Autor Tópico: UFPR registra queda em número de interessados por cotas  (Lida 5888 vezes)

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
UFPR registra queda em número de interessados por cotas
« Resposta #50 Online: 24 de Setembro de 2005, 12:22:14 »
Concordo nesse ponto. Agora as pessoas podem dissimular o seu preconceito através do "argumento" que os negros e os pobres não teriam capacidade de estudar em uma Universidade pública, ao lado da "elite", porque eles não tiveram formação de base...

Pq os negros estão separado dos pobres?Negro rico tb nw consegue passar em vestibular?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Elremosh Deff

• Nível 08
  • *
« Resposta #51 Online: 24 de Setembro de 2005, 12:25:54 »
Citação de: Lord Barata
Quem disse que ele vai aprender tudo que deveria aprender na escola? Se o cara estuda matemática, não é importante para o curso estudar Revolução Francesa. Será algo pontual... pré-requisitos para entender determindas disciplinas.

E ele não consegue antes devido a vários fatores. Você está sendo ignorante. Um jovem de 22 anos não tem o mesmo interesse pelo estudo, de quando tinha 15, e caso tivesse, será que a sua escola pública poderia atende-lo?

Lindo , se ele for fazer matemática....um curso bem específico, mas se ele for fazer economia, direito, admnistração ou qualquer curso menos específico, qual a quantidade de aulas de reforço ele vai ter?Gramática, história, geografia, matemática..... Ai complica né?
Um jovem de 22 tem mais ou menos vontade de estudar?Eu tinha mais com 15 do que com 22 na universidade.... sabe como é, festas, mulheres, bebidas, carro, viagens.... com 15 as opções de diverção são reduzidas e a mãe mais controladora  :D
Vou ignorar o ignorante.......

Bem, se você foi um irresponsável com 22 anos é um problema seu. Com essa idade estou preocupado em pagar o aluguel do apê onde moro e estudar.

Com 15 não tinha essas responsabilidades e se sua mãe te controlava com essa idade, não te permitindo se divertir, bem... você é uma exceção.
Um herói é aquele que faz o que pode.

Romam Rolland

Offline Elremosh Deff

• Nível 08
  • *
Re: Re.: UFPR registra queda em número de interessados por c
« Resposta #52 Online: 24 de Setembro de 2005, 12:30:11 »
Mania de achar que quem estuda em escola pública é um coitado que esta fadado a ignorancia eterna....
Eu estudei num dos colégios mais tradicionais de são paulo e metade dos alunos eram acéfalos que iam estudar em faculdade particular....... e na faculdade conheci muitos ,muitos mesmo alunos de escola pública que passaram por méritos próprios.....
Questão de esforço  meu caro......
Se fazer de coitadinho é muito fácil......

Me diga ONDE disse isso? Apenas apontei um quadro geral de muitas escolas públicas. Existem casos e casos. O Pedro II é uma escola pública, mas tem um ensino infinitamente superior a de muitas escolas particulares.

Se o mundo girasse em torno do seu esforço individual, te garanto que as desigualdades seriam bem menores.

Romam Rolland

Offline Elremosh Deff

• Nível 08
  • *
« Resposta #53 Online: 24 de Setembro de 2005, 12:35:13 »
Citação de: Felipe
Se ele esta disposto a ralar pra aprender e ficar com dificuldades nas aulas, mas conseguir superar, não precisa de cotas. Pode se esforçar e passar por propria conta.

Já respondi. Tudo é questão de tempo, e ninguém se torna gênio estudando em cursos pré-vestibulares, estes servem somente para adestrar.

Será que é difícil você entender isso?

Romam Rolland

Offline Elremosh Deff

• Nível 08
  • *
« Resposta #54 Online: 24 de Setembro de 2005, 12:37:52 »
Concordo nesse ponto. Agora as pessoas podem dissimular o seu preconceito através do "argumento" que os negros e os pobres não teriam capacidade de estudar em uma Universidade pública, ao lado da "elite", porque eles não tiveram formação de base...

Pq os negros estão separado dos pobres?Negro rico tb nw consegue passar em vestibular?

