Bem finalmente tão tendo um pouco de bom senso.
Se eu fosse negro, consideraria um insulto, pois é como falar que eu não seria capaz de passar por mim mesmo.
Fora que o criterio para definir quem é "afro-descendente" que negro é politicamente incorreto de acordo com a nova cartilha do lula, é ter antepassado negro. Logo, até eu, que sou branco azedo, posso me declarar afro-descendente pra passar no sistema de cotas.
Se eu não passar por causa das cotas eu entro com um processo na justiça pra cabar com ela, por que ela é inconstitucional.
Ah sim... claro... "Se eu fosse negro..."
Eu gostaria de saber "se" essa seria a sua atitude realmente, vivendo em uma outra realidade, realidade essa em que você, morador de uma comunidade popular, estudante de um curso pré-vestibular comunitário, tem que enfrentar uma concorrência desleal contra estudantes que possuem todos os meios de adquirir conhecimento e conseguir adentrar numa Universidade.
Segundo a ideologia capitalista
time is money, portanto, não se pode jogar qualquer oportunidade fora. Agora, se você quiser jogar essa oportunidade pela janela, acreditando que afirmando a sua negritude, o seu orgulho enquanto negro será manchado, tudo bem, mas enquanto isso... no mundo real... as pessoas têm sonhos e desejos, e assim como os estudantes de classe média, os estudantes negros, de escolas públicas, também têm o direito fazer o curso que tanto desejam, porém, para estes últimos, o seu sonho está além do alcance, e por isso, nada mais justo do que facilitar a sua entrada na Universidade.
Mas se você ainda está preso ao conceito de que o vestibular mede a capacidade intelectual dos alunos... espere entrar na Universidade e verás a verdade...
Na minha turma tem vários cotistas, e alguns deles possuem um rendimento muito superior ao meu, o que demonstra que é na "hora do vamo vê" que cada um joga suas "cartas na mesa".
Para se safar na Universidade é preciso interesse e dedicação, e não ter ficado com um ótimo resultado no exame do vestibular.