Autor Tópico: Fosseis Transicionais  (Lida 49329 vezes)

Offline Cristiano

• Nível 11
  • *
Fosseis Transicionais
« Online: 19 de Outubro de 2005, 09:26:31 »
A idéia do tópico é fazer uma coleção sobre notícias de fosseis transicionais.
O motivo é que eu tinha esse tópico no ijesus.com.br mas ele tá fora do ar, e como 2 é melhor que 1, eu achei bom fazer um mirror aqui.
Pena que não consegui recuperar tudo que eu tinha postado lá...

Offline Cristiano

• Nível 11
  • *
Fosseis Transicionais
« Resposta #1 Online: 19 de Outubro de 2005, 09:27:40 »

Fig.1 Icthyostega

Os vertebrados terrestres descendem de uma classe de peixes antigos denominados "peixes de barbatana lobulada", ou Crossopterigianos. Em particular, a família de peixes de água doce dos Crossopterigianos conhecida como Rhipidistianos tinha um número de traços únicos em comum com os vertebrados terrestres. Os Rhipidistianos de água doce parecem ter sido os ancestrais diretos dos primeiros vertebrados terrestres, enquanto que outros Crossopterigianos evoluíram para especializados peixes marinhos de mares profundos. Como os animais de mares profundos raramente são fossilizados, não há rastros dos Crossopterigianos no registro fóssil após o final do Cretáceo, cerca de 65 milhões de anos atrás. Entretanto, sabemos que os Crossopterigianos evoluíram para peixes cada vez mais especializados para uma vida em mares profundos porque em 1939 um Crossopterigiano vivo, o Coelacanthus lattimeria, ou Celacanto, foi dragado de uma fossa marinha nas costas da África.

Entre as características únicas que apareceram nos peixes Rhipidistianos foi um padrão de crânio que se aproxima ao dos mais primitivos anfíbios conhecidos. No peixe Rhipidistiano Osteolepis, há dois ossos no teto do crânio que correspondem aos ossos parietais dos vertebrados terrestres, e entre eles existe uma abertura para a glândula pineal ou "terceiro olho", que nos animais terrestres serve como detector de luz para calibrar os relógios internos. [As aves, por exemplo, "sabem" mediante esta glândula quando se encurtam os dias -- entrada do inverno -- época em que diminuem ou cessa sua produção de ovos já que não é adequado reproduzir-se em virtude de recursos alimentares escassos e baixas temperaturas. Os avicultores "enganam" as aves mediante luz artificial].

Os Rhipidistianos também se caracterizavam por duas articulações móveis que se estendiam através do crânio, uma no teto da boca, e a outra na base do crânio. Estas articulações permitiam ao peixe aumentar a abertura de sua boca e engolir objetos maiores.

De longe, as características mais importantes dos Rhipidistianos, entretanto, eram suas barbatanas lobuladas, as quais consistiam de dois pares de projeções polpudas com uma barbatana radiada em seus extremos. Cada lóbulo continha vários ossos e músculos que permitiam que a barbatana se movesse, o que permitia ao peixe se impulsionar ao longo do fundo do rio (algo parecido ao moderno "bagre caminhante"). A barbatana lobulada dos Rhipidistianos estava altamente desenvolvida em espécies posteriores, como o Eusthenopteron. O Eusthenopteron diferia de muitos outros Riphidistianos por ter várias projeções ósseas partindo de seus ossos vertebrais, as quais davam uma proteção adicional à medula espinhal.

.2 Eusthenopteron

No Devoniano superior, há uns 375 milhões de anos atrás, apareceu o primeiro vertebrado terrestre conhecido, chamado de Ichthyostega. O Icthyostega possuía membros bem desenvolvidos com cinco dedos, assim como todos os outros vertebrados terrestres. Os membros do Icthyostega possuíam uma estrutura esquelética que consistia de um osso superior grande e único (chamado de úmero no membro dianteiro e fêmur no posterior) e dois ossos longos na extremidade mais inferior (chamados de rádio e ulna no membro dianteiro; e tíbia e fíbula no membro posterior). Os dedos e "punhos" são formados por um grande número de ossos menores. Este padrão também é encontrado em todo vertebrado terrestre. As polpudas barbatanas lobuladas dos peixes Rhipidistianos têm uma estrutura óssea idêntica, que corresponde um com um com os esqueletos dos membros de Icthyostega e outros vertebrados terrestres.

