Autor Tópico: UFPR registra queda em número de interessados por cotas  (Lida 5886 vezes)

Atheist

• Visitante
UFPR registra queda em número de interessados por cotas
« Online: 22 de Setembro de 2005, 13:06:09 »
UFPR registra queda em número de interessados por cotas

da Agência Folha, em Curitiba

A UFPR (Universidade Federal do Paraná) detectou queda na inscrição para o vestibular-2006 pelo sistema de cotas. O número de candidatos que pretendem disputar os 20% de vagas para negros recuou 24,21%. Os que se inscreveram à reserva de oriundos da escola pública caiu 20,42% em relação ao ano passado.

O sistema de cotas a afrodescendentes e a alunos que freqüentaram todo o tempo a escola pública foi implantado no ano passado na UFPR. Estudantes desses grupos obtiveram o direito de ocupar 40% do total das cerca de 4.500 vagas que a universidade oferece todo ano.

Para o reitor da UFPR, Carlos Augusto Moreira Júnior, a queda da procura se deve ao rigor dos critérios do edital e da comissão avaliadora sobre quem tem direito às vagas das chamada "política afirmativa" [que abre espaço a segmentos discriminados da sociedade].

Moreira Jr. disse ter certeza de que, no vestibular em preparação, não se verá candidato loiro e de olhos azuis disputando vaga para os negros só por se declarar afrodescendente. O principal critério para a matrícula é que a pessoa tenha características fenotípicas [traços da raça].

Na estréia do sistema de cotas, a UFPR enfrentou 75 processos questionando a preferência de vagas a alunos supostamente com menor preparo intelectual. Ganhou todos no TRF (Tribunal Regional Federal) da 4ª Região.

Inscrevam-se para o próximo vestibular 1.796 candidatos às vagas para negros, contra 2.370 no ano passado. Para as vagas destinadas a oriundos da escola pública, a procura foi de 10.978 estudantes, contra 13.795 no ano passado.

Nessa reserva, o critério que mais elimina é o que diz que só tem direito à vaga quem tiver estudado todo o tempo em escola pública. Basta um ano de estudo em escola particular para excluir o candidato.

Com a queda na procura do primeiro para o segundo ano, aumenta a chance dos inscritos agora de ganhar uma vaga na universidade pelo sistema de cotas, desde que eles superem a primeira fase de avaliação, uma prova de conhecimentos gerais marcada para 20 de outubro. Os cotistas representam 28% dos 45.662 inscritos para o vestibular-2006.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u17840.shtml

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
Re.: UFPR registra queda em número de interessados por cotas
« Resposta #1 Online: 22 de Setembro de 2005, 18:53:42 »
Será que é um "fenômeno" geral ou apenas paranaense?

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #2 Online: 22 de Setembro de 2005, 19:04:09 »
Bem finalmente tão tendo um pouco de bom senso.

Se eu fosse negro, consideraria um insulto, pois é como falar que eu não seria capaz de passar por mim mesmo.

Fora que o criterio para definir quem é "afro-descendente" que negro é politicamente incorreto de acordo com a nova cartilha do lula, é ter antepassado negro. Logo, até eu, que sou branco azedo, posso me declarar afro-descendente pra passar no sistema de cotas.

Se eu não passar por causa das cotas eu entro com um processo na justiça pra cabar com ela, por que ela é inconstitucional.
"The patient refused an autopsy."

Offline Elremosh Deff

• Nível 08
  • *
Re: Re.: UFPR registra queda em número de interessados por c
« Resposta #3 Online: 22 de Setembro de 2005, 20:05:57 »
Citação de: Felipe
Bem finalmente tão tendo um pouco de bom senso.

Se eu fosse negro, consideraria um insulto, pois é como falar que eu não seria capaz de passar por mim mesmo.

Fora que o criterio para definir quem é "afro-descendente" que negro é politicamente incorreto de acordo com a nova cartilha do lula, é ter antepassado negro. Logo, até eu, que sou branco azedo, posso me declarar afro-descendente pra passar no sistema de cotas.

Se eu não passar por causa das cotas eu entro com um processo na justiça pra cabar com ela, por que ela é inconstitucional.

