Autor Tópico: "O religioso não aceita a vida de forma racional"  (Lida 10291 vezes)

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
    • Para Além da Loucura e da Razão
Re: Re.: "O religioso não aceita a vida de forma racion
« Resposta #25 Online: 29 de Março de 2005, 13:38:53 »
Citação de: Caesar
Achei que o Dráuzio fosse teísta. O filme Carandiru acaba com uma frase mais ou menos assim: "Só Deus, a polícia e os presos sabem o que aconteceu lá dentro. Eu ouvi os presos." Imagino que essa frase é de autoria dele, em seu livro. Bom, pelo menos religioso eu tenho certeza que ele não é.

Mesmo que ele tivesse falado isso não significaria que fosse teísta. Não existe nenhum tipo de "10 mandamentos ateístas" nos quais conste: "não mencionarás a palavra Deus sob nenhuma circunstância".
Who cares?

Poindexter

• Visitante
« Resposta #26 Online: 29 de Março de 2005, 13:43:30 »
Citação de: osias
Pra vocês Jesus, Buda, Mamomé e seu Paulo da padaria primus é tudo a mesma coisa, né?

Jesus nem nunca falou que estava criando uma religião...

É "tudo a mesma coisa", mesmo... :lol:

Offline Bruno Faria

• Nível 11
  • *
Re.: "O religioso não aceita a vida de forma racional&q
« Resposta #27 Online: 29 de Março de 2005, 14:07:30 »
O pão do seu Paulo, que eu saiba, não vira carne humana (Argh!).
Quod dixi, dixi.

Tulkas

• Visitante
« Resposta #28 Online: 29 de Março de 2005, 14:33:04 »
Citação de: Luis Dantas
Nesse ponto eu concordo com uma certa pessoa cujo nome não vou mencionar.  Acho que a religiosidade e principalmente a motivação religiosa é relacionada a efeitos bioquímicos (principalmente no cérebro, mas também nas glândulas).  A prática religiosa pode ou não transcender a busca dessa satisfação bioquímica, mas (quase?) sempre se sustenta em atividades que associamos (conscientemente ou não) a ela.

Não por coincidência o uso de drogas tão frequentemente é associado à prática religiosa, seja como parte dela seja como algo explicitamente contra-indicado.

Abração,
Luis.

Há algum estudo relacionado? Ou as pessoas apenas acham isso?

Abraços.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #29 Online: 29 de Março de 2005, 15:33:46 »
Há estudos sim, Maykon, mas como eu disse não os tenho à mão.  A maioria fala sobre a atividade em não sei qual região ("lobo"?) do cérebro.  Claro que a interpretação é contestável, mas já é um começo.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Osias

• Nível 18
  • *
« Resposta #30 Online: 29 de Março de 2005, 15:45:47 »
Ah, eu rejeito todos esses estudos bobos que tentam mapear algum comportamento com alguma área do cérebro.

Atheist

• Visitante
« Resposta #31 Online: 29 de Março de 2005, 15:49:33 »
Citação de: Maykon Camargo
Citação de: Atheist
Maykon, por favor não faça como a maioria dos teístas que pega um pedaço do texto e distorce! Olhe este trecho:

Pessoas com esse tipo de formação, dificilmente é religiosa.

Aham.

Isso não quer dizer em hipótese alguma que teístas são irracionais. Significa somente que em geral, as pessoas que buscam conhecer mais a fundo alguma coisa, sem aceitar tudo sem maiores explicações, tende a não ser religiosa.

Eu sei. É que quando nos "atacam" eu quase sempre levo os argumentos ao nível da estupidez para que as coisas fiquem bem claras. Tio Aristóteles que ensina isso.

Sobre o cérebro, há sim diferenças inclusive entre hemisférios distintos.

Poderia nos mostrar mais dados sobre o assunto? Estudos, fotos dentre outros?

Sempre quis saber ser era de fato anormal.

Abraços.

Um bom começo é o livro "Os Dragões do Éden", de Carl Sagan. Ele trata da evolução do cérebro e por consequência fala sobre as diferenças entre os dois hemisférios.

Saiu um especial da revista Viver, Mente e Cérebro sobre a inteligência. Não sei se há algo nela relacionado com as diferenças dos hemisférios cerebrais pois ainda não a comprei. Certamente alguma coisa deve haver.

Bom, mas você deve estar querendo saber sobre o cérebro de pessoas religiosas. Não vou saber te indicar algum texto específico sobre este assunto agora, mas posso dar uma pesquisada.  :wink:  Certamente há relações entre as diferenças entre os dois hemisférios e as demais áreas do Sistema Nervoso Central.

Atheist

• Visitante
« Resposta #32 Online: 29 de Março de 2005, 15:51:11 »
Ah, eu rejeito todos esses estudos bobos que tentam mapear algum comportamento com alguma área do cérebro.

Baseado em que argumentos?

