Esta foi uma das razões por quase desistir do meu curso. Aguentei firme os 2 primeiros anos de Engenharia básica (Cálculos, Álgebras, Físicas, Químicas e Desenhos) e quando cheguei nas matérias pré-específicas de Engenharia Química me desanimei de certa com uma: Termodinâmica. Ela não tem tanto cálculos como as demais mas é de díficil assimilação e ainda por cima é fundamental para as demais máterias ainda mais específicas: Fenômenos de Transporte e Operações Unitárias.
Pensei em desistir e partir pra Ciência da Computação mas como estava no meio do curso (a pesar de ser relativamente comum, o pessoal desistir no início ou no meio do Curso), seria idiotice e perda de tempo e dinheiro! Passei por ela mentalizando que poderia encontrar disciplinas que sentisse maior afinidade.
Resultado final: Formei-me ano passado e partir pro Mestrado numa área correlata entre Engenharia Química e Ciência da Computação. Tive que refazer Termodinâmica e acabendo gostando porque comecei a entendê-la melhor.
Meu conselho é não desistir no meio do caminho, acaba-se se arranjando depois. Acho que em todos o Curso acaba-se redirecionando para alguma área de interesse...
Bom, não respondi a pergunta...
Como suportar uma cadeira chata? R.: Como a rizk sugeriu: fazer junto com um amigo que lhe assine a lista de presença... Principalmente nessas turmas grandes onde o Prof° nem sabe quem é quem...
P.S.: Quando li o tópico fiquei curioso... Pensei que fosse cadeira no sentido físico! Aí olhei pra minha que tá com umas das escorra pro braço já quase quebrada...