Autor Tópico: "O religioso não aceita a vida de forma racional"  (Lida 10290 vezes)

Offline Carlos Capuchinho

• Nível 25
  • *
"O religioso não aceita a vida de forma racional"
« Online: 28 de Março de 2005, 11:43:36 »
Drauzio Varella: "O religioso não consegue aceitar a vida de forma racional"

Da Redação

Na sabatina promovida hoje pelo jornal Folha de São Paulo, o médico Drauzio Varella respondeu questões elaboradas pelos leitores do jornal que participaram do evento. Um dos expectadores perguntou se o médico era ateu.

"Existe um tipo de cérebro que é racional. Há pessoas que querem entender tudo que se passa, ir a fundo em todas as questões e saber porque as coisas acontecem. Pessoas com esse tipo de formação, dificilmente é religiosa. A religião implica em você acreditar e aceitar fatos sem explicação. Para quem é religioso, é impossível aceitar a vida de uma forma racional. Para o materialista, é difícil entender o argumento religioso", disse Varella.

Ele criticou a forma como os religiosos tratam o pensamento materialista. "Os religiosos são violentos com quem não é religioso. As pessoas olham como você até como um imoral", disse Varella.

http://noticias.uol.com.br/uolnews/saude/2005/03/22/ult2750u17.jhtm
“A idéia de que Deus é um gigante barbudo de pele branca sentado no céu é ridícula. Mas se, com esse conceito, você se referir a um conjunto de leis físicas que regem o Universo, então claramente existe um Deus. Só que Ele é emocionalmente frustrante: afinal, não faz muito sentido rezar para a lei da gravidade!”
Carl Sagan

Anonymous

• Visitante
Re.: "O religioso não aceita a vida de forma racional&a
« Resposta #1 Online: 28 de Março de 2005, 12:05:04 »
Viver a vida com um argumento racional sempre pronto é foda... :?
E há religiosos pacíficos. Só a minoria fundamentalista se volta para a violência...

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
    • Para Além da Loucura e da Razão
Re: Re.: "O religioso não aceita a vida de forma racion
« Resposta #2 Online: 28 de Março de 2005, 15:05:01 »
Citação de: Yoji
E há religiosos pacíficos. Só a minoria fundamentalista se volta para a violência...

"Violência" nesse contexto pode ter diferentes significados. Imagino que não seja só a violência física à qual se refere Varella. Eu acho violência pais expulsarem ou negarem certas coisas ao filho apenas por ser ateu, por exemplo. Aliás, eu acho violência intelectual alguém me dizer "você vai para o inferno se não crer em Jesus". Isso para mim é um soco na minha razão.
Who cares?

Anonymous

• Visitante
« Resposta #3 Online: 28 de Março de 2005, 15:33:55 »
Citação de: Agnostic

Aliás, eu acho violência intelectual alguém me dizer "você vai para o inferno se não crer em Jesus". Isso para mim é um soco na minha razão.

Argumentar com um fanático é como dar murros numa parede. O melhor é usar luvas de boxe. :)

Tulkas

• Visitante
Re.: "O religioso não aceita a vida de forma racional&q
« Resposta #4 Online: 28 de Março de 2005, 17:27:47 »
Existe um tipo de cérebro que é racional?
O meu cérebro é diferente dos demais aqui que são ateus?
Como poderiam me provar isto?

Abraços

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #5 Online: 28 de Março de 2005, 17:35:16 »
Citação de: Maykon Camargo

Abraços

Não acho que o cérebro seja tão diferente, mas com certeza os pensamentos são!  8)

Você não concorda, Maykon, que há pessoas que não tem necessidade de saber?  :roll:
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Tulkas

• Visitante
« Resposta #6 Online: 28 de Março de 2005, 17:36:52 »
Citação de: Nina
Não acho que o cérebro seja tão diferente, mas com certeza os pensamentos são!  8)

Você não concorda, Maykon, que há pessoas que não tem necessidade de saber?  :roll:

Sim, incluindo vários ateus que conheço.

Então o Dr mentiu?

Ok.

Eu estou de mal de vc.

Vc não entra mais no messenger.

Me passa o tel de vcs! Eu perdi eu acho  :oops:

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #7 Online: 28 de Março de 2005, 17:43:33 »
Citação de: Nina

Sim, incluindo vários ateus que conheço.

Então o Dr mentiu?

Ok.

Eu estou de mal de vc.

Vc não entra mais no messenger.

