sentido, outras noutro. Umas tem facilidade de inverter o movimento sem truques, outras com e algumas nem assim, aparentemente. É algo que eu, pelo menos, acho curioso. Não me parece absurdo que isso queira dizer algo sobre o funcionamento ou características do cérebro, embora talvez não os apontados no teste.

Vocês, ao iniciarem o vídeo, não tendem a ver o movimento num ou noutro sentido naturalmente? A cada vez que iniciam, sem usar truques, o sentido muda aleatoriamente?

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #89 Online: 30 de Agosto de 2017, 08:06:16 »

Aparentemente nem assim algumas pessoas conseguem. Parece ser o caso do Gabarito:

Pois é.
Nem pausando, o meu cérebro consegue identificar o sentido anti-horário.
 :vergonha:

Sempre que inicia o vídeo eu a vejo girar no sentido anti-horário. Tendo a vê-la girando nesse sentido automaticamente e só com algum esforço consigo inverter, sem o truque de parar o vídeo, mas em instantes naturalmente ela volta a girar no sentido anti-horário. Inclusive, quando vi pela primeira vez, anos atrás, não era um vídeo, mas um GIF, não dava para usar esse truque - teve que ser na base da teimosia mesmo.

Eu tenho o GIF, mas ele não mostrava a segunda parte com as linhas e detalhes para ajudar na visualização.
Achei melhor publicar o vídeo.
Pausei o vídeo desde as primeiras tentativas, mas quando toco o play, a maldita gira no sentido horário.
 :P

Não se pode ter tudo.
Sou feliz com o que já tenho.

Bullshit no sentido de determinar o lado predominante do cérebro ou suas características, talvez, mas interessante no sentido de demonstrar a diferença de percepção entre as pessoas. Algumas tendem a ver o movimento num sentido, outras noutro. Umas tem facilidade de inverter o movimento sem truques, outras com e algumas nem assim, aparentemente. É algo que eu, pelo menos, acho curioso. Não me parece absurdo que isso queira dizer algo sobre o funcionamento ou características do cérebro, embora talvez não os apontados no teste.

Boa.
 :ok:

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #90 Online: 30 de Agosto de 2017, 08:26:18 »
Algo curioso me aconteceu. Ontem, quando olhei o estereograma das pirâmides a olho nu, as figuras no rodapé eram vermelhas. Depois de olhá-lo com o óculos 3D (entre outras tentativas de enxergar a versão "positiva"), elas ficaram magenta e não voltaram mais ao normal. Parece que meu cérebro fixou esse tom. Não consigo voltar a ver as figuras em vermelho.

Alguém poderia testar e comentar, please?   

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #91 Online: 30 de Agosto de 2017, 08:42:55 »
As figurinhas na base da imagem, como soldadinhos marchando, são púrpura azulado, conforme essa tabela:

Pelo menos, aos meus olhos.

Essa de usar óculos 3D como truque eu não conhecia.
Fui buscar o meu e tentei, mas nada mudou, nem as cores nem a tentativa de enxergar a concavidade que eu não consigo visualizar.

Sobre o óculos, não faz sentido usá-lo num monitor que não exiba imagens com polarização passiva.
Existem também os óculos anáglifos, aqueles com lentes azul e vermelha, mas isso vai alterar toda a composição de cores que está em jogo aqui.

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #92 Online: 30 de Agosto de 2017, 08:45:02 »
Não se pode ter tudo.
Sou feliz com o que já tenho.

Também sofro desse "mal". Tendo a ver o copo meio cheio. Para o meu bem estar psicológico, decidi que essas limitações ou são neutras (não me causam prejuízo) ou benéficas (alguma compensação devem ter).  :P

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #93 Online: 30 de Agosto de 2017, 08:46:45 »
Não lobrigo pirâmide nenhuma...
 :?

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #94 Online: 30 de Agosto de 2017, 09:17:01 »
As figurinhas na base da imagem, como soldadinhos marchando, são púrpura azulado, conforme essa tabela:

Então os óculos devem ter "corrigido" minha visão, porque antes eu as via vermelhas. Bom, agora está entre um desses tons magenta/púrpura/azul da tabela, mas não sei dizer exatamente qual...  :olheira:

Essa de usar óculos 3D como truque eu não conhecia.

