Autor Tópico: A Ideologia Cientificista  (Lida 37378 vezes)

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re:A Ideologia Cientificista
« Resposta #100 Online: 03 de Junho de 2016, 08:59:16 »
Certamente que essas opções que você colocou  não  são todas as opções possíveis,  parece que você esqueceu de uma área do conhecimento que trata de problemas que não caem na alçada das ciências:

A Filosofia opera sobre uma tríplice problemática:

1) PROBLEMAS QUE NÃO CAEM SOBRE A ALÇADA DAS CIÊNCIAS:
 Metafísica / Ontologia

Sistema de idéias e de teses que pretende explicar o mundo por meio de princípios gerais e abstratos.

Trata da “ciência” subjetiva do universo (Cosmologia). Compartilha com a Religião a busca das verdades primeiras (eternas) e incondicionais, tais como as relativas à natureza de Deus, da alma e do universo (totalidade cósmica), através de procedimento não-experimental. Diverge da fé por seu de caráter especulativo.
[...]

É sério que você acha que a metafísica se equipara à Ciência?
Não. Eu não afirmei isso,  muito pelo contrário, a minha afirmação inicial foi a de que há problemas que não caem sobre a alçada das ciências.

Certo, concordo. Crença em mitologia não é da alçada da Ciência.

Em momento algum eu afirmei que as considero  idênticas.

Entendido.

Basta ler a parte em negrito para constatar a idiotice desta assertiva.
Como eu não afirmei tal coisa, não houve nenhuma assertiva idiota.

Então, está esclarecida a questão.
Foto USGS

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #101 Online: 03 de Junho de 2016, 09:10:29 »
[...

Não. Eu não afirmei isso,  muito pelo contrário, a minha afirmação inicial foi a de que há problemas que não caem sobre a alçada das ciências. Em momento algum eu afirmei que as considero  idênticas.

A natureza ou tipificação dos problemas não valida os "métodos" utilizados para o investigar.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #102 Online: 03 de Junho de 2016, 09:11:10 »
Acho curiosas frases como "promovendo a idéia de que somente a ciência seria explicação de tudo".

Quais as linhas de explicações alternativas aceitáveis?

Revelação divina?

Palpitão?

Decisão democrática sobre o que é a realidade?

Profecia?

Vidência?

Búzios?

Cartas?

Horóscopo?

Certamente que essas opções que você colocou  não  são todas as opções possíveis,  parece que você esqueceu de uma área do conhecimento que trata de problemas que não caem na alçada das ciências:

Metafísica / Ontologia

Sistema de idéias e de teses que pretende explicar o mundo por meio de princípios gerais e abstratos.

Trata da “ciência” subjetiva do universo (Cosmologia). Compartilha com a Religião a busca das
verdades primeiras (eternas) e incondicionais, tais como as relativas à natureza de Deus, da alma e do universo (totalidade cósmica), através de procedimento não-experimental. Diverge da fé por seu de caráter especulativo.

Muitas vezes traduzida por Ontologia ou Metafísica Ontológica busca conhecer a essência (características, propriedades) que permeia todas as coisas e os seres, independente de suas particularidades. Pela Antropologia Filosófica (não-científica), analisa o ser humano em suas determinações necessárias, princípios universais e realidade supra-sensível.

2) PROBLEMAS ESPECÍFICOS DO CONHECIMENTO:

Teoria do Conhecimento ou Gnosiologia ou Epistemologia

Reflexão em torno da natureza, etapas e limites do conhecimento humano, especialmente em relação ao ato e ao processo cognitivos (sujeito cognoscente # objeto), apontando suas distorções e condicionamentos.

Metodologia (Científica)

Trata dos processos lógicos de aquisição do conhecimento. Reunião organizada de procedimentos racionais utilizados para investigar e explicar os fatos e fenômenos da natureza, por meio da observação empírica e da formulação de leis ou teorias (científicas).

