Autor Tópico: VISUALIZAR é possível? COMO? ME AJUDA!!!  (Lida 8678 vezes)

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
Re:VISUALIZAR é possível? COMO? ME AJUDA!!!
« Resposta #50 Online: 21 de Agosto de 2017, 08:21:00 »
Citação de: Alienígena
Eu sou capaz de lembrar, controlar e interagir com minhas memórias, mas não há cenas nem flashes, nem sons, nem cheiros, nem sabores. Para dar um exemplo que usei aqui, adoro bacon, eu consigo imaginar fatias de bacon na chapa quente, o som da fritura, o cheiro, o gosto, a textura, mas não ver a cena, escutar o som, sentir o cheiro, o sabor, a textura. Algumas pessoas, quando descrevi essa cena, fecharam os olhos e reagiram como se a estivessem vivenciando. Fizeram comentários como "sinto até o cheiro ou o gosto" e pela expressão e gestos, parece que realmente estavam "sentido". Achei fantástico. Eu não consigo vivenciar minhas memórias. No máximo "mergulhar" nas ideias "desconectando" temporariamente os sentidos - isto é, me distrair, deixar de prestar atenção nos estímulos externos. 

Agora fiquei confuso. O que é imaginar, para você?
As imagens que surgem quando imaginamos algo provém da memória, são lembranças às quais damos o sentido que queremos... isto é imaginar.
Se não houver a imagem não consigo interagir.
Então, Alienígena, quando você se lembra de um episódio qualquer, não tem imagens?

Não tem imagens, nem sons, nem cheiros, nem nada. Enquanto escrevo, por exemplo, penso num dado branco com marcadores pretos rolando sobre a mesa, no som, no movimento, nas faces do dado, mas tudo que vejo é o monitor à minha frente, tudo que escuto é o som do teclado, tudo que sinto é o cheiro do café na xícara ao meu lado e o gosto dele na boca. Acho que o termo mais apropriado para isso é pensar. Eu consigo entender o que significa visualizar traçando um paralelo com os sonhos (embora ainda esteja na dúvida de que não se trata de um erro de interpretação), mas estou com dificuldade de entender o que se quer dizer por imaginar. Começo a supor que também aí pode haver um erro de interpretação. Se não é pensar nem visualizar, é o quê? Como é possível imaginar sem visualizar (incluindo aí demais sentidos, não apenas visão)? Você, por exemplo, no exemplo que dei, consegue ver o bacon na chapa nítido como num sonho em vez do monitor ou seja lá o que for que estiver no seu raio de visão nesse momento, consegue escutar o som da fritura em vez do som ambiente, sentir o cheiro de bacon frito no ar? Se não, o que exatamente você experimenta? O que quer dizer por "as imagens que surgem"?

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
« Resposta #51 Online: 21 de Agosto de 2017, 15:26:01 »
Citação de: Alienígena
Eu sou capaz de lembrar, controlar e interagir com minhas memórias, mas não há cenas nem flashes, nem sons, nem cheiros, nem sabores. Para dar um exemplo que usei aqui, adoro bacon, eu consigo imaginar fatias de bacon na chapa quente, o som da fritura, o cheiro, o gosto, a textura, mas não ver a cena, escutar o som, sentir o cheiro, o sabor, a textura. Algumas pessoas, quando descrevi essa cena, fecharam os olhos e reagiram como se a estivessem vivenciando. Fizeram comentários como "sinto até o cheiro ou o gosto" e pela expressão e gestos, parece que realmente estavam "sentido". Achei fantástico. Eu não consigo vivenciar minhas memórias. No máximo "mergulhar" nas ideias "desconectando" temporariamente os sentidos - isto é, me distrair, deixar de prestar atenção nos estímulos externos. 

Agora fiquei confuso. O que é imaginar, para você?
As imagens que surgem quando imaginamos algo provém da memória, são lembranças às quais damos o sentido que queremos... isto é imaginar.
Se não houver a imagem não consigo interagir.
Então, Alienígena, quando você se lembra de um episódio qualquer, não tem imagens?