Além de seus membros com cinco dedos e outras características anfíbias óbvias, entretanto, o Icthyostega ainda possuía várias das características que eram únicas aos seus ancestrais, os peixes Rhipidistianos. A mais evidente destas era uma grande barbatana radiada, como a dos peixes, junto às bordas posteriores da cauda. Os suportes da barbatana óssea encontrados no Icthyostega são idênticos aos encontrados nas barbatanas da cauda dos Rhipidistianos, e não se encontram em nenhum outro grupo de anfíbios. O Icthyostega também retinha pequenas escamas em sua pele, um traço característico dos peixes Rhipidistianos mas não dos anfíbios, que possuem uma pele lisa, sem escamas.

Várias características do crânio do Icthyostega eram também compartilhadas com os Rhipidistianos. Os Rhipidistianos, como muitos peixes, possuíam vários ossos do crânio conhecidos como operculares, sub-operculares e pré-operculares, que sustentam as coberturas de guelras (opérculo) dos peixes, as quais protegem as guelras. O Icthyostega não possuía opérculo, e tinha pedido os ossos operculares e sub-operculares de seus ancestrais peixes, mas ainda mantinha os ossos pré-operculares, ainda que reduzidos no tamanho, na mesma posição precisa que estes ossos apareciam nos Rhipidistianos. A articulação móvel da base do crânio dos Rhipidistianos ainda estava presente nos Icthyostegas, mas a articulação do céu da boca era fundida e imóvel. O Icthyostega também retinha a abertura pineal no crânio a qual caracteriza os anfíbios (e que também estava presente nos Rhipidistianos).

Outra característica do crânio dos Rhipidistianos era a configuração das fossas nasais. Em todos os anfíbios, as narinas internas estão separadas das aberturas externas no crânio por uma ampla barra óssea. No Icthyostega, as narinas internas estão muito próximas das narinas externas, e estão separadas por apenas um fino osso, assim como nos Rhipidistianos. Icthyostega também possuía um pequeno osso rostrolateral entre as narinas, que é encontrado nos peixes Rhipidistianos mas não em qualquer outro crânio anfíbio.

Os ossos vertebrais do Icthyostega eram também muito parecidos aos dos peixes Rhipidistianos. Se bem que cada osso vertebral possuía uma projeção ou "processo" ósseo, as vértebras eram soltas e não estavam firmemente conectadas umas às outras como ocorre em todos os outros vertebrados terrestres. Já que os animais terrestres necessitam de uma forte e sólida coluna vertebral para sustentar seu próprio peso contra a gravidade, isto sugere que, apesar dos membros com cinco dedos, o Icthyostega ainda não tinha se tornado eficiente em locomoção terrestre e provavelmente passava a maior parte do tempo na água (como seria esperado num animal de transição peixe-anfíbio), utilizando seus membros para empurrar a si mesmo ao redor do fundo do rio. Isto é confirmado pela presença no esqueleto do Icthyostega dos canais para as linhas laterais usados pelos peixes para sentir as vibrações na água.

O Icthyostega e seus descendentes posteriores pertenciam a um grupo de anfíbios conhecidos como Labirintodontes, ou "dentes-labirinto", um nome que provém da característica da cobertura dental dobrada em si mesma, formando um complicado padrão tipo labirinto. Este traço único é compartilhado por apenas dois grupos de animais -- os anfíbios Labirintodontes e os peixes Crossopterigianos.

