10.02.2006, 13h43 - Em nova pesquisa, Lula vence nos dois turnos e melhora avaliação
O Valor Econômico - Cristiano Romero e Rosângela Bittar
O Palácio do Planalto está eufórico com pesquisas recebidas ontem que mostram que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recuperou a popularidade, a ponto de voltar a ter condições de vencer a eleição de outubro. Pesquisa feita entre os dias 25 e 28 de janeiro pelo Instituto Ipsos para dois partidos políticos mostra que, no segundo turno do pleito, Lula bateria seus dois principais concorrentes do PSDB.
Segundo a pesquisa, se a eleição acontecesse hoje e o candidato tucano fosse o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, o presidente ganharia a disputa com uma diferença folgada: 20 pontos percentuais. Na pesquisa anterior, realizada em dezembro, a diferença em favor de Lula era de apenas sete pontos.
Na mesma enquete, se o adversário fosse o prefeito de São Paulo, José Serra, a vitória de Lula seria apertada: por uma dianteira de apenas quatro pontos percentuais. Em dezembro, o quadro captado era inteiramente distinto. O presidente perderia a eleição no segundo turno para Serra por uma diferença de 14 pontos percentuais.
A pesquisa Ipsos, que não foi registrada, circulou ontem no Congresso Nacional. Mostra a recuperação da popularidade de Lula pelo segundo mês consecutivo. Um dado adicional fez os aliados do presidente a apostarem que ele, enfim, se tornou um candidato competitivo à reeleição: a melhora da imagem de Lula foi mais acentuada em janeiro do que em dezembro, o que indicaria uma recuperação contínua de sua popularidade.
Tanto a avaliação do governo quanto da pessoa do presidente melhoraram no mês passado, embora seu nível de rejeição, entre seis candidatos, seja o quarto maior na pesquisa feita pelo Ipsos. Serra, seu principal adversário até o momento, tem o menor índice de rejeição. Com índices de desaprovação superiores aos de Lula, estão o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, líder de rejeição, a senadora Heloísa Helena (P-SOL-AL) e o ex-governador Anthony Garotinho.