Não tem imagens, nem sons, nem cheiros, nem nada. Enquanto escrevo, por exemplo, penso num dado branco com marcadores pretos rolando sobre a mesa, no som, no movimento, nas faces do dado, mas tudo que vejo é o monitor à minha frente, tudo que escuto é o som do teclado, tudo que sinto é o cheiro do café na xícara ao meu lado e o gosto dele na boca. Acho que o termo mais apropriado para isso é pensar. Eu consigo entender o que significa visualizar traçando um paralelo com os sonhos (embora ainda esteja na dúvida de que não se trata de um erro de interpretação), mas estou com dificuldade de entender o que se quer dizer por imaginar. Começo a supor que também aí pode haver um erro de interpretação. Se não é pensar nem visualizar, é o quê? Como é possível imaginar sem visualizar (incluindo aí demais sentidos, não apenas visão)? Você, por exemplo, no exemplo que dei, consegue ver o bacon na chapa nítido como num sonho em vez do monitor ou seja lá o que for que estiver no seu raio de visão nesse momento, consegue escutar o som da fritura em vez do som ambiente, sentir o cheiro de bacon frito no ar? Se não, o que exatamente você experimenta? O que quer dizer por "as imagens que surgem"?
Eu veria o bacon com sua cor e textura, o som, o odor. Mas não é uma imagem como a de uma foto ou vídeo ela pode vir e ir.
A minha pergunta a você é, se não vê a imagem do bacon como sabe o que é?
Você precisa pensar no objeto para interagir com ele, se não consegue formar uma imagem como sabe qual o objeto?

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #52 Online: 22 de Agosto de 2017, 09:18:55 »
Eu veria o bacon com sua cor e textura, o som, o odor. Mas não é uma imagem como a de uma foto ou vídeo ela pode vir e ir.

Não entendi. Se não é como a imagem de uma foto ou vídeo é como o quê? Por "ir e vir" você quer dizer que perde a concentração?

A minha pergunta a você é, se não vê a imagem do bacon como sabe o que é?
Você precisa pensar no objeto para interagir com ele, se não consegue formar uma imagem como sabe qual o objeto?

Da mesma forma que você pensa e interage com o "nada", suponho. Através da linguagem. Só preciso compreender, saber o significado das coisas. Eu penso nos termos que representam objetos concretos, como bacon, dado ou monitor, da mesma forma que penso nos termos que representam objetos abstratos, como política, ideologia ou justiça. Sem formas, sons, odores, ou melhor, com as formas, sons e odores ambientes, só que desfocados.     

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #53 Online: 22 de Agosto de 2017, 12:44:46 »
Quando você imagina um pedaço de bacon na chapa, consegue ver imagens na sua imaginação, mas não vivenciar a experiência completa, com os outros sentidos (tato, paladar, olfato e audição), é isso que eu entendi. Mas só para deixar claro, você não consegue experienciar lembranças auditivas (lembrar do som de uma música) ou criar uma imaginação auditiva (compor uma música [ouvindo os sons na sua mente]), imaginar a sensação de frio ou calor, se lembrar do gosto de sua comida favorita ou o cheiro dela?
"Che non men che saper dubbiar m'aggrada."
"E, não menos que saber, duvidar me agrada."

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #54 Online: 23 de Agosto de 2017, 08:59:13 »
Quando você imagina um pedaço de bacon na chapa, consegue ver imagens na sua imaginação, mas não vivenciar a experiência completa, com os outros sentidos (tato, paladar, olfato e audição), é isso que eu entendi. Mas só para deixar claro, você não consegue experienciar lembranças auditivas (lembrar do som de uma música) ou criar uma imaginação auditiva (compor uma música [ouvindo os sons na sua mente]), imaginar a sensação de frio ou calor, se lembrar do gosto de sua comida favorita ou o cheiro dela?