Offline Osias

• Nível 18
  • *
Re.: "O religioso não aceita a vida de forma racional&a
« Resposta #33 Online: 29 de Março de 2005, 15:54:12 »
É uma forma muito tosca de se estudar a mente humana. E na minha opiniao, completamente equivocada.

É como usar um medidor de infravermelho em um carro subindo uma ladeira e perceber que uma peça esquenta mais que as outras e então concluir que aquela peça é responsável por subir ladeiras.

Tulkas

• Visitante
« Resposta #34 Online: 29 de Março de 2005, 16:06:47 »
Maykon, por favor não faça como a maioria dos teístas que pega um pedaço do texto e distorce! Olhe este trecho:

Pessoas com esse tipo de formação, dificilmente é religiosa.

Aham.

Isso não quer dizer em hipótese alguma que teístas são irracionais. Significa somente que em geral, as pessoas que buscam conhecer mais a fundo alguma coisa, sem aceitar tudo sem maiores explicações, tende a não ser religiosa.

Eu sei. É que quando nos "atacam" eu quase sempre levo os argumentos ao nível da estupidez para que as coisas fiquem bem claras. Tio Aristóteles que ensina isso.

Sobre o cérebro, há sim diferenças inclusive entre hemisférios distintos.

Poderia nos mostrar mais dados sobre o assunto? Estudos, fotos dentre outros?

Sempre quis saber ser era de fato anormal.

Abraços.

Um bom começo é o livro "Os Dragões do Éden", de Carl Sagan. Ele trata da evolução do cérebro e por consequência fala sobre as diferenças entre os dois hemisférios.

Saiu um especial da revista Viver, Mente e Cérebro sobre a inteligência. Não sei se há algo nela relacionado com as diferenças dos hemisférios cerebrais pois ainda não a comprei. Certamente alguma coisa deve haver.

Bom, mas você deve estar querendo saber sobre o cérebro de pessoas religiosas. Não vou saber te indicar algum texto específico sobre este assunto agora, mas posso dar uma pesquisada.  :wink:  Certamente há relações entre as diferenças entre os dois hemisférios e as demais áreas do Sistema Nervoso Central.

Aguardo ansioso.

:bola:

Abraços.

Maykon

E parabéns cara, pelo seu Dr.

Se vc parasse mais em casa eu até te ligava.

E cuida bem da Ká viu.

Tulkas

• Visitante
« Resposta #35 Online: 29 de Março de 2005, 16:08:30 »
Baseado em que argumentos?

Somos religiosos seu chato.

Não precisamos disso. Argumentos são pra fracassados.

*-O Osias sabe que é brincadeira. Pelo menos espero.

Offline Osias

• Nível 18
  • *
« Resposta #36 Online: 29 de Março de 2005, 16:26:05 »
*-O Osias sabe que é brincadeira. Pelo menos espero.
é...

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #37 Online: 29 de Março de 2005, 19:28:43 »
(...)  a atividade cerebral é sim algo diferenciada em pessoas mais religiosas.

Como você sabe, eu não acho que isso tem a ver necessariamente com crer em Deus...  :mrgreen:

Tem a ver com?

Nesse ponto eu concordo com uma certa pessoa cujo nome não vou mencionar.  Acho que a religiosidade e principalmente a motivação religiosa é relacionada a efeitos bioquímicos (principalmente no cérebro, mas também nas glândulas).  A prática religiosa pode ou não transcender a busca dessa satisfação bioquímica, mas (quase?) sempre se sustenta em atividades que associamos (conscientemente ou não) a ela.

Não por coincidência o uso de drogas tão frequentemente é associado à prática religiosa, seja como parte dela seja como algo explicitamente contra-indicado.

Abração,
Luis.

Exato. Tá mais que provado que a religiosidade provê algumas sensações que viciam!

:wink:
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Tulkas

• Visitante
« Resposta #38 Online: 29 de Março de 2005, 19:46:19 »
Citação de: Nina
Exato. Tá mais que provado que a religiosidade provê algumas sensações que viciam!

Oi Ká!

Poderia me provar que está mais do que provado?

Abraços.

Atheist

• Visitante
« Resposta #39 Online: 22 de Abril de 2005, 17:21:09 »
Citação de: Nina

Oi Ká!

Poderia me provar que está mais do que provado?

Abraços.

Euforia coletiva libera endorfinas e dopamina, hormônios que limitam dor e fornecem prazer (dopamina é o hormônio do prazer, é liberado em inúmeras ocasiões, desde o orgasmo até cultos religiosos, etc.).  Para você provar por si mesmo teria que começar com um bom livro de fisiologia, como o do Guyton, e bioquímica, como o do Voet e Voet, para entender as bases. Depois disso dá pra passar para os artigos científicos.  :wink:

Mas se tiver pressa, pode dar uma lida na revista Viver Mente e Cérebro deste mês, que fala como a religiosidade foi selecionada pela evolução dos humanos.

