Enquete

Deve a universidade estatal ser abolida?

Votos Totais: 0

enquete encerrada: 23 de Janeiro de 2006, 15:23:56

Autor Tópico: Deve a universidade estatal ser abolida?  (Lida 5020 vezes)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Re.: Deve a universidade estatal ser abolida?
« Resposta #75 Online: 01 de Fevereiro de 2006, 11:02:42 »
A gente já paga. A questão é cobrar deles um ensino melhor.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #76 Online: 01 de Fevereiro de 2006, 12:03:30 »
Prefiro não pagar.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #77 Online: 01 de Fevereiro de 2006, 12:38:47 »
Educação eu acho que deve existir gratuita para servir como meio de ascensão social aos mais pobres. É melhor pagar para o governo educar essas pessoas para torná-las aptas a conseguirem um emprego no futuro do que deixá-las crescerem ignorantes e incompetentes para todas as atividades exceto o crime.

Offline 3libras

• Nível 25
  • *
    • http://sidis.multiply.com
Re: Re.: Deve a universidade estatal ser abolida?
« Resposta #78 Online: 01 de Fevereiro de 2006, 12:39:07 »
Citação de: Roberto
Citação de: 3libras
eu penso que isso é uma manipulação de números na qual vocÊ caiu.
4.3% do nosso pib é proporcionalmente muito menor que 4.9% do pib da frança ou dos EUA por exemplo.

Não, não é uma manipulação de números. Apenas expressa a realidade nua e crua de que temos menos pra investir do que aqueles países e, por isso, tínhamos que investir melhor. Mas não é só a falta de grana que colocou a educação brasileira no fundo do poço.

é uam manipulaçaõ de numeros meu caro,

4.3 do nosso pib, é um numero bruto, que tem que ser dividido por 180milhões, ou melhor pelas pessoas em idade escolar.

4,9% do pib da inglaterra é mais que por exemplo 6% do nosso pib, além disso eles tem uma piramide social mais equilibrada, sem a base inchada (poucas pessoas no nivel escolar).

então o reino unido, por exemplo,investir 5x mais por criança não é evidencia de que no brasi há desvio, simplesmente é a corroboração do valor investido por cada pais em educação.

abraços.
If you don't live for something you'll die for nothing.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #79 Online: 01 de Fevereiro de 2006, 12:41:42 »
então o reino unido, por exemplo,investir 5x mais por criança não é evidencia de que no brasi há desvio, simplesmente é a corroboração do valor investido por cada pais em educação.

E o fato de o Brasil gastar duas vezes mais por cabeça do que a Grã Bretanha com alunos no ensino superior? Isso indica no mínimo uma má distribuição de recursos, visto que nossos estudantes universitários não são melhores do que os britânicos.

Outra coisa é que quando a Coréia do Sul começou a tratar educação como prioridade seu PIB também não era grande coisa.

Offline 3libras

• Nível 25
  • *
    • http://sidis.multiply.com
« Resposta #80 Online: 01 de Fevereiro de 2006, 12:58:31 »
Citação de: Willy Nilly

E o fato de o Brasil gastar duas vezes mais por cabeça do que a Grã Bretanha com alunos no ensino superior? Isso indica no mínimo uma má distribuição de recursos, visto que nossos estudantes universitários não são melhores do que os britânicos.

Outra coisa é que quando a Coréia do Sul começou a tratar educação como prioridade seu PIB também não era grande coisa.

sim, isso é um fato.
mas o argumento dele não.

abraços.
If you don't live for something you'll die for nothing.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #81 Online: 01 de Fevereiro de 2006, 13:02:08 »
O que eu entendo por "gastar duas vezes" mais é em valor absoluto. Mesmo investindo uma porcentagem menor do PIB e mesmo tendo um PIB menor a gente gasta o dobro e não tem o mesmo desmpenho. E o estudante universitário é muito mais caro do que o primário. Ou seja, o dinheiro é mal gast e mal distribuído.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #82 Online: 01 de Fevereiro de 2006, 13:41:24 »
que eu saiba a maior parte das verbas brasileiras destinadas à educação vão para o ensino superior...

enfim, estava lendo ontem um artigo de dois sujeitos da fgv, no estado. no artigo faziam uma breve menção ao fato de que alguns países europeus triplicaram o gasto por cabeça nos últimos 40 anos e não se viu grande diferença...
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Rhyan

• Visitante
« Resposta #83 Online: 01 de Fevereiro de 2006, 14:10:38 »
Educação eu acho que deve existir gratuita para servir como meio de ascensão social aos mais pobres. É melhor pagar para o governo educar essas pessoas para torná-las aptas a conseguirem um emprego no futuro do que deixá-las crescerem ignorantes e incompetentes para todas as atividades exceto o crime.