3) PROBLEMAS ESPECÍFICOS DA AÇÃO:

Teoria dos Valores ou Axiologia

Trata dos valores, que representam a essência dinâmica (qualidade, importância) das coisas. O valor é sentido quando prevalece a não-indiferença da consciência humana em relação a uma coisa ou pessoa.  Não é percebido ou medido por simples introspecção, mas por intuição emocional.

Mundo Jurídico # principal valor # Justiça

Mundo Político # principal valor # Liberdade

Mundo Moral # principal valor # Verdade

As coisas existem, os valores valem 2

A Axiologia se divide originariamente em:

a) Estética: trata dos valores referentes à sensibilidade, à beleza e às artes;

b) ÉTICA (FILOSOFIA MORAL): área da Filosofia que investiga os problemas colocados pelo agir humano enquanto relacionado com valores morais. Busca discutir e fundamentar os juízos de valor que se referem às ações; reflexão que se propõe a discutir, problematizar e interpretar o significado dos valores morais.

Educação do caráter do sujeito moral para dominar racionalmente impulsos, apetites e desejos, para orientar a vontade rumo ao bem e à felicidade e para formá-lo
como membro da coletividade sociopolítica.

O comportamento ético visa, pois, harmonizar a índole do sujeito (virtuoso) e os valores coletivos.

Ética

Todo esforço do espírito humano para formular juízos racionais, tendentes a iluminar a conduta das pessoas sob a luz de um critério de bem e de justiça que propicie a reordenação material e econômica, reorganização das relações interpessoais e proteção da dignidade do viver.

http://fdc.br/Artigos/..%5C%5CArquivos%5CArtigos%5C14%5CGrandesDivisoesFilosofia.pdf

“Quando o outro entra em cena, nasce a ética.” (Umberto Eco, filósofo / 1932-)

Ainda que um ou outro gato pingado (Sam Harris) eventualmente defenda algo que se aproxima de uma "moral científica" (não lembro se chega a tanto), não acho que era o caso de Sagan sugerir que todas essas coisas fossem exatamente tema científico, ainda que em algumas delas (especialmente naquelas que não forem puro devaneio) haja no mínimo um pingue-pongue entre o que a ciência mostra e o tema e questão. Até mesmo em questões éticas, mas especialmente epistemologia.

Algumas dessas coisas nem pretendem "explicar" nada, mas formular, como ética, e imagino, axiologia, também. Então fica meio como listar "linguagens de computação", "matemática", "culinária", aí no meio.

Você pode me indicar livros de química ou de física  que sejam usados numa graduação ou numa pós graduação de química ou física, e que  discutam de forma aprofundada sobre  problemas éticos e/ou morais, e usem leis  da física e/ou química para fundamentar as conclusões ?

Você pode indicar um físico e/ou químico, que usando leis da física e/ou química como fundamento,  tenha escrito artigos sobre ética e/ou moral que tenham sido publicados em periódicos famosos de física e/ou química ?

« Última modificação: 03 de Junho de 2016, 09:20:59 por JJ »

Offline -Huxley-

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #103 Online: 03 de Junho de 2016, 12:21:26 »

Metafísica / Ontologia

Trata da “ciência” subjetiva do universo (Cosmologia). Compartilha com a Religião a busca das
verdades primeiras (eternas) e incondicionais, tais como as relativas à natureza de Deus, da alma e do universo (totalidade cósmica), através de procedimento não-experimental
. Diverge da fé por seu de caráter especulativo.
[...]

É sério que você acha que a metafísica se equipara à Ciência?

Basta ler a parte em negrito para constatar a idiotice desta assertiva.

