Autor Tópico: Pontes:"Levarei a bandeira Brasileira ao espaço"  (Lida 10409 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline uiliníli

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 18.107
  • Sexo: Masculino
Re.: Pontes:"Levarei a bandeira Brasileira ao espaço&qu
« Resposta #25 Online: 01 de Fevereiro de 2006, 10:06:41 »
Colocar o Pontes no espaço é um interesse meramente político do presidente Lula. Não é a tôa que será em ano eleitoral. Ridículo, patético e absurdo. Estou 100% de acordo com o Inpe.

Offline Quasar

  • Nível 24
  • *
  • Mensagens: 1.088
  • Sexo: Masculino
Re.: Pontes:"Levarei a bandeira Brasileira ao espaço&qu
« Resposta #26 Online: 01 de Fevereiro de 2006, 12:47:11 »
Eu já acho importante ter um astronauta brasileiro, mesmo sendo num esquema político.

Pensar "essa grana toda seria mais bem aproveitada em pesquisa e desenvolvimento de tecnologia espacial" é ingenuidade, as coisas não funcionam assim.

A lógica do negócio é "Vamos mandar o cara para lá, mesmo que seja uma missão curta e ele não faça grandes coisas na estação para ganhar política mente e quem sabe mais verba"

É o que a NASA faz ao anunciar projetos que sabidamente não são viáveis, o estímulo da opinião pública facilita a obtenção de verba.

Pena que aqui no Brasil a grana acaba desviada :(
"Assim como são as pessoas, são as criaturas" -  Didi Mocó

Offline uiliníli

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 18.107
  • Sexo: Masculino
Re.: Pontes:"Levarei a bandeira Brasileira ao espaço&am
« Resposta #27 Online: 01 de Fevereiro de 2006, 12:55:21 »
Pior ainda se for para agradar a opinião pública, Quasar! O fato de um astronauta brasileiro estar indo de carona para o espaço agora banaliza esse feito. Então quando o Brasil tiver condições de criar seus próprios foguetes capazes de levar humanos para o espaço vamos estar tirando a glória do segundo brasileiro no espaço.

Sem contar que hoje com 20 milhões de dólares qualquer banana pode ir passear no espaço, então eu não acho que esse elefante branco do Pontes vai fazer muita diferença para comover a opinião pública e atrair mais verbas para o Inpe.

Offline Quasar

  • Nível 24
  • *
  • Mensagens: 1.088
  • Sexo: Masculino
Re.: Pontes:"Levarei a bandeira Brasileira ao espaço&am
« Resposta #28 Online: 01 de Fevereiro de 2006, 15:18:11 »
Aí depende do marketing, nós que temos um interesse maior em programas espaciais conseguimos ver a coisa desta forma, mas para o povão ignorante vai ser um feito científico e patriótico.

É como as missões a Lua, as primeiras tiveram um enfoque mais para o marketing do que para a ciência, nas últimas como a mídia perdeu o interesse (exeto a Apolo 13 por causa do acidente) é que houve um aproveitamento científico maior, mas mesmo assim muito pequeno frente aos recursos empregados.
"Assim como são as pessoas, são as criaturas" -  Didi Mocó

Offline uiliníli

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 18.107
  • Sexo: Masculino
Re.: Pontes:"Levarei a bandeira Brasileira ao espaço&qu
« Resposta #29 Online: 01 de Fevereiro de 2006, 18:34:05 »
Ainda acho que é um baita disperdício de dinheiro, que o marketing envovido não pagará ao Inpe o que foi gasto para  garoto propaganda fazer piruetas na ISS, que o foguete vai explodir, o Brasil vai perder a Copa, o Vasco vai ser rebaixado e o Lula reeleito - Pois é, eu sou pessimista mesmo :?

Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.331
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Re: Pontes:"Levarei a bandeira Brasileira ao espaço"
« Resposta #30 Online: 09 de Março de 2006, 12:02:39 »
Citar
O novo diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o engenheiro Gilberto Câmara, afirmou que o País precisa de um "programa espacial do tamanho do Brasil", motivado por resultados. "Não é só colocar astronauta, cosmonauta, taikonauta no espaço."


O problema é definir qual é o "tamanho do Brasil". E a viagem também é motivada por resultados, afinal a nave não irá simplesmente deixá-lo lá, sem nada para fazer durante os oito dias. Todos os trabalhos irão gerar conhecimentos que terão aplicação direta em produtos, o que irá gerar retorno.

