Autor Tópico: Qual a religião certa para você?  (Lida 9728 vezes)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re.: Qual a religião certa para você?
« Resposta #25 Online: 01 de Abril de 2005, 16:54:32 »
Bom, você se enganou.  Mas não se preocupe, SEUS POBREMA ACABARO!  :roll:

Palavra do Sey Creysson e das Organizações Tabajara!
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
    • Para Além da Loucura e da Razão
Qual a religião certa para você?
« Resposta #26 Online: 01 de Abril de 2005, 16:57:10 »
Citação de: Luis Dantas
Citação de: Agnostic
O "satanismo" ao qual o teste se refere não é algum tipo de religião satânica, com adoração ao diabo e tal, e conseqüente proselitismo. É apenas uma postura idelógica/filosófica em oposição ao cristianimo: o culto e a valorização de si mesmo em vez de uma divindade megalomaníaca.

Eu nunca entendi isso.  Por que rejeitar o Cristianismo deveria levar à adoção do nome do Inimigo dele?  É uma postura um tanto esquizofrênica, ao meu ver.

Para não falar dos riscos dessa PNL degenerada que chamam de Satanismo Moderno...

Vou tentar explicar. Para o cristianismo existem duas forças distintas: o bem e o mal, representados por Deus e Satanás, respectivamente, certo? Tudo o que está em desacordo com esse Deus e seu livro sagrado pertence automaticamente ao "mundo", a Satanás. E, invariavelmente, eles acreditam que todo aquele que não crê em seu "Deus" e em Jesus está nas garras de Satanás, ou seja, todo aquele que professa crença diferente do cristianismo está com Satanás. Dessa forma o conceito "satanista" pode ser aplicado para tudo e todos que é contrário ou não está de acordo com as crenças cristãs. 45% do mundo seria "satanista" sob esse ponto de vista. É claro que existe a Igreja de Satanás, seguindo a doutrina de LaVey, mas ela está muito mais para uma filosofia do que para uma "religião", inclusive me simpatizo com várias partes da filosofia deles, e existem alguns grupos que realmente acreditam na existência de uma entidade metafísica, como você deve saber.

Quanto à entidade "Satanás", ela tem origens anteriores ao cristianismo e foi incorporada a ele posteriormente, assim como aconteceu com tantos outros mitos.

Não me sinto mal em ser considerado "satanista", pois eu sei que isso não significa que eu louve ou creia numa entidade chamada "Satanás", conforme os cristãos acreditam. Aliás, incoerentemente os cristãos tem mais fé(mais crença) em "Satanás", e o atribuem mais poder, do que os próprios "satanistas". ;)
(fonte das informações: http://www.religioustolerance.org/satanism.htm]

O que é PNL?
Who cares?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #27 Online: 01 de Abril de 2005, 20:01:34 »
Vou tentar explicar. Para o cristianismo existem duas forças distintas: o bem e o mal, representados por Deus e Satanás, respectivamente, certo? Tudo o que está em desacordo com esse Deus e seu livro sagrado pertence automaticamente ao "mundo", a Satanás. E, invariavelmente, eles acreditam que todo aquele que não crê em seu "Deus" e em Jesus está nas garras de Satanás, ou seja, todo aquele que professa crença diferente do cristianismo está com Satanás. Dessa forma o conceito "satanista" pode ser aplicado para tudo e todos que é contrário ou não está de acordo com as crenças cristãs. 45% do mundo seria "satanista" sob esse ponto de vista.

Eu acho essa uma interpretação imatura e preconceituosa do cristianismo quando vem de cristãos, e não vejo por que mudar de opinião quando vem de não-cristãos, menos ainda de satanistas.

Por que 45%?

É claro que existe a Igreja de Satanás, seguindo a doutrina de LaVey, mas ela está muito mais para uma filosofia do que para uma "religião", inclusive me simpatizo com várias partes da filosofia deles, e existem alguns grupos que realmente acreditam na existência de uma entidade metafísica, como você deve saber.