Não estou conseguindo compreender o que se quer dizer por imaginar. Se não é como ver nem como sonhar é como o quê?  :?

Eu não tenho qualquer dificuldade de recordar dos objetos, pessoas, situações, sentimentos e sensações experimentados ou pensar/criar/fantasiar como base nisso, mas não experimento nada minimamente semelhante as sensações reais captadas pelos sentidos físicos - imagens, sons, cheiros. Enquanto recordo, penso, crio ou fantasio continuo vendo o que estou olhando, por exemplo, o monitor à minha frente, embora desfocado, e não aquilo que estou recordando, pensando, criando ou fantasiando. E o mesmo vale para os demais sentidos. É um processo semântico. Tudo que vivencio são as emoções relacionadas às ideias, às memórias que emergem delas.

Quando fecho os olhos vejo apenas imagens vagas que surgem aleatoriamente na sombra das pálpebras, o que funciona como uma válvula de escape. Quando bate o cansaço físico ou mental ou algo ou alguém me estressa, tudo que preciso fazer é fechar os olhos - quase sempre automaticamente - imediatamente percebo o surgimento dessas imagens, me distraindo, desviando o foco da tensão e relaxo, recobrando a razão/ânimo/humor. Por isso mesmo me parece estressante a ideia de imaginar/visualizar/vivenciar as coisas - suponho que em vez de relaxar, isso me faria alimentar as tensões. Fiquei até me perguntando se não é o que faz com que algumas pessoas se chateiem, se estressem e até se enfureçam com facilidade.  :?

Offline Rafael_SG

• Nível 12
  • *
« Resposta #55 Online: 23 de Agosto de 2017, 10:55:56 »
Eu não consigo sentir cheiro, mas o barulho eu consigo imaginar. Sensação de tato eu também não tenho durante as visualizações.

Pra mim a visualização nada mais é do que a imaginação e quanto mais concentrado você esta em algo, mais viva vai ser a cena imaginada.

Sabe aquele sensação de sonhar acordado? Quando você começa pensar em algo e tudo à sua volta começa a sumir? Então seria mais ou menos isso, mas induzido através de concentração na imagem a ser visualizada.

Eu admiro muito quem diz ter tato e olfato durante uma visualização, pois eu não consigo.... De maneira alguma.

Porém, a capacidade esta em nosso cerebros, é soh entrar no estado mental correto. Isso na teoria.

Se você conseguir reduzir sua atividade mental e deixar o subconsciente aflorar, é quase certo que você vai ter visualizações super poderosas, pois na verdade vai estar quase sonhando de fato. Eu não consigo fazer isso conscientemente, mas acredito que algumas pessoas consigam.

Fato é que, quando sonhamos, temos visualizações muito reais, conseguimos sentir tudo que o sonhos nos traz...

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #56 Online: 23 de Agosto de 2017, 13:30:00 »
Eu tendo a ver o copo meio cheio. Me satisfaço com as viagens mentais psicodélicas nos instantes que antecedem o sono. Quem não tem cão...  :sleepy:

Offline Rafael_SG

• Nível 12
  • *
« Resposta #57 Online: 24 de Agosto de 2017, 17:56:04 »
Eu tendo a ver o copo meio cheio. Me satisfaço com as viagens mentais psicodélicas nos instantes que antecedem o sono. Quem não tem cão...  :sleepy:

:histeria:

Verdade... Psicodelia pura.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #58 Online: 24 de Agosto de 2017, 20:28:36 »

Também me divirto "assistindo" fosfeno.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #59 Online: 25 de Agosto de 2017, 08:14:36 »
De repente todo o mundo passou a "visualizar" e a deixar de ver....
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #60 Online: 25 de Agosto de 2017, 10:45:44 »
De repente todo o mundo passou a "visualizar" e a deixar de ver....