Citar
A declaração foi dada em São Paulo, enquanto ele apresentava a membros da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) seu projeto de gestão - com grande foco justamente no desenvolvimento de satélites. Para Câmara, o setor precisa ser valorizado, uma vez que o Brasil pode rapidamente se posicionar como um dos principais fornecedores de imagens do mundo.
O diretor do Inpe diz que tanto a Nasa, agência americana, quanto a ESA, européia, já demonstraram interesse em comprar imagens do CBERS - uma vez que o satélite Landsat está a ponto de pendurar as chuteiras - antes que um substituto esteja a postos.
A viagem do astronauta Marcos Pontes, marcada para março, custará aos cofres públicos entre US$ 10 milhões e US$ 15 milhões, pagos à Roskosmos, a agência russa. O valor é suficiente para que um sistema de controle de órbita dos satélites seja desenvolvido por e para brasileiros. Tal tecnologia é essencial para manter o satélite na posição desejada e orientar as câmeras corretamente.


Na minha opinião, a divulgação da pesquisa científica espacial brasileira, causada pela viagem de Marcos Pontes, ajudará a trazer mais verbas para a área, inclusive para a pesquisa com satélites. A repercussão causada pelas viagens espaciais sempre ajudou a atrair verbas para a pesquisa. Veja o exemplo das missões Apolo: cientificamente pobres, mas ajudaram a fazer com que o orçamento da NASA recebesse aumentos substanciais, o que teve conseqüências em diversas outras pesquisas, que graças a isso puderam ser financiadas.

Citar
A SBPC também não concorda com o investimento alto, neste momento, em missões que envolvam astronautas e a ISS. "Em 1986, já havíamos detectado que o sistema de direcionamento de satélites é uma questão estratégica. Hoje pegamos carona na tecnologia de outros", diz o presidente da sociedade, o físico Ennio Candotti.

Pode-se, com alguma razão, argumentar que a viagem ocorre muito cedo, mas isso levanta algumas questões:

1) Quando é momento certo?

2) Em 1961 era cedo p/ se colocar um cosmonauta no espaço? Em 1969 era cedo para se colocar astronautas na Lua?

A primeira questão pode gerar um bom debate, mas a segunda é mais fácil de responder, graças à perspectiva histórica. Se pensarmos apenas no retorno obtido pelas missões, a resposta mais provável é que elas realmente aconteceram cedo. Mas, se pensarmos em todos os frutos advindos da pesquisa e exploração espacial, minha resposta é não.
Quanto ao fato de pegar carona na tecnologia alheia, isso não é exclusividade nossa. A tecnologia chinesa de vôos espaciais é - por mais que neguem - apenas tecnologia russa, com adaptações aqui e ali. E, de qualquer forma, acho importante já ter um cosmonauta (prefiro essa palavra por me parecer mais abrangente) treinado e com experiência de vôo, para que possamos iniciar um programa de treinamento aqui mesmo, de forma que que já tenhamos alguns profissionais preparados no momento em que tivermos desenvolvido tecnologia própria.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.331
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Re: Pontes:"Levarei a bandeira Brasileira ao espaço"
« Resposta #31 Online: 09 de Março de 2006, 12:07:34 »
Notícia relacionada...

----------------------------

Marcos Pontes começa a fazer provas para vôo espacial à ISS

O astronauta brasileiro Marcos Pontes e outros da Rússia e dos Estados Unidos começaram hoje a responder aos exames técnicos prévios à viagem à Estação Espacial Internacional (ISS), informou o Centro de Cosmonautas russo Yuri Gagarin.

Pontes será o primeiro brasileiro a ser submetido aos testes, aplicados por uma comissão de analistas do programa espacial russo e cujas perguntas teóricas e práticas sobre o vôo espacial a ser realizado devem ser respondidas no idioma local.

Também serão examinados o cosmonauta russo Pável Vinogradov e o americano Jeffrey Williams, candidatos titulares da 13ª terceira expedição permanente (ISS-13), indicou Serguei Tafrov, porta-voz do centro de cosmonautas Gagarin, à agência de notícias "Itar-Tass".

