Por que eu odeio escola, mas amo educação
Argumentos fracos para defender a alegação óbvia de que a educação formal não é garantia de sucesso na vida.
Por que fraco...? O que seria argumento "forte" para defender a ideia principal do vídeo.
Para isso ele usa uma falácia muito comum, conhecida como viés de sobrevivência: ou seja, ele cita exemplos de pessoas sem educação formal completa que se tornaram bem-sucedidos, mas deixa de citar quantas pessoas sem educação formal não foram bem-sucedidas.
Questão de interpretação sua. Quando ele cita essas pessoas famosas, que não têm diploma, mas são bem sucedidas, ele não está especificando que você deva ser obrigatoriamente sem diploma para ser bem sucedida.
É óbvio que há pessoas bem sucedidas com e sem diploma, assim como o contrário.
Ele não gosta do método de ensino formal, com avaliações e testes e reclama que teve que estudar assuntos que considera irrelevantes.
Sim, e não é variante de nada. É uma opinião própria de um simples indivíduo.
Bem, esse aí é um exemplo de uma variante do Efeito Dunning-Kruger que, por falta de um melhor nome, resolvi batizar de "falácia do mochileiro"[1]: se você não sabe ainda em que vai trabalhar no futuro, você não tem como determinar qual conhecimento será relevante ou não.
[1] Explico: se você vai fazer uma trilha na floresta e não tem experiência nesse tipo de atividade, você não tem como saber que equipamento será indispensável na sua mochila.
Nessa parte concordo com você, porém ainda não vi nexo em relação ao processo para se obter um diploma.
Pegando uma frase que para mim resume bem o vídeo: "Trabalho duro e educação seriam parentes. A escola, seria um primo distante".
Eu vou dá dois exemplos pessoais, já que, como sou conhecido aqui assim, sou "um revoltado"....
Primeiro, trabalho hoje com contabilidade, pois escolhi essa área como "renda", como trabalho. Nela, eu poderia dizer que há quatro setores, contábil, pessoal, societário e fiscal, a qual atuo (A única que ainda não atuei foi a contábil).
Para se atuar na área fiscal ou pessoal ou societária, propriamente dita, não se é necessário ter um "diploma", "um curso superior", ou seja, um CRC. Para atuar na área contábil, sim, precisa-se de um CRC, tanto que as empresas raramente contratam quem não esteja cursando ou tenha termina superior em contábeis (Agora fica fácil entender porque ainda não trabalhei na área contábil rsrsrs...).
Agora vamos para a bomba... Na sala de aula, a qual vc paga um absurdo para ter o diploma (400 à uns 800 conto), se é ensinado de uma forma tão absurda esses outros setores, se não o contábil. Ou seja, você não aprende praticamente porra nenhuma de pessoal, societário e principalmente, a área fiscal...
Conheço centros e faculdades (E melhor dizendo, quase todas...) renomadas aqui na nossa cidade, que simplesmente não ensinam nada de fiscal... Por quê? Na verdade eu não sei.... Talvez pela área fiscal ser a que mais ocorre mudanças.... Quase todos os dias tem uma lei diferente e etc, porém, abrir a boca e dizer que tem um diploma de contabilidade, e não saber nem apurar um icms, pra mim, é mesmo que cagar e limpar o cu com manteiga... E não falo só da área fiscal, também falo das outras que citei.
Em suma, eu (como exemplo), hoje, na frente de um contador "diplomado", para o empresário, para a sociedade e etc, não sou nada, pois não tenho "faculdade". Agora sabe o que mais me intriga, é saber que hoje, sem a porcaria de um diploma, eu consiga gerar diversos e diversos relatórios de erros para informar, para os desenvolvedores do principal software de referencia da minha cidade, erros e falta de informações contábeis de diversas operações fiscais, que faço "à mão", pois o próprio sistema não o faz... Parece arrogância da minha parte, mas não é.
Segundo, eu entendo mais de TI do que de contabilidade. Quando vou para a casa da minha filha, que fica diversas cidades da minha, eu levo meu note para assistir algo no caminho. Geralmente testo as redes que vou encontrando....
Engraçado, é incrível a facilidade que entro nas redes... E nem sequer precisar de conhecimento avançado para isso.... São indústrias, residências, postos fiscais governamentais e etc. Puta merda, onde estão os diplomas?!
Casa residenciais eu nem falo, mas indústrias? Postos de gasolina? - Não estou falando de zona-azul - Até os postos fiscais federais? Esses lugares, teoricamente, tem pessoas com diplomas para esta área, que é a TI. E pra quê, se um favelado como eu, sem nem usar meus programinhas, sem nem se esforçar, entra nas porcarias dessas redes...?
Você vê programadores que têm medo de vírus... Pô, vírus é um programa, cara... Melhor dizendo, você vê diplomados se cagando de medo de um I LOVE YOU, então pra que merda eu quero um diploma...? Pra perder meio mundo da minha vida, tornar-me bem visto pela sociedade, mas só ter o argumento de autoridade para meus feitos...?
Aí eu te pergunto, na hora de separar um currículo da tua empresa de um "ensino médio" (Eu) e um "formado-em-x", qual vai ser descartado, no seu modo de pensar rsrs...?
Milton Friedman, fala algo interessante sobre salário-mínimo (Entende-se salário-base, esses impostos pelos sindicatos) e educação. Ele diz (Apesar de eu não concordar literalmente), que o salário-mínimo é uma forma injusta de avaliar um funcionário. No grosso modo, ele diz que dois funcionários desempenhando uma mesma função, há aquele que produz mais e que este deveria receber mais, e o outro menos. Sabemos que isto por lei não é aceitável, considerado disparidade salarial.
Sobre educação, ele diz que se deve sim ter sacrifícios para a educação. Por exemplo, numa palestra aberta ao público em geral, de graça, você tem cinco que realmente quer absorver o conteúdo e 20 que vai conversar, falar ao telefone, só trazer críticas infundadas e imbecis.
Quando a palestra se tem um sacrifício, por exemplo, o sacrifício financeiro, ou seja, não é grátis, você reduz bastante a probabilidade de acontecer uma situação como essa das vinte pessoas.
No vídeo, esse sacrifício é o "trabalho duro", este é que deveria ser considerado, tanto para educação, profissão e como pessoa...