Autor Tópico: Pontes:"Levarei a bandeira Brasileira ao espaço"  (Lida 10412 vezes)

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
Re: Pontes:"Levarei a bandeira Brasileira ao espaço"
« Resposta #100 Online: 02 de Abril de 2006, 19:16:46 »
Pro Barrichello até poderiam falar que ele ia voltar, sabemos que ele ia acabar espatifando a nave em algum momento mesmo.

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #101 Online: 02 de Abril de 2006, 19:35:03 »
Pro Barrichello até poderiam falar que ele ia voltar, sabemos que ele ia acabar espatifando a nave em algum momento mesmo.

A nave teria um "problema hidraulico" e não consegueria chegar ao espaõ

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #102 Online: 03 de Abril de 2006, 09:10:11 »
http://www.oi.com.br/data/Pages/449683DFITEMID8EB52ED187F44978ACB47F2D66E8A891PTBRIE.htm

02/04/06 às 08:31Astronauta brasileiro faz experimento no espaçoMarcos Pontes começa a sexta de oito experiências que formam sua agenda de trabalho na Estação Espacial. O projeto é da Universidade de Santa Catarina
SÃO PAULO - O astronauta Marcos Pontes começa na segunda-feira o sexto de oito experimentos que formam sua agenda de trabalho na Estação Espacial Internacional (ISS). Ele conduz o teste com evaporadores capilares, enviado por cientistas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), durante cinco dias.

A tecnologia é bastante utilizada pela indústria na Terra para controlar a temperatura de componentes eletrônicos. Quatro experimentos já estão em andamento: dois com sementes, um deles de caráter educacional, enviado por alunos de São José dos Campos (SP), e outro da Embrapa; um teste também mandado pela UFSC, de resfriamento de equipamentos; e um que estuda a substância luminescente dos vaga-lumes.

O segundo educacional, que analisa a clorofila, foi realizado em um único dia. Pontes dará uma pausa no início da tarde de segunda-feira para lançar uma medalha de prata comemorativa, produzida pela Casa da Moeda, e um selo especial dos Correios.

Eles serão autografados pelos cinco astronautas e cosmonautas presentes na estação , e receberão lá o carimbo da missão e da ISS.

Início da missão

O astronauta chegou à ISS na madrugada de sábado e permanece no local até o dia 8, quando retorna à Terra com os dois atuais tripulantes da estação, o americano William McArthur e o russo Valery Tokarev.

Ele foi o primeiro a ser retirado da nave Soyuz, seguido pelo cosmonauta Pavel Vinogradov e o americano Jeffrey Williams. Os dois permanecerão na estação pelos próximos seis meses.

O brasileiro se adaptou bem e rápido ao ambiente sem gravidade, sem precisar de remédios para mal-estar. No sábado, em entrevista ao Jornal Nacional, da Rede Globo, Pontes explicou que "o corpo passa por muitas adaptações" no espaço e que é necessário um certo cuidado.

"Com o tempo, a sensação é bastante confortável." O astronauta disse que lembrou de sua mãe quando viu a Terra do espaço pela primeira vez: o planeta, disse, é tão azul quanto eram os olhos dela.

Ele descansa na sala dos experimentos, dentro de um saco de dormir preso numa parede, e amarrado, para não flutuar. "Estou dormindo no local de trabalho", afirmou.

A Agência Espacial Brasileira divulgou domingo respostas do astronauta Marcos Pontes a perguntas da própria agência sobre o atual momento da missão e as condições no espaço. O contato foi feito por telefone.

Contagem regressiva

"No primeiro momento a atenção aos equipamentos (da nave Soyuz) foi muito grande, mas depois tive vários flashes. Lembrei das pessoas que me ajudaram e principalmente na minha família. Lembrei bastante da minha família."

Adaptação

"Dá para dormir (na ausência de gravidade). Para se ter uma idéia, a cada 40 minutos você tem um dia e uma noite. Como tem muita coisa para ver, não dá vontade de dormir. Mas eu penso no Brasil e na minha família e durmo. Posso dizer que me adaptei 100% ao espaço. Praticamente o vôo inteiro é bastante curioso. São sensações novas e o apoio da tripulação é essencial. Seria muito difícil descrever em uma frase."

Missão

"Estou me sentindo tranqüilo, com a sensação de missão realizada. Eu prometi para o meu país que levaria a bandeira brasileira para o espaço e levei. Com a ajuda de algumas pessoas, como da Agência Espacial Brasileira, de seus coordenadores, do povo brasileiro que me apoiou, de meus amigos e da minha família, com todo esse apoio, eu cumpri a missão."