Farão os testes por precaução o russo Fedor Yurchíjin e o americano Michael Fincke, candidatos da expedição reserva e que viajarão à ISS caso alguns dos homens da titular (Vinogradov ou Williams) seja retirado do programa espacial.

O reserva de Marcos Pontes é o cosmonauta russo Serguei Bolkov, que também será submetido a exames teóricos e práticos hoje.

Divididos em duas partes, a titular, composta por Vinogradov, Williams e Pontes, e a suplente, por Yurchíjin, Fink e Bolkov, os cosmonautas mostrarão o funcionamento dos sistemas vitais dos módulos russos Zvezdá e Zaria, em maquetes idênticas às reais.

Em outra maquete que reproduz os sistemas de navegação e controle das naves Soyuz-TMA, os cosmonautas simularão as operações prévias ao lançamento e manobras de acoplamento e desenganche.

Além disso, os cosmonautas deverão enfrentar situações simuladas de emergência, como incêndios, perda da pressão atmosférica, corte de energia elétrica e outros imprevistos.

Em função dos resultados das provas, que serão realizadas até esta sexta-feira, analistas do centro Gagarin optarão por recomendar ou não os tripulantes analisados à Comissão de Vôos Espaciais da Rússia, última instância responsável pela autorização de missões.

De acordo com o programa de vôo, a ISS-13 viajará à ISS a bordo da nave Soyuz TMA-8, que será lançada no próximo dia 30 no centro espacial Baikonur, na república do Cazaquistão, na Ásia Central.

A missão da ISS-13 é substituir os cosmonautas da 12ª expedição integrada pelo russo Valeri Tokariov e o americano William MacArthur, no espaço desde outubro passado.

Caso seja aprovado o vôo da expedição titular, Vinogradov e Williams ficarão na ISS ao menos por seis meses, e Pontes, após permanecer a bordo oito dias, voltará à Terra em companhia de Tokariov e McArthur em 9 de abril a bordo da Soyuz TMA-7.

http://ultimosegundo.ig.com.br/materias/mundo/2298501-2299000/2298621/2298621_1.xml

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Zibss

  • Nível 28
  • *
  • Mensagens: 1.482
Re: Pontes:"Levarei a bandeira Brasileira ao espaço"
« Resposta #32 Online: 09 de Março de 2006, 12:43:09 »
Qual é a importância de levar experimento de germinação de feijão ao espaço? Nenhuma.
Citar
15/02/2006  - 09h53
Viagem de astronauta é "marketing", diz diretor do CTA
FÁBIO AMATO
da Agência Folha, em São José dos Campos

O novo diretor do CTA (Comando Geral de Tecnologia Aeroespacial, antigo Centro Técnico Aeroespacial), tenente-brigadeiro-do-ar Carlos Augusto Leal Velloso, afirmou que a viagem do astronauta brasileiro ao espaço é "questão de marketing" e que a experiência "não trará nenhum avanço científico para o Brasil".

Velloso, entretanto, defende a viagem do tenente-coronel da FAB (Força Aérea Brasileira) Marcos Cesar Pontes. Para Velloso, gastar cerca de US$ 10 milhões com o lançamento do primeiro astronauta brasileiro é melhor do que "pagar mensalão" e ainda servirá para divulgar o programa espacial brasileiro.

"Eu acho que, para efeito do que se pretendia com o vôo do astronauta, que era dar visibilidade ao programa espacial brasileiro de uma maneira geral, está sendo muito bom. Estamos mostrando o programa espacial para o país inteiro", disse Velloso no final da tarde de anteontem, após entrevista coletiva sobre as mudanças na estrutura do CTA, em São José dos Campos (interior paulista).

Pontes viajará à ISS (Estação Espacial Internacional) a bordo da nave russa Soyuz. O lançamento está marcado para o dia 30 de março. Atualmente, ele passa por um período de treinamento na Cidade das Estrelas, na Rússia. Pontes aproveitará o ambiente de microgravidade para fazer alguns experimentos encomendados por instituições nacionais.

Na semana passada, a Folha revelou que a viagem, antes prevista para outubro, foi antecipada para março a pedido do governo brasileiro. As eleições teriam motivado o pedido. O ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, negou que a mudança tenha motivação política.

Quando lhe perguntaram se considerava razoável o governo gastar US$ 10 milhões com o projeto, sob o argumento de dar visibilidade ao programa, Velloso citou o escândalo do "mensalão" para defender sua posição.

