Autor Tópico: Deus sempre será o melhor argumento.  (Lida 3535 vezes)

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
Re:Deus sempre será o melhor argumento.
« Resposta #50 Online: 03 de Novembro de 2017, 14:39:06 »
A "Música das Esferas"?

Qual a espessura das esferas de cristal que sustentam o Sol e os planetas em suas órbitas ao redor da Terra?

Offline criso

• Nível 15
  • *
  • γνῶθι σεαυτόν
« Resposta #51 Online: 03 de Novembro de 2017, 17:15:50 »
Geootecton, faço isso sem pensar duas vezes se a moderação permitir isso aqui
../forum/topic=22495.200.html#new
Visita
Interiora
Terrae
Rectificandoque
Invenies
Occultum
Lapidem

e que as rosas floresçam em vossa cruz!

Offline criso

• Nível 15
  • *
  • γνῶθι σεαυτόν
« Resposta #52 Online: 03 de Novembro de 2017, 17:19:00 »
agora, se eu acabei de postar lá nas regras que acho errado desvirtuar o tópico dos outros, não vou ser hipócrita de fazer isso aqui. O tópico já começou escroto demais para ter solução. Me resta meter o pé
Visita
Interiora
Terrae
Rectificandoque
Invenies
Occultum
Lapidem

Offline Tirn Aill

• Nível 09
  • *
« Resposta #53 Online: 03 de Novembro de 2017, 17:35:04 »
Talvez o pessoal do CC é positivista e nem sabem disso, se eu não me engano o positivismo é a filosofia que acreditava que as ciências naturais eram a resposta para tudo.

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #54 Online: 03 de Novembro de 2017, 18:19:59 »
Acho mais provável que a maioria simplesmente tenha consciência de que NÃO TEMOS "RESPOSTAS" PRA TUDO.
E que imaginar poeticamente uma estrutura pro Universo ao nosso livre-gosto não é encontrar "respostas". Exceto, claro, pra fins de foro íntimo, pra uso e/ou "consolação" privada — a pessoa "just feels better" imaginando que o Universo seja assim ou assado...
Ou praquelas conversas de bar 2+ AM...
E que muito menos colar uma etiqueta "Papai-do-Céu fez" pros nossos desconhecimento acrescenta alguma coisa.
« Última modificação: 03 de Novembro de 2017, 18:39:50 por Gorducho »

Offline Tirn Aill

• Nível 09
  • *
« Resposta #55 Online: 03 de Novembro de 2017, 19:09:49 »
criso, quero que vc me mostre onde minha resposta foi simplória ou superficial. :coracao:

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #56 Online: 03 de Novembro de 2017, 20:34:14 »
Geootecton, faço isso sem pensar duas vezes se a moderação permitir isso aqui
../forum/topic=22495.200.html#new

Lamento criso.

Sou moderador e não posso impor esta condição.

De qualquer modo, avalio que você deveria responder aos questionamentos apresentados, visto que você provocou esta situação, pelo comentário, digamos... provocador, para ser gentil.
Foto USGS

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #57 Online: 03 de Novembro de 2017, 21:13:29 »
criso, quero que vc me mostre onde minha resposta foi simplória ou superficial. :coracao:

sobre a minha também...  ::)

Espero que o Criso assuma que disse besteira de novo e peça desculpas a todos que perdem tempo lendo seus posts.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline criso

• Nível 15
  • *
  • γνῶθι σεαυτόν
« Resposta #58 Online: 03 de Novembro de 2017, 23:28:42 »
Espero que o Criso assuma que disse besteira de novo e peça desculpas a todos que perdem tempo lendo seus posts.
que babaca |( você não sabe o tempo que eu levei para organizar e sintetizar aquele material do espiritualismo-martinismo só porque você pediu. Foi HORAS para tentar reencontrar as fontes e fazer um resumão. Não falei de forma ofensiva em nenhum momento, apenas CONSTATEI que o tópico e os argumentos apresentados aqui foram muito rasos. Não sei como vocês aguentam. Esse tipo de discussão já está mais que batida. Está na hora de evoluir para temas mais complexos. Não falei que VOCÊS são superficiais ou de pensamento raso, falei que esse TÓPICO INTEIRO, aliás, ESSA DISCUSSÃO TODA É. Diferente de você, que não perde uma oportunidade de ser escroto, minha intenção é outra e positiva. Vão ficar remoendo mediunidade, deus judaico-cristão, superstições e coisas tão superficiais até quando? Que tal falarmos de sistemas mais complexos? Spinoza, Giordano Bruno, Neoplatonismo, Taoísmo, Zen, Martinismo, Cabala, a idéia de "Alma do Mundo", a ideia de "Logos", a ideia de "Nous", a Teologia Platônica, o Estoicismo... como eu falei, eu só não vou responder vocês aqui porque eu detesto que roubem meu tópico e seria muito hipócrita da minha parte fazer o mesmo. Criei vários bons tópicos que foram parar em espiritismo ou tretas inúteis.