Todos pobres são negros? Eu estava me referindo ao preconceito racial ao citar os negros.

Acho que a conexão está com algum problema...

Romam Rolland

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #55 Online: 24 de Setembro de 2005, 12:42:44 »
Citação de: Elremosh Deff
Citação de: Luis Dantas
Eu VEJO coisas assim acontecer com frequência, infelizmente...  nem se trata de eu acreditar ou não :(

Onde você vê pessoas formadas em Universidades pública, que passaram no vestibular através do sistema de cotas, darem mostras de que não possuem conhecimentos básicos referentes à sua formação?

Em lugar nenhum, já que o sistema de cotas é tão recente.

Mas gente despreparada já existe.  As cotas, nesse ponto, tendem a agravar o problema.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #56 Online: 24 de Setembro de 2005, 12:44:11 »
Luis, específicamente, estou discutindo sobre os casos de cotas para universidades públicas. Se formos estender a discussão para o caso do ProUni, aí que ferrou mesmo.

O que é ProUni?

Nesse caso, eles nem poderiam contar com um apoio dentro da universidade, pois o intuito é arrancar dinheiro mesmo, então nesse caso eu concordo contigo. Conheço um caso de uma pessoa que fez Direito, quer dizer, fez errado (êita trocadilho tosco), e está há três anos fazendo "cursinho" para passar na prova da OAB.

O apoio da Universidade deveria ser o ensino.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #57 Online: 24 de Setembro de 2005, 12:45:09 »
Quem disse que ele vai aprender tudo que deveria aprender na escola? Se o cara estuda matemática, não é importante para o curso estudar Revolução Francesa. Será algo pontual... pré-requisitos para entender determindas disciplinas.

E ele não consegue antes devido a vários fatores. Você está sendo ignorante. Um jovem de 22 anos não tem o mesmo interesse pelo estudo, de quando tinha 15, e caso tivesse, será que a sua escola pública poderia atende-lo?

Lindo , se ele for fazer matemática....um curso bem específico, mas se ele for fazer economia, direito, admnistração ou qualquer curso menos específico, qual a quantidade de aulas de reforço ele vai ter?Gramática, história, geografia, matemática..... Ai complica né?
Um jovem de 22 tem mais ou menos vontade de estudar?Eu tinha mais com 15 do que com 22 na universidade.... sabe como é, festas, mulheres, bebidas, carro, viagens.... com 15 as opções de diverção são reduzidas e a mãe mais controladora  :D
Vou ignorar o ignorante.......

Bem, se você foi um irresponsável com 22 anos é um problema seu. Com essa idade estou preocupado em pagar o aluguel do apê onde moro e estudar.

Com 15 não tinha essas responsabilidades e se sua mãe te controlava com essa idade, não te permitindo se divertir, bem... você é uma exceção.

Nervosinho vc né?

Se com 15 controlado pela mãe eu era uma exceção, vc com 22 e responsável é quase uma aberração da natureza........ :D

Eu me formei, fiz minha tese de mestrado, passei no concurso da OAB.... e  me divertia.........

Com 15 minha unica responsabilidade era estudar, nada mais justo que eu fizesse isso direito......Agora, aos 22 estudar a noite depois de ter passado o dia inteiro trabalhando e depois fazer aulinha de reforço.... o cara tem que ter disposoção de monge tibetano.....Falar é fácil fácil......
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #58 Online: 24 de Setembro de 2005, 12:47:20 »
Mania de achar que quem estuda em escola pública é um coitado que esta fadado a ignorancia eterna....
Eu estudei num dos colégios mais tradicionais de são paulo e metade dos alunos eram acéfalos que iam estudar em faculdade particular....... e na faculdade conheci muitos ,muitos mesmo alunos de escola pública que passaram por méritos próprios.....

Me diga ONDE disse isso? Apenas apontei um quadro geral de muitas escolas públicas. Existem casos e casos. O Pedro II é uma escola pública, mas tem um ensino infinitamente superior a de muitas escolas particulares.

Se o mundo girasse em torno do seu esforço individual, te garanto que as desigualdades seriam bem menores.

Na faculdade onde eu estudei..........