Ah sim... claro... "Se eu fosse negro..."

Eu gostaria de saber "se" essa seria a sua atitude realmente, vivendo em uma outra realidade, realidade essa em que você, morador de uma comunidade popular, estudante de um curso pré-vestibular comunitário, tem que enfrentar uma concorrência desleal contra estudantes que possuem todos os meios de adquirir conhecimento e conseguir adentrar numa Universidade.

Segundo a ideologia capitalista time is money, portanto, não se pode jogar qualquer oportunidade fora. Agora, se você quiser jogar essa oportunidade pela janela, acreditando que afirmando a sua negritude, o seu orgulho enquanto negro será manchado, tudo bem, mas enquanto isso... no mundo real... as pessoas têm sonhos e desejos, e assim como os estudantes de classe média, os estudantes negros, de escolas públicas, também têm o direito fazer o curso que tanto desejam, porém, para estes últimos, o seu sonho está além do alcance, e por isso, nada mais justo do que facilitar a sua entrada na Universidade.

Mas se você ainda está preso ao conceito de que o vestibular mede a capacidade intelectual dos alunos... espere entrar na Universidade e verás a verdade...

Na minha turma tem vários cotistas, e alguns deles possuem um rendimento muito superior ao meu, o que demonstra que é na "hora do vamo vê" que cada um joga suas "cartas na mesa".

Para se safar na Universidade é preciso interesse e dedicação, e não ter ficado com um ótimo resultado no exame do vestibular.
Um herói é aquele que faz o que pode.

Romam Rolland

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 22 de Setembro de 2005, 20:07:51 »
Estuda na UFRJ?

Offline Elremosh Deff

• Nível 08
  • *
« Resposta #5 Online: 22 de Setembro de 2005, 20:08:36 »
UERJ

Romam Rolland

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 22 de Setembro de 2005, 21:06:46 »
Hum... qual curso?

Offline Elremosh Deff

• Nível 08
  • *
« Resposta #7 Online: 22 de Setembro de 2005, 21:23:04 »
Geografia

Romam Rolland

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #8 Online: 23 de Setembro de 2005, 12:18:09 »
Olha, a concorrencia pode ser desleal, mas eu posso comentar, que se eu falo que existem cotas para tal grupo, seria como falar um dos dois:
1. Eu prefiro esse grupo então tem que ter essas vagas aqui que não podem ser pegas por inferiores

2. Esse grupo é ignorante, pobrezinho deles, vamos criar uma cota para eles, que eles são tão burros que não poderiam passar por seus proprios meios.

Concordo que o problema esta no colegios publicos que tem um pessimo ensino, mas um problema não é corrigido com outro problema. Não se deveria quebrar montes de leis para dar um "jetinho" ainda por cima mal dado, e sim corrigir o ensino fundamental. Se não é feito não é com outro erro que vai corrigir esse. Um erro não justifica o outro.

P.S. Não entendi direito o seu topico maior ali, me parece que você entendeu que com o meu argumento, se eu fosse negro, eu estava renegando que eu era.
Mas não é nem isso, eu realmente, tenho a aparencia de branco azedo:
http://hammer.prohosting.com/~jcalves/fotos_fb.html
Umas fotinhos de quando eu tinha uns 8-10 anos

P.S.S. Ainda não fiz o vestibular ainda não.
To ainda no primeiro ano do segundo grau, e como estou na CefetQ no curso integrado, vai demorar no minimo 4 anos pra me formar.

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #9 Online: 23 de Setembro de 2005, 12:21:00 »
20% das vagas da UFPR são para negros??  :shock:  :shock:
Se no paraná a população de negros chegar a 5% do total já é muito. Os discrimindos são os brancos que são pobres e maioria  :x

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 23 de Setembro de 2005, 12:57:29 »
Elremosh Deff = holandês voador?
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Elremosh Deff

• Nível 08
  • *
« Resposta #11 Online: 23 de Setembro de 2005, 13:13:04 »
Olha, a concorrencia pode ser desleal, mas eu posso comentar, que se eu falo que existem cotas para tal grupo, seria como falar um dos dois:
1. Eu prefiro esse grupo então tem que ter essas vagas aqui que não podem ser pegas por inferiores

2. Esse grupo é ignorante, pobrezinho deles, vamos criar uma cota para eles, que eles são tão burros que não poderiam passar por seus proprios meios.

