"Interpretação não tem influência alguma sobre o objeto. X continua sendo X não importa quantos achem que X é Y."
Vamos pensar em 20 planetas, 19 são Y (sem vida) e 1 é X (há vida). Poderia, devido a uma ciência básica, interpretar que todos os 20 são Y (sem vida) e ignorar todos eles. Mas poderia também reconhecer que 1 dos 20 planetas é X, assim enviaria um grupo de exploração ou até mesmo destruir todo o planeta. Bem, minha interpretação tem ou não influência sobre o que X é ou deixa de ser?
Outro exemplo: vamos imaginar que há vida inteligente em Júpiter, e mesmo daqui a mil anos a nossa ciência não vai compreender isso. Nada mudará em Júpiter, mas a ciência humana evoluiria de uma forma diferente se essa existência de vida fosse reconhecida. Seriam investimentos triplicados em astronomia e defesa espacial. Mesmo que não houvesse vida nenhuma, apenas uma grande crença universal que Zeus está esperando os bons homens em Júpiter, ainda assim, muitos investiriam em literatura e astronomia para realizar essa crença. Ou seja, uma falsidade que conseguiu absorver vida e tempo de bilhões de pessoas ao longo dos anos!
"O que a ética trata é disto: como nós todos devemos agir para que o mundo deixe de ser miserável e desgraçado e passe a ser um bom lugar pra se viver."
Hitler pensava que o mundo deixaria de ser miserável quando aqueles considerados inferiores fossem mortos?
Em Esparta, na antiga Grécia, ter uma boa vida era viver num "quartel militar".
Para outros são as orgias sexuais. Para outros é a contemplação da arte e da beleza. Para outros a cerveja e um papo com os amigos. Para outros a abstinência sexual e controle sobre a animalidade. Para outros o mundo será bom quando a humanidade e qualquer forma de vida for extinta “a paz absoluta”.
Qual é o caminho racional?
“Mas como validar os desejos conflitantes? Sou da opinião que o único critério objetivo que existe é a razão.”
Eu desejo os últimos 200ml de água que existe no planeta e você também, ambos desejamos alguns minutos a mais de vida! Como vamos resolver esse conflito?
Quanto aos animais irracionais, existem complicações:
- O fato deles não reagirem positivamente frente a qualquer ação que lhes visa benefícios: como uma ida ao veterinário, um banho dado, captura para catalogação etc.
O cachorro seria dócil com você se não desse lar, comida, segurança (carinho), diversão ou alguma dessas coisas? Acho que ele sabe como conseguir benefícios, mesmo que não faça da melhor maneira.