Prevalence of imprisonment in the United States
The prevalence of imprisonment in 2001 was higher for
--black males (16.6%) and hispanic males (7.7%) than for white males (2.6%)
--black females (1.7%) and hispanic females (0.7%) than white females (0.3%)
Lifetime liklihood of going to State or Federal prison
Lifetime chances for going to prison are higher for
--men (11.3%) than for women (1.8%)
--blacks (18.6%) and hispanics (10%) than for whites (3.4%)
Based on the current rate of incarceration, an estimated 32% of black males will enter State or Federal prison during their lifetime, compared to 17% of Hispanic males and 5.9% of white males.
http://www.ojp.usdoj.gov/bjs/crimoff.htm
e agora?
agora só falta me dizerem que o fato do número de negros nas penitenciárias norte-americanas ser de 5 a 6 vezes maior do que o de brancos e o dobro do que o de hispânicos é em razão do sistema 'altamente injusto' de justiça dos eua...
frente a isso, sugiro que peçam desculpas ao point por o terem chamado de racista.
Desculpas porque?
O que os números mostram é que existem apenas mais negros nas prisões, agora temos que ver quantos são reincidentes, ver o tipo de condenação. De repente você tem um branco preso porque assassinou a mulher e cinco negros presos porque estavam usando drogas. Na minha cidade é muito comum festinhas particulares ou festinhas universitárias sendo regadas a muito álcool, cannabis e até ecstasy. Só que ninguém é preso, por outro lado uma autoridade daqui declarou certa vez que o "número de jovens negros e pobres que cheiravam cola de sapateiro na rua era uma prova
irrefutável da predisposição ao vício de crianças negras e pobres."
É muito comum também a polícia abordar jovens negros ou pessoas de aparência muito pobres, que ás vezes são apenas trabalhadores indo para casa.
Lembrando também que nos EUA uma pessoa não é considerada negra apenas pela cor da pele, a ancestralidade influencia bastante.
Há alguns anos o "maior pib do planeta" tinha locais separados para brancos e negros, um tribunal com certos conceitos sobre a cor da pele poderia condenar com mais facilidade e com uma pena até mais dura um jovem negro ao invés de um branco.
Quantos de nós, influenciados pela educação, ficamos perturbados quando vemos pessoas negras e mal vestidas vindo em nossa direção?
Num assalto a ônibus aqui na minha cidade o motorista ficou perplexo porque os jovens estavam bem vestidos e eram de boa aparência. A polícia abordaria jovens assim? Será que o delegado, juiz e promotor de repente não seriam compelidos a considerar o crime cometido por esses jovens como um "deslize"? A pena não seria um pouco mais branda?
É claro que a pobreza e a cor da pele não podem servir como atenuantes e nem como desculpa, mas também não podem ser considerados agravantes, como se por causa de algum mecanismo biológico desconhecido pessoas negras desenvolveriam uma disposição maior para a violência e o crime. Uma lei aprovada recentemente em um estado americano diz que seus habitantes podem usar uma arma se sentirem ameaçados em uma situação qualquer.
De repente o teu vizinho vai reclamar que seu filho quebrou sua janela você se sente ameaçado pela aparência do sujeito e passa fogo nele, independente dele estar armado ou não.
Um tribunal poderia considerar o caso de duas maneiras, branco mata negro para se defender, negro mata branco por motivo fútil.
É claro que o sistema é injusto, os EUA é injusto, o mundo é injusto, a vida é injusta, só não podemos torná-lo ais injusto ainda.
Então não vejo porque pedir desculpas a ninguém