Autor Tópico: Relíquia Restaurada (Ford Maverick)  (Lida 1686 vezes)

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Offline Metatron

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Relíquia Restaurada (Ford Maverick)
« Online: 29 de Abril de 2019, 18:17:39 »
Maverick GT restaurado de um cliente da DRY BRASIL Shopping Jardim Das Américas, Curitiba. Apenas o motor não é o V8 original. É um 4 cilindros...  :chorao:

Para deleite:

























“Quem não quer pensar, é um fanático; quem não pode pensar, é um idiota; quem não ousa pensar, é um covarde”.
(Horace Walpole - Conde de Oxford)


Offline Arcanjo Lúcifer

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Re:Relíquia Restaurada (Ford Maverick)
« Resposta #2 Online: 29 de Abril de 2019, 19:51:27 »
Procurando a ficha técnica por curiosidade, vi que o seis cilindros fazia até 9 km/L e o oito cilindros tinha média de 6mk/L.

Não era uma média ruim para um carro carburado com um motor tão forte, para comparação, uma Brasília com carburação dupla dificilmente passava dos 7km/L.

Tem muito carro novo com motor similar que mesmo equipado com injeção eletrônica tem consumo maior.
« Última modificação: 29 de Abril de 2019, 19:53:59 por Arcanjo Lúcifer »

Offline Metatron

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Re:Relíquia Restaurada (Ford Maverick)
« Resposta #3 Online: 29 de Abril de 2019, 20:17:21 »
Acredito que o peso do veículo influencia no baixo consumo, pois ao pegar embalo, exige menos aceleração. Carros leves perdem embalo facilmente, o que exige mais do pé direito...
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Offline Buckaroo Banzai

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Re:Relíquia Restaurada (Ford Maverick)
« Resposta #4 Online: 29 de Abril de 2019, 20:28:40 »
De modo geral, quanto mais pesado for o carro/moto/avião/barco, maior será o consumo de combustível necessário para mover essa massa mais pesada.

Talvez em uma situação bem limitada como uma corrida de dragster na descida, peso tenha vantagem em consumo combustível.





Procurando a ficha técnica por curiosidade, vi que o seis cilindros fazia até 9 km/L e o oito cilindros tinha média de 6mk/L.

Não era uma média ruim para um carro carburado com um motor tão forte, para comparação, uma Brasília com carburação dupla dificilmente passava dos 7km/L.

Tem muito carro novo com motor similar que mesmo equipado com injeção eletrônica tem consumo maior.

A adição de álcool à gasolina não mudou de lá para cá?

Offline Pedro Reis

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Re:Relíquia Restaurada (Ford Maverick)
« Resposta #5 Online: 29 de Abril de 2019, 20:42:44 »
Acredito que o peso do veículo influencia no baixo consumo, pois ao pegar embalo, exige menos aceleração. Carros leves perdem embalo facilmente, o que exige mais do pé direito...

A energia cinética é proporcional à massa. ( mv²/2)

A uma mesma velocidade, um carro mais leve tem menor energia cinética. Mas isto significa também que você gastou menos combustível para levar o carro mais leve a esta velocidade.


Offline Pedro Reis

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Re:Relíquia Restaurada (Ford Maverick)
« Resposta #6 Online: 29 de Abril de 2019, 20:45:50 »
Também um carro mais pesado não desce, necessariamente, mais rápido na ladeira. Vai depender da aerodinâmica.

Offline Arcanjo Lúcifer

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Re:Relíquia Restaurada (Ford Maverick)
« Resposta #7 Online: 29 de Abril de 2019, 21:07:43 »
Acredito que o peso do veículo influencia no baixo consumo, pois ao pegar embalo, exige menos aceleração. Carros leves perdem embalo facilmente, o que exige mais do pé direito...

Em parte, o Maverick tinha muito torque em baixa rotação, então podia ter uma relação de marchas mais favorável ao consumo fazendo o motor trabalhar girando menos vezes por quilômetro.
Por isso os motores V8 duram muito mais que os de quatro cilindros.

Eu sempre comento que tive um Fusca 1500 que fazia 15 por litro na estrada, mesmo na cidade era mais econômico que um Fusca 1300 que tinha o mesmo peso, tem muito a ver com a relação de marchas.

Offline Arcanjo Lúcifer

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Re:Relíquia Restaurada (Ford Maverick)
« Resposta #8 Online: 29 de Abril de 2019, 21:12:47 »
De modo geral, quanto mais pesado for o carro/moto/avião/barco, maior será o consumo de combustível necessário para mover essa massa mais pesada.