Foi apenas uma entre muitas tentativas sem sentido e malsucedidas de tentar ver a imagem "positiva".  :P

Sobre o óculos, não faz sentido usá-lo num monitor que não exiba imagens com polarização passiva.
Existem também os óculos anáglifos, aqueles com lentes azul e vermelha, mas isso vai alterar toda a composição de cores que está em jogo aqui.

Eu experimentei no monitor, tablet e TV3D (sei lá de que tipo é, se polarizado, paralaxe ou ativo) e a única diferença que fez foi mudar a cor dos soldadinhos de vermelho para uma dessas cores de nomes GBLT aí da tabela.  :hihi:

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #95 Online: 30 de Agosto de 2017, 09:20:05 »

Minha filha só conseguiu aproximando os olhos da imagem até quase encostar o nariz na tela e ir se afastando devagar.

Mas, e os soldadinhos, de que cor são?  :)

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #96 Online: 30 de Agosto de 2017, 09:30:20 »

Mais um verbo que eu não conhecia.
Anotado.

Para entrar nessa brincadeira, é necessário um pouco de paciência e alguns truques.
Um deles é tentar desfocar a imagem, procurando algum ponto antes do plano em que ela se encontra, seja uma folha de papel, tela de computador/tablet/etc.
Colocar a ponta de uma caneta na frente (ou o dedo) e focar nela (na caneta) ajuda.
Como eu já disse antes, tentar ficar levemente vesgo, desfocando a imagem de propósito.
Depois é esperar e, de repente, não mais que de repente, como dizia Vinícius, a mágica acontece e lhe surpreende.

Não sei se há implicação fisiológica que impeça algumas pessoas de não conseguirem, nem com muitas tentativas, tal qual os daltônicos acerca das cores.

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #97 Online: 30 de Agosto de 2017, 09:35:11 »
Desculpe, Criso e demais colegas, por desviar um pouco o tópico, mas não resisti a publicar outra imagem "maneira":

Quem diz o que tem aí?
« Última modificação: 30 de Agosto de 2017, 09:41:21 por Gabarito »

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #98 Online: 30 de Agosto de 2017, 09:47:27 »

Mais um verbo que eu não conhecia.
Anotado.

Para entrar nessa brincadeira, é necessário um pouco de paciência e alguns truques.
Um deles é tentar desfocar a imagem, procurando algum ponto antes do plano em que ela se encontra, seja uma folha de papel, tela de computador/tablet/etc.
Colocar a ponta de uma caneta na frente (ou o dedo) e focar nela (na caneta) ajuda.
Como eu já disse antes, tentar ficar levemente vesgo, desfocando a imagem de propósito.
Depois é esperar e, de repente, não mais que de repente, como dizia Vinícius, a mágica acontece e lhe surpreende.

Não sei se há implicação fisiológica que impeça algumas pessoas de não conseguirem, nem com muitas tentativas, tal qual os daltônicos acerca das cores.

Eu acredito em mágica! :louva:
Abracadabra!  :hihi: 

Usando a caneta (com o dedo, por algum motivo, não funciona) consegui ver a imagem "positiva". As pirâmides emergem imediatamente. Sem ela voltam a imergir. Tente focar num ponto "atrás" da imagem em vez de "à frente" dela. Acho que é o que faço.  :?

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #99 Online: 30 de Agosto de 2017, 09:53:33 »

Usando a caneta (com o dedo, por algum motivo, não funciona) consegui ver a imagem "positiva". As pirâmides emergem imediatamente. Sem ela voltam a imergir. Tente focar num ponto "atrás" da imagem em vez de "à frente" dela. Acho que é o que faço.  :?

Eu tenho hipermetropia leve.
Excelente visão para longe. Consigo ler letreiros que gente nova, 20 anos, não lê.
O peso dos anos, mais de 40, me obriga a usar óculos para perto, presbiopia, destino inexorável de todos nós, mas só para coisas bem pequenas.

Você teria miopia?
Será que essa coisa de pirâmides para dentro ou para fora têm relação com o ponto focal do olho?

Não consigo ver para dentro, não adianta...
 :hmph:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!