Não é má idéia. Mas ainda prefiro a minha: Educação 100% particular e controle de natalidade para pessoas carentes.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #84 Online: 01 de Fevereiro de 2006, 14:16:57 »
Citação de: Rhyan

Não é má idéia. Mas ainda prefiro a minha: Educação 100% particular e controle de natalidade para pessoas carentes.

educação básica? só cogito se houver vouchers no meio. o acesso deve ser universal, pois uma das condições básicas para democracia é a igualdade de oportunidades. a desigualdade de renda deve ser determinada pela competência do aluno, não por sua origem. então, a privatização do ensino básico só deve ser buscada para oferecer mais eficiência. o sistema de vouchers já funciona no chile e na suécia...

quanto ao controle de natalidade, é melhor deixar isso de lado. além de lhe render ofensas como 'eugenista', não é tão necessário; a taxa de natalidade brasileira vem caindo e vai continuar caindo, mesmo nas classes mais pobres...
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
« Resposta #85 Online: 01 de Fevereiro de 2006, 14:27:43 »
Citação de: bruno
enfim, estava lendo ontem um artigo de dois sujeitos da fgv, no estado. no artigo faziam uma breve menção ao fato de que alguns países europeus triplicaram o gasto por cabeça nos últimos 40 anos e não se viu grande diferença...

Justamente. Falta de dinheiro com certeza atrapalha, mas dinheiro sobrando não traz melhoria alguma. Quando o dinheiro é mal gasto, então...
Se eu disser ou escrever hoje algo que venha a contradizer o que eu disse ou escrevi ontem, a razão é simples: mudei de idéia.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #86 Online: 01 de Fevereiro de 2006, 14:31:49 »
é. transcrevo;
"Contrário ao senso comum, o professor [Eric] Hanushek nos ensina que medidas como a redução do número de alunos por sala de aula, a contratação de professores titulados ou aumento dos recursos para a educação não necessariamente levam a aumentos da qualidade. Ele notou que nos últimos 40 anos os países desenvolvidos triplicaram os gastos reais por aluno e diminuíram em um terço o tamanho médio das turmas. Entretanto, não foram registrados ganhos na qualidade do ensino."

Rhyan

• Visitante
« Resposta #87 Online: 01 de Fevereiro de 2006, 15:17:37 »
educação básica? só cogito se houver vouchers no meio. o acesso deve ser universal, pois uma das condições básicas para democracia é a igualdade de oportunidades. a desigualdade de renda deve ser determinada pela competência do aluno, não por sua origem. então, a privatização do ensino básico só deve ser buscada para oferecer mais eficiência. o sistema de vouchers já funciona no chile e na suécia...

Essa é uma boa idéia. O problema é que quem distribuirá os vouchers será o governo. Será que ele terá competência para fazer isso direito? Realmente irá para aa mãos dos mais necessitados? Não sei não. Veja que mesmo com uma minúscula influência governamental cria-se um problema razoável.

quanto ao controle de natalidade, é melhor deixar isso de lado. além de lhe render ofensas como 'eugenista', não é tão necessário; a taxa de natalidade brasileira vem caindo e vai continuar caindo, mesmo nas classes mais pobres...

Não ligo para ofensas sem cabimentos. Acho que evitar crianças que não poderão ser sustentadas ou mal sustentadas é sempre algo necessário e benéfico.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #88 Online: 01 de Fevereiro de 2006, 18:28:06 »
Podem me explicar como funciona esse sistema de vouchers no Chile e na Suécia?

De resto concordo plenamente com o bruno em "o acesso deve ser universal, pois uma das condições básicas para democracia é a igualdade de oportunidades. a desigualdade de renda deve ser determinada pela competência do aluno, não por sua origem." :clap:

Rhyan

• Visitante
« Resposta #89 Online: 01 de Fevereiro de 2006, 18:34:39 »
Sobre o assunto:

por Rodrigo Constantino*
    em 22 de junho de 2005
    © 2005 MidiaSemMascara.org

“If the consumer is free to choose, an enterprise can grow in size only if it produces an item that the consumer prefers because of either its quality or its price.” ** Milton Friedman

A educação do povo é um dos mais valiosos recursos de uma nação, principalmente em um mundo onde o capital humano ganha cada vez mais importância frente ao capital físico. Justamente por ser tão importante para o progresso da nação, ela não deve ficar a cargo do governo, sempre com gestão mais ineficiente e corrupta, por causas inerentes ao modelo do Estado. A alimentação é uma necessidade ainda maior, e quando ficou sob o comando do Estado, como na ex-URSS ou China, tivemos como resultado a fome generalizada. Nas nações capitalistas, sobra comida.

Na verdade, as escolas, academias e universidades têm suas origens na livre iniciativa privada. Mestres e alunos participavam de trocas em benefício mútuo. O mundo conheceu filósofos como Sócrates desta forma, e o governo, quando interveio, foi para dar cicuta a ele. Até 1918, a presença dos alunos nas escolas americanas não era obrigatória. Os pioneiros em controle estatal na educação foram a Prússia autoritária, de Bismark, e a França imperial. Desde então, o avanço do Estado na educação tem sido expressivo, normalmente com resultados bem aquém dos desejados.