Desejo-lhes uma boa perda de tempo com este tópico aqui e pela persistência de ficar se debruçando eternamente sobre os mesmos temas. Se eu parar de acompanhar o fórum e voltar daqui a ANOS, ainda vou ver CC debatendo chico xavier, deus judaico-cristão e pseudociência.
« Última modificação: 03 de Novembro de 2017, 23:32:06 por criso »
Visita
Interiora
Terrae
Rectificandoque
Invenies
Occultum
Lapidem

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #59 Online: 04 de Novembro de 2017, 02:17:55 »

que babaca |(

:tease:

Vou responder sem sarcasmos ou ironias.

você não sabe o tempo que eu levei para organizar e sintetizar aquele material do espiritualismo-martinismo só porque você pediu. Foi HORAS para tentar reencontrar as fontes e fazer um resumão.

O resumo é muito bom e interessante, valeu!

Não falei de forma ofensiva em nenhum momento, apenas CONSTATEI que o tópico e os argumentos apresentados aqui foram muito rasos.

Verdade, você não foi ofensivo e concordo com você com a superficialidade da argumentação.

Não sei como vocês aguentam. Esse tipo de discussão já está mais que batida.

O forista que fez o questionamento é um novato no fórum e recebeu a nossa atenção da mesma forma que você recebeu quando postou seus pontos de vista pela primeira vez. Não vejo porque deixá-lo no "vácuo" só porque o assunto está mais do que batido.

Está na hora de evoluir para temas mais complexos.

Quais? Além dos temas interessantes como o "sonho lúcido" e a sua reinterpretação da falácia espírita?

Por que não abre mais tópicos?

Não falei que VOCÊS são superficiais ou de pensamento raso, falei que esse TÓPICO INTEIRO, aliás, ESSA DISCUSSÃO TODA É.

Isso estava claro para mim desde o início.  :ok:

Diferente de você, que não perde uma oportunidade de ser escroto,...

:surrado:

minha intenção é outra e positiva.

Sei sei, percebo claramente isso nos seus textos.

Vão ficar remoendo mediunidade, deus judaico-cristão, superstições e coisas tão superficiais até quando? Que tal falarmos de sistemas mais complexos? Spinoza, Giordano Bruno, Neoplatonismo, Taoísmo, Zen, Martinismo, Cabala, a idéia de "Alma do Mundo", a ideia de "Logos", a ideia de "Nous", a Teologia Platônica, o Estoicismo... como eu falei, eu só não vou responder vocês aqui porque eu detesto que roubem meu tópico e seria muito hipócrita da minha parte fazer o mesmo. Criei vários bons tópicos que foram parar em espiritismo ou tretas inúteis.

Ótimo, abra outros tópicos e procure na medida do possível dirigir os debates e corrigir desvios. Vai ser legal. :ok:

Desejo-lhes uma boa perda de tempo com este tópico aqui e pela persistência de ficar se debruçando eternamente sobre os mesmos temas. Se eu parar de acompanhar o fórum e voltar daqui a ANOS, ainda vou ver CC debatendo chico xavier, deus judaico-cristão e pseudociência.

Estou há muitos anos aqui e confesso que já perdi o saco para discutir alguns temas porque ficaram chatos. Toda vez que aparece um forista novato com a mesma dúvida discutida quinhentas mil vezes fico me perguntando se devo entrar no debate pela última vez. E as pessoas não lêem. Até os foristas veteranos que caem de paraquedas na discussão leêm no máximo o título do tópico e a última mensagem. A evidência disso é que ficam chovendo no molhado repetindo o que outro forista disse anteriormente. No entanto, isso acontece em qualquer fórum, é uma espécie de vício desse modelo de discussão, não há muito o que fazer senão tentar ser mais tolerante.

Devo confessar que fui babaca e escroto além do meu normal com você aqui em em outros tópicos de propósito, como se estivesse testanto seus limites para forçar você a expor o seu potencial, só que exagerei. Vou confessar também que tenho estudado sonhos lúcidos ultimamente por sua causa, motivado pelas suas observações Eliphas Levi desceu da estante para ser revisitado, assim como o martinismo.