Se o mundo nw gira em torno do esforço individual, como vc espera que o cara que entrou por cotas, saia da faculdade?Ação divina?

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #59 Online: 24 de Setembro de 2005, 12:49:14 »
Citação de: Felipe
Se ele esta disposto a ralar pra aprender e ficar com dificuldades nas aulas, mas conseguir superar, não precisa de cotas. Pode se esforçar e passar por propria conta.

Já respondi. Tudo é questão de tempo, e ninguém se torna gênio estudando em cursos pré-vestibulares, estes servem somente para adestrar.

Será que é difícil você entender isso?

E tb ninguém se torna gênio fazendo aulinhas de reforço..... :wink:

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #60 Online: 24 de Setembro de 2005, 12:49:54 »

Todos pobres são negros? Eu estava me referindo ao preconceito racial ao citar os negros.

Acho que a conexão está com algum problema...

Pergunta retórica......

Atheist

• Visitante
« Resposta #61 Online: 24 de Setembro de 2005, 12:50:22 »
Citação de: Atheist
Por que concorrência desleal se a prova é a mesma? Se a pessoa tem capacidade para aprender na faculdade, aprende também para passar no vestibular.

O tempo que a pessoa perderia para estudar num cursinho pré-vestibular, somente para ser adestrado a fazer uma prova, poderia ser gasto numa Universidade para aprender uma profissão.

Não é necessário ser adestrado para fazer uma prova. É necessário aprender. Se a pessoa consegue aprender o suficiente para ter um diploma, consegue aprender para passar num vestibular.

Certamente são coisas distintas a capacidade de passar numa prova como a dos vestibulares e ser um bom profissional ou ir bem na faculdade. Mas em geral não são excludentes.

O vestibular pode não ser um bom método de corte, mas é o melhor disponível. Criticar por criticar, sem apontar sugestões viáveis não resolve. Haveria inúmeras outras formas, mas nem todas são viáveis como o vestibular.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #62 Online: 24 de Setembro de 2005, 12:52:20 »
Por que concorrência desleal se a prova é a mesma? Se a pessoa tem capacidade para aprender na faculdade, aprende também para passar no vestibular.

O tempo que a pessoa perderia para estudar num cursinho pré-vestibular, somente para ser adestrado a fazer uma prova, poderia ser gasto numa Universidade para aprender uma profissão.

Não é necessário ser adestrado para fazer uma prova. É necessário aprender. Se a pessoa consegue aprender o suficiente para ter um diploma, consegue aprender para passar num vestibular.

É esse o ponto chave.................

Atheist

• Visitante
« Resposta #63 Online: 24 de Setembro de 2005, 12:53:15 »

É esse o ponto chave.................

Putz, você foi rápido... já editei esta mensagem...  :lol:  Mas esta frase manteve-se.

Atheist

• Visitante
« Resposta #64 Online: 24 de Setembro de 2005, 12:58:42 »

Na faculdade onde eu estudei..........

Se o mundo nw gira em torno do esforço individual, como vc espera que o cara que entrou por cotas, saia da faculdade?Ação divina?

Não. Os adeptos da ação afirmativa querem condições especiais para que os afrodecendentes se mantenham na universidade. Se forem mal nas provas, certamente exigirão aulas de reforço.

Agora imagine um professor reprovando um aluno cotista... Ele pode alegar que o professor foi preconceituoso com ele. Pode ser um declive escorregadio, mas há o risco, principalmente do que eu já ouvi dos adeptos da ação afirmativa.

Não adianta querer mudar as coisas de cima para baixo. Não há um esboço de mudança na base. Nem os próprios beneficiados pensam nisso. Tudo não passa de medidas populistas que talvez, muito talvez, resolvam um problema imediato, mas os alunos continuam entrando na faculdade mal sabendo escrever. E não vão aprender a escrever na faculdade.

O problema da educação é muito maior do que isso e só se agrava a cada dia com a aprovação sequencial e agora as cotas (que são praticamente uma adição à política de aprovação sequencial ridícula).

