Autor Tópico: Deus, Espaço, Tempo  (Lida 1622 vezes)

Offline JungF

• Nível 19
  • *
Deus, Espaço, Tempo
« Online: 22 de Dezembro de 2019, 13:03:37 »
Estou com pouca inspiração para escrever, mas tentarei ser claro e conciso, já que o tema é espinhoso.
Incomodava-me a descrença dos céticos, estes, com melhores conhecimentos da Ciência, em relação a existência de um Deus.
Bastaria nos servirmos da lógica,  e esta entidade seria quase um axioma.

Vejamos: se vivemos num Universo isotrópico e em dado momento uma singularidade faz surgir o que vulgarmente denominamos BIG BANG, e com ele tudo o mais, sejam, corpos estelares, matéria organizada... e vida, deduz-se que este fenômeno poderá ter ocorrido milhões de vezes antes e ocorrerá outro tanto, depois..
Por que apenas o nosso BigB e jamais nenhum outro? Se temos um tempo infinito antes do ocorrido e tê-lo-emos depois, o fenômeno certamente sucederá com frequência, neste infinito espaço cósmico.
Nada é mais lógico e este raciocínio decretaria uma necessária existência de algo fora da matéria, esta, evidentemente ainda não existia, e este algo será a causa destas singularidades... gerando os Multiversos.

Muito óbvio e tranquilo, mas... a causa deste fenômeno é indetectável e até mesmo inconcebível à nossa mente.
Vamos simplificar: numa linha de tempo onde o princípio e o fim são indeterminados por qual razão, há apenas 14 bilhões de anos teria ocorrido o nosso Big Bang? Trilhões e trilhões de anos perpassando e tudo permanecia calmo e silencioso???
Outros trilhões de anos virão, e nada de novo ocorrerá?
Num espaço cósmico igualmente destituído de um ponto de origem ou fim, somente ali, naquele modesto ponto insignificante... somente ali estaria destinado a tudo acontecer? E somente uma única vez?

Este devastador raciocínio, que envolvido por uma lógica simples certamente haveria de conduzir toda filosofia e ciência à conclusão de que algo extraordinário existe. Muito além de nossas concepções... totalmente fora de nossa realidade.

Mas não é bem assim. Inobstante, se de fato existem múltiplos universos, evolução e vida pululantes no cosmo infinito, qual a necessidade de um Deus das singularidades... ?  Gostando ou não tudo seria como sempre foi e continuará sendo.

Mas a ciência encontrou uma forma de evitar tais complicações com um único decreto:
O Tempo e o Espaço, antes do Big Bang não existiam.
Simples assim.
Einstein e Stephen Hawking, imaginaram uma rede cuja trama seriam o espaço e o tempo, e convidaram-nos a imaginá-la tensa, totalmente esticada.
Atirando sobre ela uma esfera massiva, por exemplo, todos os filamentos da trama se alterariam e os demais corpos entrelaçados, por ali, teriam suas posições iniciais alteradas... fizeram a experiência e assim se deu, de fato. Pronto... estava provada a existência do tecido Massa x Tempo.

Omitiram, não se sabe por que, a influência da Gravidade introduzida pela nova massa, afetando os demais corpos, como de início era de se supor.

Num espaço cósmico infinito, em um tempo infinito, tudo o que ocorre em dado momento e em dado lugar, também ocorrerá em outro lugar em outro momento, e assim por diante.
Curiosamente me ocorre que apenas três entidades admitem os conceitos de eterno e infinito.
A trindade cósmica: - Deus, o Espaço e o Tempo.

Adoraria que os amigos contribuíssem com o texto, seja corroborando ou não, mas de forma educada, e útil para os demais.
« Última modificação: 22 de Dezembro de 2019, 13:08:40 por JungF »

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
Re:Deus, Espaço, Tempo
« Resposta #1 Online: 22 de Dezembro de 2019, 13:27:16 »
A ciência  busca a aquisição de empiria, fazer emergir a objetividade da subjetividade. A ciência  trabalha com modelos testáveis, o que foge disso é  especulação inútil.

As tais questões que você  propõe  "indetectáveis e inconcebíveis" não fazem parte do rol das investigações da ciência.
« Última modificação: 22 de Dezembro de 2019, 13:34:56 por Sergiomgbr »
Até onde eu sei eu não sei.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 22 de Dezembro de 2019, 16:55:33 »
A ciência  busca a aquisição de empiria, fazer emergir a objetividade da subjetividade. A ciência  trabalha com modelos testáveis, o que foge disso é  especulação inútil.

As tais questões que você  propõe  "indetectáveis e inconcebíveis" não fazem parte do rol das investigações da ciência.