Espero que não seja tarde demais para lhe pedir desculpas e dizer muito obrigado.
« Última modificação: 04 de Novembro de 2017, 02:22:56 por Gigaview »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #60 Online: 04 de Novembro de 2017, 08:07:35 »
o tempo que eu levei para organizar e sintetizar aquele material do espiritualismo-martinismo só porque você pediu. Foi HORAS para tentar reencontrar as fontes e fazer um resumão.
O Sr. quer dizer que o Swedenborg e o Mesmer "eram" martinistas ou foram inspirados pelo martinismo :?:
É isso basicamente :?:

Ah :!:
Foram mesmeristas martinistas de Lyon que começaram a associar as práticas mesméricas com a possibilidade de comércio com o l'au-delà — isso antes de '89.
Essa foi de certa forma de fato uma fundação que induziu a vitória da interpretação das mesas girantes em termos de "espíritos" — ao menos no que concerne a França...— 60+ anos depois (as mesas girantes viajaram de NY pra Bremen em janeiro '53 no vapor Washington).
:ok: 
Esse livro (citado nas bibliografias...) L'au-delà et les lyonnais : mages, médiums et francs-maçons du XVIIIe au XXe siècle
por Christine Bergé deve ser muito bom. Pena que não se consegue ler on-line :(
Também é mencionado em 
Traces du mesmérisme dans les littératures européennes du XIXe siècle : actes du colloque international organisé les 9 et 10 novembre 1999
Bruxelas
sob a direção de Ernst Leonardy et al.
Les spiritualistes se séparent en plusieurs branches. Les uns, comme le chevalier de Barberin, ne font pas intervenir d'entités extérieures à la conscience humaine, mais prétendent agir directement sur le patient, sans l'intermédiaire d'un fluide matériel, par la volonté et la prière. Les autres prétendent que leurs somnambules entrent en contact pendant leurs extases avec des entités angéliques, soit que la priorité revienne à l'âme humaine, les esprits ne faisant que seconder cette dernière; soit, au contraire, que les esprits tiennent le premier rôle, l'âme du somnambule n'étant qu'un canal. Lyon est leur patrie d'élection. Ils sont en général confinés, dans l'économie du magnétisme, dans un rôle marginal. Or, comme l'a bien montré Christine Bergé, si le courant psychofluidiste, centre de gravité du magnétisme, combat au nom de l'autonomie la référence illuministe aux entités suprahumaines, il lui doit en revanche son thème central, celui de la volonté, que Martinès de Pasqually mettait au centre de sa doctrine; il lui doit aussi cette hauteur aristocratique qui caractérise les pratiques du premier magnétisme.
« Última modificação: 05 de Novembro de 2017, 21:41:00 por Gorducho »

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #61 Online: 28 de Dezembro de 2017, 21:26:21 »
Citação de: Templario
Na verdade se prova a inexistência de "algo" sim, se tiver evidências o suficiente, como eu disse acima, eu posso provar a inexistência de rinocerontes na RUA da minha casa, mas como posso provar isso? Simplesmente por eu sair na rua e não ver nenhum rinoceronte, isso é uma prova incontestável que não existe nenhum rinoceronte na minha rua, se alguém viesse dizendo que existe rinocerontes na rua da minha casa, eu digo que não existe, eu posso provar a inexistência dos mesmos saindo na rua e vendo que não existe nenhum rinoceronte naquela rua, diferente de Deus já que não tem como provar a inexistência dele por evidencias

Curioso esse raciocínio...

Talvez se ouvisse Descartes pensaria duas vezes antes de prolatá-lo:

“Tudo o que recebi até presentemente, como o mais verdadeiro e seguro, aprendi-o dos sentidos ou pelos sentidos; ora, experimentei algumas vezes que esses sentidos eram enganosos, e é de prudência nunca se fiar inteiramente em quem já nos enganou uma vez.” (Descartes – Meditação Primeira).

E o que tem a meditação cartesiana com os rinocerontes na sua rua? Tudo. Alguém pode lhe dizer: “cuidado, Templário, não saia de casa, há um rinoceronte andando próximo ao seu endereço”. Então você, intimoratamente, diz: “quero ver com meus próprios olhos”, e vai, olha e não vê. Aí conclui: “provei cientificamente  que em minha rua não há rinocerontes..."

Mas, eis que, repentinamente, detrás de um poste voa em sua direção duas toneladas de ferocidade, tenho à frente um chifre imenso.

Corta para a próxima cena...

