Concordo que é estranho classificar o PSDB como sendo da "direita conservadora", mas discordo quanto ao partido não ser de direita.
O PSDB, com os velhos coronéis e chefes de oligarquias regionais do PFL tanto pelo modo de governar quanto pelo discurso, representam a direita no Brasil.
Especifique. O que faz o discurso e o modo de governar do PSDB ser de direita?
- Governam com uma politica de defesa a interesse de poucos. De onde você acha que vem este troca-troca entre o PFL e o PSBD? Sempre andam de mãos dadas não é mesmo?
- Liberalismo em extremo. Mesmo com o aumento estúpido a carga tributária no governo FHC, quem foi que se preocupou com os produtores nacionais? Um governo dito de esquerda não iria colocar a aceitação da Alca na pauta governamental - como faz o PSDB -.
- Apoio ao MST? Estando praticamente registrado o casamento em cartório com o PFL e todos os seus coronéis, acha mesmo que um partido dito de esquerda iria deixar de dar apoio à massa de pobres e deixar de lado o interesse e meia dúzia de ricos?
- Antes do impeachmeant de Collor, era até evidente que ambos os partidos (PSDB E PT) pertenciam a esquerda, que lutava contra a ditadura militar, tipicamente de direita. Porém, vale lembrar que um dos motivos desta separação do PSDB ddo PT possa ser a aliança feita entre PSDB e o PFL, que apoiou a ditadura a até um ano antes de seu fim. Depois com a adoção do neoliberalismo, se separaram de vez.
- Você não concorda comigo que o PSDB é uma representação Republicana no Brasil, enquanto que o PT está mais próximo (ou estava) da Democrática?
- Com a falta de apoio aos movimentos sociais ditos democráticos no Brasil, o PSDB assumiu como discurso a importância do capital. Os mercados são as entidades mais respeitadas nas preocupações de sua turma econômica.
Acho que por enquanto isso deve bastar. (como fui escrevendo tudo a esmo sem fazer qualquer consulta, pode haver erros crassos, não estranhe)