"Eu acho que foi bom [o investimento]. É uma opinião pessoal. Tem gente que prefere dar US$ 10 milhões para mensalão do que lançar um astronauta. Eu acho que o mensalão foi muito pior do que o astronauta", disse.

"O fato de ele [Pontes] voar não traz nenhum avanço tecnológico. Claro que alguma coisa você ganha de conhecimento. Mas o que quero dizer é que nessa etapa o programa espacial está ganhando, porque está sendo divulgado para a nação", declarou. Segundo ele, é preciso mostrar à população que "um programa espacial não é só lançar um foguetinho".

Velloso ainda lembrou que o lançamento do astronauta brasileiro foi apenas um dos pontos do acordo original, que previa ainda a transferência de tecnologia para o Brasil, que então ficaria responsável pela fabricação de componentes para a ISS.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u14276.shtml

Offline Zibss

  • Nível 28
  • *
  • Mensagens: 1.482
Re: Re.: Pontes:"Levarei a bandeira Brasileira ao espaço&qu
« Resposta #33 Online: 09 de Março de 2006, 12:45:03 »
Rapaz, mas sinceramente... Se aparecer uma imagem do pontes enrolado em uma bandeira brasileira na ISS eu juro que eu vomito  |(

Vai passar no Fantástico....:roll:

Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.331
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Re: Pontes:"Levarei a bandeira Brasileira ao espaço"
« Resposta #34 Online: 17 de Março de 2006, 15:22:22 »
Astronauta do Brasil é aprovado com 'notas excelentes'


 
O brasileiro, tenente-coronel aviador Marcos Pontes, foi aprovado com "notas excelentes", de acordo com a agência de notícias russa Tass, e apresentado oficialmente nesta terça-feira, ao lado do russo Pavel Vinogradov e do americano Geoffrey Williams, como tripulante da 13ª missão permanente à Estação Espacial Internacional (EEI).

De Moscou, na entrevista coletiva que se seguiu à apresentação da equipe, que parte em 30 de março, Pontes destacou a importância da missão Centenário – uma homenagem aos cem anos do primeiro vôo do 14 Bis.

"Creio que todos os experimentos preparados para mim têm uma importância extraordinária. Vou procurar efetuá-los com êxito", afirmou Pontes, de acordo com a agência de notícias EFE, sobre a missão que lhe foi confiada pela Agência Espacial Brasileira (AEB).

O primeiro astronauta brasileiro também comentou que sentiu na pele o famoso inverno russo durante um exercício de sobrevivência ao lado dos outros tripulantes em que enfrentaram temperaturas de até 30º negativos.

"Depois daquele teste, perdi o medo do frio", disse o brasileiro, que vai passar oito dias a bordo da EEI, antes de retornar à Terra em 9 de abril.

'Emergências'

De acordo com informações do Centro de Treinamento de Cosmonautas da Rússia divulgadas pela Tass, Pontes e os colegas dele passaram por simulações de operação da nave Soyuz e da parte russa da EEI.

No teste, os astronautas passaram por todos os estágios da jornada da espaçonave, desde o lançamento e a acoplagem à estação espacial até a volta à Terra, além de terem sido obrigados a "apagar incêndios" de emergência na cápsula de retorno da Soyuz e na parte russa da estação espacial.

A equipe teve ainda, de acordo com a Tass, que realizar reparos no sistema de acoplagem, de ar e no computador de bordo da EEI. Para completar, os tripulantes do vôo tiveram que demostrar bons conhecimentos de medicina e primeiros-socorros.

O lançamento da nave Soyuz TMA-8, na qual Pontes vai viajar, está marcado para 6h29m do dia 30 de março (horário local), do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão.

Os outros integrantes da missão devem permanecer na estação espacial por seis meses.

Pontes deve voltar no dia 9 de abril ao lado do russo Valery Tokarev e do americano William MacArthur, que estão orbitando a Terra desde outubro do ano passado.
 
http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/story/2006/03/060314_testeastronautabrasileiroebc.shtml

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline n/a

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.699
Re: Pontes:"Levarei a bandeira Brasileira ao espaço"
« Resposta #35 Online: 17 de Março de 2006, 19:47:43 »
Só falta a missão falhar...

