Caudiquê isso?
http://www.youtube.com/v/ehvFFbFFsjg
Que animal!
Bom, não li nada a respeito, então vou interpretar de acordo com o que eu vi no vídeo e no título:
Trata-se de gotas de um
Ferrofluido, um líuido que contém partículas magnéticas e, portanto, age como um íma, se alinhando às
linhas de campo magnético ao seu redor, mas ainda assim se comporta como um líquido, que pode fluir, formar gotas, se dividir, etc.
A superfície é
Super-hidrofóbica, o que significa que ela repele a água de maneira extrema (pode-se dizer que ela é
imolhável). Por isso as gotas de ferrofluido
1 não grudam na superfície e podem deslizar quase que sem atrito.
O ferrofluido é na verdade um monte de minúsculos ímãzinhos do tamanho de limalha de ferro e muito provavelmente bem menores que isso) boiando em algum líquido (em geral algum óleo
1), mais ou menos como as partículas de pigmento boiando em tinta de impressora. O que acontece quando aplicamos um campo magnético a eles é que cada um desses minúsculos ímãzinhos tende a se alinhar com o campo, com todos os pólos norte apontando na mesma direção.
Eu
acho que se o campo for muito forte e a resistência mecânica for baixa, esses conjuntos de ímãs alinhados podem se repelir perpendicularmente ao campo, então uma gota pode se separar e repelir a outra
2. Mas ao mesmo tempo, elas estão sendo atraídas para o centro do campo, ou pelo menos para a região central onde o campo é aproximadamente constante.
Isso quer dizer que cada gota vai procurar ficar na posição que fique mais perto do centro, mas mais distante de todas as outras gotas. Por isso todas as figuras que se formam são simétricas: triângulo equilátero, quadrado, pentágono, pentágono com uma gota no centro, hexágono com uma gota no centro.
Quando o campo é reduzido, o vínculo de elas quererm ficar próximas do centro diminui e elas podem se afastar mais. Como o ferrofluido é um bagulho complicado, se duas gotas chegarem muio perto elas podem se repelir, mas se se afastarem demais podem acabar se atraindo e no fim, elas ficam numa configuração em que cada uma fica a uam distância igual das vizinhas.
1Essa parte eu achei estranha: os ferrofluidos que eu conheço são à base de óleo e super-hidrofobia se refere a repelir água. Geralmente o que repele água atrai óleo, mas essa não é necessariamente uma regra universal. Teria que ver os detalhes do experimento para entender essa parte e esse é um detalhe que não atrapalha tanto o entendimento do fenômeno.
2EDIT: Acabei de ver
outro vídeo deles. Outro efeito do campo é que a gota, inicialmente esférica por causa da super-hidrofobicidade, fica em formato de bala para acompanhar as linhas de campo. À medida que o campo aumenta, a gota vai ficando mais alta e mais "pontuda". Só que isso não pode acontecer para sempre porque levantar partes do líquido contra a gravidade e a tensão superficial da gota custam energia, então pode ser mais favorável energeticamente a gora se diidir verticalmente em duas, assim o fluido não precisa ser elevado tão alto (economizando enegia potencial gravitacional) e a distorção em cada gota é menor (economizando energia potencial elástica da tensão superficial).