Concordo em não ter existido o tal beijo gay. Alguns valores caros a sociedade merecem ser mantidos. Tudo bem em mostrar na novela um personagem homossexual, mas não é necessário beijos e correlatos por pura afronta a moral pública.
Ué, a programação não é o que é por causa do público? Eu, pessoalmente, acho que a Globo em momento algum pretendeu exibir tal cena de beijo apenas lançou a possibilidade para fazer estardalhaço, eles são mestres em inventar polêmicas, e garantir audiência. Aí eles ganham dos dois lados, de um ganham sugerindo a possibilidante e do outro não exibindo de fato.
Agora tem uns pontos que são meio complicados. Quais são os valores caros à sociedade e que devem ser mantidos? Quem determina quais são esses valores? Que mecanismos garantirão essa manutenção? Pense em todos os valores morais do começo do século XX que não sobreviveram ao seu final, uma parte do moralismo cristão patriarcal foi pro saco nesse meio termo. Esse movimento acabou? Alguém passou a corrente e fechou com o cadeado e não tem mais mudanças "morais"? Quantas coisas que aparecem na televisão hoje que seriam um absoluto escândalo na década de 60?
Eu acho que esse estardalhaço é tolo. Se a sociedade REALMENTE condena algo e uma emissora a praticar ela será severamente punida em sua audiência, não é isso que dizem por aí? Agora se eles colocarem, por exemplo, beijos entre homossexuais nas novelas e se o público continuar assistindo é por que as pessoas não se sentiram tão afrontadas assim...
certos valores morais são pilares para a sociedade e visam evitar a sua degeneração
Trecho interessante, você acha que a mesma coisa não se diria da "obrigatoriedade" da virgindade da mulher há poucas décadas atrás, e até hoje em alguns lugares? Por que esse pilar caiu? Como ele caiu? Quantos como esse caíram? Quantos ainda restam cair? Que forças regem esse conflito entre o que continua sendo um pilar moral e, por que não, que novos pilares morais devem ser erguidos?
Acho que estão analisando a situação de forma muito superficial na hora de gritar "Opa! Pilar moral! Ninguém pode tocar."
É claro que esse conflito entre os que querem mudar e os que querem conservar é normal e foi assim que tem mudado até hoje. Que esse tipo de resistência exista é algo até mesmo necessário, mas acho que aqui os participantes lidam com discussões como essa há tempo e com frequência suficiente para não se ater a uma leitura tão superficial dos fatos e nem limitar os comentários à repetição do panfletarismo ideológico apaixonado e irrefletido de
ambas as partes. Se for pra ler que algo como "as tradições tem que ser mantidas por que é importante manter as tradições" eu vou pra um fórum de "religiosos conservadores" (que redundância...) quaisquer...