Autor Tópico: "O religioso não aceita a vida de forma racional"  (Lida 10292 vezes)

Atheist

• Visitante
Re: Re.: "O religioso não aceita a vida de forma racion
« Resposta #50 Online: 23 de Abril de 2005, 18:49:06 »
Citação de: Unbedeutend Organisch
Citação de: Maykon Camargo
Citação de: Atheist
Euforia coletiva libera endorfinas e dopamina, hormônios que limitam dor e fornecem prazer (dopamina é o hormônio do prazer, é liberado em inúmeras ocasiões, desde o orgasmo até cultos religiosos, etc.).  Para você provar por si mesmo teria que começar com um bom livro de fisiologia, como o do Guyton, e bioquímica, como o do Voet e Voet, para entender as bases. Depois disso dá pra passar para os artigos científicos.  :wink:

Mas se tiver pressa, pode dar uma lida na revista Viver Mente e Cérebro deste mês, que fala como a religiosidade foi selecionada pela evolução dos humanos.

Bah! Eu ainda sou cético (isso mesmo, cético) com relação a isto pq até mesmo um cara que é Dr. demorou 2 meses pra responder esta pergunta minha e ainda com divagações e pouquíssimas indicações de leitura.

Eu esperava mais, estou decepcionado  :?

Abraços  8)

Cartão azul pelo desdenhamento a msg do Atheist

1. O tempo não tem relação com a qualidade da resposta, pior é ficar sem resposta
2.Divagações não foram.Foram afirmações bem diretas e concretas
3.Na tentativa de achar defeitos na msg de Atheist, tentou arranjar o demérito de ter poucas indicações de leitura.Podem ser bons livros, não subestime

Quanto a ser cético, é uma posição sua...

:lol:

Marco, não ligue para minhas discussões com o Maykon... Não dá pra levar ele a sério!  :lol:  Qualquer coisa a gente resolve num boteco!  :D

Tira o cartão azul do rapaz!

Atheist

• Visitante
« Resposta #51 Online: 23 de Abril de 2005, 18:50:42 »
Euforia coletiva libera endorfinas e dopamina, hormônios que limitam dor e fornecem prazer (dopamina é o hormônio do prazer, é liberado em inúmeras ocasiões, desde o orgasmo até cultos religiosos, etc.).  Para você provar por si mesmo teria que começar com um bom livro de fisiologia, como o do Guyton, e bioquímica, como o do Voet e Voet, para entender as bases. Depois disso dá pra passar para os artigos científicos.  :wink:

Mas se tiver pressa, pode dar uma lida na revista Viver Mente e Cérebro deste mês, que fala como a religiosidade foi selecionada pela evolução dos humanos.

Bah! Eu ainda sou cético (isso mesmo, cético) com relação a isto pq até mesmo um cara que é Dr. demorou 2 meses pra responder esta pergunta minha e ainda com divagações e pouquíssimas indicações de leitura.

Abraços  8)

Vc acha que estes dois livros são tão pequenos quanto sua bíblia???  :lol:  Então sugiro também o de Biologia Celular e Molecular do Lodish, que fornece mais base para entender os de fisiologia e bioquímica... No problem!

:P

Unbedeutend_F_Organisch

• Visitante
« Resposta #52 Online: 23 de Abril de 2005, 18:58:16 »

Abraços  8)

1. O tempo não tem relação com a qualidade da resposta, pior é ficar sem resposta
3.Na tentativa de achar defeitos na msg de Atheist, tentou arranjar o demérito de ter poucas indicações de leitura.Podem ser bons livros, não subestime

Marco, não ligue para minhas discussões com o Maykon... Não dá pra levar ele a sério!  :lol:  Qualquer coisa a gente resolve num boteco!  :D

Se é assim que acha tudo bem.Mesmo pq não tenhoi nada contra o comentador , mas o comentário....

Como que faço pra tirar o cartão?