Que baboseira é essa de    "A ciência  busca a aquisição de empiria",    onde é que você viu tal sandice ?    :?:

A ciência  busca principalmente a elaboração de boas teorias,  teorias cada vez mais abrangentes, mais gerais,  lógicas, formalmente consistentes,  e com maior poder explicativo e normalmente também preditivo. E que obviamente possam ser testáveis e falsificáveis. 

Simples observações de fenômenos, sem que se tenha uma boa teoria,  praticamente não tem utilidade científica.  Tal coisa serve mais para o senso comum, o qual normalmente tem muitos erros e costuma fazer ligações absurdas.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #3 Online: 22 de Dezembro de 2019, 17:01:23 »
Num espaço cósmico infinito, em um tempo infinito, tudo o que ocorre em dado momento e em dado lugar, também ocorrerá em outro lugar em outro momento, e assim por diante.

Não.

Você incorre no erro primário de achar que todos os conjuntos infinitos possuem mesma cardinalidade.

A cardinalidade do conjunto infinito dos reais é maior que a cardinalidade do conjunto infinito dos inteiros.

Da mesma forma a cardinalidade do conjunto Multiverso é menor que a cardinalidade do conjunto de todos os eventos que podem ocorrer em todos os universos. Logo, necessariamente, há eventos únicos.

E Deus fez assim para limitar a chatice em Sua Criação. Para evitar que o Alquimista ficasse voltando e voltando, e voltando e voltando... por todo o sempre e sempre com a mesma falta de imaginação.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #4 Online: 22 de Dezembro de 2019, 17:10:00 »
Conhecimento empírico é quando se observa um padrão. É o conhecimento obtido pela observação do comportamento da Natureza.

Haverá sempre uma interrogação: será que a Natureza sempre seguirá este mesmo padrão? Constituiria-se este padrão, uma lei inviolável? Nunca teremos esta resposta, pois sequer sabemos qual o limite de confiabilidade da mente ao apreender a realidade.

Logo, jamais teremos certeza absoluta se a objetividade emergiu da subjetividade. E portanto a Ciência jamais poderá provar nada. Nem a inexistência de Deus.

E respondendo ao JJ... De onde ele tirou isso? Tá currupaqueando as besteiras que desaprendeu com o "Cientista".

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #5 Online: 22 de Dezembro de 2019, 17:27:16 »

Logo, jamais teremos certeza absoluta se a objetividade emergiu da subjetividade. E portanto a Ciência jamais poderá provar nada

Ciência  não  tem certezas, quem tem certeza é  a fé.  Da fé, uma subjetividade, emerge a objetividade.
« Última modificação: 22 de Dezembro de 2019, 18:32:50 por Sergiomgbr »

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #6 Online: 22 de Dezembro de 2019, 17:34:22 »

Logo, jamais teremos certeza absoluta se a objetividade emergiu da subjetividade.

Ciência  não  tem certezas, quem tem certeza é  a fé.  Da fé, uma subjetividade, emerge a objetividade.

Se a Ciência não tem certezas, afirmar que Deus não existe é uma atitude anti-científica?

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #7 Online: 22 de Dezembro de 2019, 17:37:55 »

Logo, jamais teremos certeza absoluta se a objetividade emergiu da subjetividade.

Se a Ciência não tem certezas, afirmar que Deus não existe é uma atitude anti-científica?
A ciência não afirma nada, quem faz isso, afirma, são as pessoas.
« Última modificação: 22 de Dezembro de 2019, 17:41:59 por Sergiomgbr »

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #8 Online: 22 de Dezembro de 2019, 17:44:07 »
Mas eu não afirmei que a Ciência afirma.

Perguntei, muito objetivamente, se QUEM afirma que Deus não existe está exibindo uma atitude anti-científica.

Está?

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #9 Online: 22 de Dezembro de 2019, 17:53:54 »

Perguntei, muito objetivamente, se QUEM afirma que Deus não existe está exibindo uma atitude anti-científica.

Está?
Tá, então quem está  afimando que a ciencia não  tem certezas?

Quem?

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #10 Online: 22 de Dezembro de 2019, 18:04:11 »

Está?

Quem?

Sergiomgbr afirmou.

Ciência  não  tem certezas[...]

E já que afirmou, pode responder à minha pergunta: quem diz poder ter certeza e afirmar categoricamente que Deus não existe, incorre em uma atitude anti-científica?

Pode responder com um simples sim ou não. Mas se justificar é melhor.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 22 de Dezembro de 2019, 18:08:45 »
Estou com pouca inspiração para escrever, mas tentarei ser claro e conciso, já que o tema é espinhoso.
Incomodava-me a descrença dos céticos, estes, com melhores conhecimentos da Ciência, em relação a existência de um Deus.
Bastaria nos servirmos da lógica,  e esta entidade seria quase um axioma.

