Autor Tópico: Pontes:"Levarei a bandeira Brasileira ao espaço"  (Lida 10411 vezes)

APODman

• Visitante
Re: Pontes:"Levarei a bandeira Brasileira ao espaço"
« Resposta #75 Online: 30 de Março de 2006, 11:29:27 »
Achei interessante que a excelente Space.com tenha dado especial atenção ao vôo de Pontes:

Brazil’s First Astronaut, Fresh ISS Crew Reach Orbit

[ ] 's

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #76 Online: 30 de Março de 2006, 16:53:49 »
perguntas...... qual a verdadeira importância dele estar lá? Ficará só uns dias, e é um só, não fará nada que outros possam fazer, ou mesmo, que outros antes já tenham feito?

Ouvi dizer que ele levava experimentos do ensino médio para serem realizados no espaço. Um deles com feijões. Me pergunto se anteriormente já não teriam sido feito experimentos com outras plantas no espaço cujo resultado tornasse esse experimento em si desnecessário. Não tenho muito conhecimento do que já fizeram por lá, mas me parece muito povável que já tenham tentado desenvolver uma planta ou outra.

Offline Quasar

• Nível 24
  • *
« Resposta #77 Online: 30 de Março de 2006, 20:13:13 »
perguntas...... qual a verdadeira importância dele estar lá? Ficará só uns dias, e é um só, não fará nada que outros possam fazer, ou mesmo, que outros antes já tenham feito?

Ouvi dizer que ele levava experimentos do ensino médio para serem realizados no espaço. Um deles com feijões. Me pergunto se anteriormente já não teriam sido feito experimentos com outras plantas no espaço cujo resultado tornasse esse experimento em si desnecessário. Não tenho muito conhecimento do que já fizeram por lá, mas me parece muito povável que já tenham tentado desenvolver uma planta ou outra.

Este vôo foi mais político do que científico, tanto que a escolhe dos experimentos deve-se mais ao peso deles do que a importância científica.

Explicando:

Se a AEB tivesse a verba adequada teria construído as peças para a estação que dariam direito a levar um tripulante por 3 meses pelo menos e uma carga de experimento (não lembro quantos Kg) mais a bagagem (10k).

Como nós não fizemos a tala janela para a ISS, tivemos com comprar a passagem do Pontes, mas neste caso ele vai na categoria de visitante (turista) e não tripulante, resultado, ele só pode levar 10kg de bagagem.

O experimento que ele levou são considerados bagagem, que foi dividida em 8 kg de experimentos e 2Kg de bagagem pessoal. Por isso que a escolhe teve que ser na base de "meia dúzia de feijões é bem leve, então vai"
"Assim como são as pessoas, são as criaturas" -  Didi Mocó

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #78 Online: 30 de Março de 2006, 20:14:04 »
pergunta sobre ônibus espaciais: uma vez vi uma foto de um que em vez de ser lançado ao espaço por foguetes, na vertical, decolaria horizontalmente "nas costas" de um avião, não saberia dizer qual é, mas parecia um avião desses comerciais, de passageiros...

mas acho que vi isso numa propaganda daquelas miniaturas que compra e se monta as peças com super bonder......... alguém saberia se já existiu, e porque os foguetes verticais parecem ser preferíveis? A impressão que tenho é que a decolagem assistida por um avião seria mais barata...

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #79 Online: 30 de Março de 2006, 20:17:36 »
será que veremos nas propagandas eleitorais do Lula, que durante o governo Lula "a produção aumentou... o brasileiro quitou a dívida com o FMI........ o brasileiro conquistou o espaço"

com a música do 2001 mostrando imagens do cara ou espaciais :D

ukrainian

• Visitante
« Resposta #80 Online: 30 de Março de 2006, 21:02:30 »
  Ukranian,o primeiro astronauta americano foi Alan Shepard e não John Glenn.Este foi o primeiro a dar uma volta completa em torno da Terra.

Mas é exatamente isso que o texto diz.

Skorpios

• Visitante
« Resposta #81 Online: 31 de Março de 2006, 07:57:03 »
pergunta sobre ônibus espaciais: uma vez vi uma foto de um que em vez de ser lançado ao espaço por foguetes, na vertical, decolaria horizontalmente "nas costas" de um avião, não saberia dizer qual é, mas parecia um avião desses comerciais, de passageiros...

mas acho que vi isso numa propaganda daquelas miniaturas que compra e se monta as peças com super bonder......... alguém saberia se já existiu, e porque os foguetes verticais parecem ser preferíveis? A impressão que tenho é que a decolagem assistida por um avião seria mais barata...

