Autor Tópico: Melhores Vídeos da Internet  (Lida 429822 vezes)

Offline Muad'Dib

• Nível 34
  • *
Re:Melhores Vídeos da Internet
« Resposta #8925 Online: 24 de Janeiro de 2017, 09:02:06 »
Engenharia simples e genial.

Foi uma solução simples, genial e elegantíssima para um problema que os engenheiros se depararam.

Nunca tinha me ocorrido que em uma curva uma roda girava mais rápido que a outra, mesmo sabendo, desde pequeno, aquela história das duas moedas colocadas em um disco. É um conceito que, mesmo o conhecendo, eu não aplicava no meu cotidiano.

Sem o diferencial o carro rodaria quando fizesse uma curva?

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8926 Online: 24 de Janeiro de 2017, 19:36:05 »
https://en.wikipedia.org/wiki/Differential_(mechanical_device)#Automobiles_without_differentials

(Se bem que ao que parece eles ou não curvam, ou a coisa não se aplica por ter só uma roda)

Em trens:

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8927 Online: 24 de Janeiro de 2017, 19:59:49 »

Foi uma solução simples, genial e elegantíssima para um problema que os engenheiros se depararam.

Nunca tinha me ocorrido que em uma curva uma roda girava mais rápido que a outra, mesmo sabendo, desde pequeno, aquela história das duas moedas colocadas em um disco. É um conceito que, mesmo o conhecendo, eu não aplicava no meu cotidiano.

Sem o diferencial o carro rodaria quando fizesse uma curva?

Vc teria de trocar os pneus todo ano.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8928 Online: 24 de Janeiro de 2017, 20:52:07 »

Isso me parece algo tão mágico que eu queria fazer a conta pra saber quanto é a diferença de diâmetro "aparente" das rodas pra uma determinada curva, mas dá uma preguiça... (Apesar de ser fácil de fazer com diferenciais (os do Cálculo))
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8929 Online: 25 de Janeiro de 2017, 01:03:24 »

Isso me parece algo tão mágico que eu queria fazer a conta pra saber quanto é a diferença de diâmetro "aparente" das rodas pra uma determinada curva, mas dá uma preguiça... (Apesar de ser fácil de fazer com diferenciais (os do Cálculo))

Deve ser coisa de milímetros para cada volta já que os trilhos fazem curvas sempre com um raio muito longo e o ângulo da roda não é muito grande como na ilustração.

Se não estiver enganado é um raio mínimo de 500 metros.

« Última modificação: 25 de Janeiro de 2017, 01:09:37 por Arcanjo Lúcifer »

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8930 Online: 25 de Janeiro de 2017, 01:21:58 »
Qual o ângulo desse chanfro na roda?
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8931 Online: 25 de Janeiro de 2017, 02:42:23 »
Qual o ângulo desse chanfro na roda?

Não sei dizer exatamente mas é pouco, a olho eu diria que menos de dez graus.

Na verdade existem muitos tipos diferentes de rodas, a foto abaixo é sobre a distribuição de calor em perfis diferentes, os caras levam em consideração até o aquecimento em uso.

E usam rolamentos cilíndricos e mancais.

« Última modificação: 25 de Janeiro de 2017, 02:46:17 por Arcanjo Lúcifer »

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8932 Online: 25 de Janeiro de 2017, 04:13:54 »
Legal!
Ali fala: Taper 1:20

Ou seja arcsen(1/20) = 2.83 graus.

:ok:
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8933 Online: 25 de Janeiro de 2017, 06:08:25 »
Sim, é pouco ângulo mas o desenho arredondado nos cantos das rodas passa a impressão de ser mais, por  isso achei que a diferença entre as circunferências  não passava de alguns milímetros por volta.

Offline kokot

• Nível 03
  • *
« Resposta #8934 Online: 25 de Janeiro de 2017, 13:28:37 »

Sempre tive essa dúvida. Gostei do vídeo.

Outra coisa que tenho dificuldade em entender é como a aceleração funciona. Como o motor aumenta ou diminui a velocidade ao pressionar o pedal.

Vídeo muito bom mesmo.

Sobre a sua pergunta Lorentz, depende do sistema utilizado.

No passado você tinha o famoso cabo do acelerador. Na faculdade eu tinha um Fiat 147. Num belo dia, passando pelos prédios de humanas, cheio de belas futuras professoras e nutricionistas, eis que o danado resolve arrebentar...  :biglol: :biglol: :biglol: :biglol: :biglol:

Quando você pressiona o pedal, através do cabo você aciona a borboleta. Ela tem a função de controlar a passagem de ar para o motor. Facilmente você encontra figuras de um corpo de borboleta pela net.

