Como você mesmo percebe são duas questões virtualmente insolúveis dentro da atual lógica econômica
Os dois principais problemas ambientais (destruição de hábitats e poluição) decorrem principalmente do tamanho da população e da sua taxa de crescimento.
Não é inerente ao capitalismo e nem a outro sistema produtivo qualquer.
Mas independente de o capitalismo estar em crise terminal ou que venha a se recuperar futuramente não sei como, o FATO é que no momento o Capitalismo está em declínio
Ouço isto desde 1973.
e este é o grande motivo das revoluções coloridas e outras como coletes amarelos etc.
A "revolução" (sic) dos coletes amarelos foi deflagrada basicamente por causa do aumento geral de preços dos combustíveis fósseis, decorrente da inclusão de um 'imposto verde' na sua base de cálculo. Isto gerou um impacto no poder aquisitivo da população, em especial daqueles que dependem do carro para trabalhar e das pessoas que usam o gás natural e o diesel para o aquecimento de suas residências.
Não tem nenhuma relação com o capitalismo.
Como bem lembrou o juca.
Tzzz...
É o motivo também do realinhamento de forças no mundo atual.
O 'realinhamento' global advém da estratégia imperialista da China, que usa muitos dos elementos do capitalismo junto com a ditadura do partido comunista.
Na verdade o que se viu nos últimos 15 anos foi um reavivamento combinado do autoritarismo e ou do populismo em diversos países, sejam expressivos ou não, como a Rússia, Brasil, Venezuela, Irã, Equador, Nicarágua, Grécia e até mesmo o EUA, entre outros.
Felizmente as instituições do EUA permitem absorver e superar um 'trump da vida'. Mas os demais países citados não tem esta vitalidade.