A crença na entidade metafísica satanás é irrelevante.  Mas a filosofia ou religião satanista de LaVey, seja lá qual for o nome que se escolha, é na melhor das hipóteses uma piada de muito mau gosto e não merece simpatia.

Quanto à entidade "Satanás", ela tem origens anteriores ao cristianismo e foi incorporada a ele posteriormente, assim como aconteceu com tantos outros mitos.

É o que dizem.  Pode ou não ser verdade, mas continuo sem entender por que usar um conceito tão associado ao Cristianismo ao mesmo tempo que se procura, basicamente, ridicularizá-lo.  Para mim é apenas mais um sinal da má-fé e falta de metas defensáveis do Satanismo de LaVey, da Thelema de Crowley, algumas linhas da Wicca e de outros movimentos que fazem essa escolha.

Não me sinto mal em ser considerado "satanista", pois eu sei que isso não significa que eu louve ou creia numa entidade chamada "Satanás", conforme os cristãos acreditam. Aliás, incoerentemente os cristãos tem mais fé(mais crença) em "Satanás", e o atribuem mais poder, do que os próprios "satanistas". ;)
(fonte das informações: http://www.religioustolerance.org/satanism.htm

Como eu disse, o que importa não é a entidade, e sim a motivação.

O que é PNL?

Programação Neurolinguística.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 01 de Abril de 2005, 20:15:36 »
Satanista: valorização do eu e do prazer pessoal. Sim, eu sou meu próprio deus e não sou escravo de nenhum ser superior.

Se satanismo for isso, jamais diria que não sou.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Re.: Qual a religião certa para você?
« Resposta #29 Online: 01 de Abril de 2005, 20:23:00 »
Citação de: Ricardo
Satanista: valorização do eu e do prazer pessoal. Sim, eu sou meu próprio deus e não sou escravo de nenhum ser superior.

Se satanismo for isso, jamais diria que não sou.

Valorização em contraste a que exatamente?  Os satanistas que conheço parecem rejeitar bem mais do que apenas um Senhor Divino.  Deixam de lado um mínimo de idealismo e consideração pelo próximo.  ISSO é difícil de engolir ou mesmo de aceitar calado.

Não me interessa se a desculpa é alguma crença em Arrebatamento ou em vez disso uma doutrina auto-congratulatória de que cada um é "seu próprio deus".  Egocentrismo é uma grave falha de caráter de qualquer jeito - e uma interpretação religiosa que a encoraja merece repúdio.  O que dizer então de uma religião que a toma como pedra fundamental?

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 01 de Abril de 2005, 20:26:24 »
Sim, estou usando o que parece ser a definição do site. Acredito na coperação entre as pessoas, no respeito ao interesse coletivo e no pensamento como grupo.

Agora, não abro mão da visão pessoal.

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
« Resposta #31 Online: 01 de Abril de 2005, 21:21:32 »
Sim, estou usando o que parece ser a definição do site. Acredito na coperação entre as pessoas, no respeito ao interesse coletivo e no pensamento como grupo.

Agora, não abro mão da visão pessoal.

Exatamente como eu penso.  :)
Who cares?

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
« Resposta #32 Online: 01 de Abril de 2005, 21:38:02 »
Por que 45%?

Apenas copiei esse dado do site em inglês. É a suposta porcentagem de pessoas não seguidoras das religiões abrâmicas  dualistas existentes no mundo.

A crença na entidade metafísica satanás é irrelevante. Mas a filosofia ou religião satanista de LaVey, seja lá qual for o nome que se escolha, é na melhor das hipóteses uma piada de muito mau gosto e não merece simpatia.

Não conheço o satananismo de LaVey o suficiente para questionar isso. Você pode explicar por que não merece simpatia e por que é uma piada de muito mau gosto?(não estou sendo sarcástico, quero realmente saber os motivos) Apenas vi alguns trechos da "doutrina" de LaVey e achei interessantes. De qualquer forma, assim como o Ricardo, peguei a definição de "satanista" do site do teste e seguindo aquela definição eu sou satanista.