Você está sendo ignorante e contraditório. Ignorante porque ignora o fato que os meios disponíveis a essas pessoas, não são suficientes para alcançar tal objetivo, e contraditório porque ao mesmo tempo que afirma que a concorrência pode ser desleal, defende que seria possivel ser aprovado no vestibular através dos seus próprios meios.

Ora, se é sabido que os meios que eu disponho são insuficientes, como eu posso enfrentar uma concorrência desleal através deles???

Concordo que o problema esta no colegios publicos que tem um pessimo ensino, mas um problema não é corrigido com outro problema. Não se deveria quebrar montes de leis para dar um "jetinho" ainda por cima mal dado, e sim corrigir o ensino fundamental. Se não é feito não é com outro erro que vai corrigir esse. Um erro não justifica o outro.

O problema não está nos colégios públicos. Tudo isso é um reflexo dos problemas estruturais que o Brasil possui. O ensino público é ruim porque o Estado não fornece condições necessárias para que ele ofereça um serviço público de boa qualidade. Mal remuneração dos professores, infra-estrutura precária, servidores técnico-administrativos sem um plano de carreira, e por aí vai.

O sistema de cotas não visa (ou não deveria) se tornar uma medida estrutural, mas sim uma medida paliativa que acompanhe os investimentos que a educação pública requer.

Os resultados dos investimentos em educação pública são colhidos a longo prazo, e por isso eu pergunto: O que fazer com os jovens de hoje? Deixa-los de lado e fazer com que eles façam parte reserva de trabalhadores inativos?

Daí a necessidade de criar uma medida como essa, que vise "tapar o sol com a peneira", enquanto que o telhado vai sendo construído. Mas o problema atual, é que o telhado ainda nem começou a ser construído...

P.S. Não entendi direito o seu topico maior ali, me parece que você entendeu que com o meu argumento, se eu fosse negro, eu estava renegando que eu era.
Mas não é nem isso, eu realmente, tenho a aparencia de branco azedo:
http://hammer.prohosting.com/~jcalves/fotos_fb.html
Umas fotinhos de quando eu tinha uns 8-10 anos

Não. Baseado no que você escreveu, ficou a impressão de que por orgulho, um negro não deveria aceitar esse sistema de cotas, pois supostamente estaria duvidando da sua capacidade intelectual. Por isso eu disse que no mundo real, as pessoas não querem perder tempo, nem abrir mão dos seus sonhos por conta de uma má-interpretação de uma medida política.

To ainda no primeiro ano do segundo grau, e como estou na CefetQ no curso integrado, vai demorar no minimo 4 anos pra me formar.

Em Nilópolis?

Romam Rolland

Offline Elremosh Deff

• Nível 08
  • *
« Resposta #12 Online: 23 de Setembro de 2005, 13:13:57 »
Citação de: bruno
Elremosh Deff = holandês voador?

Tecla SAP, por favor...  :?

Romam Rolland

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 23 de Setembro de 2005, 13:14:15 »
e o nível das universidades públicas, vai dizer que não cai?
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Elremosh Deff

• Nível 08
  • *
« Resposta #14 Online: 23 de Setembro de 2005, 13:17:32 »
Citação de: bruno
e o nível das universidades públicas, vai dizer que não cai?

A UERJ deixou de ser a UERJ por causa do sistema de cotas?

Romam Rolland

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 23 de Setembro de 2005, 13:22:59 »
hm. mas sabe, no mundo globalizado de hoje é exigida excelência das universidades...
a longo prazo não sei como fica.. eu não arriscaria pôr uma usp nessa brincadeira.

Offline Elremosh Deff

• Nível 08
  • *
« Resposta #16 Online: 23 de Setembro de 2005, 13:38:18 »
A longo prazo, os alunos que adentraram na Universidade através desse sistema terão que se adequar ao ritmo. Pois o professor dará a mesma aula a todos os que estiverem na turma.