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
Re.: "O religioso não aceita a vida de forma racional&q
« Resposta #53 Online: 23 de Abril de 2005, 19:08:04 »
Não tem como, ele falou isso só para você acabar de pedir cartão azul.

Unbedeutend_F_Organisch

• Visitante
« Resposta #54 Online: 23 de Abril de 2005, 19:11:18 »
Mas eu só pedi 1 vez...

Não entendi sua mensagem Fernando...

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #55 Online: 23 de Abril de 2005, 19:21:37 »
Não tem como retirar o pedido de cartão azul. O que o Atheist quis dizer foi que você não precisa pedir uma advertência porque está tudo bem.

Unbedeutend_F_Organisch

• Visitante
« Resposta #56 Online: 23 de Abril de 2005, 19:31:41 »
ah tá...

Para todos: Se não ficou claro, eu estou aqui "tirando" minha reclamação, independente do cartão azul...

Atheist

• Visitante
« Resposta #57 Online: 23 de Abril de 2005, 19:43:29 »

Abraços  8)

Se é assim que acha tudo bem.Mesmo pq não tenhoi nada contra o comentador , mas o comentário....

Como que faço pra tirar o cartão?

Pode ter certeza que ele fez o comentário só porque era para mim...  :D  :wink:

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
"O religioso não aceita a vida de forma racional"
« Resposta #58 Online: 24 de Abril de 2005, 13:16:22 »
Citação de: Yoji
Essa história do irracional=religioso não é bem verdade. O racionalismo é típico das religiões que procuram demonstrar logicamente a existência de Deus, sem o auxilio de evidência.

A lógica pode ser perfeita mas se as premissas em que ela se baseia são falhas, as conclusões são falaciosas.

A lógica é um guia, apenas. Se a realidade contradisser suas conclusões, fica valendo a realidade, por mais bem elaborada que seja sua lógica.

O argumento da Primeira Causa, por exemplo, mostra que há uma justificativa lógica para a existência de um deus, mas isto não basta. Ainda é preciso encontrar esse deus.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #59 Online: 24 de Abril de 2005, 13:36:56 »
Citação de: osias
Ah, eu rejeito todos esses estudos bobos que tentam mapear algum comportamento com alguma área do cérebro.

Por que são bobos? Incompletos, tudo bem, aproximados, tudo bem, mas bobos?

Você diz a verdade e uma região do cérebro se ativa. Você mente e duas regiões se ativam (ou seja, além de mentir, foi necessário bloquear a verdade). Este método ainda vai substituír o detector de mentiras tradicional nos interrogatórios.

Há um livro chamado "Why God Won't Go Away : Brain Science and the Biology of Belief", por Andrew Newberg, Eugene G. D'Aquili e Vince Rause (http://www.amazon.com/exec/obidos/tg/detail/-/0345440331/103-0934015-9624621?v=glance) que mostra qual a região do cérebro que é ativada (na verdade, desativada) durante experiências místicas.
E a sensação foi induzida em voluntários.

Reação dos crentes ao livro: "Deus nos deu a capacidade de sentir a presença dele"
Reação dos ateus: "Deus é apenas um produto de nosso cérebro"

Um dia, o cérebro terá sido totalmente mapeado e saberemos exatamente que parte faz o quê. Não acho isto bobo. Acho assustador, pela possibilidade que ditadores terão de manipular as pessoas interferindo nos seus cérebros. Mas também poderá ser possível curar distúrbios mentais em vez de apenas controlá-los.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #60 Online: 24 de Abril de 2005, 16:23:55 »
Cartão Azul nada mais é que um "aviãozinho de papel" que os moderadores recebem para olhar um post. Só isso.

Só para chamar a atenção... :P
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Tulkas

• Visitante
« Resposta #61 Online: 24 de Abril de 2005, 23:19:21 »

Isso mesmo, pq eu amo esse rapaz  :o

Mas falando sério, acho que vou começar a estudar esse troço a sério.

