Ah, eu rejeito todos esses estudos bobos que tentam mapear algum comportamento com alguma área do cérebro.
Por que são bobos? Incompletos, tudo bem, aproximados, tudo bem, mas bobos?
Você diz a verdade e uma região do cérebro se ativa. Você mente e duas regiões se ativam (ou seja, além de mentir, foi necessário bloquear a verdade). Este método ainda vai substituír o detector de mentiras tradicional nos interrogatórios.
Há um livro chamado "Why God Won't Go Away : Brain Science and the Biology of Belief", por Andrew Newberg, Eugene G. D'Aquili e Vince Rause (
http://www.amazon.com/exec/obidos/tg/detail/-/0345440331/103-0934015-9624621?v=glance) que mostra qual a região do cérebro que é ativada (na verdade, desativada) durante experiências místicas.
E a sensação foi induzida em voluntários.
Reação dos crentes ao livro: "Deus nos deu a capacidade de sentir a presença dele"
Reação dos ateus: "Deus é apenas um produto de nosso cérebro"
Um dia, o cérebro terá sido totalmente mapeado e saberemos exatamente que parte faz o quê. Não acho isto bobo. Acho assustador, pela possibilidade que ditadores terão de manipular as pessoas interferindo nos seus cérebros. Mas também poderá ser possível curar distúrbios mentais em vez de apenas controlá-los.