No sistema antigo você tem o carburador que regula a mistura de Ar-Combustível, através do princípio de Bernoulli. O link abaixo tem uma explicação com figuras que acho bem simples de entender.

https://www.flatout.com.br/como-funciona-um-carburador/

Nos veículos atuais, com injeção eletrônica, na verdade o que manda é o software que roda na ECU do veículo.

Os carros não possuem mais o cabo do acelerador, mas um sensor eu lê a posição do pedal e envia esse valor para a central eletrônica. O software lá então entende e comanda o sistema de injeção eletrônica e a borboleta. Nos caros Flex existe ainda um sensor no sistema de exaustão para verificar qual é a relação da mistura de Álcool/Gasolina.

Esse sistema hoje em dia permite que o carro "engane" o motorista. Por exemplo, se a ideia é fazer com que o veículo seja mais econômico, mesmo com pedal lá embaixo, o software pode comandar a borboleta para uma posição parcialmente aberta, ou ir gradativamente abrindo, esperando que o motorista fique satisfeito com a aceleração e retire o pé. Se quer parecer mais potente, o software pode abrir totalmente a borboleta mesmo o pedal estando em um posição intermediária.

Bom, fique a vontade de perguntar mais se não entender algo!

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8935 Online: 25 de Janeiro de 2017, 15:00:12 »
Legal é o sistema de tração 4x4 mesmo dos carros antigos, tinham um diferencial em cada eixo, uma caixa de redução ligada ao câmbio e de vez em quando um terceiro diferencial ligado aos diferenciais dos eixos dianteiro/traseiro por dois eixos cardã :)

Tem dois iguais ao da foto abaixo:

Juntando tudo deve ter umas 30 engrenagens  ou mais :lol:

Uma caixa de redução :

Um câmbio de três ou quatro marchas:

E as engrenagens das rodas dianteiras que engatam tração ao eixo dianteiro.

Por isso a coisa fazia três por litro na cidade. :lol:

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8936 Online: 25 de Janeiro de 2017, 18:18:14 »

Sempre tive essa dúvida. Gostei do vídeo.

Outra coisa que tenho dificuldade em entender é como a aceleração funciona. Como o motor aumenta ou diminui a velocidade ao pressionar o pedal.

Vídeo muito bom mesmo.

Sobre a sua pergunta Lorentz, depende do sistema utilizado.

No passado você tinha o famoso cabo do acelerador. Na faculdade eu tinha um Fiat 147. Num belo dia, passando pelos prédios de humanas, cheio de belas futuras professoras e nutricionistas, eis que o danado resolve arrebentar...  :biglol: :biglol: :biglol: :biglol: :biglol:

Quando você pressiona o pedal, através do cabo você aciona a borboleta. Ela tem a função de controlar a passagem de ar para o motor. Facilmente você encontra figuras de um corpo de borboleta pela net.

No sistema antigo você tem o carburador que regula a mistura de Ar-Combustível, através do princípio de Bernoulli. O link abaixo tem uma explicação com figuras que acho bem simples de entender.

https://www.flatout.com.br/como-funciona-um-carburador/

Nos veículos atuais, com injeção eletrônica, na verdade o que manda é o software que roda na ECU do veículo.

Os carros não possuem mais o cabo do acelerador, mas um sensor eu lê a posição do pedal e envia esse valor para a central eletrônica. O software lá então entende e comanda o sistema de injeção eletrônica e a borboleta. Nos caros Flex existe ainda um sensor no sistema de exaustão para verificar qual é a relação da mistura de Álcool/Gasolina.

Esse sistema hoje em dia permite que o carro "engane" o motorista. Por exemplo, se a ideia é fazer com que o veículo seja mais econômico, mesmo com pedal lá embaixo, o software pode comandar a borboleta para uma posição parcialmente aberta, ou ir gradativamente abrindo, esperando que o motorista fique satisfeito com a aceleração e retire o pé. Se quer parecer mais potente, o software pode abrir totalmente a borboleta mesmo o pedal estando em um posição intermediária.

Bom, fique a vontade de perguntar mais se não entender algo!

