Não sei se foi uma ironia por dizer besteiras ou por dizer obviedades.
Também sou da mesma área que a sua, mas em outro estado.
Obs.: não sei se você só comentou a minha última mensagem, ou se viu também a primeira, que acabou sendo o último post da página anterior.
Ironia.
Você trabalhar na área e me dizer que "qualquer boquinha de fumo só existe por anuência de policiais corruptos" ou que as autoridades têm conhecimento de todos os ilícitos que atravessam o mundo? Me ajuda aí.
Somos policiais, não oniscientes. Como você mesmo disse, nosso serviço de inteligência é inexistente. Eu fiz parte da Diretoria de Inteligência da PM como agente de buscas e posso atestar pela completa incompetência do Estado em tratar de informações que chegam a ele.
"Corrupção" é a palavra da vez para os males do Brasil. Economia vai mal? Corrupção. Crime? Corrupção. 7X1? Corrupção.
Eu nem acho que a essa altura a palavra ainda tenha o mesmo significado pra todo mundo.
Como país nós temos uma série de problemas estruturais, corrupção é relevante, mas longe de ser um problema único, caracteriza muito mais um sintoma do que uma causa, e que vai permanecer enquanto todas as demais causas que nos trouxeram até aqui também não forem encaradas com o mesmo comprometimento (teórico) que se busca aplicar à violência urbana.
De certa maneira, a corrupção é quase a causa direta ou indireta da grande parte dos problemas brasileiros. Tá certo que a palavra corrupção, falando em crime, é utilizada para qualquer crime do colarinho branco, fugindo do significado técnico acerca da obtenção ou oferecimento de vantagens.
Posso ter exagerado sobre o conhecimento de policiais corruptos saberem de todos os ilícitos conhecidos. Também posso dizer, apenas por opnião, que a maioria dos agentes da seguranção pública são honestos, mas a minoria que é criminosa, faz uma grande diferença na dificuldade de combate à criminalidade.
O que já escutei de gente de confiança é que existe uma institucionalização, pelo menos, em determinada região do estado (o que infiro ser identico em todo país), daquilo que vimos nos filmes Tropa de Elite 1 e 2, mas nada tão descarado quanto.
Eu poderia citar inúmeras reportagens, mas isso não seria necessariamente uma prova do que afirmo. Do que foi divulgado na mídia e demonstra de forma "contundente" sobre a institucionalização que falei, são os seguintes casos:
- a negociação que o governo de SP teve que fazer com o PCC para que cessasse os ataques;
- o acordo da FDN com o agora ex-governador do AM para conseguir votos;
- o ministro da justiça soltar sem querer a informação de que cerca autoridade política e comandantes da PM no Rio têm ligações com o crime organizado (provável que falou se baseando num relatório de inteligência)
Se garimpar na internet, podemos achar milhares de reportagem que pegariam a corrupção policial em todas as regiões de todos os estados do país, além de ter alguma autoridade graúda local envolvida.
Falei especificamente da criminalidade do meio policial e, obviamente, não é ela a responsável por todos os males do Brasil. Em minha opinião, o grande problema brasileiro, "o que faz o país não andar", é a "corrupção" sistêmica, o que inclui a sonegação de impostos.
A nossa cultura também contribui para o atual estado de coisas, pois elegemos Malufs, Sarneys, Collors, Lulas, Aecios etc. mesmo depois de toda sujeira vir à tona.