Portanto, os fósseis de Icthyostega demonstram claramente um animal que possuía vários traços que eram únicos a dois grupos de animais inteiramente separados. Os traços tipo anfíbio do Icthyostega -- os membros pentadáctilos e as cinturas pélvicas e escapulares -- marcam o Icthyostega como o mais antigo vertebrado conhecido capaz de caminhar na terra, enquanto que seus traços tipo peixe -- as escamas, os ossos pré-operculares, as barbatanas ósseas radiadas, a configuração das fossas nasais, e a coluna vertebral frouxamente interconectada -- marcam-no como bastante primitivo e similar a um peixe, numa curiosa mistura de atributos transicionais entre peixes e anfíbios. Os criacionistas estão totalmente perdidos ao explicar todos estes traços únicos, tanto aos peixes Rhipidistianos como ao Ichthyostega.

Fonte: http://www.geocities.com/gilson_medufpr/icthiostega.html

Offline Cristiano

• Nível 11
  • *
Fosseis Transicionais
« Resposta #2 Online: 19 de Outubro de 2005, 09:28:52 »

A comparison of the jawbones and ear-bones of several transitional forms in the evolution of mammals. Approximate stratigraphic ranges of the various taxa are indicated at the far left (more recent on top). The left column of jawbones shows the view of the left jawbone from the inside of the mouth. The right column is the view of the right jawbone from the right side (outside of the skull). As in Figure 1.4.1, the quadrate (mammalian anvil or incus) is in turquoise, the articular (mammalian hammer or malleus) is in yellow, and the angular (mammalian tympanic annulus) is in pink. For clarity, the teeth are not shown, and the squamosal upper jawbone is omitted (it replaces the quadrate in the mammalian jaw joint, and forms part of the jaw joint in advanced cynodonts and Morganucodon). Q = quadrate, Ar = articular, An = angular, I = incus (anvil), Ma = malleus (hammer), Ty = tympanic annulus, D = dentary. (Reproduced from Kardong 2002, pp. 274, with permission from the publisher, Copyright © 2002 McGraw-Hill)
----------------------------

(A) Pan troglodytes, chimpanzé
(B.) Australopithecus africanus, 2.6 Ma
C.) Australopithecus africanus, 2.5 Ma
(D) Homo habilis, 1.9 Ma
(E) Homo habilis, 1.8 Ma
(F) Homo rudolfensis, 1.8 Ma
(G) Homo erectus, 1.75 Ma
(H) Homo ergaster 1.75 Ma
(I) Homo heidelbergensis 300,000 - 125,000 a
(J) Homo sapiens neanderthalensis, 70,000 a
(K) Homo sapiens neanderthalensis, 60,000 a
(L) Homo sapiens neanderthalensis, 45,000 a
(M) Homo sapiens sapiens, "Cro-Magnon" 30,000 a
(N) Homo sapiens sapiens, homem moderno

Offline Cristiano

• Nível 11
  • *
Fosseis Transicionais
« Resposta #3 Online: 19 de Outubro de 2005, 09:30:27 »
"Finally, and most glaringly obvious, if random evolution is true there must have been a large number of transitional forms between the mesonychid and the ancient whale: Where are they? It seems like quite a coincidence that of all the intermediate species that must have existed between the mesonychid and whale, only species that are very similar to the end species have been found. (Behe 1994)"
- Michael J. Behe
Anti-Darwinian, Intelligent Design conjecturist, writing against the validity of evolution less than a year before three transitional species between whales and land-dwelling Eocene Mesonychids were found.

Another impressive example of incontrovertible transitional forms predicted to exist by evolutionary biologists is the collection of land mammal-to-whale fossil intermediates. Whales, of course, are sea animals with flippers, lacking external hindlimbs. Since they are also mammals, the consensus phylogeny indicates that whales and dolphins evolved from land mammals with legs. In recent years, we have found several transitional forms of whales with legs, both capable and incapable of terrestrial locomotion (Bajpai and Gingerich 1998; Gingerich et al. 1983; Gingerich et al. 1990; Gingerich et al. 1994; Gingerich et al. 2001; Thewissen et al. 2001).

legged seacows

Figure 1.4.5. An intermediate sirenian fossil: a seacow with legs. Reconstructed skeleton of Pezosiren portelli. Length is approximately 7 feet. Gray coloring represents extant fossils; white elements are partly conjectural. (Domning 2001; Image © 2001 Macmillan Magazines Ltd.)