Metafísica faz parte da ciência. O Realismo Científico é um paradigma da Metafísica da Ciência. Não existe  esta de que "o princípio do verificacionismo é empírico" pelo simples fato de que não existe esta de que "o princípio da indução é empírico". A indução se justifica apenas apelando a si mesma, o que é uma circularidade argumentativa, como já bem observou David Hume e Karl Popper. Esse último lembra em A Lógica da Pesquisa Científica que a proposição de que existem regularidades no mundo externo também é uma proposição metafísica.
Toda forma de conhecimento se baseia em princípios metafísicos que não podem ser provados através de si (no máximo, pode se provar uma equivalência ou um absurdo entre essas premissas/princípios). Se considerarmos ciência a todo o conhecimento baseado no método cientifico, então o realismo científico deixa de ser um paradigma, e se torna uma necessidade (a necessidade de se substituir o sobrenatural) para a concretização e objetificação do conhecimento científico, ou seja, se torna uma de suas premissas. a ciência faz parte sim da metafísica, mas a parte destacada em negrito pelo Geotecton não deixa de ser absurda.

Exatamente.

A minha crítica é sobre esta parte (ou tipo) da metafísica.

O texto fala em Metafísica de uma forma geral, o que inclui tanto a Metafísica da Ciência quanto a Metafísica da Religião. Portanto, a religião compartilha algo com a Metafísica da Religião e isso inclui aquilo que foi destacado em negrito: verdades "relativas à natureza de Deus, da alma e do universo (totalidade cósmica)". A Metafísica da Ciência não compartilha tais elementos com a religião e com a Metafísica da Religião, porém compartilha com elas "a busca das verdades primeiras (eternas) e incondicionais". O texto é confuso, mas para mim está implícito que o autor leva em conta que a Metafísica da Religião é um ramo da Metafísica e que religião e Metafísica da Religião não são conceitos indistinguíveis. 
« Última modificação: 03 de Junho de 2016, 12:26:22 por -Huxley- »

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #104 Online: 04 de Junho de 2016, 06:41:20 »
[...

Não. Eu não afirmei isso,  muito pelo contrário, a minha afirmação inicial foi a de que há problemas que não caem sobre a alçada das ciências. Em momento algum eu afirmei que as considero  idênticas.

A natureza ou tipificação dos problemas não valida os "métodos" utilizados para o investigar.

A filosofia (cursos, departamentos de filosofia, periódicos de filosofia) esteve e está presente em  diversas universidades no mundo, inclusive em grandes e famosas universidades, é claramente  reconhecida como um  ramo extremamente válido de conhecimento (e distinto das chamadas ciências).  Portanto não é o não reconhecimento de alguns partidários da ideologia cientificista que irá sequer arranhar essa realidade.

:ok:

« Última modificação: 04 de Junho de 2016, 07:51:14 por JJ »

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #105 Online: 06 de Junho de 2016, 08:54:22 »
[...

A filosofia (cursos, departamentos de filosofia, periódicos de filosofia) esteve e está presente em  diversas universidades no mundo, inclusive em grandes e famosas universidades, é claramente  reconhecida como um  ramo extremamente válido de conhecimento (e distinto das chamadas ciências).  Portanto não é o não reconhecimento de alguns partidários da ideologia cientificista que irá sequer arranhar essa realidade.

:ok:

Como é que a sua "resposta" se conecta ao que eu disse?

Se há qualquer conexão, deve ser imperceptível.

Repito que a natureza ou tipificação dos problemas não valida os "métodos" utilizados para o investigar, embora possa nos levar a tolerar tipos de esforços não normalmente tolerados quando a necessidade por resposta é grande e a existência de recursos para responder é escassa.

Online Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #106 Online: 24 de Maio de 2019, 20:19:29 »
A ideologia cientificista

Ideologia da ciência: crença no progresso e na evolução dos conhecimentos que, um dia, explicarão totalmente a realidade e permitirão manipulá-la tecnicamente,
Caramba, não se trata de crença mas de (projeção) uma constatação, pô!
« Última modificação: 24 de Maio de 2019, 21:13:06 por Sergiomgbr »
Até onde eu sei eu não sei.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!