Passei por uma situação parecida*, nem dá tempo de pensar em nada. 
* isso já tem mais de vinte anos, eu estava colocando uma cortina e me apoiei na janela (que estava aberta), foi então que me encostei na proteção contra moscas, ela abriu e eu quase caí de uma altura de uns dez metros, me segurei com três dedos na janela e depois fiquei sentado uns cinco minutos pensando: CARACA, QUASE MORRI, E NÃO COMI NINGUÉM AINDA.
Quase me acertaram em uma faixa de pedestres há pouco tempo atrás.
O caso é que sou meio sistemático com certas coisas e sempre espero a primeira fila de carros parar para depois atravessar, ou atravesso bem longe da esquina porque assim ainda tenho visão total do trânsito.
O sinal de pedestres abriu e esperei a primeira fila parar ocupando todas as quatro faixas da rua, mesmo assim não tirei os olhos dos carros (É outro hábito meu) que vinham atrás deles. Eu vi quando um furgão branco com vidros escuros veio a toda velocidade, passou entre um carro que estava na direita que levou uma raspada na lateral enquanto eu ainda estava saindo da calçada, ainda tive tempo de esticar o braço para o lado e barrar a passagem de uma adolescente desconhecida que estava andando ao meu lado.
Então o cara do furgão fez uma conversão para esquerda quase capotando o carro e cortando a frente dos carros que tinham parado onde eu estava, quase bateu nos carros que vinham na transversal quando o sinal abriu para eles, pegou a pista da rua onde eu estava mas em sentido contrário e fugiu.
Estava em uma velocidade muito alta e passou a uns 30 cms da adolescente e de mim.