Autor Tópico: como aguentar cadeiras que vc nao curte?  (Lida 9372 vezes)

Offline Hrrr

• Nível 17
  • *
  • own goal
Re.: como aguentar cadeiras que vc nao curte?
« Resposta #50 Online: 18 de Outubro de 2005, 21:30:10 »
no caso, Historia tem suas materias enchedoras de poça de lama, como fundamentos da sociologia e economia 1 (na ufpe)... essas eu sei que vou aguentar sem gostar
negocio eh as cadeiras mais relevantes, como Historia Moderna 1 e 2 e Historia do Brasil x, as quais eu nao curto tanto assim
tem um jeito melhor de aguenta-las sem muita dor de cabeça, no caso em que eu gosto mais eh de Historia Antiga e Historia Oriental?
so num te dou outra pq

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
Re: Re.: como aguentar cadeiras que vc nao curte?
« Resposta #51 Online: 18 de Outubro de 2005, 23:13:37 »
Citação de: Hrrr
no caso, Historia tem suas materias enchedoras de poça de lama, como fundamentos da sociologia e economia 1 (na ufpe)... essas eu sei que vou aguentar sem gostar
negocio eh as cadeiras mais relevantes, como Historia Moderna 1 e 2 e Historia do Brasil x, as quais eu nao curto tanto assim
tem um jeito melhor de aguenta-las sem muita dor de cabeça, no caso em que eu gosto mais eh de Historia Antiga e Historia Oriental?

você pode tentar aprender a gostar. assista filmes dos períodos em questão, leia romances, etc... é o melhor que posso sugerir. fora isso, é aquela história, agüenta e evita ficar reclamando. bota aí um 'modo de pensamento' pra suprimir as reclamações e vai levando.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Hrrr

• Nível 17
  • *
  • own goal
« Resposta #52 Online: 19 de Outubro de 2005, 11:56:36 »
Citação de: bruno
você pode tentar aprender a gostar. assista filmes dos períodos em questão, leia romances, etc...

isso eh mais dificil que eu voltar pra jornalismo
so num te dou outra pq

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #53 Online: 19 de Outubro de 2005, 13:37:00 »
Citação de: AMON
É normal ué, não existe graduação com matérias 100% compatíveis. Direito então, tem 70% das matérias beirando a insuportabilidade.

Direito de empresa é um pé no saco mesmo!  :P

Offline Kid

• Nível 08
  • *
« Resposta #54 Online: 19 de Outubro de 2005, 13:44:35 »
no caso em que eu gosto mais eh de Historia Antiga e Historia Oriental?

Fique em casa lendo o wikipedia.

Tá claro que você gosta do assunto apenas como hobby. Não perca seu tempo fazendo vestibular de História. Vai ser outra decepção pra você.

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #55 Online: 19 de Outubro de 2005, 14:01:29 »
Ja que você não pode aprender a gostar, o negocio é meter a cara e estudar.
"The patient refused an autopsy."

Offline Hrrr

• Nível 17
  • *
  • own goal
« Resposta #56 Online: 21 de Outubro de 2005, 11:49:01 »
ninguem responde com algo possivel?
so num te dou outra pq

rizk

• Visitante
« Resposta #57 Online: 21 de Outubro de 2005, 12:50:57 »

Faculdade de história não é como o curso do colégio. Não se vai lá pra aprender história, mas pra pegar as manhas de ser historiador. Mesmo nas cadeiras mais "tradicionais", tipo "história moderna" e taltal, você mais revê os fatos com visão de um profissional do que estuda eles em si. Já pressupõem que você SABE aquelas coisas. Estão ali pra te ensinar como fazer história.

Pra estar na fac, não tem que NECESSARIAMENTE gostar de história, mas ter vontade de ser historiador. Tem razão o colega que diz que é papo pré-vestibular. Faculdade é feita pra formar-se como profissional COMPETENTE. Óbvio que ter tesão no assunto facilita, mas não é imprescindivel.

