Update: tive que me SUBMETER ao curso de geografia este semestre e estou escrevendo o trabalho final neste exato momento. Nunca escrevi tanta bobagem junta. Não sei o que escrever então parti para o academic nonsense.
Vim aqui por ter acabado de escrever o seguinte:
"
A utilização dos conceitos de região e de rede é muito útil, pois cobre as dinâmicas verticais e horizontais da economia e da sociedade; o processo de produção do capital nunca é produzido por relações capitalistas, e o conceito de região é uma ferramenta para estudar o primeiro, enquanto o de redes é para o segundo."
gaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaahhhhhhhhh
por este chão-de-onde-eu-saí-e-pra-onde-vou-voltar eu juro que, se isso não fosse texto meu, malhava o autor até a morte. Vou corrigir.
Mas ruim RUIM mesmo é esta abaixo:
"
O território brasileiro é, ao mesmo tempo, paisagem e espaço. As relações entre o homem e a natureza, humana exercida através dos séculos nos legou uma paisagem; que nos últimos anos estamos transformando num espaço condizente com as novas condições da vida, tanto nacional quanto internacional, e as tensões decorrentes delas. A paisagem não é meramente uma configuração territorial, pois, além da caracterização física da área pelos elementos materiais, também tem uma realidade histórica, advinda da sua relação com a sociedade, mas a dialética se dá mesmo entre a sociedade e o espaço, visto que a última não age sobre a realidade física meramente, mas sobre a realidade social. "
Mas acho extremamente desonesto isso tudo: se fosse eu a corrigir uma coisa dessas, riscava e chamava de INCHAMENTO DESPROPOSITADO E DELIBERADO DE TEXTO (IDDT), porque dá pra conceituar espaço e paisagem em duas linhas sem apelar pra palavra difícil. Tem gente, porém, que chama isso de talento acadêmico - eu mesma já vi coisa muito pior, fora do segundo grau inclusive.
"A utilização do território brasileiro como paisagem e tbm como espaço é muito útil no processo de circulação do capital, contribuindo para o desvelamento de suas contradições intrínsecas"; discutam