Talvez em uma situação bem limitada como uma corrida de dragster na descida, peso tenha vantagem em consumo combustível.





Procurando a ficha técnica por curiosidade, vi que o seis cilindros fazia até 9 km/L e o oito cilindros tinha média de 6mk/L.

Não era uma média ruim para um carro carburado com um motor tão forte, para comparação, uma Brasília com carburação dupla dificilmente passava dos 7km/L.

Tem muito carro novo com motor similar que mesmo equipado com injeção eletrônica tem consumo maior.

A adição de álcool à gasolina não mudou de lá para cá?

Sim, mudou, por isso comparei com o consumo da Brasília que era um carro de rua fabricado na mesma época.

Tivemos várias delas aqui em casa, motor 1600 com carburação dupla, posso dizer que raramente fazia mais que sete por litro. Era um carro muito inferior ao Maverick com praticamente o mesmo consumo.

No caso dos carros modernos com injeção eletrônica era de se esperar que o consumo fosse melhor mesmo com adição de álcool.

Offline Fernando Silva

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Re:Relíquia Restaurada (Ford Maverick)
« Resposta #9 Online: 30 de Abril de 2019, 06:53:50 »
Acredito que o peso do veículo influencia no baixo consumo, pois ao pegar embalo, exige menos aceleração. Carros leves perdem embalo facilmente, o que exige mais do pé direito...
No engarrafamento da cidade, é preciso pegar embalo o tempo todo, portanto os carros mais leves gastam menos. Na estrada, pode ser que os mais pesados levem alguma vantagem.

Offline Pedro Reis

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Re:Relíquia Restaurada (Ford Maverick)
« Resposta #10 Online: 30 de Abril de 2019, 08:36:52 »
Acredito que o peso do veículo influencia no baixo consumo, pois ao pegar embalo, exige menos aceleração. Carros leves perdem embalo facilmente, o que exige mais do pé direito...
No engarrafamento da cidade, é preciso pegar embalo o tempo todo, portanto os carros mais leves gastam menos. Na estrada, pode ser que os mais pesados levem alguma vantagem.

Economia depende de vários fatores mas a gente sabe que peso nunca é vantagem. Para dois caminhões idênticos, um carregado e outro vazio, o mais pesado sempre consome mais.

Se 2 veículos são iguais, um com 50% a mais de peso vai precisar de 50% a mais de energia pra chegar na mesma velocidade. Também vai precisar de 50% a mais de energia para ser freado, por isso o Metraton observa que carros leves perdem o embalo mais rapidamente. A dúvida é se isto poderia compensar o fato do carro mais pesado ter precisado de mais energia para chegar na mesma velocidade.

Quer dizer, o mais pesado precisa de mais energia para atingir uma mesma velocidade V1, porém, na banguela, irá percorrer uma distância maior até ter sua velocidade reduzida para V2.

Mas será que uma coisa compensa a outra?

Se pensarmos em termos de energia é fácil constatar que não.

Imagine 2 veículos iguais, porém o carro P (pesado) está mais pesado que o carro L (leve). P precisou de mais energia (combustível) pra chegar na mesma velocidade V1, mas após ambos estarem em V1 os motoristas botam os carros em ponto morto e os deixam assim percorrem uma distância D.

Os automóveis perdem velocidade pela resistência do ar. E se a resistência só depende da aerodinâmica e os carros são iguais, a força será a mesma durante toda a distância D e o trabalho dessa força fará com que percam uma mesma quantidade de energia cinética E. Porém essa energia representa uma perda maior de velocidade para o carro mais leve; o que não faz nenhuma diferença já que para retomarem a mesma velocidade V1 anterior vão precisar da mesma energia E que perderam. Ou seja, da mesma quantidade de combustível para essa retomada de velocidade.

Então nesse modelo hipotético o carro P ainda gastaria mais devido a aceleração inicial para atingir a velocidade V1. Nas perdas e retomadas de velocidade subsequentes, se devidas apenas a resistência do ar, o peso já não faria diferença.

Contudo, quando freadas são necessárias, ambos reduzem para a mesma velocidade V2 após percorrem a mesma distância D. E aí a desvantagem do mais pesado é total.

Mas tem um probleminha nesse modelo...