Offline Quasar

  • Nível 24
  • *
  • Mensagens: 1.088
  • Sexo: Masculino
Re: Pontes:"Levarei a bandeira Brasileira ao espaço"
« Resposta #36 Online: 17 de Março de 2006, 21:39:40 »
Só falta a missão falhar...

Vai ser uma comoção total, o governo vai adorar, todo mundo chorando , musiquinha fúnebre para a ocasião, escândalos abafados por causa da morte do bravo astronauta.

Melhor não dar idéia para o pessoal do governo.
"Assim como são as pessoas, são as criaturas" -  Didi Mocó

Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.331
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Re: Pontes:"Levarei a bandeira Brasileira ao espaço"
« Resposta #37 Online: 20 de Março de 2006, 18:12:15 »
Melhor não dar idéia para o pessoal do governo.

Ou para a oposição, que vai acusar o Lula de cometer um "homicídio espacial", como o Arthur Virgílio já insinuou.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Quasar

  • Nível 24
  • *
  • Mensagens: 1.088
  • Sexo: Masculino
Re: Pontes:"Levarei a bandeira Brasileira ao espaço"
« Resposta #38 Online: 20 de Março de 2006, 21:32:58 »
Melhor não dar idéia para o pessoal do governo.

Ou para a oposição, que vai acusar o Lula de cometer um "homicídio espacial", como o Arthur Virgílio já insinuou.

Não vai dar nada, as Soyuz são o fusca espacial
"Assim como são as pessoas, são as criaturas" -  Didi Mocó

Offline Huxley

  • Nível 18
  • *
  • Mensagens: 519
Re: Pontes:"Levarei a bandeira Brasileira ao espaço"
« Resposta #39 Online: 27 de Março de 2006, 20:54:03 »
Essa viagem o Brasil teve que pagar Pontes ir, porque o nosso governo não cumpriu um acordo da estação Espacial Internacional.Será que vai ter algum benefício tão grande assim para a ciência nacional?
"A coisa mais importante da vida é saber o que é importante". Otto Milo

Meu blog: http://biologiaevolutiva.blogspot.com

Offline Südenbauer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
Re: Pontes:"Levarei a bandeira Brasileira ao espaço"
« Resposta #40 Online: 28 de Março de 2006, 01:00:13 »
Falta um dia...

- Brasil.... sil...sil...sil...sil...

Offline Diego

  • Nível 40
  • *
  • Mensagens: 4.835
  • Sexo: Masculino
Re: Pontes:"Levarei a bandeira Brasileira ao espaço"
« Resposta #41 Online: 28 de Março de 2006, 08:31:48 »
Será q a globo vai passar o lançamento ao vivo??

Do jeito q o brasil é com relação a fracassos de tentar mandar algo ao espaço, não duvido que até as confiaveis soyuz falhem!

Offline Zibss

  • Nível 28
  • *
  • Mensagens: 1.482
Re: Pontes:"Levarei a bandeira Brasileira ao espaço"
« Resposta #42 Online: 28 de Março de 2006, 11:45:15 »
A Globo vai passar sim, já foi confirmado nos jornais. Amanhã, às 23:30.


Citar
Será que vai ter algum benefício tão grande assim para a ciência nacional?

Não. O próprio presidente da Agência Espacial Brasileira admitiu que o que conta mais nessa missão é a visibilidade. Em termos práticos, a ciência nacional não ganha muito.

Se esta porcaria explodir, vai ser feriado nacional, vão colocar músicas tristes na TV por um bilhão de anos, não vai se falar sobre outra coisa até o fim do ano....

Offline Diego

  • Nível 40
  • *
  • Mensagens: 4.835
  • Sexo: Masculino
Re: Pontes:"Levarei a bandeira Brasileira ao espaço"
« Resposta #43 Online: 28 de Março de 2006, 12:21:56 »
Se esta porcaria explodir, vai ser feriado nacional, vão colocar músicas tristes na TV por um bilhão de anos, não vai se falar sobre outra coisa até o fim do ano....

Tirando a triste perda de nosso unico (!) astronauta, vai ser uma bela morte ao vivo pra 170 milhoes de pessoas....
Comparações com a Challenger serão inevitaveis.

Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.331
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Re: Pontes:"Levarei a bandeira Brasileira ao espaço"
« Resposta #44 Online: 28 de Março de 2006, 12:43:02 »
Nave que levará primeiro brasileiro ao espaço já está posicionada

A nave Soyuz TMA-8, na qual viajará à Estação Espacial Internacional (ISS) o primeiro astronauta brasileiro da história, Marcos Pontes, foi instalada hoje em sua rampa de lançamento, informou a agência espacial russa Roscosmos.

Apoiada em um foguete propulsor Soyuz-FG de 50 metros de comprimento e 300 toneladas, a Soyuz TMA-8 foi transportada sobre vagões em posição horizontal até a rampa no centro de lançamento de Baikonur, na república do Cazaquistão, Ásia Central, disse um porta-voz da Roscomos à agência "Itar-Tass".

As duas locomotivas nos extremos do comboio demoraram cerca de duas horas para percorrer os quase dois quilômetros de distância entre o hangar e a plataforma de lançamento do centro espacial.

Seguindo a tradição, convidados, jornalistas e militares depositaram moedas que, esmagadas durante a passagem do comboio, se transformam agora em talismãs da viagem.

"O Soyuz FG e a Soyuz TMA-8 estão prontos para o lançamento", afirmou a fonte, que acrescentou que a decolagem do foguete está prevista para a próxima quinta-feira às 6h30 de Moscou (23h30 de Brasília) em Baikonur, em espaço alugado pela Rússia.

A missão fundamental da Soyuz TMA-8 é transportar à ISS a 13ª expedição espacial, a "ISS-13", integrada pelo russo Pável Vinográdov e o americano Jeffrey Williams, que substituirão seus respectivos compatriotas Valeri Tokarev e William McArthur, da "ISS-12", que estão na estação internacional desde outubro passado.

No entanto, as atenções da missão estão voltadas para o terceiro tripulante, o tenente-coronel Marcos Pontes, que se transformará no primeiro astronauta da história do Brasil.

Durante sua permanência no espaço, Pontes, de 42 anos, desenvolverá a missão "Centenário", que inclui um programa de experimentos científicos e técnicos e observações do território de seu país com instrumentos a bordo da nave espacial.

"O vôo do primeiro avião no Brasil ocorreu em 1906, e agora, passado um século, ocorrerá o primeiro vôo de um brasileiro ao espaço", explicou recentemente Pontes à imprensa.

Vinográdov e Williams ficarão na ISS ao menos por seis meses, e Pontes voltará à Terra em companhia de Tokarev e McArthur após oito dias.

Os cosmonautas Vinogradov e Williams expressaram sua satisfação por participar de um vôo histórico para o Brasil e, assim como Pontes, minimizaram a importância da relação do vôo com a mística do número 13, que caracteriza a expedição à ISS.

"Na verdade, eu faço parte da tripulação 'doze e meio', porque viajarei com a 'ISS-13' e retornarei com a 'ISS-12'", brincou Pontes.

http://ultimosegundo.ig.com.br/materias/mundo/2320501-2321000/2320584/2320584_1.xml

--------------------------

Astronauta brasileiro tem o sorriso de Gagarin, dizem russos

O cosmonauta brasileiro, tenente-coronel Marcos Pontes, está sendo comparado pelos russos ao pioneiro da exploração espacial Yuri Gagarin por sua simpatia, de acordo com o médico da Aeronáutica responsável pelo acompanhamento do astronauta, tenente-coronel Luiz Cláudio Lutiis.

"O pessoal está dizendo que ele tem o sorriso de Gagarin", afirmou Lutiis nesta terça-feira, no Cosmódromo de Baikonur, no Casaquistão. "Ele é muito alegre, o tempo todo está sorrindo e é muito comunicativo. O Gagarin era assim também."

Além do carisma, o médico afirma que Pontes também impressionou os russos por seu excelente desempenho nos testes e treinamentos que vem enfrentando desde que chegou à Cidade das Estrelas, em Moscou, e depois ao Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão.

Pioneiros

O astronauta russo Fyodor Yurichikihin, treinado para ser o substituto de Pontes no caso de o brasileiro não poder embarcar – já que todos os tripulantes da Soyuz têm um "reserva", também comparou Pontes a Gagarin do ponto de vista do pioneirismo.

"Marcos Pontes é o primeiro cosmonauta do Brasil. Por isso, acho que é: Gagarin para a Rússia, John Glenn para os Estados Unidos e Marcos Pontes para o Brasil", disse Yurichikihin.