Seacows (manatees and dugongs) are fully aquatic mammals with flippers for forelimbs and no hindlimbs. Evolutionary theory predicts that seacows evolved from terrestrial ancestors with legs, and that thus we could find seacow intermediates with legs. Recently, a new transitional fossil has been found in Jamaica, a seacow with four legs (Domning 2001).

Fonte: http://www.talkorigins.org/faqs/comdesc/section1.html

Comparison of the forelimbs of various relatives of modern birds. Forelimbs of (A) Ornitholestes, a theropod dinosaur, (B)Archaeopteryx, © Sinornis, an archaic bird from the lower Cretaceous, and (D) the wing of a modern chicken (modified from Carroll 1988, p. 340; Carroll 1997, p. 309).

Figure 3.6.1. Paramecium aurelia and Paramecium caudatum. Paramecium caudatum (shown at right) has 45 times the amount of DNA in its genome as Paramecium aurelia (shown at left). Paramecium caudatum's genome is also three times as large as yours (assuming you are a human, that is).

Fonte: http://www.talkorigins.org/faqs/comdesc/section3.html

Eu recomendo esse link: http://www.talkorigins.org/faqs/faq-transitional.html

Offline Cristiano

• Nível 11
  • *
Fosseis Transicionais
« Resposta #4 Online: 19 de Outubro de 2005, 09:31:46 »
Provas de evolução rápida: http://www.bioforum.biociencia.org/viewtopic.php?t=330

É legal fazer comparações entre os humanos e macacos:

Um chipanzé bebê:

Um chipanzé adulto:

Offline Cristiano

• Nível 11
  • *
Fosseis Transicionais
« Resposta #5 Online: 19 de Outubro de 2005, 09:33:01 »

Offline Cristiano

• Nível 11
  • *
Fosseis Transicionais
« Resposta #6 Online: 19 de Outubro de 2005, 09:37:19 »
Girafa < - > Okapia

Cranio Ocapi:

Cranio Girafa:
Detalhe: a Okapia é uma espécies transicional que ainda vive.

Offline Cristiano

• Nível 11
  • *
Fosseis Transicionais
« Resposta #7 Online: 19 de Outubro de 2005, 09:43:39 »
Link com fósseis de baleias:
http://www-personal.umich.edu/~gingeric/PDGwhales/Whales.htm

Figure 5. Virtually complete skeleton of Dorudon atrox excavated in Wadi Hitan, Egypt. Note the retention of hind limbs, feet, and toes like those found in Basilosaurus. This find is described in Uhen (1996, 2004). The skeleton is approximately 5 m long. Photograph ©1998 Philip Gingerich.

Figure 4. Ankle, foot, and toes of Basilosaurus isis excavated in Wadi Hitan, Egypt. This find was described in Gingerich et al. (1990). The foot as shown is approximately 12 cm long. Photograph ©1991 Philip Gingerich.

Figure 12. Phylogeny of Cetacea showing a common ancestry shared with Artiodactyla, and the hypothesized evolutionary origin of both from older Paleocene age Condylarthra. Horizontal axis is arbitrary, while the vertical axis is geological time. Our 2000 discovery of distinctively artiodactyl-like double-pulley astragalus bones in articulated skeletons of early archaeocetes is the principal evidence linking whales and artiodactyls as shown here (see Gingerich et al., 2001). The evolutionary origin of both whales and artiodactyls is closely tied to the Paleocene-Eocene boundary, and the transition from archaeocetes to modern whales is related to climatic and ocean circulation changes at the Eocene-Oligocene boundary. Source: University of Michigan Museum of Paleontology.

Offline Cristiano

• Nível 11
  • *
Re: Fosseis Transicionais
« Resposta #8 Online: 18 de Janeiro de 2008, 22:38:31 »
Mais um exemplo de especies transicionais, dessa vez dinossauros com penas:

A302 - Feathered Dinosaurs
   This is a truly incredible poster.  It shows 18 magnificently detailed illustrations of the various species of feathered dinosaurs.  The three insets across the top explore Feather Evolution, Wing Evolution and Flight Evolution.  Across the bottom, additional insets explores "Brooding Dinosaurs?"  Dinosaur Family Tree, Parts of a Feather and a special section that discusses Discoveries, Discussions and Debates.  This is truly a comprehensive overview of an exciting cutting edge subject.  Some of the illustrations are shown below.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #9 Online: 18 de Janeiro de 2008, 22:48:02 »
Não quer postar alguma coisa disto em nossa Wiki?