Atheist

• Visitante
Re.: UFPR registra queda em número de interessados por cotas
« Resposta #65 Online: 24 de Setembro de 2005, 13:01:15 »
Vocês estão tratando da coisa como se fosse muito mecânica. Ninguém vai optar por um curso sem ter o mínimo de conhecimento na área.

Desculpe, mas é muita ingenuidade...

O que mais vejo é gente reclamando que não sabia que a faculdade era assim... pensavam outra coisa...

"nossa, quanta química tem farmácia!"

"pra que eu preciso saber genética se vou trabalhar na farmácia do meu pai?"

"eu já sou técnico em enfermagem, pra que preciso saber bioquímica para pegar o diploma?"

E por aí vai...

Atheist

• Visitante
« Resposta #66 Online: 24 de Setembro de 2005, 13:09:02 »

O ensino médio além de preparar para o vestibular para um determinado curso superior, deve ser um local para cultura geral. Este tipo de alegação é um apelo à ignorância. A Revolução Francesa, por exemplo, pode ter servido de pano de fundo para alguma revolução científica na época.... ou não. Além disso, é inviável para o Estado manter diversas turmas diferentes com ênfases para o curso superior que desejam seguir (quando desejam) apenas porque história não é interessante para quem quer fazer engenharia... O ensino médio deve ser amplo porque ninguém com 15 anos tem idéia exata (ou poucos tem) do que quer fazer no futuro. Tendo contato generalista pode ter uma idéia melhor.

Além disso, há uma tendência na formação de profissionais generalistas em qualquer curso superior.

E ele não consegue antes devido a vários fatores. Você está sendo ignorante.

Vamos com calma...

Um jovem de 22 anos não tem o mesmo interesse pelo estudo, de quando tinha 15, e caso tivesse, será que a sua escola pública poderia atende-lo?

E por que não tem? Se a ficha caiu só quando tem 22, faça o ensino médio com esta idade. Adianta chegar na faculdade mal sabendo escrever o nome?

Offline Stern

• Nível 05
  • *
    • http://www.pesquisapsi.com
Re: UFPR registra queda em número de interessados por cotas
« Resposta #67 Online: 24 de Setembro de 2005, 17:53:29 »

Inscrevam-se para o próximo vestibular 1.796 candidatos às vagas para negros, contra 2.370 no ano passado. Para as vagas destinadas a oriundos da escola pública, a procura foi de 10.978 estudantes, contra 13.795 no ano passado.

Os cotistas representam 28% dos 45.662 inscritos para o vestibular-2006.

Isso significa que os negros representam 3.93% dos inscritos e concorrem a 20% das vagas. Nada mais justo ...
Para se proteger da retórica pseudocética e pseudocientífica, visite http://www.pesquisapsi.com

Atheist

• Visitante
Re: UFPR registra queda em número de interessados por cotas
« Resposta #68 Online: 24 de Setembro de 2005, 18:45:05 »
Citação de: Stern

Inscrevam-se para o próximo vestibular 1.796 candidatos às vagas para negros, contra 2.370 no ano passado. Para as vagas destinadas a oriundos da escola pública, a procura foi de 10.978 estudantes, contra 13.795 no ano passado.

Os cotistas representam 28% dos 45.662 inscritos para o vestibular-2006.

Isso significa que os negros representam 3.93% dos inscritos e concorrem a 20% das vagas. Nada mais justo ...

Pois é... Um pouco mais coerente está os 20% das vagas para estudantes de escolas públicas, disputados por 24% dos candidatos.

Offline Elremosh Deff

• Nível 08
  • *
« Resposta #69 Online: 24 de Setembro de 2005, 19:28:25 »
Mas gente despreparada já existe.  As cotas, nesse ponto, tendem a agravar o problema.

Bola de cristal?  :lol:

Romam Rolland

Offline Elremosh Deff

• Nível 08
  • *
« Resposta #70 Online: 24 de Setembro de 2005, 19:35:51 »
O que é ProUni?

A grosso modo: O governo paga para os alunos estudarem em insituições particulares.

O apoio da Universidade deveria ser o ensino.

Pois é, mas não é o que acontece com caça-níqueis.

Romam Rolland

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #71 Online: 24 de Setembro de 2005, 19:52:52 »

Bola de cristal?  :lol:

Simples bom senso, Leo.