Mas lembre-se que o sistema de cotas não se resume a uma simples reserva de vaga, ela também serve para manter esse estudante dentro da Universidade. Não desconsiderando os problemas que esse sistema enfrenta, ainda assim, é uma boa ferramenta para diminuir a diferenças sociais... é claro que ela precisa de ajustes, mas só se alcança depois das tentativas, pois caso contrário, ficaremos inertes, sem apresentar nenhuma proposta que tente mudar esse quadro, e deixemos a questão da desigualdade social no campo do "E daí?"...

Romam Rolland

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #17 Online: 23 de Setembro de 2005, 13:56:17 »
Citação de: Elremosh Deff
A longo prazo, os alunos que adentraram na Universidade através desse sistema terão que se adequar ao ritmo. Pois o professor dará a mesma aula a todos os que estiverem na turma.

Mas lembre-se que o sistema de cotas não se resume a uma simples reserva de vaga, ela também serve para manter esse estudante dentro da Universidade. Não desconsiderando os problemas que esse sistema enfrenta, ainda assim, é uma boa ferramenta para diminuir a diferenças sociais...

Seria, se não canibalizasse a qualidade do ensino e não criasse um estigma social novo.

é claro que ela precisa de ajustes, mas só se alcança depois das tentativas, pois caso contrário, ficaremos inertes, sem apresentar nenhuma proposta que tente mudar esse quadro, e deixemos a questão da desigualdade social no campo do "E daí?"...

As verdadeiras soluções passam pelo ensino básico.  E NO FUTURO, também pelo ensino médio.  Este país já tem doutores medíocres de sobra, chega às raias do criminoso esse descaso que existe com o nível de formação dos profissionais em todos os níveis.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Elremosh Deff

• Nível 08
  • *
« Resposta #18 Online: 23 de Setembro de 2005, 16:00:12 »
Citação de: Luis Dantas
Seria, se não canibalizasse a qualidade do ensino e não criasse um estigma social novo.

Como? Onde?

As verdadeiras soluções passam pelo ensino básico.  E NO FUTURO, também pelo ensino médio.  Este país já tem doutores medíocres de sobra, chega às raias do criminoso esse descaso que existe com o nível de formação dos profissionais em todos os níveis.

Concordo. Mas o qual é a solução HOJE, para os jovens de HOJE?

Romam Rolland

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #19 Online: 23 de Setembro de 2005, 17:13:44 »

Como? Onde?

Como: pondo nos assentos universitários todo um conjunto de calouros que simplesmente não estão tão bem preparados quanto estariam se não houvesse o sistema de cotas étnicas.  Os professores universitários não podem e não vão simplesmente fazer de conta que não aconteceu nada.  Inevitavelmente, a qualidade do ensino cairá.  Ou "no mínimo" haverá muito menos formandos e levarão mais tempo para concluir seus cursos.

Onde: em qualquer lugar em que se saiba ou suspeite que os profissionais foram aprovados via cotas étnicas.

Uma medida racista, por definição, encoraja o racismo.  Por melhor que seja a intenção.

Concordo. Mas o qual é a solução HOJE, para os jovens de HOJE?

Lucidez, questionamento dessa ciranda tola de ficar exigindo cada vez mais títulos que significam cada vez menos, e, como eu disse, valorização efetiva (e não apenas "para constar") da formação de ensino básico e médio.

É trabalhoso, desagradável, dá vontade de não se preocupar com algo tão difícil.

Mas é a única maneira de não deixar tudo ruir.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 23 de Setembro de 2005, 17:23:33 »
Uma solução hoje seria o governo financiar cursinhos pré-universitários para alunos carentes (bons alunos carentes, não todos, os que passassem em uma prova).

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #21 Online: 23 de Setembro de 2005, 17:28:56 »
Citação de: Ricardo M
Uma solução hoje seria o governo financiar cursinhos pré-universitários para alunos carentes (bons alunos carentes, não todos, os que passassem em uma prova).

Seria bom no sentido de amenizar as frustrações da classe média sem cair em tantas injustiças.

Mas não seria solução.  Solução, volto a insistir, passa necessariamente por cuidar dignamente do ensino básico.

Ou, alternativamente, deixar que algum outro país cuide dele por nós.  O Paraguai está logo a Oeste, a Argentina ao sul...

