Sei não, mas é melhor deixar pra lá sim .
O que mudou de 1945 pra cá, Cláudio, não tem nada a ver com o "desenvolvimento da civilização", o que quer que isso seja. De 1945 pra cá, o que mudou é que simplesmente não se viu mais o embate direto de grandes potências militares (e uma grande potência militar nos dias de hoje é uma que detém armamento nuclear), como acontecia antes do advento da bomba pelos EUA. Guerras, muitas delas genocidas (Ruanda e Iugoslávia são duas que me vêm a mente agora, por serem recentes) nunca deixaram de ocorrer.
O embate entre grandes potências não ocorreu de 1945 para cá por vários motivos.
Depois da experiência terrível que foi a Segunda Grande Guerra, os países da Europa Ocidental resolveram se unir num bloco econômico, a Comunidade Européia (CE), que começou a se desenvolver na década de 50, logo após a guerra. O maior objetivo desse bloco era realmente unir esses países e impedir uma nova guerra. Garantindo-se assim a paz.
Foram feitos inicialmente acordos para produção em conjunto de carvão e de aço (matérias-primas da guerra). Depois, outros ocordos foram sendo firmados para harmonizar as legislações desses países e garantir sua união.
Atualmente, 25 países europeus já não possuem mais fronteiras entre si. Usam a mesma moeda e compartilham as mesmas políticas econômicas, agricolas, fiscais, jurídicas e de segurança.
Esta união entre esses países impediu que eles entrassem em nova guerra. Hoje, não dá para imaginar uma guerra entre qualquer dos 25 países da União Européia.
Durante as décadas de 50 a 90, apenas dois países possuiam arsenal nuclear capaz de destruir o mundo várias vezes: EUA e URSS. Só que sempre que surgia um problema entre esses dois países, como foi o caso da Guerra do Vietnam, dos misseis em Cuba, da Invasão do Afeganistão pela URSS, Guerras em Israel, todos os países do mundo inteiro se mobilizavam para impedir que as duas superpotências entreassem em guerra. Principalmente a Europa que ficava no meio. Isto impediu que esses dois países guerreassem entre si.
Já o Japão não podia guerrear com ninguém porque foi proibido de manter exercitos após a derrota na segunda guerra.
Canadá e Austrália sempre foram países pacíficos.
Acho que deu para explicar o porquê de não termos tido guerras entre os países ricos após 1945.
Mas, lembro que antes só havia dois países, capazes de destruir o mundo, para controlar e a humanidade vivia com medo de uma guerra nuclear durante a guerra fria. Agora imagina 100 países com arsenais nucleares para serem controlados.
Hoje, as guerras entre potências econômicas são inviáveis porque as grandes corporações transnacionais, que mandam nos governos, não permitem que isto ocorra. Afinal, hoje, diferentemente de 1945, o capital já não possui mais fronteiras.