Autor Tópico: Festival de Fraudes Espíritóides do Além Túmulo  (Lida 38414 vezes)

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
Re:Festival de Fraudes Espíritóides do Além Túmulo
« Resposta #200 Online: 14 de Fevereiro de 2012, 01:44:41 »
Excelente trabalho Vitor. Note que relatos de "céticos" nao validam nada. Única saída: ter casos replicáveis.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Enfant Terrible

• Nível 10
  • *
« Resposta #201 Online: 14 de Fevereiro de 2012, 01:49:27 »
FOTOS EXTRAORDINARIAMENTE RIDÍCULAS DE MATERIALIZAÇÃO. AS IMAGENS SÃO MUITO FORTES:

http://obraspsicografadas.haaan.com/2012/novas-fotos-de-materializao/

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #202 Online: 14 de Fevereiro de 2012, 02:11:52 »
Que montagens baratas. Chega a ser cômico. :D
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline Palestrante

• Nível 05
  • *
« Resposta #203 Online: 15 de Fevereiro de 2012, 19:02:25 »
Achei esse vídeo onde nosso querido vigarista Divaldo Franco "prova" a existência de Deus. O espetáculo é bizarro, como sempre trata-se de uma dramatização altamente sentimentalóide que não responde nada, mas confesso que nunca havia visto nada desse tipo, show de drama.

O pior é que, mesmo ninguém entendendo a gritaria e a "prova" que o bufão apresentou, ficam aplaudindo por meia hora, como se este acabasse de revelar o segredo do universo.

<a href="http://www.youtube.com/v/RAW3qEtpaC4" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/RAW3qEtpaC4</a>

Boiola

Deus que não existe, eu quase chorei diante de tal dramartugia!!!

Alguém por favor dê um oscar a esse homem(?)!

Mas fiquei realmente curioso para ver o tipo de resposta que os espíritos deram sobre as questões da física quântica(embora já imagine  de longe o naipe delas...)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #204 Online: 16 de Fevereiro de 2012, 09:46:12 »
Cara, isso eu não sei. Não parecem querer enganar as pessoas. Há algumas décadas, quando eu era militar, ouvi uma palestra deste tal Divaldo no quartel. Tinha lá um grupo de espíritas que levou ele pra fazer uma conferência e coisa e tal. Ele é muito eloqüente. Faz pregações interessantes. Defendeu a doutrina da reencarnação. Veja, eu não sou espírita, Sou cristão batista. Não concordo com o ponto de vista da DE, mas não me pareceu ser um charlatão. E viver de donativos, todas as religiões vivem. O que não poderia é viver do dinheiro do Estado. Pessoas que se unem com um propósito religioso, político, esportivo, etc. têm que sustentar suas organizações. É assim que a coisa funciona. Já vi muitos ladrões, mas acho que essas caras aí não são não.

Quanto ao Divaldo, não conheço o suficiente para opinar. O Chico, eu considerava há muitos anos que era alguém que realmente acreditava na DE e que acreditava poder psicografar espíritos. O que me fez mudar de idéia foram dois fatos, as infames fotos de espíritos e ectoplasma tiradas em conjunto com o Waldo Vieira e a revelação de trechos claramente plagiados em algumas de suas obras supostamente psicografadas.

Em algum lugar por aí tem algum vídeo em que ele declararia algo no sentido de ser encenação/representação mesmo, não como uma admissão do tipo "câmera escondida", mas abertamente, num contexto que faria isso compatível com as pessoas continuarem acreditando em tudo. Mas nunca vi o vídeo, apenas li alguns comentários paralelos por esses fóruns. Originalmente acho que foi no RV, mas se não me engano reproduzi algo aqui e/ou no realidade. Acho que é possível que a uma hora dessas os vídeos não estejam mais no ar, não me lembro onde eram hospedados.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #205 Online: 26 de Novembro de 2012, 21:00:27 »
E neste video:

alguém sabe dizer mais claramente como eles poderiam ter acertartado o que estava escrito no papel?

:ontopic:

Que papel? Cite o trecho do vídeo.
« Última modificação: 26 de Novembro de 2012, 21:05:08 por Gigaview »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline homemcinza

• Nível 23
  • *
« Resposta #206 Online: 26 de Novembro de 2012, 21:28:33 »
E neste video:

alguém sabe dizer mais claramente como eles poderiam ter acertartado o que estava escrito no papel?

O que estava escrito na carta/papel do irmão de Jane, ja que a "medium" não havia lido a carta antes da seção. A seção ocorre a partir dos 35m. Como ele fez com que ela respondesse exatamente o que estava na carta?

Também não entendi se os objetos foram movidos por alguém da equipe ou pelos próprios participantes em transe, pois a primeira parte do vídeo (cabine do medium) parece linkar com isso demonstrando que seria possivel.
Ceticismo é para poucos!