Aí tenho que concordar com o kid: vai ser amador, compra teus livros, e vai fazer uma faculdade que te dê uma carreira compativel com seus planos para o futuro e com sua personalidade. Porque o futuro de quem faz faculdade de história é passar 12h diárias espirrando com a cabeça no meio de papel velho, ou 12h suportando criança traquina e corrigindo os trabalhos imbecis delas. Ou você fica muitíssimo ansioso por passar os próximos 40 anos fazendo isso, ou desencana.

Enfim, gostar de história não tem ABSOLUTAMENTE NADA A VER com fazer graduação em história nem com ser um profissional da área.

Enfim, Fê, "Fazer o que gosta: Dormir, comer, sexo, filme, festa, etc." é LÓGICO que dá, ainda mais quando vc está na universidade :D

Offline Hrrr

• Nível 17
  • *
  • own goal
« Resposta #58 Online: 21 de Outubro de 2005, 12:58:29 »
mas em cursos de exatas (bacharelado de Fisica, por exemplo), ensinam muitissimas coisas novas (Calculo XXVIII, Algebra Linear XVII, Topologia, Fisica Moderna, etc), nao batem sempre nas ideias ja aprendidas (apesar que requer paixao previa por Fisica). Ja nas de saude, dao informaçoes completamente novas sobre as minimas entrelinhas do corpo humano. Pq em ciencias humanas nao seria assim tambem?

vc tem certeza de que nao ensinam nada de novo na graduaçao de Historia? pq, por exemplo, Historia Oriental ou Africana ou Europeia Barbara (leia-se vida e costumes dos povos barbaros) sempre foi alheia a nós no EF ou no EM

alem do mais, existem outras cadeiras (que nao sao "Historia Xxxxx") que realmente preparam o aluno pra ser historiador, como Teoria da Historia, Iniciaçao aos Estudos Historicos, Pratica de Pesquisa Historica, etc.

mas se for o que vc diz, entao:
aí tanto faria eu passar ou nao no vestibular
so num te dou outra pq

rizk

• Visitante
« Resposta #59 Online: 23 de Outubro de 2005, 22:28:16 »
Hrrr, bom, é óbvio que a gente aprende QUILOS de coisas novas, desfazemos QUILOS de mitos aprendidos no colegial, etc. Mas não é nada que não se resolva com aquela passeada semanal em biblioteca, a meu ver. Assim como em outros cursos de graduação, a propósito.

O que estou dizendo é que a gente escolhe a graduação que vai fazer dependendo do futuro que planejamos. Eu mesma só não largo a História proque, incrível que pareça, a vida de professor me apetece, apesar de eu gostar muito mais dos cursinhos extras que eu faço na fac de direito do que dos meus próprios.

Offline Hrrr

• Nível 17
  • *
  • own goal
« Resposta #60 Online: 28 de Outubro de 2005, 13:28:53 »
que bom :)
so num te dou outra pq

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #61 Online: 28 de Outubro de 2005, 14:35:14 »
Citação de: Copenhagen
Citação de: AMON
É normal ué, não existe graduação com matérias 100% compatíveis. Direito então, tem 70% das matérias beirando a insuportabilidade.

Direito de empresa é um pé no saco mesmo!  :P

Eu gosto de direito empresarial  :) . Acho chato processo civil (é muito importante, eu estudo, mas que é chato é), direito de familia também é horrível, direito comercial na parte de títulos de crédito é medonha, sociologia do direito também é chato. Ética geral também... etc etc etc
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Kid

• Nível 08
  • *
« Resposta #62 Online: 29 de Novembro de 2005, 18:55:10 »
Citação de: rizk

Faculdade de história não é como o curso do colégio. Não se vai lá pra aprender história, mas pra pegar as manhas de ser historiador. Mesmo nas cadeiras mais "tradicionais", tipo "história moderna" e taltal, você mais revê os fatos com visão de um profissional do que estuda eles em si. Já pressupõem que você SABE aquelas coisas. Estão ali pra te ensinar como fazer história.