../wiki
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 19 de Janeiro de 2008, 02:26:27 »
Bem bacana, Cristiano...Vou ler com mais calma depois e acompanhar as discussões aqui. Sou leigo no assunto, mas interessado
Parabens
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #11 Online: 24 de Janeiro de 2008, 11:34:47 »

Aproveitando o topico

Aquele quebra pau entre os pesquisadores que dizerm que as baleias descendem dos mesoniquideos e aqueles que defendem que elas sao artiodatilos ( vacas hipopotamos etc) ja acabou?

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 01 de Fevereiro de 2008, 21:17:05 »
Humanos e chipamzés é igual heim.
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #13 Online: 02 de Fevereiro de 2008, 02:24:00 »

http://www3.telus.net/therapsid/
Terapsídeos, um dos grupos que mais me admira. Grupo ancestral dos mamíferos, é interessante como os fósseis parecem contar uma história... dá pra ver pela posição dos ossos do quadril - os mais antigos parecem com os dos atuais répteis, os mais recentes com os dos atuais mamíferos e há todo um degradê entre eles.
Latebra optima insania est.

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 06 de Fevereiro de 2008, 17:41:26 »
Lembrei do "Dance Monkeys Dance".
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
Fosseis Transicionais
« Resposta #15 Online: 04 de Julho de 2008, 11:23:27 »
Prezado Cristiano

Olha eu aqui.

Não é certo que o homem de neanderthal não é da linha direta do homo sapiens sapiens? Eu tenho lido que eles eram primos, inclusive tenho uma árvore que extraí do O globo, quando acharam o pretenso fóssil do homo sapiens idaltu. Um homem de neanderthal não evoluiu para sápiens sápiens, mas se extinguiu. Como ele poderia ser um elo da cadeia do homo sapiens?
Se eu encontrasse um neanderlatensis de terno pelo rua eu não acharia que ele é igual a qualquer homem comum? Acho que se eu dissesse pra ele que ele á menos inteligente, ele me processaria por racismo e discriminação.
Eu tenho a testa fugidia como meu velho pai e meu falecido avô. Meu crânio é igual ao do homem de neanderthal. Acho que não há diferença nenhuma entre mim e ele, só que eu não sou tão burro como ele era segundo os evolucionistas. Eu tenho doutorado em engenharia mecânica. Doutorei-me em 2001 pela COPPE-UFRJ. :umm:

A comparison of the jawbones and ear-bones of several transitional forms in the evolution of mammals. Approximate stratigraphic ranges of the various taxa are indicated at the far left (more recent on top). The left column of jawbones shows the view of the left jawbone from the inside of the mouth. The right column is the view of the right jawbone from the right side (outside of the skull). As in Figure 1.4.1, the quadrate (mammalian anvil or incus) is in turquoise, the articular (mammalian hammer or malleus) is in yellow, and the angular (mammalian tympanic annulus) is in pink. For clarity, the teeth are not shown, and the squamosal upper jawbone is omitted (it replaces the quadrate in the mammalian jaw joint, and forms part of the jaw joint in advanced cynodonts and Morganucodon). Q = quadrate, Ar = articular, An = angular, I = incus (anvil), Ma = malleus (hammer), Ty = tympanic annulus, D = dentary. (Reproduced from Kardong 2002, pp. 274, with permission from the publisher, Copyright © 2002 McGraw-Hill)
----------------------------

