"A ciência nunca conseguiu detectar a existência de alma física, logo alma física não existe". Mas isso é equivalente a dizer...
"A ciência nunca conseguiu detectar a existência de vida extraterrestre, logo vida extraterrestre não existe"...
Certo, como disse Sagan, é "ausência de evidência não é evidência de ausência"
O problema com a existência de almas seria menos grave se este (não-detecção) fosse o único problema. Só que não.
Eu mesmo levantei outros pontos fora este, neste mesmo tópico e outros foristas tambem nos trocentos topicos sobre esse assunto no CC.
E não sei se a analogia cai bem, pois se a alma interage com a matéria, porque não detectamos esse processo? cade a "assinatura" dele?
Não deveria ser mais fácil que detectar vida alienígena? Opiniões?
Tem as dimensões extras onde a alma pode se refugiar, mas ainda assim o problema persiste: como ela interage com a matéria nesse
espaço-tempo einsteniano? O que ela faz lá do esconderijo n-dimensional dela, que mexe os pauzinhos aqui?
Talvez o Zöllner tenha arriscado algum palpite, mas não reuni ânimo para fazer o que o Sr Gorducho tão enfaticamente sugeriu e ler o livro.
------
Inspirado em Rick Sanchez: de que poço de redundância saiu a alma?
Pois quase tudo que o corpo faz, ela faz, sem ter nem cérebro e nem corpo algum (e segundo fiquei sabendo a pouco tempo aqui mesmo no CC, parece que come** e se come, deve cagar tambem, ou o que quer que signifique "cagar" nesse meio espiritual).
-"Ah, mas a alma precisa do corpo para se expressar e se manifestar no mundo físico e blah, blah."
-"Ela é imortal e o corpo não e blah.."
Continua redundante. A natureza não funciona assim: me parece estúpido e desnecessário.
E me pergunto porque, raios, o senhor, o criador, arquiteto overlord do universo e que pariu essas almas não fez esse universo de uma tal forma que não fosse necessário o mundo físico para essas almas brincarem, se expressarem e exercerem seus livre-arbitrios para o bem ou o mal. Ou mesmo o inverso: que o tivesse criado de tal forma que bastasse apenas o material e os corpos fossem incorruptíveis e imortais e todo o resto que as almas tambem são e fazem.
** teve o tal contrabando de comida na espiritolândia, aludido no tópico das bizarrices da DE
tem reações químicas envolvidas no ato de comer - me pergunto como isso funciona num lugar onde não tem matéria...