É sempre assim quando se tem fé. A mecânica quântica explica que somos nós que criamos a realidade através da força do pensamento positivo que visualiza através da fé. O que vemos e o que sentimos é só ilusão, é maya. A realidade interior é a única verdadeira.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #61 Online: 25 de Agosto de 2017, 12:24:30 »

Má influência! Ontem perdi a hora lendo sobre fosfenismo. Fazia tempo que não me divertia tanto...

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #62 Online: 25 de Agosto de 2017, 19:27:05 »

Má influência! Ontem perdi a hora lendo sobre fosfenismo. Fazia tempo que não me divertia tanto...

Calma...existem práticas mais radicais. Depois eu conto.

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #63 Online: 25 de Agosto de 2017, 22:41:46 »

Calma...existem práticas mais radicais. Depois eu conto.

Não duvido. Só lamento não ter descoberto isso nos meus tempos de mente aberta. Teria sido ainda mais divertido.  :hihi:

Offline criso

• Nível 15
  • *
  • γνῶθι σεαυτόν
« Resposta #64 Online: 27 de Agosto de 2017, 00:05:58 »
É sempre assim quando se tem fé. A mecânica quântica explica que somos nós que criamos a realidade através da força do pensamento positivo que visualiza através da fé. O que vemos e o que sentimos é só ilusão, é maya. A realidade interior é a única verdadeira.
Gigaview, você está desvirtuando o tópico. Por favor, não faça isso. Fui pesquisar sobre o tal do fosfenismo citado acima e não vi absolutamente nada que fizesse sentido ou que tivesse a ver com o objetivo central do tópico, que é algo muito simples e realista -> a capacidade que algumas pessoas tem de fazer com que imagens apareçam diante de si. A capacidade em si não tem absolutamente nada de místico ou supersticioso, pelo contrário, é real e natural para estas pessoas. Aliás, analisando este próprio tópico, conseguimos ver os dois grupos - as pessoas que não visualizam (e, por isso, acharam que eu interpretei errado, e pensam que os outros não visualizam e só imaginam) e, por outro lado, as pessoas QUE VISUALIZAM e, por isso, acham tão normal que até acham estranho o tópico, e pensam que todo mundo é tão capaz de visualizar quanto elas, como se fosse a coisa mais normal do mundo, como podemos ver na experiência do usuário RAFAEL_SG. Eu postei algumas vezes aqui que em breve compartilharia algumas técnicas com as quais tive sucesso, porém, os resultados foram tão ínfimos que temo estar indo pelo caminho errado. Preciso pesquisar mais para oferecer uma opinião fundamentada. Encontrei exercícios de visualização prescritos pelo prof. dr. Stephen LaBerge, que até agora foram os que mais soaram coerentes com o tipo de fenômeno que estamos descrevendo. Peço que por favor não desvirtuem o tópico, nem desandem para qualquer ladainha mística ou supersticiosa - estamos falando de uma capacidade cerebral natural latente.
Visita
Interiora
Terrae
Rectificandoque
Invenies
Occultum
Lapidem

e que as rosas floresçam em vossa cruz!

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #65 Online: 27 de Agosto de 2017, 23:19:15 »
Gigaview, você está desvirtuando o tópico. Por favor, não faça isso. Fui pesquisar sobre o tal do fosfenismo citado acima e não vi absolutamente nada que fizesse sentido ou que tivesse a ver com o objetivo central do tópico, que é algo muito simples e realista -> a capacidade que algumas pessoas tem de fazer com que imagens apareçam diante de si. A capacidade em si não tem absolutamente nada de místico ou supersticioso, pelo contrário, é real e natural para estas pessoas. Aliás, analisando este próprio tópico, conseguimos ver os dois grupos - as pessoas que não visualizam (e, por isso, acharam que eu interpretei errado, e pensam que os outros não visualizam e só imaginam) e, por outro lado, as pessoas QUE VISUALIZAM e, por isso, acham tão normal que até acham estranho o tópico, e pensam que todo mundo é tão capaz de visualizar quanto elas, como se fosse a coisa mais normal do mundo, como podemos ver na experiência do usuário RAFAEL_SG. Eu postei algumas vezes aqui que em breve compartilharia algumas técnicas com as quais tive sucesso, porém, os resultados foram tão ínfimos que temo estar indo pelo caminho errado. Preciso pesquisar mais para oferecer uma opinião fundamentada. Encontrei exercícios de visualização prescritos pelo prof. dr. Stephen LaBerge, que até agora foram os que mais soaram coerentes com o tipo de fenômeno que estamos descrevendo. Peço que por favor não desvirtuem o tópico, nem desandem para qualquer ladainha mística ou supersticiosa - estamos falando de uma capacidade cerebral natural latente.