Tanto quanto me lembro , esse método é utilizado quando precisam transportar um onibus espacial por grandes distâncias , mas não para decolagem , até porque , acho como leigo ,  nenhum avião conseguiria um empuxo suficiente para lançar uma nave dessas .

Offline Quasar

• Nível 24
  • *
« Resposta #82 Online: 31 de Março de 2006, 10:29:31 »

Tanto quanto me lembro , esse método é utilizado quando precisam transportar um onibus espacial por grandes distâncias , mas não para decolagem , até porque , acho como leigo ,  nenhum avião conseguiria um empuxo suficiente para lançar uma nave dessas .

O método é bastante pesquisado, mas até agora nada, o máximo que conseguiram é lançar foguetes pequenos a partir de aviões, para levar pequenas cargas ao espaço (orbitas baixas), mas até agora a o jeito mais econômico é o foguetão tradicional.

Não é fácil colocar algo em órbita, pois não basta subir o suficiente, tem que atingir pelo menos 300Km de altitude a pelo menos 28.000 Km/h, senão volta pro chão.

"Assim como são as pessoas, são as criaturas" -  Didi Mocó

Offline Zibss

• Nível 28
  • *
« Resposta #83 Online: 31 de Março de 2006, 11:10:23 »

O experimento dos feijões é o menos importante de todos.

Alguns experimentos interessantes :

http://200.19.119.115/missaocentenario/MissaoExperimentos1.php

http://200.19.119.115/missaocentenario/MissaoExperimentos2.php

http://200.19.119.115/missaocentenario/MissaoExperimentos3.php

http://200.19.119.115/missaocentenario/MissaoExperimentos4.php

http://200.19.119.115/missaocentenario/MissaoExperimentos7.php

Poderemos dominar tecnologia que permita , dentre outras coisas, desenvolvimento de remédios e novos materiais.

Concordo que outras pesquisas também devem receber investimentos. O fato é que 30 milhões de dólares já haviam sido gastos no projeto. Cancelar ele hoje seria ter jogado este dinheiro todo fora.

Alguns experimentos só podem ser feitos na microgravidade , com um tempo de exposição prolongada. Simulações de microgravidade na Terra proporcionam um tempo muito curto de exposição, insuficiente para se realizar alguns dos experimentos.

O governo FHC já havia gasto uma boa soma em dinheiro nesta missão. Jogar por terra todo o investimento e conhecimento adquirido para A AEB com esta parceria, ao meu ver seria imprudente.

A Estação Espacial excelente investimento. A penetração de empresas nacionais no bilionário mercado de ciência e alta tecnologia espacial internacional é algo muito difícil. Quantas empresas brasileiras exportam componentes espaciais para esse mercado? Essa resposta nula deixará de existir depois que tivermos as nossas empresas, contratadas pela Agência Espacial Brasileira como fabricantes de componentes, estejam homologadas em qualidade automaticamente em 15 dos principais países desse mercado simultaneamente. Isso será um fato inédito da história espacial no país.

« Última modificação: 31 de Março de 2006, 11:12:19 por Mr.Hammond »

Rhyan

• Visitante
« Resposta #84 Online: 31 de Março de 2006, 15:00:51 »
Astronauta Milionário
Por Rodrigo Constantino

Deve ser fantástico fazer uma viagem espacial. Recentemente, tivemos alguns casos de milionários que pagaram caro por tal sonho. Direito deles decidir o destino do dinheiro que ganharam. Mas quando o governo de um país repleto de pobres, como é o caso do Brasil, gasta milhões para mandar um astronauta em uma viagem cuja missão pertence à Rússia, sequer com intercâmbio tecnológico, devemos questionar a lógica dessa atitude. O que o país ganha com isso, para justificar um gasto tão elevado por parte do governo? Será que o tolo orgulho nacionalista, cuja mentalidade coletivista costuma ocultar um sentimento de inferioridade em nível individual, justifica tirar os parcos recursos do povo sofrido para bancar o sonho de um astronauta e o capricho de um governo que sofre de megalomania? Será que por se tratar de ano eleitoral devemos suspeitar desta custosa aventura? São perguntas que ficam suspensas no ar, assim como “nosso” felizardo astronauta, que realiza um sonho milionário com o suor alheio.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #85 Online: 31 de Março de 2006, 15:36:32 »
Será que o tolo orgulho nacionalista, cuja mentalidade coletivista costuma ocultar um sentimento de inferioridade em nível individual

Rhyan, onde você leu isso?
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #86 Online: 31 de Março de 2006, 15:51:59 »
Astronauta Milionário
Por Rodrigo Constantino
O texto não é meu.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #87 Online: 31 de Março de 2006, 17:23:03 »
O texto não é meu.

