Considerando a grande baderna que o Brasil está não só politicamente, mas também em termos de crime organizado, e também em termos de crimes comuns (incluindo aí a enorme quantidade homicídios intencionais), será que é assim tão impensável falarmos em intervenção militar ?
Sinceramente eu não considero impensável.
Impensável não é. O que me preocupa é justamente as pessoas não pensarem sobre isso.
É preciso pensar clara e lucidamente sobre as reais causas da violência e corrupção, porque achar que milico no poder é solução só pode ser algo impensado.
O que mais se escuta é: "pelo menos na época dos militares não tinha isso..."
O que não tinha? Corrupção? Ah, eu tenho até que rir! O que não tinha era manchete de político e empresário processado por crime de corrupção ativa e passiva. Políticos presos, políticos cassados? Sim, muitos. Até torturados, mas só por "subversão" porque ladrão pra ser preso durante o regime militar tinha que roubar galinha.
Impensável é que na ditadura o Moro tivesse a autonomia que tem hoje, que três ex-governadores estivessem na cadeia ( por serem ladrões! ), que um procurador da república pudesse oferecer denúncia de corrupção contra o próprio presidente, que seria um general. Não dá pra pensar que alguém iria prender o presidente da câmara, que invariavelmente seria um cara da ARENA.
Arena era a sigla para Aliança Renovadora Nacional e o Maluf foi o último candidato desse partido à presidência. Veja que alianças... Que renovação!
Regime autoritário é quase sinônimo de corrupção. Pode ser de esquerda, de direita, monarquia, feudalismo, qualquer coisa, porque a natureza humana é a natureza humana: se com os instrumentos de uma democracia você só tem duas ou três minimamente decentes no mundo, imagine abolir o Estado de direito e botar um King Jong Xong que não precisa dar satisfações a ninguém. Ah não, aí é que vai ser o paraíso da moralidade na gestão pública.
Também não podemos cair na falácia do argumento de aumento da criminalidade. No tempo do presidente Washington Luis não tinha essa baderna toda não, então talvez a única solução seja implantar novamente a república do "café com leite" e o voto de cabresto no Brasil.
Correlação não é necessariamente de causa e efeito: se verifica-se que o aquecimento da Terra se deu de maneira inversamente proporcional à concentração de piratas nos mares, talvez nem por isso adiante fomentar a pirataria para resfriar o planeta.
Qual era o panorama da criminalidade urbana
ANTES do golpe de 64? Melhor ou pior do que em 1985 quando os militares deixaram o poder? Atribuir a escalada do crime que de fato ocorreu em todo esse período unicamente à ditadura talvez seja um argumento igualmente raso, porém até mais defensável do que atribuir o aumento da criminalidade ao fim da ditadura.
O Comando Vermelho, que serviu de modelo para todas as facções congêneres que hoje são o tormento da segurança pública, foi fundado em 1979 durante o governo militar e como consequência direta da LSN implantada pelos militares para substanciar a repressão política.
Durante o regime o CV só cresceu, assim como os números da violência.
Sabe o que eu honestamente penso? O problema todo começou com o fim dos kichutes. Quando todas as crianças usavam kichutes, quando o kichute era item obrigatório no uniforme escolar, quando todo garoto, fosse rico, pobre ou classe média, calçava um kichute pra jogar sua bola não tinha essa bagunça toda que estamos vendo hoje no país.
Creio que antes do retorno dos militares deveríamos pelo menos tentar a volta dos kichutes!