Ok. :ok:

Offline Xabéu

• Nível 05
  • *
  • So young in years probably end in tears
« Resposta #66 Online: 28 de Agosto de 2017, 01:29:28 »
O que  é e para que servem essas  capacidades cerebrais  naturais latentes?

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
« Resposta #67 Online: 29 de Agosto de 2017, 06:58:06 »
Exatamente o que ia perguntar.
Permite especular sobre algo fantástico, inexplorado, ou misterioso da mente.

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #68 Online: 29 de Agosto de 2017, 10:13:36 »
Pra nada pois que se em 100000+ anos não deixaram o estado de "latência", certamente só emergerão n'alguma espécie nova derivada do homo-sapiens atual.

Bien sûr: claro que isso nada tem a ver com o assunto proposto pelo Sr. Criso, que, como ele bem obtemperou, se refere a uma capacidade natural não latente que alguns humanos têm. E que os que não a temos achamos que não existia até ele esclarecer.
Claro: se poderia especular que todos h-s tenham essa capacidade em estado "latente". Mas seria simples especulação.

:?:Só não me ficou claro se ele tem essa faculdade :?:
« Última modificação: 29 de Agosto de 2017, 10:21:00 por Gorducho »

Offline criso

• Nível 15
  • *
  • γνῶθι σεαυτόν
Esclarecimentos
« Resposta #69 Online: 29 de Agosto de 2017, 10:57:42 »
Boa pergunta, Xabéu. A capacidade de Visualização é extremamente útil e prática. É possível utilizar para treinar projetos em sua mente, estudar, memorizar, ensaiar, e usar até mesmo de forma recreativa como, por exemplo, conceber cenas enquanto se lê um livro! Como já pudemos observar ao longo do próprio tópico, essas capacidades não são absolutamente "latentes". Ao invés disso, são presentes em uma parte e ausentes em outra parte da população - e esse contraste faz com que haja um grande corte na comunicação - de um lado, pessoas que acham tão natural que não entendem a preocupação do tópico, e, de outro lado, pessoas que acham tão natural NÃO VISUALIZAR que pensavam que termos como "contar carneiros" e "sonhar acordado" eram e sempre foram apenas metáforas. Quando um forista falou sobre "sonhar acordado", e sobre como isso faz "tudo a sua volta sumir", isso em si já me soa algo de outro mundo (bem como para as outras pessoas que não visualizam, e que também ficaram surpresas com o tópico).
Exatamente o que ia perguntar.
Permite especular sobre algo fantástico, inexplorado, ou misterioso da mente.
Com certeza, mas, acima de tudo, algo que é acessível, e quem sabe possamos desenvolver por meio de treinamento e novos processos e sinapses! Um padrão que tenho percebido é que meus conhecidos que dizem visualizar deliberadamente possuem todos uma alta inteligência espacial. Um pratica dança, outro esporte, outro teatro, etc... daqui a um tempinho eu voltarei a este tópico para mostrar todas as observações que tenho coletado.
Pra nada pois que se em 100000+ anos não deixaram o estado de "latência", certamente só emergerão n'alguma espécie nova derivada do homo-sapiens atual.