Brasil visto de cima

"É uma sensação de paz muito grande quando você vê a Terra de cima. Dá para ver o contorno das cidades e o contorno do litoral. Olhar para as estrelas é realmente demais. Quando eu vi o Brasil pela primeira vez durante o dia, tive uma sensação de muito orgulho."

"O Brasil é algo impressionante. Estou neste momento passando pela órbita do Golfo do México, quase chegando em Cancún, e dá para ver o cantinho do Brasil. Dá muito orgulho de ser brasileiro."

Pergunta: do que exatamente ele está sentindo orgulho, mesmo? As vezes eu acho que ele só está falando isso tudo porque está no script...

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #103 Online: 03 de Abril de 2006, 12:16:31 »
Orgulho??

só se for pro ego dele...

Pq hj qualquer idiota (e muito rico) pode ir ao espaço...

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #104 Online: 03 de Abril de 2006, 18:34:43 »

A nave teria um "problema hidraulico" e não consegueria chegar ao espaõ

Certamente ,algum alemão chegaria antes dele. :hihi:
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #105 Online: 06 de Abril de 2006, 00:28:03 »
Parece que, ao contrário do que muitos dizem, o Brasil não tinha mais direito ao vôo à ISS como parte da sua participação no projeto de construção da mesma.
Pelo menos é o que afirma o diretor da Divisão de Ciência do Escritório de Relações Externas da Nasa em Washington, Peter Ahlf.

BBC
http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2006/04/060405_astronautahoustonbg.shtml

(...)
Ele diz que a cooperação entre a Nasa e a Agência Espacial Brasileira (AEB) está parada praticamente desde 2004. "Precisamos retomar as conversas. Mas do nosso ponto de vista, o novo nível de financiamento para o projeto muito provavelmente não inclui uma oportunidade de vôo para um astronauta brasileiro", afirmou Ahlf em entrevista à BBC Brasil.

A permanência do Brasil no consórcio vai depender do volume de recurso que o país estiver disposto a desembolsar, na avaliação do responsável pela América Latina no Escritório de Relações Externas da Nasa, Michael Moore.

Isso quer dizer que ao não cumprir com o acordo firmado em 1997 que previa a entrega de seis equipamentos para a Estação Espacial Internacional, o Brasil perdeu o direito de enviar um astronauta para o espaço no convênio com a Nasa.
(...)

Ahlf diz que a Nasa continua interessada nos equipamentos brasileiros, mas que se a Agência Espacial Brasileira não for capaz de fornecê-los, a agência americana vai buscar outras alternativas.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

APODman

• Visitante
« Resposta #106 Online: 06 de Abril de 2006, 07:29:16 »
Não seria mais fácil, e barato, pagar para realizarem os experimentos que ele fará por lá ?

Pontes não terá lugar garantido ao voltar, diz Nasa

LONDRES - O astronauta brasileiro Marcos Pontes não tem um lugar garantido no Centro Espacial Johnson, da Nasa, em Houston, quando voltar da missão à Estação Espacial Internacional.

"Ainda não está decidido se ele volta para o centro. Para falar a verdade, praticamente não discutimos isso desde 2004", afirmou o diretor da Divisão de Ciência do Escritório de Relações Externas da Nasa em Washington, Peter Ahlf.

Ele diz que a cooperação entre a Nasa e a Agência Espacial Brasileira (AEB) está parada praticamente desde 2004. "Precisamos retomar as conversas. Mas do nosso ponto de vista, o novo nível de financiamento para o projeto muito provavelmente não inclui uma oportunidade de vôo para um astronauta brasileiro", afirmou Ahlf em entrevista à BBC Brasil.

A permanência do Brasil no consórcio vai depender do volume de recurso que o país estiver disposto a desembolsar, na avaliação do responsável pela América Latina no Escritório de Relações Externas da Nasa, Michael Moore.

Isso quer dizer que, ao não cumprir com o acordo firmado em 1997 que previa a entrega de seis equipamentos para a Estação Espacial Internacional, o Brasil perdeu o direito de enviar um astronauta para o espaço no convênio com a Nasa.

Regresso a Houston

Em entrevistas, Pontes disse que pretendia voltar para Houston e que poderia participar dos vôos da Nasa a partir de 2009.