Nesta terça-feira, o astronauta brasileiro deve completar mais uma série de testes antes do vôo de quinta-feira (quarta-feira, em Brasília).

Pontes deve simular o embarque e a preparação para a decolagem vestindo o traje espacial e os equipamentos que serão utilizados no dia do vôo.

Nesta terça-feira, os foguetes que levarão a nave do brasileiro ao espaço, a Soyuz TMA-8, foram transportados por um trem com duas locomotivas até a plataforma de lançamento 1 de Baikonur, batizada de Gagarin por ter sido o local de onde saiu o histórico primeiro vôo espacial tripulado.

Ainda durante a manhã, os sistemas de propulsão da Soyuz foram içados à posição vertical e "abraçados" pelas torres de acesso para que os engenheiros possam realizar os últimos testes e ajustes dos equipamentos.

A decolagem da missão rumo à Estação Espacial Internacional está marcada para as 8h29 de quinta-feira, no horário local (23h29 de quarta-feira, em Brasília).
 
http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2006/03/060328_astronautagagarinrc.shtml

--------------------------


Na terça-feira, 28 de março, a Soyuz TMA-8 e os seus foguetes de propulsão foram transportados por trem com duas locomotivas até a plataforma de lançamento 1 de Baikonur, batizada de Gagarin por ter sido o local de onde saiu o histórico primeiro vôo espacial tripulado.


A decolagem da missão rumo à Estação Espacial Internacional está marcada para as 8h29 de quinta-feira, no horário local (23h29 de quarta-feira, em Brasília). O tenente-coronel aviador Marcos Pontes será o primeiro brasileiro a integrar uma missão espacial.


Ainda durante a manhã da terça-feira, os sistemas de propulsão da Soyuz foram içados à posição vertical e "abraçados" pelas torres de acesso para que os engenheiros possam realizar os últimos testes e ajustes dos equipamentos.


A nave Soyuz TMA-8 e os seus foguetes de propulsão foram transportados do galpão em que foram montadas, para a plataforma de lançamento 1 de Baikonur, batizada de Gagarin. A plataforma é a mesma de onde, em 1961, partiu o vôo do russo, o primeiro homem a orbitar a Terra.


Os objetos pessoais dos astronautas, entre eles uma camisa da seleção brasileira, uma bola verde e amarela e uma imagem de Jesus Cristo do brasileiro Marcos Pontes, já estão na nave. Nas próximas horas, engenheiros russos devem fazer mais testes e autorizar o carregamento definitivo da Soyuz.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.331
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Re: Pontes:"Levarei a bandeira Brasileira ao espaço"
« Resposta #45 Online: 28 de Março de 2006, 12:54:17 »
JC e-mail 2983, de 27 de Março de 2006.

Soyuz é uma anciã confiável

   
Nave russa que levará brasileiro mudou pouco desde sua primeira versão, de 1967.

A visita à Estação Espacial Internacional passa por uma carona na venerável espaçonave russa Soyuz. A versão atual do veículo, designada TMA (transporte modificado avançado, na sigla), não é muito diferente da que voou pela primeira vez em 1967.

Fruto do gênio do engenheiro aeroespacial soviético Sergei Korolev (1906-1966), a Soyuz representa a maior simplicidade possível em vôo espacial -o que se traduz em segurança.

Embora os russos tenham chegado a desenvolver uma réplica do ônibus espacial americano, logo perceberam que a manutenção de suas estações tripuladas no espaço saía muito mais barata com o uso de naves Soyuz e Progress (cargueiro em tudo semelhante à versão usada para transporte humano).

É o velho, mas funcional, conceito de nave "descartável". Diferentemente dos ônibus espaciais, uma Soyuz só é usada uma vez.

Dos três módulos que a compõem, apenas um retorna em segurança, o que contém os cosmonautas. Os outros dois queimam na atmosfera.

Mesmo a cápsula retornada não tem durabilidade suficiente para enfrentar novo vôo. Ou seja, cada missão exige a fabricação de um novo veículo. Imagine montar um carro que só faz uma viagem.

Se pensarmos em qualquer outro meio de transporte, não faz sentido.