Na verdade a força de resistência do ar deve ser proporcional à velocidade (ou ao quadrado da velocidade, aí tem que ver), então o carro que perde velocidade mais rapidamente (o mais leve), também ao perder está reduzindo mais rapidamente a força que o faz perder velocidade.

Logo pra esse modelo ficar mais ajustado teria que incluir uma equaçãozinha diferencial sobre isso, mas, de qualquer forma, na pior das hipóteses o resultado seria uma vantagem ainda maior do carro mais leve em relação ao consumo.

Offline -Huxley-

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Re:Relíquia Restaurada (Ford Maverick)
« Resposta #11 Online: 30 de Abril de 2019, 13:43:51 »
Voltando ao tema do tópico. Não sei porque os esportivos que carregam 2 pessoas com pouco conforto e uma caixa de sapatos no porta-malas comumente ganham título de "carro de meus sonhos". Para mim, os hatchbacks e sedãs esportivos espaçosos e com porta-malas de 300 litros ou mais parecem mais adequados para esse título.

Offline Buckaroo Banzai

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Re:Relíquia Restaurada (Ford Maverick)
« Resposta #12 Online: 30 de Abril de 2019, 14:19:57 »
Tem carros inclusive que o piloto tem que sentar metade para fora, com a porta aberta/levantada, para conseguir manobrar de ré.

Citar
https://www.researchgate.net/publication/309194473_What_If_the_Rival_Drives_a_Porsche_Luxury_Car_Spending_as_a_Costly_Signal_in_Male_Intrasexual_Competition

Previous research found that men conspicuously consume luxury products to attract a mate and to signal their mate value. However, these studies have yet neglected to investigate the function of male conspicuous consumption in same-sex competition. Given that intersexual and intrasexual selection are closely related processes, it stands to reason that a further function of male conspicuous consumption could be to impress and deter same-sex rivals. An 2 (intrasexual competition context vs. control) x 2 (conspicuous luxury vs. inconspicuous non-luxury) between-subjects experimental study conducted with an MTurk sample (N = 160) revealed that men reported both higher liking of and an intent to purchase a conspicuous luxury car compared to an inconspicuous non-luxury car due to increased feelings of social status. This effect was stronger in the intrasexual competition than in the control context. An additional perception study using a single factor between-subjects design (conspicuous luxury vs. inconspicuous non-luxury car) among German men (N = 405) indicated that male participants rated a man who displayed a conspicuous luxury car more as a rival and mate poacher and less as a friend. They further perceived him to be superior on various mate value characteristics (i.e., attractiveness, intelligence, ambition, and status) and rated him as more oriented towards short-term mating. In sum, our findings add to previous research in the field of evolutionary consumer psychology by suggesting that male conspicuous consumption of luxuries may also serve a function in male-male competition.


Offline Arcanjo Lúcifer

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Re:Relíquia Restaurada (Ford Maverick)
« Resposta #13 Online: 30 de Abril de 2019, 14:49:25 »
Voltando ao tema do tópico. Não sei porque os esportivos que carregam 2 pessoas com pouco conforto e uma caixa de sapatos no porta-malas comumente ganham título de "carro de meus sonhos". Para mim, os hatchbacks e sedãs esportivos espaçosos e com porta-malas de 300 litros ou mais parecem mais adequados para esse título.

O pior projeto que vi até hoje, coisa de bilionário, é o McLaren com três passageiros e volante central.

Dizem que o proprietário digite enquanto sua namorada vai no banco de trás com o amigo...

Offline -Huxley-

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Re:Relíquia Restaurada (Ford Maverick)
« Resposta #14 Online: 01 de Maio de 2019, 20:43:02 »
Voltando ao tema do tópico. Não sei porque os esportivos que carregam 2 pessoas com pouco conforto e uma caixa de sapatos no porta-malas comumente ganham título de "carro de meus sonhos". Para mim, os hatchbacks e sedãs esportivos espaçosos e com porta-malas de 300 litros ou mais parecem mais adequados para esse título.

O pior projeto que vi até hoje, coisa de bilionário, é o McLaren com três passageiros e volante central.

Dizem que o proprietário digite enquanto sua namorada vai no banco de trás com o amigo...