Offline Elremosh Deff

• Nível 08
  • *
« Resposta #72 Online: 25 de Setembro de 2005, 12:32:24 »
Nervosinho vc né?

Engano seu. Sou um poço de paciência...

Se com 15 controlado pela mãe eu era uma exceção, vc com 22 e responsável é quase uma aberração da natureza........ :D

Eu me formei, fiz minha tese de mestrado, passei no concurso da OAB.... e  me divertia.........

Com 15 minha unica responsabilidade era estudar, nada mais justo que eu fizesse isso direito......Agora, aos 22 estudar a noite depois de ter passado o dia inteiro trabalhando e depois fazer aulinha de reforço.... o cara tem que ter disposoção de monge tibetano.....Falar é fácil fácil......

Não, não é fácil, mas existem milhares de pessoas nessa condição. Trabalham durante o dia e estudam à noite.

Já percebi que há uma tendência de vocês subestimarem a capacidade do sujeito enquanto ele está na universidade, mas desconsideram todas essas dificuldades enquanto o mesmo está se preparando para o vestibular.

Mas a questão pontual disso tudo vocês ainda não perceberam. O problema é que o vestibular é desnecessário e ineficaz. É uma tolice acreditar que um exame poderá avaliar o conhecimento que você adquiriu durante anos de estudo, e olha que eu nem quero tocar no ponto que se refere a qualidade desse ensino.

Só para você ter uma idéia, ainda existem escolas que cobram do aluno o nome das margens do rio Amazonas, e também a data de "comemoração" da Inconfidência Mineira!!!

Dito isso, como é que um único padrão de avaliação pode dar conta das disparidades encontradas na metodologia do ensino que se pode verificar numa mesma cidade?

Não se pode falar em "méritos" quando se trata de uma realidade tão desigual. Se todos tivessem condições e oportunidades iguais, aí sim, poderia se falar em méritos, mas nos moldes que encontramos hoje, é uma covardia dizer que um cara tem que ficar se matando de "estudar", só para fazer um exame, e depois que ele entrar na faculdade ter que repensar tudo o que ele aprendeu e abandonar boa parte dele... francamente...

Romam Rolland

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #73 Online: 26 de Setembro de 2005, 16:06:00 »
Sabe, Leo, a minha impressão é que você no fundo quer que haja menos faculdades e mais ensino técnico e tecnológico.

Por isso, entre outras coisas, sua revolta com o vestibular.

Não concordo que eu subestime a capacidade dos alunos uma vez na faculdade.  Com todo o respeito, acho que você é que está querendo ver um centro profissionalizante onde deveria haver uma instituição acadêmica.

Infelizmente, você não está sozinho...

Poindexter

• Visitante
« Resposta #74 Online: 26 de Setembro de 2005, 17:27:48 »
A longo prazo, os alunos que adentraram na Universidade através desse sistema terão que se adequar ao ritmo. Pois o professor dará a mesma aula a todos os que estiverem na turma.

Que ele dará a mesma aula a todos os que estiverem na turma é lógico, mas... esta aula será a mesma que ele daria em turmas sem quotistas? DUVIDO.

Mas lembre-se que o sistema de cotas não se resume a uma simples reserva de vaga, ela também serve para manter esse estudante dentro da Universidade.

Como? Baixando o nível de ensino? É esta a proposta? Dando inúmeras recuperaçõezinhas, transformando o Ensino Superior Público na palhaçada que costuma ser o privado? Criando quotas nas aprovações? Proibindo as reprovações, que nem fizeram com as criancinhas?

pois caso contrário, ficaremos inertes, sem apresentar nenhuma proposta que tente mudar esse quadro, e deixemos a questão da desigualdade social no campo do "E daí?"...

Falsa Bifurcação. A questão não é "quotas ou nada". Há alternativas muito melhores que este lixo das quotas, e a melhor que vejo é a de consertar, nos Ensinos Fundamental e Médio, um problema que é deles! Os negros não chegaam no Ensino Superior porque as escolas públicas são um lixo? Então melhore-se as escolas públicas, oras!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!