Atheist

• Visitante
« Resposta #40 Online: 22 de Abril de 2005, 17:23:38 »
É uma forma muito tosca de se estudar a mente humana. E na minha opiniao, completamente equivocada.

É como usar um medidor de infravermelho em um carro subindo uma ladeira e perceber que uma peça esquenta mais que as outras e então concluir que aquela peça é responsável por subir ladeiras.

Nestes casos há os testes inversos. Esquentaríamos a tal peça e veríamos se o carro sobe a ladeira.

É isso que é feito. Estimúla-se determinada região do cérebro e se analisa os resultados. Há coisas bem interessantes neste sentido...

Offline Osias

• Nível 18
  • *
« Resposta #41 Online: 22 de Abril de 2005, 17:35:41 »
Se há, nada disso chega nas matérias do tipo "diz estudo", só vem essas coisas tipo "'área do cérebro responsavel por a pessoa gostar de chuchu".

E, ah, claro que se eu ler o tal estudo ainda posso continuar rejeitando.

Unbedeutend_F_Organisch

• Visitante
« Resposta #42 Online: 22 de Abril de 2005, 17:45:17 »

É claro ,não  é uma peça responsável por isso , mas um anão pedalador a  0 K...

Unbedeutend_F_Organisch

• Visitante
« Resposta #43 Online: 22 de Abril de 2005, 17:57:55 »
Se há, nada disso chega nas matérias do tipo "diz estudo", só vem essas coisas tipo "'área do cérebro responsavel por a pessoa gostar de chuchu".

E, ah, claro que se eu ler o tal estudo ainda posso continuar rejeitando.

Não duvide, a área tem tido vários progressos, e claro dá margens aos sensacionalismos...

Porém todo essse estudo tem tido mais progressos em menos de um milênio para entender a mente humana do que religião ou a filosofia.

Reconhecer as limitações faz desses estudos algo totalmente diferente da religião ou filosofia com suas convicções de terem compreendido a mente por completo...

Offline GMGall

• Nível 21
  • *
  • Se precisarem entrar em contato, usem o e-mail.
« Resposta #44 Online: 23 de Abril de 2005, 00:34:35 »
Pra vocês Jesus, Buda, Mamomé e seu Paulo da padaria primus é tudo a mesma coisa, né?

Impressão a minha ou você tentou generalizar aqui? :roll:

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #45 Online: 23 de Abril de 2005, 01:59:03 »
Bem, quem sabe só somos o que somos, digo, racionais, pelo o que nos diferencia dos animais, devido a religião. A religião é uma abstração tão grande que exige bastante do intelecto.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Tulkas

• Visitante
« Resposta #46 Online: 23 de Abril de 2005, 15:53:44 »
Euforia coletiva libera endorfinas e dopamina, hormônios que limitam dor e fornecem prazer (dopamina é o hormônio do prazer, é liberado em inúmeras ocasiões, desde o orgasmo até cultos religiosos, etc.).  Para você provar por si mesmo teria que começar com um bom livro de fisiologia, como o do Guyton, e bioquímica, como o do Voet e Voet, para entender as bases. Depois disso dá pra passar para os artigos científicos.  :wink:

Mas se tiver pressa, pode dar uma lida na revista Viver Mente e Cérebro deste mês, que fala como a religiosidade foi selecionada pela evolução dos humanos.

Bah! Eu ainda sou cético (isso mesmo, cético) com relação a isto pq até mesmo um cara que é Dr. demorou 2 meses pra responder esta pergunta minha e ainda com divagações e pouquíssimas indicações de leitura.

Eu esperava mais, estou decepcionado  :?

Abraços  8)

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #47 Online: 23 de Abril de 2005, 15:58:16 »
Osias, mais um parceiro para os céticos de Cristo.

Unbedeutend_F_Organisch

• Visitante
« Resposta #48 Online: 23 de Abril de 2005, 18:21:15 »

Bah! Eu ainda sou cético (isso mesmo, cético) com relação a isto pq até mesmo um cara que é Dr. demorou 2 meses pra responder esta pergunta minha e ainda com divagações e pouquíssimas indicações de leitura.

Abraços  8)

Cartão azul pelo desdenhamento a msg do Atheist

1. O tempo não tem relação com a qualidade da resposta, pior é ficar sem resposta
2.Divagações não foram.Foram afirmações bem diretas e concretas
3.Na tentativa de achar defeitos na msg de Atheist, tentou arranjar o demérito de ter poucas indicações de leitura.Podem ser bons livros, não subestime

Quanto a ser cético, é uma posição sua...

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #49 Online: 23 de Abril de 2005, 18:46:49 »

Abraços  8)

Justamente por ser doutor é que aparece de dois em dois meses! Se fosse um qualquer como eu, tava aqui toda hora!  :D
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!