Bien sûr: claro que isso nada tem a ver com o assunto proposto pelo Sr. Criso, que, como ele bem obtemperou, se refere a uma capacidade natural não latente que alguns humanos têm. E que os que não a temos achamos que não existia até ele esclarecer.
Claro: se poderia especular que todos h-s tenham essa capacidade em estado "latente". Mas seria simples especulação.

:?:Só não me ficou claro se ele tem essa faculdade :?:
Pois é Gorducho, o que acontece é que deixaram sim. Elas não são habilidades "latentes do homo sapiens", pelo contrário, talvez nós é que tenhamos atrofiado algo que já era natural. Para você ter ideia, os gregos e romanos tinham um método de memorização chamado "Palácio da Memória", que não só implica como PRESSUPÕE a capacidade de visualizar imagens mentais (e até mesmo suas relações espaciais). O seu comentário acaba por reafirmar novamente a tese que tenho defendido ao longo do tópico - ao dizer "se poderia especular que todos tenham em estado latente", você acaba por atribuir ao Todo a sua condição pessoal, o que é a primeira reação de todos que se deparam com a existência (ou a inexistência) da capacidade de ver imagens mentais. Ao saber que os outros NÃO visualizam, as pessoas que visualizam ficam tão surpresas quanto nós... na verdade, cada um toma sua própria condição como a "natural". A pessoa que visualiza sempre contou carneiros literalmente, e tinha como certo de que era assim para todos. A pessoa que não visualiza nunca efetivamente contou carneiros (no máximo pensou sobre eles, ou lembrou, ou se esforçou para tentar imaginar de alguma forma vaga e abstrata) e pensa que também é assim para todos. Gorducho, eu não só não tenho como nem sequer cogitava que isso era possível, e até me assustou a forma como era algo tão simples para algumas pessoas e absolutamente surreal para mim. Desde que comecei o tópico, tenho lido bastante a respeito, e experimentado com diversas práticas, no intuito de tentar explorar até onde vai essa capacidade.
Visita
Interiora
Terrae
Rectificandoque
Invenies
Occultum
Lapidem

Offline criso

• Nível 15
  • *
  • γνῶθι σεαυτόν
Ceticismo Incoerente
« Resposta #70 Online: 29 de Agosto de 2017, 11:09:11 »
Pessoal, não há motivo para continuar se perguntando se a capacidade sequer existe ou não. Ela é um FATO! Lidemos com isso! Faça um experimento simples - consulte outras pessoas! Leiam a resposta dos usuários RAFAEL_SG e ALIENÍGENA. Um deles diz com toda a naturalidade que "quanto mais concentrado você está em algo, mais viva vai ser a cena imaginada". Para mim (e para os outros que não visualizam) não existe isso. Cena? Isso em si já soa surreal. Eu havia dito no tópico que, quando fecho os olhos e me concentro, não vejo nada mais que a escuridão de minhas pálpebras fechadas. Outro forista relata aqui que consultou conhecidos que visualizam e "relataram que não visualizam exatamente como nos sonhos, mas algo mais próximo disso do que daquela escuridão que tinham acabado de experimentar, aparentemente, pela primeira vez". Passei exatamente pela mesma experiência ao tentar mostrar minha condição para as pessoas que visualizam! Para as pessoas que visualizam, fechar os olhos é imediatamente transportar-se para seu quadro mental! Mas, para as pessoas que não visualizam, é ver escuridão. O que faz com que uns fechem os olhos e vejam cenas e outros fecham os olhos e vejam o escuro? E mais, o que faz com que alguns consigam até mesmo manipular e interagir com aquelas cenas? Este tópico é para que debater, desvendar e esclarecer isso.
Visita
Interiora
Terrae
Rectificandoque
Invenies
Occultum
Lapidem

