São belos alvos para caças e interceptadores ocidentais.
Qualquer bombardeiro é um excelente alvo para caças. Até o B2, dependendo da proximidade.
Bizarra essa configuração de propulsores contrarrotativos. Eu vi em um teste em pequena escala (com quadcópteros) que isso diminui a eficiência do propulsor: essa configuração gera menos do dobro do empuxo de um propulsor sozinho. Mas em termos de economia de motores (um motor com empuxo de 1.6 propulsores é melhor que um motor com empuxo de um propulsor) e em termos de simplicidade (estou imaginando um jeito bem esperto de fazer isso e relativamente barato, sem engrenagens nem nada complicado), acho que faz sentido usar assim.
Essa economia de motores foi a principal razão pela qual ele foi usado por tanto tempo, sendo o bombardeiro mais bem sucedido produzido pela indústria aeronáutica soviética, apesar dos problemas que as hélices contrarrotativas causavam: manutenção difícil e ruído ensurdecedor que garantia furtividade zero. Até submarinos conseguiam detectá-lo.
A partir de 23:30 até 26:50 desse vídeo fala-se nele. Mas o vídeo inteiro é interessante para que gosta dessas coisas militares.
http://www.youtube.com/v/uc-G5Apwb1k