Beleza, então acelerar na verdade aumenta a entrada de ar. Ainda é estranho entender como a entrada de ar pode influenciar a velocidade dos tempos. Em teoria só aumentaria a força da explosão.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8938 Online: 25 de Janeiro de 2017, 19:15:13 »
Beleza, então acelerar na verdade aumenta a entrada de ar. Ainda é estranho entender como a entrada de ar pode influenciar a velocidade dos tempos. Em teoria só aumentaria a força da explosão.

Nos carros mais antigos como o meu que é  carburado, a borboleta do carburador funciona em conjunto com uma peça do distribuidor que basicamente é  uma bomba de vácuo que adianta o ponto de ignição.

Vc pisa no acelerador e o carburador injeta um pouco a mais de gasolina e ar ao mesmo tempo em que o vácuo do coletor de combustível fica mais forte com o aumento de rotações do motor.

A peça amarelada é um diafragma de borracha, repare que tem engate para uma mangueira que é  ligada ao coletor de combustivel abaixo do carburador.

Essa peça adianta  ou atrasa o ponto de ignição cada vez que vc pisar no acelerador.

Adiantando o ponto de ignição vc aumenta a rotação porque o combustível inflama antes do pistão chegar ao ponto máximo de compressão.

É  bem simples.
« Última modificação: 25 de Janeiro de 2017, 19:17:28 por Arcanjo Lúcifer »

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8939 Online: 25 de Janeiro de 2017, 19:50:48 »
Aqui tem um vídeo com um cara ajustando o ponto de ignição com uma lâmpada estroboscopica para ignição eletrônica.

Repare na marca branca do motor e no corte em v na polia, o corte marca a posição da polia no momento da ignição e a marca branca é  o ponto superior do pistão.

A ignição acontece uns graus antes do ponto superior.

<a href="https://youtube.com/v/XPHUREfbalE" target="_blank" class="new_win">https://youtube.com/v/XPHUREfbalE</a>

Carro com platinado de ignição é  regulado com o motor desligado e virando a polia com a mão para ver onde se dá a faísca.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8940 Online: 25 de Janeiro de 2017, 20:06:39 »
Sensor de injeção eletrônica

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8941 Online: 26 de Janeiro de 2017, 10:28:10 »
Ainda não vi o vídeo. Mas então um motor que está acelerando está antecipando a explosão, não permitindo que o ciclo se complete corretamente?
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8942 Online: 26 de Janeiro de 2017, 10:54:01 »
Ainda não vi o vídeo. Mas então um motor que está acelerando está antecipando a explosão, não permitindo que o ciclo se complete corretamente?

É coisa de uns 10 a 15 graus no máximo e só em alta rotação, em marcha lenta o ponto fica no zero.

O avanço é justamente para ter melhor aproveitamento da ignição do combustível.

O ponto de ignição é variável de acordo com a velocidade de giro, então 15 graus a 2000 rpm não é nada.

O avanço faz o ponto de ignição ir de zero até 15, mas de forma proporcional ao giro.
« Última modificação: 26 de Janeiro de 2017, 20:47:26 por Arcanjo Lúcifer »

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8943 Online: 26 de Janeiro de 2017, 20:09:44 »
Um video curto, mas dá para ter uma ideia.

<a href="https://youtube.com/v/O6Y8Ax9z6yc" target="_blank" class="new_win">https://youtube.com/v/O6Y8Ax9z6yc</a>

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #8944 Online: 30 de Janeiro de 2017, 15:41:00 »
Preparem-se para a grande revolução.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8945 Online: 02 de Fevereiro de 2017, 17:20:05 »
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8946 Online: 02 de Fevereiro de 2017, 19:54:32 »
Muito legal esse vídeo, lembrei daquela esfera de marfim encontrada em uma tumba durante uma escavação arqueológica.

Três esferas feitas em uma única peça.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8947 Online: 03 de Fevereiro de 2017, 20:55:15 »
Vulcão no Havaí, reparem na proximidade do barco perto da lava que jorra na direção do mar.

<a href="https://youtube.com/v/QLAVEnUygAQ" target="_blank" class="new_win">https://youtube.com/v/QLAVEnUygAQ</a>

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8948 Online: 05 de Fevereiro de 2017, 11:30:47 »
Izzy Nobre conheceu um hater.

Sabe quando a gente diz que o hater deve ser um covarde na vida real? É isso mesmo.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8949 Online: 05 de Fevereiro de 2017, 11:47:42 »
Concordo com o hater. O cara é um pé no saco de tão chato.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!