Você acha que os Dragões do Éden do Sagan é um bom começo? Ele ainda está lá, no mesmo sebo que eu te comprei aquela coletânea de textos dele.

Na Scientific saiu algo né? Eu ia comprar mas quando olhei os R$ 9,90 lá perdi a vontade.

Abraços.

Tulkas

• Visitante
« Resposta #62 Online: 24 de Abril de 2005, 23:24:37 »

Bom, eu acho o Rubens um desdenhado mesmo (seja isso o q for).

Mas... eu e ele somos trutas. Liga não.

Abraços.

O Pensador

• Visitante
« Resposta #63 Online: 25 de Abril de 2005, 00:44:14 »
(Fernando Silva)A lógica pode ser perfeita mas se as premissas em que ela se baseia são falhas, as conclusões são falaciosas.

A lógica é um guia, apenas. Se a realidade contradisser suas conclusões, fica valendo a realidade, por mais bem elaborada que seja sua lógica.

O argumento da Primeira Causa, por exemplo, mostra que há uma justificativa lógica para a existência de um deus, mas isto não basta. Ainda é preciso encontrar esse deus.

Mas construçôes lócigas sâo silogismos que partem de premissas até às conclusôes.Se as premissas forem verdadeiros entâo a conclusâo resultante destas premissas é igualmente verdadeira.Se for verdadeiro que existem eventos dependentes logo é verdadeiro que deve existir um ser independente que os produza intermitentemente.

Além disso,a própria realidade é o principal enunciado da lógica.A realidade é um primeiro princípio fundamental da lógica.Acho que o vc quiz dizer é que uma explicaçâo internamente coerente nâo fornece automaticamente uma descriçâo significativa sobre a realidade.

Abc.

Atheist

• Visitante
« Resposta #64 Online: 25 de Abril de 2005, 11:26:32 »

Isso mesmo, pq eu amo esse rapaz  :o

Mas falando sério, acho que vou começar a estudar esse troço a sério.

Você acha que os Dragões do Éden do Sagan é um bom começo? Ele ainda está lá, no mesmo sebo que eu te comprei aquela coletânea de textos dele.

Na Scientific saiu algo né? Eu ia comprar mas quando olhei os R$ 9,90 lá perdi a vontade.

Abraços.

Dragões do Éden é um excelente começo. Embora esteja bastante antigo e já saibamos bem mais do que o Carl Sagan conta, é o Carl Sagan... Ele escreve muito bem e é bem fácil entender o que ele escreve.

Depois disso há outros, como os do Steven Pinker, o novo de Carl Zimmer... Os romances de Oliver Sacks são bastante elucidativos neste aspecto, com a vantagem de serem romances. Ele é um neurocientista que escreve romances baseados em estudos de casos reais. Devo lembrar que sei destes por sinopses e indicações... ainda não os li.

Mas já li o especial da Viver, Mente e Cérebro sobre inteligência... Muito bom! E ainda há o artigo da Viver, Mente e Cérebro deste mês sobre a fé e a evolução humana.

Na Sciam saiu (acho que no mês passado) um artigo sobre a formação da memória de longa duração, que necessita de ativação gênica. De quebra tem um pequeno resumo sobre quais os mecanismos bioquímicos da formação da memória, tendo o glutamato como neurotransmissor principal.

Essa área é bastante interessante. Está longe de fechar algum assunto, mas o futuro é promissor.  :wink:

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #65 Online: 26 de Abril de 2005, 15:31:51 »
Falando como usuário, não vejo motivo para tanta agitação com a posição do Maykon.  Ele não desdenhou ninguém, apenas se reservou o direito de não estar convencido com a exposição do Atheist.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Unbedeutend_F_Organisch

• Visitante
« Resposta #66 Online: 26 de Abril de 2005, 16:13:22 »
Citação de: Luis Dantas
Falando como usuário, não vejo motivo para tanta agitação com a posição do Maykon.  Ele não desdenhou ninguém, apenas se reservou o direito de não estar convencido com a exposição do Atheist.