A educação é um serviço, como tantos outros. O fato de ser tão importante apenas ressalta que devemos buscar o maior grau de eficiência possível. Se o consumidor é livre para escolher, e há competição no mercado, somente as escolas que atendem a demanda irão sobreviver. A eficiência de resultados é que garante o sucesso delas. Já quando a pesada mão do Estado entra, os consumidores, no caso os alunos e seus pais, perdem o controle, que passa para os burocratas. Estes possuem interesses próprios, nem sempre, ou quase nunca, alinhados com o dos alunos. A concentração de poder no Estado facilita a vida dos produtores, no caso os donos das escolas, que são “amigos do rei”, e trocam favores pela via política, em vez de bons produtos no mercado livre. E é o poder de decisão dos consumidores que força a constante busca de melhoria do produto por parte dos produtores.

Além disso, os pais com certeza estão mais interessados na educação dos seus filhos que os burocratas do governo. Os governantes, muitas vezes, preferem a ignorância do povo, para vender sonhos utópicos e ganhar votos. Passar o poder para os pais é fundamental, portanto. Um meio efetivo de fazer isto seria através de um sistema de vouchers , ou vales. Desta forma, os pais com menos condição financeira poderiam bancar a educação dos seus filhos, ou parte dela, mas escolhendo livremente a escola. Os vales só poderiam ser usados para esta finalidade, reduzindo assim os riscos de fraude. Tal medida iria assegurar a competição pelo lado da oferta, a melhor garantia que existe para a boa qualidade do serviço via-à-vis seu custo. E iria retirar o enorme poder dos burocratas, que gera ainda mais ineficiência no setor, além do risco de doutrinação ideológica, já que as escolas perdem a liberdade e ficam dependentes demais do Estado. Um dos maiores defensores desse modelo é o economista Milton Friedman, da Escola de Chicago. Infelizmente, o modelo encontra fortes barreiras nos interesses particulares dos burocratas e políticos, assim como professores de escolas públicas com visão míope ou receito da competição livre de mercado.

O Estado deveria vender todas as suas universidades, e focar seus recursos no ensino básico, através deste modelo de vouchers , que permite aos mais pobres um melhor ensino, por ser privado. A maioria ajuda uma minoria verdadeiramente carente, sempre tentando buscar uma maior responsabilidade individual. As universidades públicas, hoje, acabam utilizadas pela classe média alta, que teria condição de pagar por faculdades privadas. Claro, imaginando que os impostos seriam também menores, já que o governo reduziria seus gastos com esse modelo. Igualar oportunidades é uma utopia, pois geneticamente indivíduos já nascem diferentes, fora uma criação distinta. Mas reduzir a discrepância é possível, e justamente através desse modelo. Já igualar resultados é não só utópico, como indesejável, posto que os humanos não são cupins. Os resultados serão frutos de uma interação livre no mercado, respeitando a meritocracia e as preferências individuais. Eis o único jeito de se fazer justiça verdadeira, além de resolver o grave problema da educação.[/list:u]

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #90 Online: 01 de Fevereiro de 2006, 19:06:42 »
Então os vouchers funcionam como bolsas de estudo? Nada mal. Poderia funcionar no Brasil.

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #91 Online: 02 de Fevereiro de 2006, 19:36:42 »
Ta, ta mais nós estamos falando do Brasil.
[hiperbole]
"Ok, entre na Fila 2d para pegar o formulario para a fila 3c, pra entrar na fila 1b para entrar na fila para ganhar a bolsa"
[/hiperbole]
[infelizmente verdade]
"A você é a irmã do joão do setor de emprestimos para pequenas empresas? Aqui esta sua bolsa.
[/infelizmente verdade]
"The patient refused an autopsy."

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #92 Online: 03 de Fevereiro de 2006, 00:39:43 »
Sem contar que quem ia se dar bem com os vouchers, precisando ou não, seriam os filhos dos primos de deputados...

Rhyan

• Visitante
Re: Deve a universidade estatal ser abolida?
« Resposta #93 Online: 05 de Junho de 2009, 15:36:08 »
Vouchers = ProUni

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #94 Online: 05 de Junho de 2009, 18:09:46 »
ProUni = O governo pagando para um bando de semi-analfabetos entrarem em universidades particulares do pior tipo.
Se você se importasse não estaria discutindo e sim agindo...

Offline Madame Bovary

• Nível 14
  • *
  • "Há meros devaneios tolos a me torturar..."
« Resposta #95 Online: 07 de Junho de 2009, 19:47:27 »
Bom, se eu entendi bem a minha opinião é não. Eu ainda acho que a universidade pública é uma das poucas coisas do governo que funcionam no país (com todos os perrengues possíveis e impossíveis também).
.
Olho, e as coisas existem.
Penso e existo só eu.

.

Skoob

Filmow

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!