Hnnn... pq esses dias um amigo meu disse algo muuuuito parecido...:lol:
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Zibss

• Nível 28
  • *
« Resposta #88 Online: 31 de Março de 2006, 19:11:26 »
justifica tirar os parcos recursos do povo sofrido

Demagogia de esquerdista, no estilo " parem de investir na ciência, mandem todo o dinheiro para os pobrinhos do nordeste".

Rhyan

• Visitante
« Resposta #89 Online: 01 de Abril de 2006, 10:20:15 »
Foi o alvo que ele quis atingir tb, os sociais democratas.

É evidente que isso foi um golpe eleitoral do Lula, né Aurélio.

ukrainian

• Visitante
« Resposta #90 Online: 01 de Abril de 2006, 11:43:52 »
Sorte nossa que a Cruzada anti-Ciência dos reaças de extrema-direita ainda é fraca aqui no Brasil, fica restrita a essa meia dúzia de olavetes.

ukrainian

• Visitante
« Resposta #91 Online: 01 de Abril de 2006, 11:46:23 »
justifica tirar os parcos recursos do povo sofrido

Demagogia de esquerdista, no estilo " parem de investir na ciência, mandem todo o dinheiro para os pobrinhos do nordeste".

Demagogia não é exclusividade da esquerda capitalista. Vide a ditadura dos milicos.

Offline Zibss

• Nível 28
  • *
« Resposta #92 Online: 01 de Abril de 2006, 12:07:32 »
Foi o alvo que ele quis atingir tb, os sociais democratas.

É evidente que isso foi um golpe eleitoral do Lula, né Aurélio.

Rhyan, o Fernando Henrique Cardoso já tinha gasto 30 milhões nesse projeto.
Ele já era para ter ido para a ISS faz muito tempo.
Seria burrice não terminar o projeto agora.

Bom, notícias atualizadas:

O tenente-coronel Marcos Pontes, primeiro astronauta brasileiro, entrou hoje na Estação Espacial Internacional (ISS) empunhando uma bandeira do país. O desembarque ocorreu por volta das 2h40 (horário de Brasília) deste sábado. A nave Soyuz, que levou o astronauta brasileiro Marcos César Pontes, se acoplou sem problemas à ISS a 1h19.

Pontes foi o primeiro dos tripulantes a desembarcar. Carregando uma bandeira do Brasil, estava eufórico. Logo após a chegada, a Nasa enviou uma mensagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, felicitando os cosmonautas pela empreitada e desejando sorte. "Bola pra frente", disse Lula para Pontes. Normalmente, o chefe da missão, neste caso o russo Pavel Vinogradov, teria a prioridade na entrada na ISS, mas ele cedeu a vez ao primeiro astronauta brasileiro a ir ao espaço.

"Eu estou feliz e agradecido por tudo esta noite ter se desenrolado perfeitamente", declarou Raimundo Mussi, representante da agência espacial brasileira e gerente da missão, logo após a chegada da Soyuz. "Esta será a primeira de uma longa série", acrescentou.

Pontes, o russo Pavel Vinogradov, comandante da nave, e o americano Jeffrey Williams precisaram esperar cerca de uma hora e meia, após a atracação, para entrar na ISS. O período é necessário para que se possa checar se a atracação foi realmente bem-sucedida e para equalizar a pressão atmosférica dos dois lados da escotilha -um na estação, outro na Soyuz.

Técnicos da Agência Espacial Russa deram uma entrevista coletiva logo após a acoplagem. "A Soyuz se uniu à ISS à 1h19 de forma automática", declarou o porta-voz do centro de controle, Valery Lindin. Vinogradov estava de prontidão para assumir os controles se necessário.

Ele informou que tudo ocorreu dentro do previsto, e todos os sistemas estão operando normalmente. Apenas um atraso de 15 minutos no envio de dados de telemetria foi registrado, "mas esse nao é um problema sério", disseram.

Dois dias após o lançamento na base de Baikonur, no Cazaquistão, a cápsula TMA-8 chegou à estação. O procedimento de engate foi todo comandado por computadores. O centro de controle da missão, na cidade de Korolyov, irrompeu em aplausos assim que a cápsula fez contato.