Me passa o tel de vcs! Eu perdi eu acho  :oops:

Vou mandar por MP... precisamos marcar algo! Com urgência! Fui pro pronto socorro sábado e vc nem me mandou melhoras!  :x

Agora sobre o cérebro... ele não disse: crente tem cérebro que não quer saber de nada!

Olha lá, Maykon, cê tá meio cegueta!  :lol:

Ah, tb estou de mal!  :twisted:
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Tulkas

• Visitante
« Resposta #8 Online: 28 de Março de 2005, 17:47:50 »
Existe um tipo de cérebro que é racional. Há pessoas que querem entender tudo que se passa, ir a fundo em todas as questões e saber porque as coisas acontecem

Um tipo racional e outro não?

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 28 de Março de 2005, 18:07:09 »
Concordo com ele, principalmente quanto a violência.

Anonymous

• Visitante
« Resposta #10 Online: 28 de Março de 2005, 18:07:46 »
Essa história do irracional=religioso não é bem verdade. O racionalismo é típico das religiões que procuram demonstrar logicamente a existência de Deus, sem o auxilio de evidência.

Atheist

• Visitante
« Resposta #11 Online: 28 de Março de 2005, 19:03:27 »

Há vários tipos de violência, sem contar com discriminação e preconceito.

Atheist

• Visitante
« Resposta #12 Online: 28 de Março de 2005, 19:05:24 »
Essa história do irracional=religioso não é bem verdade. O racionalismo é típico das religiões que procuram demonstrar logicamente a existência de Deus, sem o auxilio de evidência.

Isso não é racionalismo, é abstração. Mesmo a lógica pode ser distorcida quando se quer. Agora, contra evidências não há argumentos...

Atheist

• Visitante
« Resposta #13 Online: 28 de Março de 2005, 19:08:51 »

Abraços

Maykon, por favor não faça como a maioria dos teístas que pega um pedaço do texto e distorce! Olhe este trecho:

Pessoas com esse tipo de formação, dificilmente é religiosa.

Isso não quer dizer em hipótese alguma que teístas são irracionais. Significa somente que em geral, as pessoas que buscam conhecer mais a fundo alguma coisa, sem aceitar tudo sem maiores explicações, tende a não ser religiosa.

Sobre o cérebro, há sim diferenças inclusive entre hemisférios distintos.

Tulkas

• Visitante
« Resposta #14 Online: 28 de Março de 2005, 20:09:50 »
Citação de: Atheist
Maykon, por favor não faça como a maioria dos teístas que pega um pedaço do texto e distorce! Olhe este trecho:

Pessoas com esse tipo de formação, dificilmente é religiosa.

Aham.

Isso não quer dizer em hipótese alguma que teístas são irracionais. Significa somente que em geral, as pessoas que buscam conhecer mais a fundo alguma coisa, sem aceitar tudo sem maiores explicações, tende a não ser religiosa.

Eu sei. É que quando nos "atacam" eu quase sempre levo os argumentos ao nível da estupidez para que as coisas fiquem bem claras. Tio Aristóteles que ensina isso.

Sobre o cérebro, há sim diferenças inclusive entre hemisférios distintos.

Poderia nos mostrar mais dados sobre o assunto? Estudos, fotos dentre outros?

Sempre quis saber ser era de fato anormal.

Abraços.

Offline Snake

• Nível 31
  • *
« Resposta #15 Online: 28 de Março de 2005, 22:31:12 »
Jesus não disse (supostamente) "essa vai ser a religião da razão" ou algo parecido?
Newton's Law of Gravitation:
What goes up must come down. But don't expect it to come down where you can find it. Murphy's Law applies to Newton's.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #16 Online: 28 de Março de 2005, 22:36:13 »
Maykon, eu não tenho os links à mão, mas me lembro de várias notícias do sentido de que não o cérebro em si, mas a atividade cerebral é sim algo diferenciada em pessoas mais religiosas.

Como você sabe, eu não acho que isso tem a ver necessariamente com crer em Deus...  :mrgreen:
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Tulkas

• Visitante
« Resposta #17 Online: 29 de Março de 2005, 00:34:19 »
Citação de: Luis Dantas
Maykon, eu não tenho os links à mão, mas me lembro de várias notícias do sentido de que não o cérebro em si, mas a atividade cerebral é sim algo diferenciada em pessoas mais religiosas.