Here we go again...

Vejamos: se vivemos num Universo isotrópico e em dado momento uma singularidade faz surgir o que vulgarmente denominamos BIG BANG, e com ele tudo o mais, sejam, corpos estelares, matéria organizada... e vida, deduz-se que este fenômeno poderá ter ocorrido milhões de vezes antes e ocorrerá outro tanto, depois..

Deduz-se?  :o

Por que apenas o nosso BigB e jamais nenhum outro?

:hein:

Se temos um tempo infinito antes do ocorrido ...

Não faz sentido falar em antes do Big Bang. O tempo começa a partir dele.

...e tê-lo-emos depois, o fenômeno certamente sucederá com frequência, neste infinito espaço cósmico.

Bobagem.  :stunned:

Nada é mais lógico e este raciocínio decretaria uma necessária existência de algo fora da matéria, ....

O raciocínio está totalmente equivocado.

Decretos são atos religiosos. Nesse sentido você pode decretar qualquer besteira sem precisar apelar para uma lógica científica que você desconhece.

...esta, evidentemente ainda não existia, e este algo será a causa destas singularidades... gerando os Multiversos.

:stunned:

Agora você extrapolou. Multiversos não têm nada a ver com essa bobagem.

Muito óbvio e tranquilo, mas...

Nada óbvio. Tudo confuso e ilógico.

....a causa deste fenômeno é indetectável e até mesmo inconcebível à nossa mente.

Qual fenômeno?  :hein:

Se for o Big Bang, tenho que admitir que existe uma lacuna enorme no conhecimento científico que os crentes usam para criar fantasias e elucubrações sem sentido.

Vamos simplificar: numa linha de tempo onde o princípio e o fim são indeterminados por qual razão, há apenas 14 bilhões de anos teria ocorrido o nosso Big Bang? Trilhões e trilhões de anos perpassando e tudo permanecia calmo e silencioso???

Bobagem. Não faz sentido falar em espaço-tempo sem tempo, em qualquer estado antes do Big Bang por que não havia o "antes".

Outros trilhões de anos virão, e nada de novo ocorrerá?

:olheira:

Num espaço cósmico igualmente destituído de um ponto de origem ou fim, somente ali, naquele modesto ponto insignificante... somente ali estaria destinado a tudo acontecer? E somente uma única vez?

A melhor explicação científica que dispomos no momento aponta para algo parecido com isso. Chato, né?

Este devastador raciocínio, que envolvido por uma lógica simples certamente haveria de conduzir toda filosofia e ciência à conclusão de que algo extraordinário existe. Muito além de nossas concepções... totalmente fora de nossa realidade.

Pode espernear a vontade. O universo não está nem aí para as suas fantasias.

Mas não é bem assim. Inobstante, se de fato existem múltiplos universos, evolução e vida pululantes no cosmo infinito, qual a necessidade de um Deus das singularidades... ?  Gostando ou não tudo seria como sempre foi e continuará sendo.

A conclusão parece óbvia: Deus é desnecessário.

E ele só existe na sua cabeça para fazer você parar de espernear revoltadinho com a frieza da realidade.

Mas a ciência encontrou uma forma de evitar tais complicações com um único decreto:
O Tempo e o Espaço, antes do Big Bang não existiam.
Simples assim.
Einstein e Stephen Hawking, imaginaram uma rede cuja trama seriam o espaço e o tempo, e convidaram-nos a imaginá-la tensa, totalmente esticada.
Atirando sobre ela uma esfera massiva, por exemplo, todos os filamentos da trama se alterariam e os demais corpos entrelaçados, por ali, teriam suas posições iniciais alteradas... fizeram a experiência e assim se deu, de fato. Pronto... estava provada a existência do tecido Massa x Tempo.

Omitiram, não se sabe por que, a influência da Gravidade introduzida pela nova massa, afetando os demais corpos, como de início era de se supor.

Curiosamente me ocorre que apenas três entidades admitem os conceitos de eterno e infinito.
A trindade cósmica: - Deus, o Espaço e o Tempo.

Essa sua obsessão por decretos é reveladora. Precisa estudar mais.

Adoraria que os amigos contribuíssem com o texto, seja corroborando ou não, mas de forma educada, e útil para os demais.

O texto se baseia em premissas equivocadas. O autor desconhece o básico.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #12 Online: 22 de Dezembro de 2019, 18:09:35 »
 Como e que você argumenta que a Ciência  nao tem certezas não implicando disso que se trata de uma afirmação da Ciência?

Está?

Quem?

Sergiomgbr afirmou.