O tempo de vôo da Soyuz até seu destino foi de 49 horas e 30 minutos, desde seu lançamento de Baikonur, no Cazaquistão, às 8h29 de quinta-feira (23h29 de quarta-feira em Brasília). A Soyuz iniciou sua aproximação final conforme o planejado, reduzindo a velocidade para 10 centímetros por segundo ao iniciar o contato com o módulo russo-americano Zarya.

Na ISS, o dia foi agitado. Os dois tripulantes atuais do complexo, o russo Valery Tokarev e o comandante americano William MacArthur, passaram as últimas horas abrindo espaço para os novos ocupantes da estação e preparando o hardware no módulo de serviço russo, onde o tenente-coronel Pontes deve iniciar seus experimentos ainda hoje.

Pontes deve passar oito dias no espaço. Williams e Vinogradov foram preparados para ficarem seis meses na ISS.

Segundo o presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Sérgio Gaudenzi, do espaço, Pontes deve fazer três contatos com a Terra. "O primeiro deles será com o presidente Lula e o ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende. O segundo deve ser com os jornalistas brasileiros. O terceiro contato será perto da volta, com os técnicos da missão".

A missão do tenente-coronel brasileiro foi batizada de "Centenário" em homenagem aos 100 anos do primeiro vôo do 14-Bis - o avião de Alberto Santos Dumont. O brasileiro leva oito experimentos à ISS, para testes em ambiente com gravidade próxima de zero. Esse tempo de exposição é uma das principais vantagens de se realizar esses experimentos a bordo da estação. O vôo de Marcos Pontes custou US$ 10 milhões, conforme divulgado AEB.

Terra

Rhyan

• Visitante
« Resposta #93 Online: 01 de Abril de 2006, 14:55:30 »
Burrice é gastar mais dinheiro ainda com isso.

Sorte nossa que a Cruzada anti-Ciência dos reaças de extrema-direita ainda é fraca aqui no Brasil, fica restrita a essa meia dúzia de olavetes.
Não é anti-ciência, é anti investimento mal feito e principalmente contra impostos sufocantes.
haha até parece que sou olavete...

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #94 Online: 01 de Abril de 2006, 21:16:10 »
Ya, vai lá fazer umas experiências idiotas por 6 dias e enquanto os outros ficam mais seis meses realizando missões.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #95 Online: 02 de Abril de 2006, 06:06:44 »
Rhyan, o Fernando Henrique Cardoso já tinha gasto 30 milhões nesse projeto.
Ele já era para ter ido para a ISS faz muito tempo.
Seria burrice não terminar o projeto agora.

Eles pagaram então 40 milhões de dólares pro cara plantar feijão no espaço?

Eles não, nós............
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Zibss

• Nível 28
  • *
« Resposta #96 Online: 02 de Abril de 2006, 09:30:27 »
Fernando, você conhece todas as experiências? Pode provar que elas são "idiotas"?
Argumentos científicos, por favor. Nada de retórica vazia.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #97 Online: 02 de Abril de 2006, 09:44:33 »
Fernando, você conhece todas as experiências? Pode provar que elas são "idiotas"?

Será que nem os americanos e nem os russos ainda não fizeram essas experiencias?E se não fizeram, nw sairia infinitamete mais barato encomendar essas pesquisas?

Não que sejam idiotas, mas acho que nw valem 40 milhões de dólares
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #98 Online: 02 de Abril de 2006, 11:46:56 »

Até parece que essas experiências vão ser importantes para a ciência brasileira...

Mas, como disse o diretor-geral do CTA, vale como propaganda do Programa Espacial Brasileiro. Quem sabe, depois disso, aumentem a verba do Ministério da Ciência e Tecnologia e, por conseqüencia, do Inpe, do próprio CTA e da AEB. E, vejam, até saiu barato, nunca que iriam conseguir uma exposição tão grande gastando apenas dez milhões pelas maneiras "normais" de publicidade.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #99 Online: 02 de Abril de 2006, 17:59:23 »
http://www.oi.com.br/services/PO/Enquete/EnqueteResultado.php?EnqueteUID={ED3A720C-8BB2-4534-A60A-7E7854FAB7C3}&Data=

Qual brasileiro você gostaria de mandar para o espaço, porém sem direito a retorno?
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva

43,8%
O piloto Rubens Barrichello

14,9%
Os integrantes da Banda Calypso

24,8%
O garoto-propaganda das Casas Bahia

16,5%

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!