Como você sabe, eu não acho que isso tem a ver necessariamente com crer em Deus...  :mrgreen:

Tem a ver com?

Abraços

Tulkas

• Visitante
« Resposta #18 Online: 29 de Março de 2005, 00:35:04 »
Citação de: Snake
Jesus não disse (supostamente) "essa vai ser a religião da razão" ou algo parecido?

Não que eu lembre.

O Pensador

• Visitante
« Resposta #19 Online: 29 de Março de 2005, 02:21:13 »
Eu concordo em parte com o que o doutor Drauzio falou.Religiôes reveladas  tem credos e dogmas que foram sobrenaturalmente èndereçados à alguns profetas.
Agora existem sistemas de pensamento que estâo extremamente próximos do religioso incluindo  a existência de Deus no seu arcabouço ideológico, e que no entanto tem na razâo o principal parâmetro para justificar sua cosmovisâo.A cosmovisâo deísta é o maior exemplo deste tipo de visâo de mundo.

E teístas nâo sâo necessariamente pessoas irrefletidas pois ele teve o cuidado de mencionar que religiosos apenas  tendem à nâo raciocinar sobre a base de suas crenças,o que é bem diferente de asseverar que religiosos nunca refletem sobre a autenticidade de suas crenças.

rizk

• Visitante
« Resposta #20 Online: 29 de Março de 2005, 02:38:28 »
Nah, ele disse que veio trazer não a paz mas a espada, colocar pai contra filho e irmão contra irmão. Adoro esse pedaço. Aquele de vomitarei os mornos de minha boca também é o máximo.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #21 Online: 29 de Março de 2005, 06:49:25 »
Citação de: Luis Dantas
(...)  a atividade cerebral é sim algo diferenciada em pessoas mais religiosas.

Tem a ver com?

Nesse ponto eu concordo com uma certa pessoa cujo nome não vou mencionar.  Acho que a religiosidade e principalmente a motivação religiosa é relacionada a efeitos bioquímicos (principalmente no cérebro, mas também nas glândulas).  A prática religiosa pode ou não transcender a busca dessa satisfação bioquímica, mas (quase?) sempre se sustenta em atividades que associamos (conscientemente ou não) a ela.

Não por coincidência o uso de drogas tão frequentemente é associado à prática religiosa, seja como parte dela seja como algo explicitamente contra-indicado.

Abração,
Luis.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
Re.: "O religioso não aceita a vida de forma racional&a
« Resposta #22 Online: 29 de Março de 2005, 09:00:13 »
Acho que, sem entrar no mérito de química cerebral, a maioria das pessoas não querem ter seus destinos governados por si só e preferem viver guiados por uma doutrina já pronta que lhe diz como viver. Não que todos os crentes ajam dessa forma, talvez há até ateus assim, mas há de se convir que pessoas no geral ignorantes (pelo menos no ceticismo) preferem mesmo não obter as respostas verdadeiras pelo trabalho que dá.

São raras as excessões de pessoas religiosas que não sejam como o tipo acima. Cito o próprio Maykon como exemplo, mas existem outros. Esses devem ter sidos atingidos por alguma bigorna na cabeça pois não sei explicar... :P  :roll:

PS: Recomendo o estudo da filosofia que trata dos "iluminados". É a mesma a que seguem os "The Brights" se eu não me engano. Trata de como funcuiona esse comportamento nas pessoas. Estudei no 1º ano de faculdade de Desenho Industrial, mas não tenho mais material relacionado ao assunto.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Caesar

• Nível 02
  • *
« Resposta #23 Online: 29 de Março de 2005, 11:00:48 »
Achei que o Dráuzio fosse teísta. O filme Carandiru acaba com uma frase mais ou menos assim: "Só Deus, a polícia e os presos sabem o que aconteceu lá dentro. Eu ouvi os presos." Imagino que essa frase é de autoria dele, em seu livro. Bom, pelo menos religioso eu tenho certeza que ele não é.
"Ubi dubium ibi libertas."

"O bem que o Estado pode fazer é limitado; o mal, infinito. O que ele nos pode dar é sempre menos do que nos pode tirar." - Roberto Campos

Offline Osias

• Nível 18
  • *
« Resposta #24 Online: 29 de Março de 2005, 12:19:45 »
Citação de: Snake
Pra vocês Jesus, Buda, Mamomé e seu Paulo da padaria primus é tudo a mesma coisa, né?

Jesus nem nunca falou que estava criando uma religião...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!