Basei-me nisso

com relação a isto pq até mesmo um cara que é Dr. demorou 2 meses pra responder esta pergunta minha e ainda com divagações e pouquíssimas indicações de leitura.

Eu esperava mais, estou decepcionado

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #67 Online: 28 de Abril de 2005, 13:08:27 »
Citação de: O Pensador
(Fernando Silva)A lógica pode ser perfeita mas se as premissas em que ela se baseia são falhas, as conclusões são falaciosas.

Mas construçôes lócigas sâo silogismos que partem de premissas até às conclusôes.Se as premissas forem verdadeiros entâo a conclusâo resultante destas premissas é igualmente verdadeira.Se for verdadeiro que existem eventos dependentes logo é verdadeiro que deve existir um ser independente que os produza intermitentemente.

Há muitos "se" na sua argumentação.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #68 Online: 28 de Abril de 2005, 13:27:42 »

Basei-me nisso

com relação a isto pq até mesmo um cara que é Dr. demorou 2 meses pra responder esta pergunta minha e ainda com divagações e pouquíssimas indicações de leitura.

Sem querer ser chato, o Maykon tem todo o direito de estar decepcionado.  Ninguém tem de concordar com ele se não quiser, claro.  Por que interpretar essa colocação dele como desdém?

Vamos descontrair, gente.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Unbedeutend_F_Organisch

• Visitante
« Resposta #69 Online: 28 de Abril de 2005, 14:28:47 »

Basei-me nisso

Sem querer ser chato, o Maykon tem todo o direito de estar decepcionado.  Ninguém tem de concordar com ele se não quiser, claro.  Por que interpretar essa colocação dele como desdém?

Vamos descontrair, gente.

As pessoas nem sempre tem direito de falar o que sentem(ex.: ofensa), incluo nisso as partes negritadas que desdenham sim.
Explico por quê, a resposta para a pergunta do Maykon não foi uma divagação, nem a mensagem do DrAtheist que demorou 2 meses para responder tem relação com a dificuldade da pergunta, muito menos com a qualidade da resposta.
Além disso, esperar mais, de alguém que respondeu de uma ótima forma é um agravante independente de alguém sentir algo e querer expressar.
A estrada corre em dois sentidos, um de permitir que as pessoas expressem e outro de proteger as pessoas das ofensividades.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #70 Online: 28 de Abril de 2005, 16:28:24 »
Vou considerar isso.

Unbedeutend_F_Organisch

• Visitante
« Resposta #71 Online: 28 de Abril de 2005, 16:37:30 »
É que achei que o Maykon estivesse "trapaceando" na discussão,o que não é verdade, ele estava(segundo o DrAtheist) brincando..

Rhyan

• Visitante
Re.: "O religioso não aceita a vida de forma racional&a
« Resposta #72 Online: 28 de Abril de 2005, 16:55:08 »
Pô Osias...

Estes estudos 'bobos' já deram tantos resultados.
Eu me lembro que vi na TV que foi estudada a sensação de estar apaixonado e é semelhante ao efeito da cocaína.

Encontrei >isso< agora!
Autor: Renato Sabbatini
Em: Revista Cérebro & Mente

[]'s

Offline Osias

• Nível 18
  • *
« Resposta #73 Online: 28 de Abril de 2005, 16:56:37 »
Citação de: Rhyan
Pô Osias...

Estes estudos 'bobos' já deram tantos resultados.
Eu me lembro que vi na TV que foi estudada a sensação de estar apaixonado e é semelhante ao efeito da cocaína.
[]'s

Bota bobo nisso.

Sem discordar do resultado, aliás.

Offline Osias

• Nível 18
  • *
« Resposta #74 Online: 28 de Abril de 2005, 16:57:11 »
ps: e sem concordar, também

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!