Pra estar na fac, não tem que NECESSARIAMENTE gostar de história, mas ter vontade de ser historiador. Tem razão o colega que diz que é papo pré-vestibular. Faculdade é feita pra formar-se como profissional COMPETENTE. Óbvio que ter tesão no assunto facilita, mas não é imprescindivel.

Aí tenho que concordar com o kid: vai ser amador, compra teus livros, e vai fazer uma faculdade que te dê uma carreira compativel com seus planos para o futuro e com sua personalidade. Porque o futuro de quem faz faculdade de história é passar 12h diárias espirrando com a cabeça no meio de papel velho, ou 12h suportando criança traquina e corrigindo os trabalhos imbecis delas. Ou você fica muitíssimo ansioso por passar os próximos 40 anos fazendo isso, ou desencana.

Enfim, gostar de história não tem ABSOLUTAMENTE NADA A VER com fazer graduação em história nem com ser um profissional da área.

Enfim, Fê, "Fazer o que gosta: Dormir, comer, sexo, filme, festa, etc." é LÓGICO que dá, ainda mais quando vc está na universidade :D

Talvez com outra pessoa endossando meu ponto de visto, o menino cria juízo.

Eu falei O MESMÍSSIMO pra ele antes de ele fazer vestibular pra Jornalismo, ele não quis me ouvir.

(Pra quem não sabe, conheço o Hrrr virtualmente há uns 3 anos.)

Offline Hrrr

• Nível 17
  • *
  • own goal
« Resposta #63 Online: 03 de Dezembro de 2005, 22:40:56 »
do jeito que vc fala e trata, como esperar que alguem acate seus conselhos?
so num te dou outra pq

Offline Kid

• Nível 08
  • *
« Resposta #64 Online: 05 de Dezembro de 2005, 01:33:48 »

Isso se chama argumentum ad hominem :(

Julgue um conselho pela sua lógica, e não por características da pessoa que o deu.

Offline Hrrr

• Nível 17
  • *
  • own goal
« Resposta #65 Online: 05 de Dezembro de 2005, 17:21:18 »
Citação de: Kid

Julgue um conselho pela sua lógica, e não por características da pessoa que o deu.

quer dizer que eu tenho que ouvir um "conselho" se ele consistir em, por exemplo, "PQP! Grrrrr! Desiste dessa p*, deixa de ser fresco e vai tentar outra coisa que preste! Historia nao presta pra vc!" (nao que esse seja o caso de seus conselhos)? e que se eu nao ouvisse esse tipo de coisa, estaria cometendo um ad hominem?
so num te dou outra pq

rizk

• Visitante
« Resposta #66 Online: 07 de Dezembro de 2005, 08:04:31 »
História n~]ao presta.

Chega certa altura do campeonato que o indivíduo escreve assim:

"Dentre todas as idéias correntes na época da Reforma, Weber se dedica a estudar a participação um elemento religioso, encontrado principalmente no calvinismo, na gênese de determinada ética profissional que encontramos no sistema econômico atual, ou seja, este elemento atuando como ideologia para aquela ação não planejada e não coordenada que levou ao desenvolvimento do capitalismo. Este elemento é o "trabalhar para viver". Weber explica que este elemento é encontrado apenas no calvinismo, por ser consequência óbvia da confirmação, a nível individual, da doutrina da predestinação - coisa que só existe nesta corrente, não sendo encontrada mesmo entre luteranos.

Ele define o espírito do capitalismo como as idéias e hábitos que favorecem a busca racional de ganho econômico. Aponta que tal espírito não está limitado à cultura ocidental se considerarmos apenas a atitude de indivíduos; porém estes "aventureiros" não poderiam por si mesmo estabelecer uma nova ordem econômica, já que eram movidos apenas pela "sagrada fome de ouro". Aponta a ética de trabalho pré-capitalista como "trabalhar para viver", ou seja, uma economia de esforços com o mero objetivo de ter o suficiente para manter o padrão de vida, seja trabalhando o mínimo possível, seja sendo desenfreadamente ganancioso; o autor sustenta ser esta a tendência natural da humanidade. Enfim, era necessário que, em algum pedaço da História, um grupo suficientemente grande de homens tivesse uma postura profissional de organização racional do trabalho, de modo que este sistema econômico pudesse suplantar os outros, por um mecanismo semelhante à evolução por seleção natural.