Segundo Ahlf, o treinamento recebido pelo brasileiro em Houston foi útil para que ele se qualificasse para o vôo a bordo da nave russa. "Estamos felizes que Pontes tenha tido a oportunidade de voar neste acordo comercial com a agência russa. Achamos que é uma coisa positiva tanto para a agência brasileira quanto para a cooperação geral no espaço", afirmou Ahlf.

A redução da participação brasileira na Estação Espacial Internacional começou a ser negociada no início do governo Lula, mas as conversas ficaram paradas a partir de fevereiro de 2003 - período em que se deu o acidente do ônibus espacial Columbia, que colocou em compasso de espera todo o programa de vôos para a estação, ainda em construção.

O Brasil ainda é considerado pela Nasa como integrante do projeto, segundo Ahlf. Mas ele ressalta que apesar de ter investido no desenvolvimento inicial dos equipamentos que deveria apresentar, o Brasil não chegou a fornecer nenhum equipamento para a estação.

Acordo

O acordo foi firmado em 1997, pelos ex-presidentes Bill Clinton e Fernando Henrique Cardoso. Naquele época, o Brasil se comprometeu a fornecer uma série de equipamentos para a Estação Espacial Internacional.

Em troca, o Brasil ganharia o direito de treinar um astronauta no Centro Johnson, que depois iria para o espaço em um ônibus espacial americano. Pelo acordo, o Brasil poderia ainda fazer uso da estação para pesquisa.

Os equipamentos foram orçados na época pelo governo brasileiro em US$ 120 milhões. Das seis peças previstas no acordo, as duas mais importantes, de acordo com Peter Ahlf, são o palete expresso para experimentos na estação espacial, um equipamento que seria utilizado dentro e fora da estação, e o contêiner despressurizado para logística.

Os equipamentos nunca chegaram a ser entregues. "Trabalhamos com o governo brasileiro por alguns anos e sei que eles investiram recursos no desenho dessas peças, mas chegamos a um ponto, em agosto de 2002, que parecia que eles não iriam conseguir entregar o equipamento", afirmou Ahlf.

No início do governo Lula, em 2003, as duas agências começaram a conversar sobre a redução da participação brasileira, para acomodar o corte de orçamento da Agência Espacial Brasileira. "Começamos a conversar sobre um acordo diferente, reduzido, mas não completamos nada."

Foco

Depois do acidente com o ônibus espacial Columbia, em fevereiro de 2003, o foco da Nasa mudou. "Francamente, isso não é uma prioridade para nós. Por esse motivo, não completamos um novo acordo. E também nós não tivemos muita pressão do governo brasileiro para retomar essas discussões", afirmou Ahlf.

Segundo ele, a prioridade da Nasa passou a ser os procedimentos que pudessem garantir que os ônibus voassem com segurança e a manutenção da Estação Espacial Internacional em órbita, mesmo sem os vôos. Enquanto isso, as viagens ficaram paradas, e só foram retomadas no ano passado.

Ahlf diz que a Nasa continua interessada nos equipamentos brasileiros, mas que se a Agência Espacial Brasileira não for capaz de fornecê-los, a agência americana vai buscar outras alternativas. "Se retomarmos as conversas com o governo, tenho certeza que vamos encontrar uma maneira para que eles sejam úteis", afirmou.

O diretor da Nasa lembra que as agências americana e brasileira têm outros acordos de cooperação, que continuam em andamento, como um para a análise do clima na Amazônia.

fonte: http://www.estadao.com.br/ciencia/noticias/2006/abr/05/212.htm

[ ]´s

APODman

• Visitante
« Resposta #107 Online: 06 de Abril de 2006, 07:34:33 »
Guenta !  |(

Astronauta valeu o investimento, diz Lula em conversa com Pontes

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Numa conversa transmitida ao vivo pela agência de notícias do governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ao astronauta Marcos Pontes que "o que nós gastamos [com a viagem] é pouco diante do que isso pode representar para a ciência brasileira", comparou-o a Ayrton Senna e pediu uma mensagem de "esperança" às crianças brasileiras.

A conversa de 14 minutos durou mais que o previsto, e a preocupação do governo com o espetáculo midiático era constante. Pouco antes de a conversa ir ao ar, o diretor técnico-científico da Agência Espacial Brasileira, Raimundo Mussi, disse, com o microfone aberto: "Recomendei ao Pontes para flutuar o máximo possível".

