Quais são as previsões dos estatistas em resultados concretos, significativos, falsificáveis e benéficos?
O que mais deveria ser estatizado? A Globo? A Volkswagen? A JBS?
Um "tu também" ou um "você estatistas também não conseguem" não reponde as questões que eu apresentei.
"Eu perguntei primeiro" ou "nem eu consigo responder" não responde as questões que apresentei.
Mas, devemos lembrar que a ação posta na questão, estará sendo implementada por religiosos liber privato lóides, quando for posta alguma ação que estatistas implementarão, aí sim fará sentido colocar os mesmos tipos de questionamentos.
De modo geral, a preferência "default" por empresas serem privadas e não estatais segue a lógica da oposição ao comunismo/socialismo, ou, monopólio estatal da indústria. A iniciativa privada é geralmente preferível se tratando de negócios que fogem do essencial do estado, os três poderes. Não há necessidade ou ganho na população financiar empresas de salgados, televisores, mamadeiras, roupas, etc, através dos impostos. Em especial se esses negócios forem dar prejuízo.
Onde a sociedade eventualmente identificar uma necessidade de fornecer esses serviços ou produtos à população de maneira subsidiada pelo estado, isso não precisa ser feito através da gerência estatal direta, deverá ser melhor atendido através de parcerias público-privadas, concessões e encomendas pelo estado. Que pode inclusive "regular" a coisa legal e/ou contratualmente de maneira a obter praticamente qualquer coisa que se esperasse ter da gerência estatal direta.
Então, a menos que se esteja num meio de crentes no comunismo, o "ônus da prova" fica para aquele que sugere que um setor específico deva ter presença estatal, especialmente oneroso se for defendido que é necessário um monopólio estatal.
Acho que isso, a primeira parte, só vai ser argumentável quando for análogo a simplesmente vender a preço de banana uma grande quantidade de ações de uma empresa muito lucrativa. Mas ainda não requer a gerẽncia estatal, deve ser preferível ser mesmo acionista.