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #207 Online: 26 de Novembro de 2012, 22:44:38 »
E neste video:

O que estava escrito na carta/papel do irmão de Jane, ja que a "medium" não havia lido a carta antes da seção. A seção ocorre a partir dos 35m. Como ele fez com que ela respondesse exatamente o que estava na carta?

Também não entendi se os objetos foram movidos por alguém da equipe ou pelos próprios participantes em transe, pois a primeira parte do vídeo (cabine do medium) parece linkar com isso demonstrando que seria possivel.

Assista a este vídeo e você vai entender como ele plantou idéias na mente da garota:

Neste vídeo ele aplica a mesma técnica num show de auditório ao vivo - Veja o truque do jornal, mas sugiro que antes você assista tudo desde o início para tentar perceber como e quando ele manipula a platéia.

Something Wicked This Way Comes-7: Something Wicked This Way Comes-8:
Em relação ao movimento dos objetos, neste caso foi usado um truque de câmera. O tape exibido aos presentes no auditório foi editado, o que gerou algumas críticas na época. Na época dessas sessões espíritas, o próprio médium se libertava e fazia tudo acontecer ou recebia a ajuda de um assistente escondido. Várias fraudes foram apontadas com estes recursos, inclusive em sessões de materialização.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #208 Online: 26 de Novembro de 2012, 22:51:58 »
Eu tenho uma teoria sobre a cidade de Londres e sobre o nome do gato. Se você olhar o jeito que ele arrumou as fotos vai ver que em cima da foto da Jane tem o nome Gary e embaixo o nome Lina.
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #209 Online: 26 de Novembro de 2012, 23:14:37 »
Eu tenho uma teoria sobre a cidade de Londres e sobre o nome do gato. Se você olhar o jeito que ele arrumou as fotos vai ver que em cima da foto da Jane tem o nome Gary e embaixo o nome Lina.

A arranjo das fotos e as instruções vão sempre apontar para Jane. Derren usou uma versão deste truque utilizando fotos:

Em relação aos nomes, não sei, mas pode ser. O meu palpite é que ele plantou algumas sugestões durante a filmagem e nos bastidores.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #210 Online: 26 de Novembro de 2012, 23:17:21 »
Alguma coisa parecida com isto aconteceu na sessão e que não foi ao ar. Repare que quase tudo aparece em close up no vídeo do Derren durante a sessão.

« Última modificação: 26 de Novembro de 2012, 23:24:17 por Gigaview »

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #211 Online: 26 de Novembro de 2012, 23:40:32 »
Pode ser que tenha sido isso, as pessoas lá estavam tão histéricas que nem perceberiam nada.
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline homemcinza

• Nível 23
  • *
« Resposta #212 Online: 28 de Novembro de 2012, 16:14:45 »
E neste video:

Assista a este vídeo e você vai entender como ele plantou idéias na mente da garota:

Neste vídeo ele aplica a mesma técnica num show de auditório ao vivo - Veja o truque do jornal, mas sugiro que antes você assista tudo desde o início para tentar perceber como e quando ele manipula a platéia.

Something Wicked This Way Comes-7: Something Wicked This Way Comes-8:
Em relação ao movimento dos objetos, neste caso foi usado um truque de câmera. O tape exibido aos presentes no auditório foi editado, o que gerou algumas críticas na época. Na época dessas sessões espíritas, o próprio médium se libertava e fazia tudo acontecer ou recebia a ajuda de um assistente escondido. Várias fraudes foram apontadas com estes recursos, inclusive em sessões de materialização.

Obrigado Giga!
Pena os videos estarem em ingles, ler pra mim é facil mas entender fica mais dificil mas consegui pegar algo.
Basicamente ele  planta as ideias no subconsciente dos participantes antes, isso faz eles acertarem (os desenhos) ou dizerem exatamente o que ele esperava.

Mesmo assim meu alarme cetico me pergunta, será??
Pra dar tão certo assim será que não tem algo mais...afinal, é um show de TV!!!

No video dos publicitarios ficam bem explicito a colocação das ideias inciialmente mas no da sessao espirita não me lembro das referencias descrirtas na carta antes da sessão...
« Última modificação: 28 de Novembro de 2012, 16:23:58 por homemcinza »
Ceticismo é para poucos!

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #213 Online: 28 de Novembro de 2012, 21:09:39 »
Mesmo assim meu alarme cetico me pergunta, será??
Pra dar tão certo assim será que não tem algo mais...afinal, é um show de TV!!!