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 23 de Setembro de 2005, 17:35:12 »
Citação de: Ricardo M

Seria bom no sentido de amenizar as frustrações da classe média sem cair em tantas injustiças.

Mas não seria solução.  Solução, volto a insistir, passa necessariamente por cuidar dignamente do ensino básico.

Ou, alternativamente, deixar que algum outro país cuide dele por nós.  O Paraguai está logo a Oeste, a Argentina ao sul...

Sim, Dantas, não estou dizendo que os cursinhos substituiriam a educação básica de qualidade. Mas hoje, como para o aluno que já está no ensino médio público e chegou "cedo demais" para ter um bom ensino, seria interessante. Você cria uma situação que permite ao cara entrar numa boa universidade sem precisar de atitudes discriminatórias nas seleções. Como disse o rapaz aí em cima, essa seria uma atitude para os jovens de hoje. Para os do futuro, educação básica de qualidade, sem dúvida.

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #23 Online: 23 de Setembro de 2005, 17:37:32 »

Em Nilópolis?

Rio de Janeiro.

Bem, o caso é o seguinte:
Quer dizer que quando ele entrar na faculdade com um ensino deficiente vai derrepente aprender isso tudo. Se ele vai ter que aprender de um geito ou de outro, deixa ele aprender antes de entrar.

Por que se não sabe digamos a fazer uma função de primeiro grau, como vai fazer uma faculdade de engenharia? Se não sabe o basico de química e fisica como vai fazer uma faculdade delas? Se não sabe a biologia basica, como vai fazer uma faculdade de medicina?

É um dos problemas.

E quanto ao sistema de cotas, não pegaria mesmo por que, caso eu passe por ele, tem chance de alguem entrar com um processo na justiça uns anos depois, e tem chance (dependo do tipo de decisão dos juiz, alguem que faça ou esteja formado em direito pode informar melhor) de uns anos depois todo mundo que passou pelas cotas vão perder a vaga.

Fora que eu perco a vaga num ano mas não me rebaixaria a tentar pegar uma vaga vinda dum racismo. Mesmo que isso queira dizer vai ser mais dificil consiguir uma vaga.

Mas você fala que é uma paliativo. Mas é um crime, e um erro não justifica o outro.
Se fosse assim, os brasileiros teriam o direito de ir em portugal e roubar tudo ja que eles fizeram a mesma coisa conosco.

Karl Rove

• Visitante
« Resposta #24 Online: 23 de Setembro de 2005, 19:45:55 »
Um defensor de cotas raciais? Eu julgava que tais não existissem.

Acho que existe um problema sério na argumentação do nosso colega "anti-capitalista" (também os julgava extintos, e acho que estou certo).

Você distorce a situação completamente. Morador de comunidade popular, ou melhor, morador de favela, não é negro por definição. Assim como negro não é morador de favela por definição.

O sistema de cotas socioeconômicas, ainda que não seja o ideal, é totalmente diferente de estabelecer critérios meramente étnicos para seleção. Nada impede do negão ter feito curso pré-vestibular, por incrível que pareça, e até mesmo (ora veja só) ter mais condições financeiras que um branco (!!!!!!!) de pagar uma faculdade particular. O que justifica a vantagem que esse cara terá para ingressar na faculdade? Além disso, estes que não são tão poucos quanto se imaginam, abocanharão boa parte das vagas que teoricamente serviriam para o estereótipo de negro flagelado, que continuará com os malabarismos de sinal.

Supor que não é estabelecer fatores de limitação natural para raça negra. Ou é dizer que um preto playboy "merece mais" entrar numa faculdade pública do que um branco porque um tataravô dele levou umas chicotadas nos córnios.

Contingências históricas que aparentemente distribuiram os grupos étnicos de maneira heterogênia na pirâmide social não devem ser usadas para justificar medidas segregacionais. Isso é claramente absurdo, haja vista o exemplo que eu coloquei acima.

Se é para fazer algo com relação a desigual distribuição de renda e oportunidades no Brasil, deve-se centrar apenas na parcela da população miserável e no que fazer para ajudá-la, e não se preocupar se a maioria deles é de pretos ou "quase-pretos-de-tão-pobres".

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!