Engenharia simples e genial.
Sempre tive essa dúvida. Gostei do vídeo.
Outra coisa que tenho dificuldade em entender é como a aceleração funciona. Como o motor aumenta ou diminui a velocidade ao pressionar o pedal.
Vídeo muito bom mesmo.
Sobre a sua pergunta Lorentz, depende do sistema utilizado.
No passado você tinha o famoso cabo do acelerador. Na faculdade eu tinha um Fiat 147. Num belo dia, passando pelos prédios de humanas, cheio de belas futuras professoras e nutricionistas, eis que o danado resolve arrebentar...

Quando você pressiona o pedal, através do cabo você aciona a borboleta. Ela tem a função de controlar a passagem de ar para o motor. Facilmente você encontra figuras de um corpo de borboleta pela net.
No sistema antigo você tem o carburador que regula a mistura de Ar-Combustível, através do princípio de Bernoulli. O link abaixo tem uma explicação com figuras que acho bem simples de entender.
https://www.flatout.com.br/como-funciona-um-carburador/Nos veículos atuais, com injeção eletrônica, na verdade o que manda é o software que roda na ECU do veículo.
Os carros não possuem mais o cabo do acelerador, mas um sensor eu lê a posição do pedal e envia esse valor para a central eletrônica. O software lá então entende e comanda o sistema de injeção eletrônica e a borboleta. Nos caros Flex existe ainda um sensor no sistema de exaustão para verificar qual é a relação da mistura de Álcool/Gasolina.
Esse sistema hoje em dia permite que o carro "engane" o motorista. Por exemplo, se a ideia é fazer com que o veículo seja mais econômico, mesmo com pedal lá embaixo, o software pode comandar a borboleta para uma posição parcialmente aberta, ou ir gradativamente abrindo, esperando que o motorista fique satisfeito com a aceleração e retire o pé. Se quer parecer mais potente, o software pode abrir totalmente a borboleta mesmo o pedal estando em um posição intermediária.
Bom, fique a vontade de perguntar mais se não entender algo!