Argumenta que há razões boas para procurar a fonte de tal ética profissional nas idéias religiosas da época da Reforma, por ter encontrado em escritos de Montesqueiu, Buckle, John Keats, entre outros,  evidências de uma relação entre a atividade mercantil e a religiosidade protestante.
(...)
Demonstra que certos tipos de protestantismo favoreceram a busca racional pelo ganho econômico e que às atividades seculares foram dadas significados espirituais e morais positivos. Evidentemente não era o intuito dos reformadores criar tal postura profissional, e muito menos o capitalismo (e eventualmente a prática era diametralmente oposta à teoria), mas eis que "uma coisa leva à outra": é meramente seguir a lógica de tais doutrinas, e observar que algumas atitudes que deviam ser tomadas pelos fiéis no concernente à sua salvação tinham conseqüências práticas.

Sob a Igreja Romana, o indivíduo poderia ter certeza de sua salvação acreditando nos sacramentos da igreja e na autoridade de sua hierarquia, ou seja, há "universalismo da graça"; tendo o indivíduo pecado, precisa cumprir uma "pena" e então seu pecado é anulado, "absolvido", pelo sacerdote, invistido da autoridade de Deus. Já no calvinismo tem-se o entendimento de que a salvação depende única e exclusivamente da boa-vontade de Deus; que já foi definido quem são os escolhidos e quem são os condenados, e que mesmo as ações no mundo não fazem diferença alguma no produto final: os pecados mal são pecados porque, se cometidos pelos escolhidos, não fazem diferença alguma (já que ele tudo faz por maior glória de Deus, pecar inclusive), e o maior deles, a falta de fé, também não caracteriza pecado porque nenhum homem salvo duvidaria da própria salvação, o que demonstraria ausência de fé e portanto condenação, ou seja, irremediavelmente alguns são salvos e outros condenados. Mesmo Weber mostra a diferença da terminologia nos escritos edificantes de cada doutrina, observando que os católicos usam linguagem forense, enquanto os protestantes usam uma comercial. Obviamente, na bíblia encontra-se subsídios tanto para um ponto de vista quanto o para o outro. Se há incoerência neste parágrafo, sinceramente, não é minha culpa. "
RIZK, M.

:shock:  :lol:

rizk

• Visitante
« Resposta #67 Online: 07 de Dezembro de 2005, 08:12:39 »
Ah. Tirando o fato de eu ter feito uma prova na sexta, e ter tido de responder à seguinte questão, valendo 0.75 da minha nota final:

Jimi _____________, Janis _____________, Bob ____________ e ___________ Jones, então integrante dos Rollnig Stones, foram muito influentes para a juventude da época. Certamente seus nomes são mais conhecidos que o de _____________ Kruchev.

Naturalmente que eu respondi Hendrix / Joplin / Dylan / Brian e NÃO SABIA O NOME DO KRUCHEV. E ainda fiz gracinha de SUBLINHAR o "certamente". (Só fiquei sabendo que o nome do puto é NIKITA porque tenho consultoria full-time dos assuntos dos anos 80, ou seja, o APODman, cujos nomes do meio eu conheço e vocês não haha. )

Mas o que mais me indignou foi ter de ter passado cola para a seguinte questão:
"Emiliano __________, líder da Revolução __________, durante a __________ Guerra Mundial, tinha como principal programa ________________"
Como caralhos a garotada da História não sabe isso?!?!?

