Imã não atrai cobre...
Interessante, alguém sabe o motivo do imã ser atraído pelo cobre só dentro do cano?
O íma (de neodímio, de alto magnetismo) na verdade não é atraído pelo cobre. Ao cair, o magneto provoca correntes induzidas (Lei de Faraday) no cano de cobre, que é condutor mas não ferromagnético. Estas correntes, por sua vez, dão origem a um campo magnético contrário (Lei de Lenz) à variação de campo devido ao movimento do íma, de modo a frear sua queda. A Lei de Lenz surge como consequência da conservação energética, a partir da lei de Faraday.
Para o caso de uma espira, vê se o desenho ajuda:

O íma, ao se movimentar em direção à espira, produz uma variação de fluxo magnético, que produz uma corrente induzida na espira (Lei de Faraday). A corrente desta espira, por sua vez , produz um campo magnético contrário à variação inicial, repelindo o íma (se o íma fosse afastado, o efeito seria o oposto, o que se pode também ver no final do vídeo, quando o sujeito levanta o cilindro). No caso de um cilindro, como mostra o vídeo, podemos considerar como sendo várias espiras juntas, potencializando o efeito.
EDIT: A propósito, praticamente toda a energia elétrica que utilizamos é produzida graças à Lei de Faraday (movimento de magnetos , ou eletroímãs, nas proximidades de espiras condutoras, gerando correntes induzidas). Conta-se que, ao ser questionado sobre "para quê serve isso?", antes de se conhecer aplicações práticas para o efeito, Faraday respondeu: "e para que serve um bebê?".