Lula destacou o significado da missão na auto-estima da população. Tranqüilo, Pontes afirmou que "aguarda ansiosamente" para chegar ao Brasil e disse que sua missão pode impulsionar o programa espacial brasileiro.
Lula ainda brincou com a situação do Noroeste, time de Bauru (terra de Pontes), que andaria "mal das pernas". O time está em terceiro no Paulista, à frente do Corinthians de Lula, o sexto.

Conversa com crianças

Alunos da Escola Americana do Rio de Janeiro também conversaram com Pontes ontem. Eles foram selecionados pelo projeto Ariss (Amateur Radio on International Space Station), que viabiliza a comunicação de estudantes com astronautas em órbita por meio de radioamadores.

O bate-papo aconteceu nos pouco menos de dez minutos em que a ISS (Estação Espacial Internacional) sobrevoava o Rio. Maria Consuelo Galvez, 10, perguntou a Pontes quantas vezes ele tomava banho, durante a expedição. Depois da gargalhada geral, ele respondeu que não toma nenhum. Já Giorgio Rajão, 13, achou estranho que, na época em que Pontes era criança, não houvesse simuladores de vôo. O menino ficou encantado com a possibilidade de conversar com Pontes. "Vai marcar a minha vida."

Qualquer escola pode se candidatar a conversar com astronautas em órbita (www.arissbr.org).

fonte: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ciencia/fe0604200602.htm

[ ]´s

Skorpios

• Visitante
« Resposta #108 Online: 07 de Abril de 2006, 13:55:16 »
Marcos Pontes conclui experimentos e prepara volta à Terra
da Efe, em Moscou

O astronauta Marcos Pontes, em seu sétimo dia a bordo da ISS (sigla em inglês para Estação Espacial Internacional), conclui hoje seus experimentos e inicia os preparativos para seu retorno à Terra em companhia de dois colegas.

Pontes reunirá seus instrumentos e guardará os resultados dos experimentos que trará na viagem de volta, disse à agência Itar-Tass Valeri Lindin, porta-voz do CCVE (Centro de Controle de Vôos Espaciais) da Rússia.

Pontes, em companhia dos astronautas Pavel Vinogradov (russo) e Jeffrey Williams (norte-americano), chegou à ISS no último sábado na nave russa Soyuz TMA-8, em um vôo que representou um marco histórico para o programa espacial brasileiro.

Vinogradov e Williams integram a 13º expedição ISS-13 e permanecerão na estação orbital durante os próximos seis meses em substituição ao americano William McArthur e ao russo Valeri Tokarev, que estão na ISS desde outubro passado.

Durante sua permanência na estação, Pontes, 43, levou adiante a Missão Centenário, que incluiu experimentos científicos e tecnológicos em bioquímica, termodinâmica, cinética de enzimas, cristalização de proteínas, semi-condutores e difusão térmica.

Pontes testemunhará a troca entre os comandantes das expedições, também prevista para hoje, indicou Lindin. Vinogradov, comandante da ISS-13, e McArthur, da ISS-12, assinarão as chamadas atas de entrega e recebimento que, entre outras informações, inclui um inventário e um relatório sobre o estado operacional da ISS.

A partir desse momento, todos os assuntos relacionados com o funcionamento da ISS estarão sob a responsabilidade da ISS-13, e a ISS-12 --com a presença de Pontes-- começará a revisar a fundo todos os sistemas da nave Soyuz TMA-7 que os trará de volta à Terra na noite de domingo (horário de Brasília).

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u14471.shtml

Offline Zibss

• Nível 28
  • *
« Resposta #109 Online: 07 de Abril de 2006, 23:07:17 »
Tá acabando a brincadeira...:?

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #110 Online: 08 de Abril de 2006, 00:10:26 »
Salvador Nogueira, da Folha, fez uma defesa apaixonada da Missão:
http://www.trekbrasilis.net/sn/cgi-bin/viewnews.cgi?category=all&id=1144334991

Dois pontos positivos citados:

Nesta mesma Folha Online, uma enquete recente mostra que, para 76% das pessoas, a presença de um astronauta brasileiro no espaço aumentou seu interesse pelo tema.

Quem saiu ganhando foi o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), que teve o seu LIT (Laboratório de Integração e Testes) certificado para preparar experimentos de missões tripuladas. É um selo de qualidade que cai bem a essa instalação, que não deve nada a outras do tipo localizadas em outros países, supostamente "mais desenvoltos" que nós em tecnologias espaciais.

"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!