Nervosinho vc né?
Engano seu. Sou um poço de paciência...
Se com 15 controlado pela mãe eu era uma exceção, vc com 22 e responsável é quase uma aberração da natureza........
Eu me formei, fiz minha tese de mestrado, passei no concurso da OAB.... e me divertia.........
Com 15 minha unica responsabilidade era estudar, nada mais justo que eu fizesse isso direito......Agora, aos 22 estudar a noite depois de ter passado o dia inteiro trabalhando e depois fazer aulinha de reforço.... o cara tem que ter disposoção de monge tibetano.....Falar é fácil fácil......
Não, não é fácil, mas existem milhares de pessoas nessa condição. Trabalham durante o dia e estudam à noite.
Já percebi que há uma tendência de vocês subestimarem a capacidade do sujeito enquanto ele está na universidade, mas desconsideram todas essas dificuldades enquanto o mesmo está se preparando para o vestibular.
Mas a questão pontual disso tudo vocês ainda não perceberam. O problema é que o vestibular é desnecessário e ineficaz. É uma tolice acreditar que um exame poderá avaliar o conhecimento que você adquiriu durante anos de estudo, e olha que eu nem quero tocar no ponto que se refere a qualidade desse ensino.
Só para você ter uma idéia, ainda existem escolas que cobram do aluno o nome das margens do rio Amazonas, e também a data de "comemoração" da Inconfidência Mineira!!!
Dito isso, como é que um único padrão de avaliação pode dar conta das disparidades encontradas na metodologia do ensino que se pode verificar numa mesma cidade?
Não se pode falar em "méritos" quando se trata de uma realidade tão desigual. Se todos tivessem condições e oportunidades iguais, aí sim, poderia se falar em méritos, mas nos moldes que encontramos hoje, é uma covardia dizer que um cara tem que ficar se matando de "estudar", só para fazer um exame, e depois que ele entrar na faculdade ter que repensar tudo o que ele aprendeu e abandonar boa parte dele... francamente...