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
Re:Ceticismo Incoerente
« Resposta #71 Online: 29 de Agosto de 2017, 11:46:11 »
Leiam a resposta dos usuários RAFAEL_SG e ALIENÍGENA.
Um deles diz com toda a naturalidade que "quanto mais concentrado você está em algo, mais viva vai ser a cena imaginada
:ok:
Até cá o Neves segue mortinho...
Eu consigo imaginar uma cena de reencontro romântico com alguma ex ou até mesmo uma imaginária: ruiva; negra biótipo "queniano" (na minha cabeça a partir d'alguma que eu tenha conhecido, dançado com... claro :!:); mulata; loira de olhos cinzas... (o limite é a criatividade); em Amaralina (ressalvado que moro mui longe dali).
Mas sem nitidez de como agora lobrigo o ambiente trás vidraça da nossa peça-de-trabalho.
Para mim (e para os outros que não visualizam) não existe isso. Cena? Isso em si já soa surreal. Eu havia dito no tópico que, quando fecho os olhos e me concentro, não vejo nada mais que a escuridão de minhas pálpebras fechadas.
Não temos esse dom...
Mas cena sim a gente imagina mas sem ver na tela das pálpebras e sim na tela mental.
Elas não são habilidades "latentes do homo sapiens", pelo contrário, talvez nós é que tenhamos atrofiado algo que já era natural
:ok: possa ser... possa ser...
Foi isso que eu quis dizer exatamente.
O fato d'algumas pessoas terem essa capacidade conforme S/Pessoa relata, não quer dizer que seja uma propriedade a qual tenham todos h-s. Poderia ser uma característica genética só de alguns obtida, say, de cruzamento de ancestrais c/Neanderthals (repito: supongamos...) ou que alguns (a maioria aparentemente...) tenhamos perdido, como bem especulou.   
« Última modificação: 29 de Agosto de 2017, 12:19:21 por Gorducho »

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #72 Online: 29 de Agosto de 2017, 14:24:09 »

Para mim (e para os outros que não visualizam) não existe isso. Cena? Isso em si já soa surreal. Eu havia dito no tópico que, quando fecho os olhos e me concentro, não vejo nada mais que a escuridão de minhas pálpebras fechadas.
Não temos esse dom...
Mas cena sim a gente imagina mas sem ver na tela das pálpebras e sim na tela mental.
Elas não são habilidades "latentes do homo sapiens", pelo contrário, talvez nós é que tenhamos atrofiado algo que já era natural
:ok: possa ser... possa ser...
Foi isso que eu quis dizer exatamente.
O fato d'algumas pessoas terem essa capacidade conforme S/Pessoa relata, não quer dizer que seja uma propriedade a qual tenham todos h-s. Poderia ser uma característica genética só de alguns obtida, say, de cruzamento de ancestrais c/Neanderthals (repito: supongamos...) ou que alguns (a maioria aparentemente...) tenhamos perdido, como bem especulou.

Criso e Gorducho: e que tal visualizar SEM ter que fechar os olhos?
Ou seja, visualizar de olhos abertos?

Quando esse tópico começou, eu também estava no time dos que não viam necessidade de algo assim ser debatido.
Afinal, era a coisa mais natural pra mim a capacidade de imaginar pessoas, coisas e cenários na tela da mente.
Fiquei achando que o tópico não ia longe, e que até (desculpe, Criso) achei que o autor dele estivesse em algum tipo de trolagem ou extrema criancice em propor tais ideias.
Ora, isso não faz sentido.
Todo mundo consegue imaginar, todos conseguem visualizar o rosto da esposa, a motoca do filho, uma cena de briga em algum telejornal.

Mas, conforme o debate se seguiu, eu vi que as exigências sobre a qualidade da visualização eram mais fortes.
Não bastava apenas ter um leve vislumbre do rosto de Sílvio Santos.
Havia que "ver" se ele estava de gravata azul, ou se tinha uma pequena pinta abaixo do olho esquerdo, se o cabelo era repartido ao meio ou de lado, se usava o velho e malhado microfone abaixo do queixo, etc.

