Nave que levará primeiro brasileiro ao espaço já está posicionadaA nave Soyuz TMA-8, na qual viajará à Estação Espacial Internacional (ISS) o primeiro astronauta brasileiro da história, Marcos Pontes, foi instalada hoje em sua rampa de lançamento, informou a agência espacial russa Roscosmos.
Apoiada em um foguete propulsor Soyuz-FG de 50 metros de comprimento e 300 toneladas, a Soyuz TMA-8 foi transportada sobre vagões em posição horizontal até a rampa no centro de lançamento de Baikonur, na república do Cazaquistão, Ásia Central, disse um porta-voz da Roscomos à agência "Itar-Tass".
As duas locomotivas nos extremos do comboio demoraram cerca de duas horas para percorrer os quase dois quilômetros de distância entre o hangar e a plataforma de lançamento do centro espacial.
Seguindo a tradição, convidados, jornalistas e militares depositaram moedas que, esmagadas durante a passagem do comboio, se transformam agora em talismãs da viagem.
"O Soyuz FG e a Soyuz TMA-8 estão prontos para o lançamento", afirmou a fonte, que acrescentou que a decolagem do foguete está prevista para a próxima quinta-feira às 6h30 de Moscou (23h30 de Brasília) em Baikonur, em espaço alugado pela Rússia.
A missão fundamental da Soyuz TMA-8 é transportar à ISS a 13ª expedição espacial, a "ISS-13", integrada pelo russo Pável Vinográdov e o americano Jeffrey Williams, que substituirão seus respectivos compatriotas Valeri Tokarev e William McArthur, da "ISS-12", que estão na estação internacional desde outubro passado.
No entanto, as atenções da missão estão voltadas para o terceiro tripulante, o tenente-coronel Marcos Pontes, que se transformará no primeiro astronauta da história do Brasil.
Durante sua permanência no espaço, Pontes, de 42 anos, desenvolverá a missão "Centenário", que inclui um programa de experimentos científicos e técnicos e observações do território de seu país com instrumentos a bordo da nave espacial.
"O vôo do primeiro avião no Brasil ocorreu em 1906, e agora, passado um século, ocorrerá o primeiro vôo de um brasileiro ao espaço", explicou recentemente Pontes à imprensa.
Vinográdov e Williams ficarão na ISS ao menos por seis meses, e Pontes voltará à Terra em companhia de Tokarev e McArthur após oito dias.
Os cosmonautas Vinogradov e Williams expressaram sua satisfação por participar de um vôo histórico para o Brasil e, assim como Pontes, minimizaram a importância da relação do vôo com a mística do número 13, que caracteriza a expedição à ISS.
"Na verdade, eu faço parte da tripulação 'doze e meio', porque viajarei com a 'ISS-13' e retornarei com a 'ISS-12'", brincou Pontes.
http://ultimosegundo.ig.com.br/materias/mundo/2320501-2321000/2320584/2320584_1.xml--------------------------
Astronauta brasileiro tem o sorriso de Gagarin, dizem russosO cosmonauta brasileiro, tenente-coronel Marcos Pontes, está sendo comparado pelos russos ao pioneiro da exploração espacial Yuri Gagarin por sua simpatia, de acordo com o médico da Aeronáutica responsável pelo acompanhamento do astronauta, tenente-coronel Luiz Cláudio Lutiis.
"O pessoal está dizendo que ele tem o sorriso de Gagarin", afirmou Lutiis nesta terça-feira, no Cosmódromo de Baikonur, no Casaquistão. "Ele é muito alegre, o tempo todo está sorrindo e é muito comunicativo. O Gagarin era assim também."
Além do carisma, o médico afirma que Pontes também impressionou os russos por seu excelente desempenho nos testes e treinamentos que vem enfrentando desde que chegou à Cidade das Estrelas, em Moscou, e depois ao Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão.
PioneirosO astronauta russo Fyodor Yurichikihin, treinado para ser o substituto de Pontes no caso de o brasileiro não poder embarcar – já que todos os tripulantes da Soyuz têm um "reserva", também comparou Pontes a Gagarin do ponto de vista do pioneirismo.
"Marcos Pontes é o primeiro cosmonauta do Brasil. Por isso, acho que é: Gagarin para a Rússia, John Glenn para os Estados Unidos e Marcos Pontes para o Brasil", disse Yurichikihin.
Nesta terça-feira, o astronauta brasileiro deve completar mais uma série de testes antes do vôo de quinta-feira (quarta-feira, em Brasília).
Pontes deve simular o embarque e a preparação para a decolagem vestindo o traje espacial e os equipamentos que serão utilizados no dia do vôo.
Nesta terça-feira, os foguetes que levarão a nave do brasileiro ao espaço, a Soyuz TMA-8, foram transportados por um trem com duas locomotivas até a plataforma de lançamento 1 de Baikonur, batizada de Gagarin por ter sido o local de onde saiu o histórico primeiro vôo espacial tripulado.
Ainda durante a manhã, os sistemas de propulsão da Soyuz foram içados à posição vertical e "abraçados" pelas torres de acesso para que os engenheiros possam realizar os últimos testes e ajustes dos equipamentos.
A decolagem da missão rumo à Estação Espacial Internacional está marcada para as 8h29 de quinta-feira, no horário local (23h29 de quarta-feira, em Brasília).
http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2006/03/060328_astronautagagarinrc.shtml--------------------------
Na terça-feira, 28 de março, a Soyuz TMA-8 e os seus foguetes de propulsão foram transportados por trem com duas locomotivas até a plataforma de lançamento 1 de Baikonur, batizada de Gagarin por ter sido o local de onde saiu o histórico primeiro vôo espacial tripulado.
A decolagem da missão rumo à Estação Espacial Internacional está marcada para as 8h29 de quinta-feira, no horário local (23h29 de quarta-feira, em Brasília). O tenente-coronel aviador Marcos Pontes será o primeiro brasileiro a integrar uma missão espacial.
Ainda durante a manhã da terça-feira, os sistemas de propulsão da Soyuz foram içados à posição vertical e "abraçados" pelas torres de acesso para que os engenheiros possam realizar os últimos testes e ajustes dos equipamentos.
A nave Soyuz TMA-8 e os seus foguetes de propulsão foram transportados do galpão em que foram montadas, para a plataforma de lançamento 1 de Baikonur, batizada de Gagarin. A plataforma é a mesma de onde, em 1961, partiu o vôo do russo, o primeiro homem a orbitar a Terra.
Os objetos pessoais dos astronautas, entre eles uma camisa da seleção brasileira, uma bola verde e amarela e uma imagem de Jesus Cristo do brasileiro Marcos Pontes, já estão na nave. Nas próximas horas, engenheiros russos devem fazer mais testes e autorizar o carregamento definitivo da Soyuz.