A equipe de produção dele faz um trabalho de pré-seleção de candidados extremamente rigoroso, o que aumenta as chances de sucesso. Mesmo assim ele já foi acusado de "forçar" algumas coisas com truques de vídeo. Alguns truques de auditório são de fato fascinantes, mas com certeza devem contar com a ajuda de algum tipo de tecnologia. Pense bem, acertar uma temporada inteira de shows diários com platéias totalmente distintas exige algo muito mais confiável que hipnose, NLP, ou qualquer outro tipo de manipulação psicológica.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #214 Online: 07 de Janeiro de 2013, 02:04:42 »

Tenho lá minhas dúvidas sobre isso ter ocorrido mesmo pelas razões que são sugeridas. Será que já foi feito algo parecido em uma situação experimental mais controlada?

Se ter vários grupos/duplas de criadores, expor só alguns a "influências subliminares" nesses moldes, e então comparar o que é inventado por este com os controles nesse espaço de tempo.

Desconfio que haveria uma boa sobreposição entre o criado por pessoas expostas e não expostas às tais influências subliminares, devido à restrição temática e de tempo, mais clichês e padrões culturais, que devem ser mais fortes.

Talvez idealmente a influência subliminar devesse tentar dirigir a algo mais contrastante/não-relacionado com o que grupos tendessem a criar espontaneamente, supondo haver essa sobreposição, fugir do clichê. Daí se teria um indício bem mais forte, acho. Mas acho que é quase certo que não daria em nada, pois tal como eles viram os elementos que supostamente influenciaram, também viram inúmeras coisas que não têm nada a ver, árvores, carros, bancos de praças, etc, então isso já mostra que provavelmente não daria em nada, as pessoas tenderiam aos clichês mesmo.

Alternativamente, se poderia ter grupos sob influência subliminar com "primings" diferentes, mas ainda um pouco dentro do clichê, e ver se haveria correlação, o priming tendendo mesmo a aumentar as chances daquele clichê específico ser usado, não outro.

Vou ver os outros vídeos ainda.

Offline Peccatum

• Nível 10
  • *
« Resposta #215 Online: 03 de Março de 2013, 17:08:39 »
Scole Experiment. Como não vi postado por aqui, segue:

<a href="http://www.youtube.com/v/ke0ZtXYw3QA" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/ke0ZtXYw3QA</a>

:biglol:

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #216 Online: 22 de Maio de 2014, 23:55:05 »
<a href="https://www.youtube.com/v/QeieNqA6qD0&amp;feature=player_embedded#at=338" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/QeieNqA6qD0&amp;feature=player_embedded#at=338</a>

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #217 Online: 13 de Agosto de 2015, 22:20:43 »
Veja o que acontece quando se faz a "brincadeira do copo" ou Ouija com os olhos vendados.

<a href="https://www.youtube.com/v/PRo8TytvIDw#t=137" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/PRo8TytvIDw#t=137</a>

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #218 Online: 22 de Agosto de 2017, 21:17:13 »
Reprodução de 3 fotos clássicas da fantasmagoria espiritóide.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #219 Online: 26 de Outubro de 2017, 21:34:47 »

Offline criso

• Nível 15
  • *
  • γνῶθι σεαυτόν
« Resposta #220 Online: 03 de Novembro de 2017, 17:12:02 »
Visita
Interiora
Terrae
Rectificandoque
Invenies
Occultum
Lapidem

e que as rosas floresçam em vossa cruz!

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #221 Online: 06 de Setembro de 2019, 23:20:34 »
Sabe aquela conversa de amarrar médiuns para evitar fraudes?

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #222 Online: 08 de Setembro de 2019, 21:50:20 »
Imaginem se o Derren Brown se apresentasse como sensitivo com poderes paranormais...

Nessa palestra para o TED ele "advinha"  o password de uma pessoa na platéia...Ele usou algo além da leitura fria, talvez a mesma técnica usada Mrs. Piper, quem sabe?

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #223 Online: 08 de Setembro de 2019, 23:24:44 »

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #224 Online: 08 de Setembro de 2019, 23:28:48 »
Imaginem se o Derren Brown se apresentasse como sensitivo com poderes paranormais...

Nessa palestra para o TED ele "advinha"  o password de uma pessoa na platéia...Ele usou algo além da leitura fria, talvez a mesma técnica usada Mrs. Piper, quem sabe?

Na verdade a fraude aí é ele não admitir que é paranormal, e se passar por "mentalista," "ilusionista."

Os pseudo-céticos falam, "vejam só, ele é mentalista e reproduziu o feito daquele paranormal X, logo isso prova que ele era uma fraude."

Não só isso é uma falácia de generalização apressada, que os céticos tão afeitos a acusar os outros de cometer falácias deveriam saber, como despreza essa possibilidade óbvia. Não só óbvia, como mais provável, uma vez que ainda é necessário o sujeito "ser mentalista," não é algo que qualquer um prontamente faz só em saber a suposta técnica.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!