Nesse caso, eu tive que rever meus conceitos sobre "visualizar".

Minha esposa tem um profundo poder de concentração.
Eu já a vi olhando para o vazio por vários minutos, estática, mais de uma vez, ora dezenas ou centenas de vezes.
Sei que nessas horas ela está concentrada em alguma decisão importante, ou em sua agenda de compromissos ou outro assunto que envolva e exija concentração.
Já lhe perguntei sobre isso e ela me respondeu que estava mudando os horários dessa ou daquela atividade, escolhendo as roupas que iria separar para doação, revendo a bula de um ou outro remédio veterinário de alguns de nossos cães, etc.

Depois que começou esse tópico, perguntei a ela se nesses momentos, com os olhos abertos, ela conseguia "visualizar" os assuntos de seus momentos em que fica de olhos vidrados e perdidos no vazio.
Ora, claro que sim, me respondeu.

Foi então que eu mesmo comecei a tentar isso aí.
Visualizar de olhos fechados é moleza.
Basta que eu me concentre no alvo em questão e logo vou pegando os detalhes. Cheiro, textura e compleição são um pouco mais complicados, mas se consegue um cheiro "virtual", digamos assim.
A chave de tudo é a imaginação.
Quando ela se junta à concentração, a experiência fica muito mais intensa e rica de detalhes.

Mas ficou a pergunta: eu consegui "visualizar" alguma coisa de olhos abertos?
Ainda não como eu gostaria.
Parece que exige algo meio como um treinamento.
Mas já tenho alguns resultados.
Coisas simples, como um rosto, um copo de leite achocolatado, a imagem de um dos meus cães.

Minhas conclusões: a imaginação e a força de concentração são as principais alavancas para isso.
Não é nada em "alta-definição", "full-HD" ou realismo total.
São nuances, são vislumbres, são imagens intangíveis, fugidias.
Mas já consegui também imagens bem nítidas, quase como se estivesse olhando para elas.

Depende do grau de concentração.
É mais um exercício de concentração do que outra coisa qualquer.

Também faço analogia àquelas imagens em estereogramas, nas quais precisamos fixar a vista para ver alguma coisa:

Ou seja, não é de graça; exige algum esforço.

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #73 Online: 29 de Agosto de 2017, 14:35:35 »

Também faço analogia àquelas imagens em estereogramas, nas quais precisamos fixar a vista para ver alguma coisa:

Ou seja, não é de graça; exige algum esforço.

Como na imagem acima, quem consegue ver as pirâmides?
Quantas são?
E o que tem abaixo delas?

Se você consegue se abstrair do mundo ao redor e se concentrar apenas na imagem, conseguirá ver uma cena em 3D.
Fazia tempo que eu não "brincava" com estereogramas, mas acabei de me surpreender com o realismo dessas imagens.
Quando a "revelação" vem, ou seja, quando a imagem em 3D começa a aparecer, tem-se um pequeno susto, porque estava lá o tempo todo e só depois da concentração é que ela se "revelou".

Já a visualização proposta nesse tópico é ligeiramente diferente.
Exige mais mão-de-obra da imaginação e não somente fenômenos óticos e pegadinhas da visão, como nos estereogramas.

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #74 Online: 29 de Agosto de 2017, 14:42:40 »
Observação sobre o estereograma das pirâmides de base quadrada da imagem acima:
Não é uma das mais fáceis de ver.
Mesmo já conhecendo esse "jogo", eu demorei a ver.
Ampliei a imagem para tomar quase toda a tela do computador.
Outro truque é ficar meio vesgo e perder o foco da imagem, mas tudo aos poucos e gradualmente.
Depois que "encaixa" a imagem, tente não desviar abruptamente a vista ou piscar muito demoradamente, sob o risco do fenômeno escapar.
Mas depois que trava a imagem 3D, dá até para tentar pegá-la saindo da tela.

O maior barato.
:)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!