Tomando em conta os exemplos, islão não valoriza assim tanto a virgindade, caso contrário não permitiria de forma aberta o divórcio e opoder voltar a casar, diria antes que a virgindade é uma velha mania que causa ainda muito dano.
É meio desnecessário afirmar o óbvio, mas achei que estava claro que casamento virgem era algo referido ao primeiro casamento...
Assim, seu exemplo é imprópio. O Islão, como toda boa sociedade religiosa-machista, valoriza sim que as garotas se casem virgem, entre outras coisas, como casar cedo e serem submissas. São sinais de "virtude", ou, como você disse em seu eufemismo "dar-lhes o papel de serem mulheres".
A mulher pode divorciar-se, direito concedido pela religião mas infelizmente demasiadas vezes ignorado.
Claro, só não é tão fácil, né?
Social laws of Islam - DivorceOlha só a dificuldade e tempos de espera para as mulheres e para os homens. Aliás, nem há tempo de espera para o homem, mas a mulher tem de ficar 3 meses ou mais, em caso de gravidez.
Além disso, há toda uma série ridícula de condições sob as quais a mulher seria permitido pedir divórcio. Não há nada: "não quero mais estar com ele e pronto. Não o amo mais."
Mulher pode trabalhar, votar e dirigir *( se está a falar de autómoveis)
*existe países onde isso não é permitido como Arábia Saudita, noutros irrelevante como no Irão.
Então temos paradoxo. As leis em países islâmicos não podem ser contrárias ao Corão, então sociedades islâmicas mais abertas podem contornar isso e deixa-las trabalhar e dirigir, mas então isso é "inovação" e "decadência", o que eu acho ótimo, mas não pode me convencer que tais direitos lhes tenham sido religiosamente concedidos.
Sempre haverá essas honrosas exceções, mas são apenas isso. São um bom começo e espero que daqui umas centenas de anos elas possam ter direitos iguais aos homens em tudo, não apenas ficar sendo-lhes concedidas migalhas de direitos pela magnânima e patronal sociedade machista.
Vi um documentário outro dia sobre os jovens pra-frentex do Irã. Iam à discotecas, praia e tudo mas... na praia, quanto os boys estavam se divertindo de sunga, as garotas estavam vestidas da cabeça aos pés.
Sobre o véu é inacreditável que pessoas recusem que mulheres possam desejar usa-lo. Deve no entanto ficar ao critério das mesmas, o que erradamente nem sempre acontece.
"Nem sempre" é ser beeeeeem otimista.
Só poderei saber se elas querem usar véu ou burca se, e somente se, houver na sociedade total liberdade de escolha
e nenhum tipo de perseguição ou ostracismo para as que decidirem não usar.
O que por vezes se chama de arcaismo, nada se refere ao islão enquanto religião :lol:
Deixa eu ver se entendi: apego superstecioso à um código moral velho de 1500 anos não é ser arcaico. Recusa de rever ou criticar esse código não é prender-se ao passado. Tá bom...
O islão é uma religião que ensina determinada conduta moral, mas no entanto dá uma liberdade maior do que se imagina no ocidente.
Pois prá mim a imaginação tá é em quem acredita nessa liberdade toda no Islã.
Tá certo que por surgimento do Islã de fato trazia maior liberdade se comparada às sociedades cristãs da época. Mas isso foi há 1500 anos atrás. Pelos vistos congelaram nesse tempo e continuam acreditando que ainda concedem mais liberdades.
Os radicais são realmente pessoas que querem impôr valores e pormenores que nunca existiram outrora. Muitos dos equivocos são criados por esse inovador radicalismo.
Como assim? submissão da mulher nunca existiu no seio das sociedades islâmicas antes? ou ódio e desprezo pelos que criticassem Maomé, Alá opu o Corão?
Isso foi tudo criado agora?
Na verdade nada é assim tão bonito, falta a questão castigos corporais ou pena de morte, aqui o caso muda de figura...assunto para lá da minha competência em jurisdição. Fica só a nota que até ver me oponho á pena de morte e castigos corporais...
Claro. Agora chega numa praça de uma sociedade islâmica que defenda isso, critique essas práticas e vejamos o destino que lhe dão.
Ou pior: seja completamente contra a religião islâmica. Xingue Maomé, rasgue o Corão em praça pública, cante uma música com letras blasfemas e estire o dedo prá Alá.
Vejamos se gozará de alguma "liberdade maior".
-----------------------------------------------------------
Por fim, algumas "liberdades maiores" desfrutadas pelas mulheres no Corão que as imaginadas por nós, iludidos ocidentais:
Women in the Quran2: The Cow
# Women have rights that are similar to men, but men are "a degree above them." 2:228
# A woman is worth one-half a man. 2:282
4: The Women
# Males are to inherit twice that of females. 4:11
# Lewd women are to be confined to their houses until death. 4:15
# Men are in charge of women, because Allah made men to be better than women. Refuse to have sex with women from whom you fear rebellion, and scourge them. 4:34
# Women are feeble and are unable to devise a plan. 4:98
23: The Believers
# You don't have to be modest around your wives or your slave girls "that your right hand possess." 23:6
24: Light
# Believing women must lower their gaze and be modest, cover themselves with veils, and not reveal themselves except to their husbands, relatives, children, and slaves. 24:31
33: The Clans
# Women must cover themselves when in public. 33:59
37: Those Who Set the Ranks
# Those who "did wrong" will go to hell, and their wives will go to hell with them (no matter how they behaved). 37:22-23
# But the single-minded slaves of Allah will enjoy a Garden filled with lovely-eyed virgins. 37:40-48
[]'s
Hendrik