(A) Pan troglodytes, chimpanzé
(B.) Australopithecus africanus, 2.6 Ma
C.) Australopithecus africanus, 2.5 Ma
(D) Homo habilis, 1.9 Ma
(E) Homo habilis, 1.8 Ma
(F) Homo rudolfensis, 1.8 Ma
(G) Homo erectus, 1.75 Ma
(H) Homo ergaster 1.75 Ma
(I) Homo heidelbergensis 300,000 - 125,000 a
(J) Homo sapiens neanderthalensis, 70,000 a
(K) Homo sapiens neanderthalensis, 60,000 a
(L) Homo sapiens neanderthalensis, 45,000 a
(M) Homo sapiens sapiens, "Cro-Magnon" 30,000 a
(N) Homo sapiens sapiens, homem moderno
« Última modificação: 04 de Julho de 2008, 13:03:51 por famado »

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 04 de Julho de 2008, 17:48:21 »
Prezado Cristiano

Olha eu aqui.

Não é certo que o homem de neanderthal não é da linha direta do homo sapiens sapiens? Eu tenho lido que eles eram primos, inclusive tenho uma árvore que extraí do O globo, quando acharam o pretenso fóssil do homo sapiens idaltu. Um homem de neanderthal não evoluiu para sápiens sápiens, mas se extinguiu. Como ele poderia ser um elo da cadeia do homo sapiens?
Se eu encontrasse um neanderlatensis de terno pelo rua eu não acharia que ele é igual a qualquer homem comum? Acho que se eu dissesse pra ele que ele á menos inteligente, ele me processaria por racismo e discriminação.
Eu tenho a testa fugidia como meu velho pai e meu falecido avô. Meu crânio é igual ao do homem de neanderthal. Acho que não há diferença nenhuma entre mim e ele, só que eu não sou tão burro como ele era segundo os evolucionistas. Eu tenho doutorado em engenharia mecânica. Doutorei-me em 2001 pela COPPE-UFRJ. :umm:

O que é publicado no "o globo" ou qualquer jornal não especializado não deve ser tomado como uma representação fiel do conhecimento científico atual. Muitas vezes, os jornais não tem jornalistas especializados cobrindo as matérias, mas pessoas com dúvidas como as suas ou até piores, "dando um jeito" de colocar o que eles entenderam para o público, e o resultado raras vezes é o melhor possível. Mesmo periódicos científicos individuais não podem ser pegos arbitrariamente como amostra cabal do conhecimento sobre alguma área, porque a natureza do debate científico sempre coloca diversos pormenores numa posição que é sempre passivel de mudança.

Com base em dados moleculares, os neandertais se separaram da linhagem que veio a ser os sapiens há cerca de meio milhão de anos. Eles não são exatamente nossos ancestrais, apenas a espécie (talvez subespécie) extinta mais próxima que conhecemos. Mais ou menos como os lobos atuais, que não são ancestrais dos cães domésticos atuais - eles descendem de lobos de milhares de anos atrás. Essa situação pode ser confusa para quem estiver fazendo a cobertura de algo relacionado para divulgação científica em jornais não especializados, e eventualmente até algum cientista pode colocar algo de maneira que tenda a ser mal compreendida, ou mesmo de maneira simplesmente errada.

Não é apenas o tamanho e formato do crânio diferentes que são tidos como diferenças que caracterizam espécies distintas, mas também diferenças em pequenos detalhes no esqueleto (tal como se tem entre leões e tigres, que são anatomicamente/esqueleticamente bem mais difíceis de se distinguir do que sapiens e neandertais), e mesmo o esqueleto de modo geral:

1 - H. neanderthalensis
2 - H. sapiens

Há mesmo variações individuais e populacionais que nublam as diferenças entre espécies, e diferenças em coisas como tamanho do crânio não são indicadores fiéis, absolutos, de diferenças de inteligência. Por exemplo, Anatole France é comumente citado como exemplo de inteligência, e no entanto tinha o volume craniano na faixa do Homo erectus. Há divergências entre os cientistas/evolucionistas quanto a esse tipo de coisas.

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #17 Online: 04 de Julho de 2008, 17:54:35 »
Uma vez ouvi que os Neanderthais não seriam obrigatoriamente 'mais burros' que os sapiens, na verdade os pesquisadores nao tinham uma opinião bem definida.

Mas é fato que eles eram muito mais forte fisicamente.