Está falando do McLaren F1? Se sim, então acho que está havendo uma injustiça aí porque ele é um carro com muito aproveitamento de espaço para um cupê superesportivo. Com apenas 4,287 m de comprimento, ele leva 3 passageiros e tem porta-malas maior do que o do Fiat Mobi. Só para uma comparação com um concorrente notável da sua época, o Lamborghini Diablo tem 4,47 m de comprimento, mas carrega somente dois passageiros e nada de bagagem.
« Última modificação: 01 de Maio de 2019, 20:47:20 por -Huxley- »

Offline Arcanjo Lúcifer

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Re:Relíquia Restaurada (Ford Maverick)
« Resposta #15 Online: 01 de Maio de 2019, 20:55:02 »
Ótimo projeto, até algum Niemayer do mundo automobilístico resolver que o volante tem que ficar no meio do painel.

Offline Buckaroo Banzai

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Re:Relíquia Restaurada (Ford Maverick)
« Resposta #16 Online: 01 de Maio de 2019, 20:59:36 »
É uma McLaren "de passeio", mas acho que é mais como se tivesse três bancos frontais, e o piloto no central







No mínimo não dá para o amigo se engraçar com a namorada nos bancos "traseiros", são mais laterais que traseiros.



Tirando a falta de espaço, parece melhor do que aquela Ferrari (f-40?) que é toda "inacabada", que você abre a porta puxando um "arame" direto com a mão. O carro de pobre mais caro do mundo.

Offline -Huxley-

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Re:Relíquia Restaurada (Ford Maverick)
« Resposta #17 Online: 01 de Maio de 2019, 21:05:13 »
Ótimo projeto, até algum Niemayer do mundo automobilístico resolver que o volante tem que ficar no meio do painel.

A queixa sobre o volante central é estética ou funcional? "Pior projeto que já vi"?!? O Best Cars Web Site traz uma análise interessante:

Citar
(...) o McLaren foi projetado em torno de uma posição central do motorista, ladeada por dois passageiros um pouco atrás, onde normalmente ficam o motorista e o passageiro. Desta forma, pôde-se manter um entreeixos razoável em um carro de motor central-traseiro, que normalmente "espreme" o motorista entre o motor e as enormes caixas de roda dianteiras.

Além do passageiro extra, essa distribuição permitiu uma posição de dirigir perfeita ao motorista, com os pedais bem à sua frente e não deslocados para o centro do carro como usual. Além disso, posicionado bem no eixo de rolagem do veículo, o motorista não sente a carroceria inclinar em curvas, propiciando uma sensação única ao volante.

É uma posição que dificulta o acesso, mas como permite que o carro não seja muito largo, o motorista ainda pode pagar pedágios e fechar as portas (de movimento diedral) sentado em seu "trono" (quem paga um milhão de dólares por um carro não senta em bancos...). O arranjo permite ainda que as massas variáveis, como combustível atrás do piloto e malas flanqueando o motor, estejam onde influem menos no equilíbrio do veículo, entre os eixos. Simplesmente genial.

Fonte: http://www1.uol.com.br/bestcars/supercar/mclaren-2.htm

Offline Buckaroo Banzai

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Re:Relíquia Restaurada (Ford Maverick)
« Resposta #18 Online: 01 de Maio de 2019, 21:08:17 »
Deve ser bom para quem vai e volta muito da França para Inglaterra e vice-versa, não perde tanto o campo de visão com a mudança de "mão" da rua.

Offline Arcanjo Lúcifer

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Re:Relíquia Restaurada (Ford Maverick)
« Resposta #19 Online: 02 de Maio de 2019, 12:20:59 »
Citar
A queixa sobre o volante central é estética ou funcional? "Pior projeto que já vi"?!? O Best Cars Web Site traz uma análise interessante:

Tudo junto.

Continuo achando que é o pior lugar para posicionar um volante

Offline Gigaview

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Re:Relíquia Restaurada (Ford Maverick)
« Resposta #20 Online: 02 de Maio de 2019, 13:20:36 »
A tendência é deslocar o motorista para o centro e depois para cima num banco ejetável para nos convencer que os motoristas não serão mais necessários nos carros do futuro.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.


Offline Sergiomgbr

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Re:Relíquia Restaurada (Ford Maverick)
« Resposta #22 Online: 02 de Maio de 2019, 13:47:14 »
Por isso o brexit venceu em UK?
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Gigaview

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Re:Relíquia Restaurada (Ford Maverick)
« Resposta #23 Online: 02 de Maio de 2019, 13:57:04 »
Não venceu. É muito provável um revoke da cláusula 50.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Arcanjo Lúcifer

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Re:Relíquia Restaurada (Ford Maverick)
« Resposta #24 Online: 02 de Maio de 2019, 14:36:24 »

 

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