eu achava que ficaria mais ou menos a mesma coisa se fosse como uns emails pró-NÃO tem divulgado, que a única diferença é que quem pode hoje comprar arma, teria que comprar arma importada...
Não é assim. Apenas polícia, exército, seguranças, esportistas, pessoas maiores de 25 anos sem antecedentes criminais que convencerem ao SINARM que são ameaçadas de morte ou que sobrevivem da caça é que poderão comprar armas e munição em quantidades controladas.
Acho que além dessa situação dar maior segurança aos bandidos, que terão certeza que praticamente todo mundo estará desarmado, também irá gerar aumento da demanda de armas ilegais também por pessoas "de bem", que querem ter arma por acreditarem que dá segurança, mas não se encaixarem nesses critérios estabelecidos.
Issó é bastante certo, quanto a demanda. Teve até um tópico recente que dizia que houve aumento à procura de armas e munição agora próximo ao referendo.
Se o contrabando dará conta, eu não sei, mas acho que é possível. Aí é que esculhamba tudo, porque se tem obviamente muito menos controle do contrabando e da venda ilegal do que da venda legal de armas. Se o comércio ilegal conseguir criar uma estrutura para suprir esse demanda, aumentarão até os acidentes com armas de fogo e brigas idiotas, porque facilitará a aquisição, que não terá qualquer critério além do dinheiro necessário para a compra, diferentemente de como é agora.
Acho que hoje, talvez mais pessoas desistam de ter armas por não se enquadrarem dentro dos critérios legais, do que se a única alternativa praticamente fosse ter uma arma ilegal. E mesmo hoje, se uma pessoa não dentro das condições legais para se ter arma ainda assim quer ter uma ilegalmente, teoricamente é mais difícil do que seria se o mercado ilegal crescesse estruturalmente para responder a essa demanda.