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #18 Online: 03 de Agosto de 2008, 14:45:16 »
Famado,

Testa fugidia e volume craniano nao indicam coisa alguma acerca de inteligencia em individuos H. sapiens sapiens normais.
Dizer o contrario significa apoiar ideias como as da frenologia.

So faz sentido usar estas variaveis se se compara estas caracteristicas entre especies distintas e se as considera como indicadores de diferencas interespecies, como sendo caracteristicas intrinsecas daquela especie e nao produtos de variacoes acidentais entre individuos de uma mesma especie.

Por exemplo, suponhamos (e um chute) que o volume cranial medio de um H. habilis fosse 800 +- 200 cm^3
e do H. Sapiens Sapiens 1600 +- 350 cm^3. Refiro-me a volumes craniais de individuos normais, o que excluiria microcefalos e macrocefalos.

Diz-se que o escritor Anatole France tinha 900 cm^3 de volume cranial. Isto o colocaria a par de um H. habilis normal e mais ou menos no percentil 2 da variacao cranial do H. sapiens sapiens. Por causa disso daria para concluir que A. France nao era mais inteligente que um H. habilis mediano? Nem pensar!
Anatole France poderia ate ter inteligencia muito acima da media, independentemente do fato de que somente 2% dos H. sapiens sapiens normais apresentam volumes craniais iguais ou menores que o dele.
« Última modificação: 03 de Agosto de 2008, 16:29:13 por Fenrir »
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 03 de Agosto de 2008, 16:05:22 »
Prezado Cristiano

Olha eu aqui.

Talvez não conseguíssemos ver as diferenças mesmo...

“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 04 de Agosto de 2008, 19:40:17 »

Eu tenho a testa fugidia como meu velho pai e meu falecido avô. Meu crânio é igual ao do homem de neanderthal. Acho que não há diferença nenhuma entre mim e ele, só que eu não sou tão burro como ele era segundo os evolucionistas.

Será que o famado é parecido com a reconstituição acima ?    :susto:

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #21 Online: 04 de Agosto de 2008, 22:37:38 »
Alías, sou careca e tenho cabeça branca mesmo. Fizeram a reconstituição do cara meio simiesca, mas não passava de um ser humano normal.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 04 de Agosto de 2008, 22:47:26 »

Eu tenho a testa fugidia como meu velho pai e meu falecido avô. Meu crânio é igual ao do homem de neanderthal. Acho que não há diferença nenhuma entre mim e ele, só que eu não sou tão burro como ele era segundo os evolucionistas.

Será que o famado é parecido com a reconstituição acima ?    :susto:

Não, se fosse o Famado seria cego...
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #23 Online: 04 de Agosto de 2008, 22:56:18 »
"Eu tenho a testa fugidia como meu velho pai e meu falecido avô. Meu crânio é igual ao do homem de neanderthal. Acho que não há diferença nenhuma entre mim e ele, só que eu não sou tão burro como ele era segundo os evolucionistas."

---

Isto e achismo, famado. Voce teria que entender muito da craniometria e morfologia do cranio humano do h. sapiens sapiens, de suas variacoes e tambem do mesmo em relacao ao cranio do h. neandertalensis para fazer tais afirmacoes.
Isto e coisa para paleontologos.

E associar inteligencia a variacoes na morfologia cranial do h. sapiens sapiens nao passa de frenologia, como ja opinei uns posts atras.
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 04 de Agosto de 2008, 23:06:41 »
Alías, sou careca e tenho cabeça branca mesmo. Fizeram a reconstituição do cara meio simiesca, mas não passava de um ser humano normal.
Repostando mensagens que o famado convenientemente insiste em ignorar:
Não é apenas o tamanho e formato do crânio diferentes que são tidos como diferenças que caracterizam espécies distintas, mas também diferenças em pequenos detalhes no esqueleto (tal como se tem entre leões e tigres, que são anatomicamente/esqueleticamente bem mais difíceis de se distinguir do que sapiens e neandertais), e mesmo o esqueleto de modo geral:

1 - H. neanderthalensis
2 - H. sapiens
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!