Mas para enfrentar os rigores das viagens espaciais, que envolvem atingir a velocidade de vôo orbital (cerca de 28 mil km por hora, 30 vezes mais rápido que um avião de passageiros convencional), por enquanto, esse é o jeito mais barato e seguro.

Se segurança e simplicidade são os fortes -nunca ninguém morreu numa decolagem de Soyuz-, conforto não é a prioridade dessas naves russas.

O espaço interno é para lá de claustrofóbico: o volume habitável (lembre-se de que, em um ambiente de microgravidade, dá para se mover nas três dimensões) é de 10 metros cúbicos, mais ou menos o equivalente a um cubo de 2,2 metros de lado para três pessoas.

Trancos

Além disso, os cosmonautas sofrem com a escalada até a órbita -mais rápida e, portanto, mais acelerada que a dos ônibus espaciais americanos.

Eles levam vários trancos, para frente e para trás, com a separação de cada estágio do foguete, e a rápida aceleração se soma à gravidade para fazer com que eles se sintam mais de quatro vezes mais pesados do que na Terra (sensação de "4,5 G", na linguagem dos aviadores).

Nos ônibus espaciais, a sensação máxima é de 3 G.

A nave que levará o astronauta Marcos Cesar Pontes e seus colegas Pavel Vinogradov (Rússia) e Jeffrey Williams (EUA) é a oitava do modelo mais recente, fabricado especialmente para uso em conexão com o projeto da Estação Espacial Internacional. Daí sua designação, Soyuz TMA-8.

As mudanças mais significativas feitas na Soyuz TMA, em comparação com sua antecessora (Soyuz TM), foram atualizações em seus sistemas de computador e uma reforma do espaço interno da cápsula de retorno, permitindo tripulantes com até 1,90 m (antes da TMA, que estreou em 2002, a altura máxima era de 1,82m). (SN)
(Folha de SP, 26/3)
 
http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=36292

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Sr. Alguém

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.067
  • Sexo: Masculino
Re: Pontes:"Levarei a bandeira Brasileira ao espaço"
« Resposta #46 Online: 28 de Março de 2006, 13:10:24 »
  Será a missão 13 :susto:
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline Quasar

  • Nível 24
  • *
  • Mensagens: 1.088
  • Sexo: Masculino
Re: Pontes:"Levarei a bandeira Brasileira ao espaço"
« Resposta #47 Online: 28 de Março de 2006, 21:22:04 »
É, tá chegando a hora, se tranmitirem ao vivo vou assistir.

Só tomara que não fiquem adiando o lançamento 18454356367 vezes como fazem com o Shuttles.
"Assim como são as pessoas, são as criaturas" -  Didi Mocó

Offline Diego

  • Nível 40
  • *
  • Mensagens: 4.835
  • Sexo: Masculino
Re: Pontes:"Levarei a bandeira Brasileira ao espaço"
« Resposta #48 Online: 28 de Março de 2006, 21:26:18 »
É, tá chegando a hora, se tranmitirem ao vivo vou assistir.

Só tomara que não fiquem adiando o lançamento 18454356367 vezes como fazem com o Shuttles.

è verdade...

imagina a cena: "artronauta pontes peidou... nivel de metano muito algo na capsula. Lançamento abortado" :D

Offline Quasar

  • Nível 24
  • *
  • Mensagens: 1.088
  • Sexo: Masculino
Re: Pontes:"Levarei a bandeira Brasileira ao espaço"
« Resposta #49 Online: 28 de Março de 2006, 21:33:34 »
É, tá chegando a hora, se tranmitirem ao vivo vou assistir.

Só tomara que não fiquem adiando o lançamento 18454356367 vezes como fazem com o Shuttles.

è verdade...

imagina a cena: "artronauta pontes peidou... nivel de metano muito algo na capsula. Lançamento abortado" :D

Eeheheh, mas antes um adiamanto por "excesso de metando" (o que numa  capsula tão pequena é um problema realmente sério eheheheheh) do que as coisas que acontecem nos Shuttles, não é a toa que não são confiáveis, no último lançamendo da Discovery uma janela caiu, imagina a cena, os caras lá já na contagem regressiva "12, 11, putz . . ., 10, 9, para tudo, para tudo, 6 , 5, a janela caiu, para essa contagem 3, 2 . . . "
"Assim como são as pessoas, são as criaturas" -  Didi Mocó

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!