Como caralhos a gente tem que fazer uma prova dessas?!?!?! Cruzadinha é mais difícil!!!  |(

rizk

• Visitante
« Resposta #68 Online: 07 de Dezembro de 2005, 08:14:58 »
Estou nervosa pra cacete, semana de conclusão é uma merda.

rizk

• Visitante
« Resposta #69 Online: 07 de Dezembro de 2005, 10:39:12 »
Gentes, o católico não-praticante é coisa perfeitamente natural. O conceito de "não-praticante", inclusive, só faz sentido se em comparação com denominações religiosas que pregam a predestinação. O católico não precisa ter uma vida regulamentada e completamente pautada nas diretrizes de sua igreja para ser salvo. Em outros casos, o indivíduo precisa viver em estado de graça para ser salvo. Mas com o calvinista esta ordem se inverte, e ele, já salvo, vive em estado de graça e tem uma prática que agrada a Deus, por conseqüência óbvia. É o reconhecimento da sua ação neste mundo como "boa" que prova a ele, e à comunidade a que pertence, que o seu destino pós-morte será positivo.

Sendo assim, ele precisa ter uma atitude que confirme a sua eleição. A vida do calvinista é difícil. Ele não tem nenhum tipo de redenção nesta vida; não se utiliza de nenhum serviço religioso terceirizado; não tem intermediação nem negociação com Deus; não segue as diretrizes da sua igreja mas as de uma razão sua, que faz certo sentido se desconsiderado o seu pressuposto (e voltamos à anedota do homem saudável internado num hospício, que tinha todos os atos normais do cotidiano de uma pessoa normal, tais como escrever e cantar no chuveiro, registrados no seu prontuário como provas indiscutíveis da sua psicose).  É uma tortura só finda com a morte, a incerteza quando à vida eterna. O calvinista precisa ter uma conduta sempre correta, por toda a sua vida, para ter esta certeza.

RIZK, M, "ética protestande de cu é espírito do capitalismo de rola", São Paulo, 2005.

Cadê o Maykon?!?!

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #70 Online: 07 de Dezembro de 2005, 11:12:58 »
Pena que o Pug deixou o fórum.  Eu sempre achei os muçulmanos similares aos calvinistas nesses aspectos.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

rizk

• Visitante
« Resposta #71 Online: 07 de Dezembro de 2005, 12:19:24 »
Nah, mas a questão da predestinação é diferente entre os dois... acho que o fatalismo pros islâmicos é em relação a vida atual, enquanto pros calvinistas é pra vida eterna.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #72 Online: 07 de Dezembro de 2005, 13:06:46 »
Há uns capítulos de "How Are We to Live?" nos quais Peter Singer fala sobre a mudança da opinião dos cristãos a respeito da ética econômica ao longo da história.  Acho que você gostaria de lê-los.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Kid

• Nível 08
  • *
« Resposta #73 Online: 10 de Dezembro de 2005, 16:27:24 »
Citação de: Kid

quer dizer que eu tenho que ouvir um "conselho" se ele consistir em, por exemplo, "PQP! Grrrrr! Desiste dessa p*, deixa de ser fresco e vai tentar outra coisa que preste! Historia nao presta pra vc!" (nao que esse seja o caso de seus conselhos)? e que se eu nao ouvisse esse tipo de coisa, estaria cometendo um ad hominem?

Uma frase como "PQP! Grrrrr! Desiste dessa p*, deixa de ser fresco e vai tentar outra coisa que preste! Historia nao presta pra vc!" não carrega nenhum argumento, logo, não será um ad hominem desconsidera-los.

A comparação é inválida. Você mesmo sabe que os conselhos que eu te dei não eram assim.

Os conselhos que eu te dei tinham argumentos, e você supostamente os ignorou por causa da "forma" como eu os dei.

Bem, eu te aconselhei sobre jornalismo na época (falei com todas as letras que entrar na faculdade não muda a vida de ninguém e que jornalismo não se resume em mandar cartinhas acusando problemas na sociedade), mas você ignorou. Deu no que deu.  :wink:

Offline Hrrr

• Nível 17
  • *
  • own goal
« Resposta #74 Online: 10 de Dezembro de 2005, 16:34:24 »
foi por isso mesmo. Poderia ter aconselhado de um jeito mais sutil
so num te dou outra pq

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!