E já que afirmou, pode responder à minha pergunta: quem diz poder ter certeza e afirmar categoricamente que Deus não existe, incorre em uma atitude anti-científica?

Poderia abdicar das firulas e aceitar.
« Última modificação: 22 de Dezembro de 2019, 18:12:27 por Sergiomgbr »

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #13 Online: 22 de Dezembro de 2019, 18:20:09 »
E Deus não é conceito cientifico, não  sendo portanto objeto de investigação  cientifica.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #14 Online: 22 de Dezembro de 2019, 18:29:08 »
EDITADO

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 22 de Dezembro de 2019, 18:46:03 »
E Deus não é conceito cientifico, não  sendo portanto objeto de investigação  cientifica.

Interessante que além do  Gigaview, você também está  escrevendo com maiúsculo e no singular, de forma semelhante a que os católicos e evangélicos fazem.  Isso por acaso já está fazendo parte do seu pacote ideológico de apoio e apologia ao  bolsonarismo e ao  Grande Chefe  Bô ?

:D

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #16 Online: 22 de Dezembro de 2019, 19:01:41 »

Interessante que além do  Gigaview, você também está  escrevendo com maiúsculo e no singular, de forma semelhante a que os católicos e evangélicos fazem.  Isso por acaso já está fazendo parte do seu pacote ideológico de apoio e apologia ao  bolsonarismo e ao  Grande Chefe  Bô ?

:D
"Deus" com D maiúsculo é substantivo próprio, portanto está  correto.
« Última modificação: 22 de Dezembro de 2019, 19:11:22 por Sergiomgbr »

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #17 Online: 22 de Dezembro de 2019, 19:20:45 »

Está?

Quem?

Sergiomgbr afirmou.

Se você  ler com atenção  vai perceber onde está o equívoco aí.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 22 de Dezembro de 2019, 19:23:05 »

Embora tenha me referido à  forma,  o que  estou questionando é a ideia que  acompanha tal forma de escrita.  Você sabe ou deveria saber, com suas 11.560 mensagens aqui no CC, que céticos evitam escrever dessa forma,  pois,   normalmente   questionam   a  crença  dos  cristãos  de que  seu  ser de culto  é real,  e que além disso ainda seja o único real.

Você não sabe ou está fingindo não saber ?     :?:

« Última modificação: 22 de Dezembro de 2019, 19:27:51 por JJ »

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 22 de Dezembro de 2019, 19:33:33 »
No fundo, muitos ceticuzinhos precisam usar a letra d minúscula para autoafirmarem o ceticismo de araque.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #20 Online: 22 de Dezembro de 2019, 19:43:20 »

Embora tenha me referido à  forma,  o que  estou questionando é a ideia que  acompanha tal forma de escrita.  Você sabe ou deveria saber, com suas 11.560 mensagens aqui no CC, que céticos evitam escrever dessa forma,  pois,   normalmente   questionam   a  crença  dos  cristãos  de que  seu  ser de culto  é real,  e que além disso ainda seja o único real.

Você não sabe ou está fingindo não saber ?     :?:
O uso do d minúsculo  diz respeito a um deus genérico, portanto não serve para o caso, onde a intenção  foi  de apontar uma personificação  ou personagem. Houve uma demanda.
« Última modificação: 22 de Dezembro de 2019, 19:48:08 por Sergiomgbr »

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #21 Online: 22 de Dezembro de 2019, 21:16:31 »

A ciência  busca principalmente a elaboração de boas teorias,   . 

Boas? Juízo de valor? É  sério  isso, JJ?
« Última modificação: 22 de Dezembro de 2019, 21:19:21 por Sergiomgbr »

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 23 de Dezembro de 2019, 10:37:21 »
A hipótese mais aceita é que houve um Big Bang. O que havia antes dele? De onde surgiu esse ponto que "explodiu" ? Não sabemos.
E a coisa se resume a isto: "Não sabemos", sem implicar em "Então foi Deus". Nossa ignorância não implica num deus para preencher as lacunas de nossos conhecimentos.

Outra hipótese é a do "Big Crunch": o universo passaria por ciclos de compressão e descompressão sem passar pela situação limite do "Big Bang".

Nota:  "Deus" com maiúscula subentende um deus em particular, aquele da mitologia judaico-cristã. Chamem de Yaveh, se preferirem.

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #23 Online: 23 de Dezembro de 2019, 12:17:38 »
💭:?:
« Última modificação: 23 de Dezembro de 2019, 12:23:20 por Gorducho »

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 23 de Dezembro de 2019, 18:48:35 »
Nota:  "Deus" com maiúscula subentende um deus em particular, aquele da mitologia judaico-cristã. Chamem de Yaveh, se preferirem.

Não. O nome de Deus é impronunciável.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!