Templário, a alma deste, está na erraticidade anotando num caderno que tem o título de, Lembretes Para a Próxima Encarnação: “pensar duas ou mais vezes antes de afirmar a inexistência de rinocerontes na rua”...

« Última modificação: 28 de Dezembro de 2017, 21:48:15 por montalvão »

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #62 Online: 28 de Dezembro de 2017, 21:46:33 »
Ai você utiliza do argumento "mas eu não posso ver Deus, então isso seria uma prova incontestável de que ele não existe", esse argumento é falho e diferente da analogia do rinoceronte, pq conhecemos as propriedades do rinoceronte, e sei que não existe rinoceronte naquela rua por eu não ver o rinoceronte, pq conheço sua propriedade física que impede que ele fique invisível, mas não conhecemos as propriedades e capacidades de Deus, portanto não posso afirmar que ele não existe pelo simples fato de não ver ele, conhecemos o rinoceronte e sabemos que em nenhuma hipótese ele fica invisível , portanto é evidente que ele não existe em minha rua por eu não vê-lo, já Deus não conhecemos, não sabemos suas propriedades. Ou seja impossível provar sua inexistência.

Está fortemente equivocado: unicamente não vislumbrar rinocerontes na sua rua não lhe garante afirmar (sem correr sério risco de malograr) que ali não há rinocerontes. Dá no mesmo olhar e não ver e declarar que não há rinocerontes na rua porque havê-lo seria absurdo.

O rinoceronte pode estar lá e você não tê-lo visto. Desse modo, insensata será sua garantia, e falso o seu conhecimento.

É fato que deve conhecer as propriedades de um rinoceronte (ao menos parte delas) e sabe que entre estas não está a ser invisível. Diante desse saber sente-se seguro para asseverar: “se não vejo não há”. Mas ele pode estar fora do alcance de sua vista...

Quanto as propriedades de Deus, é fato  que não as conhecemos, alguns,  tolamente, acreditam conhecê-las! Como nunca ninguém viu Deus, muito menos o entrevistou,  presumiu-se que fosse invisível. Entretanto, deus pode muito bem ser visível e nós não o identificarmos. E se Deus for uma sequoia gigante? Ou o Rio Amazonas? Ou uma abóbora? Ou o planeta Afron IV... Não fazem sentido essas cogitações? Por que não? A partir da saudável constatação de que de Deus nada sabemos ele pode ser tudo ou nada.

Deus pode ser o universo e este ter sempre existido. O Big Bang seria um momento na vida divina, momento este que a capacidade perquiritiva humana logrou reconhecer; outros momentos da vida de Nosso Senhor estão perdidos no abismo das coisas não conhecidas...
« Última modificação: 28 de Dezembro de 2017, 21:51:25 por montalvão »

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #63 Online: 28 de Dezembro de 2017, 22:12:12 »
Uma outra analogia, se eu digo que eu tenho 3 braços, e você esta olhando para mim e observa apenas dois braços, significa que é uma prova incontestável que tenho apenas 2 braços, e meu terceiro braço é inexistente logo você prova a inexistência do meu terceiro braço. E a dos rinocerontes, eu apenas me referia exclusivamente a minha rua, eles não existem lá pq estou vendo isso, mas isso não impede eles de existir em outros lugares.

Imagine que você tenha plena certeza de que possui três braços, inclusive o enxerga, um pedúnculo que lhe sai do externo. Esse braço possui as mesmas características dos outros, com ele consegue levantar pesos, acenar para as pessoas... só que ele sozinho nada faz, funciona sempre em conjunto com os visíveis. Se alguém lhe diz que não está vendo terceiro braço algum você se enfurece: “como não vê? Ele está aí, diante de seus olhos!”

Ante negação geral de que há um braço extra em sua constituição, conclui que sua visão é dotada de  capacidade única, inexistente nos demais da espécie, por isso eles não o visualizam. Nessa situação, você diz para si mesmo: “não importa o que os outros digam ou pensem, meu terceiro braço está aí e ponto!”

Neste caso, ninguém poderá provar-lhe a inexistência de deus, digo, do terceiro braço, pois você está convicto de possuí-lo...

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #64 Online: 28 de Dezembro de 2017, 22:31:34 »

1. É o que quero passar, não existe nenhuma teoria lógica que explique o antes do Big Bang ou que o transformou, por isso pra mim Deus é mais plausível. 

Existem várias teorias que concorrem com o Big Bang.
Quer saber o que existia antes da Grande Explosão? O Big Crunch, talvez...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!