Valorização em contraste a que exatamente?

Como diz no site do teste, é em contraste à valorização e submissão perante alguma divindade metafísica.

Os satanistas que conheço parecem rejeitar bem mais do que apenas um Senhor Divino. Deixam de lado um mínimo de idealismo e consideração pelo próximo. ISSO é difícil de engolir ou mesmo de aceitar calado.

Isso infelizmente pode ser uma verdade. E é mais infeliz ainda o fato de que não só "satanistas" agem assim, como a grande maioria dos cristãos que eu conheço e gente de outras religiões também.

Egocentrismo é uma grave falha de caráter de qualquer jeito - e uma interpretação religiosa que a encoraja merece repúdio. O que dizer então de uma religião que a toma como pedra fundamental?

Para mim o que merece mais repúdio do que o egocentrismo, que inclusive é algo inerente ao ser humano, é o teocentrismo, ou seja, a subversão da natureza, a anulação do ser humano e da vida em prol dos desejos egocêntricos de uma divindade. O que dizer então de uma religião que a toma como pedra fundamental? O cristianismo, por exemplo.

[]'s
Who cares?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #33 Online: 01 de Abril de 2005, 22:19:09 »
A crença na entidade metafísica satanás é irrelevante. Mas a filosofia ou religião satanista de LaVey, seja lá qual for o nome que se escolha, é na melhor das hipóteses uma piada de muito mau gosto e não merece simpatia.

Não conheço o satananismo de LaVey o suficiente para questionar isso. Você pode explicar por que não merece simpatia e por que é uma piada de muito mau gosto?(não estou sendo sarcástico, quero realmente saber os motivos) Apenas vi alguns trechos da "doutrina" de LaVey e achei interessantes. De qualquer forma, assim como o Ricardo, peguei a definição de "satanista" do site do teste e seguindo aquela definição eu sou satanista.

Estou tendo dificuldade em localizar essa definição exata (deve haver cerca de uma dúzia naquela página http://www.religioustolerance.org/satanis2.htm e em seus links diretos).  A versão menos controversa que encontrei está bem no final:

Accepts Satan as a pre-Christian life-principle concept worth emulating. These are religious Satanists, who follow a number of religious traditions, of which the largest by far is the Church of Satan.

Há também, como disse o Ricardo, a questão da valorização do eu e do prazer social - em vez de, pelo que entendi, se submeter a uma divindade externa ou a seus representantes.  O problema é que esse é um conceito muito vago que ainda por cima reforça alguns preconceitos das formas mais toscas do Cristianismo e de outras crenças dualistas.  O próprio uso da palavra "Satã" é na melhor das hipóteses uma provocação (desnecessária) às crenças abraâmicas.  Talvez ela tenha tido um sentido diferente séculos atrás, mas hoje é uma provocação.

Quanto à valorização do conceito de princípio vital pré-cristão, a rigor nada impede que um cristão valorize a vitalidade e o prazer.  Muitos o fazem.  Há na idéia de que "um satanista se valoriza" uma acusação implícita (e muitas vezes injusta) de que "um cristão não gosta de si mesmo".  Sim, em muitos casos isso é verdade, mas nem por isso convém ficar bancando crianças birrentas.

Valorização em contraste a que exatamente?

Como diz no site do teste, é em contraste à valorização e submissão perante alguma divindade metafísica.

Por essa definição, qualquer pessoa que se ame é satanista.  Desde que não ame mais a alguma divindade, é claro.  É uma definição tão exageradamente ampla que perde a utilidade e traz confusão em vez de esclarecimento, além de esconder o fato muito significativo de que muitos religiosos teístas tem uma relação de amizade com suas divindades, e não de submissão.

Os satanistas que conheço parecem rejeitar bem mais do que apenas um Senhor Divino. Deixam de lado um mínimo de idealismo e consideração pelo próximo. ISSO é difícil de engolir ou mesmo de aceitar calado.

Isso infelizmente pode ser uma verdade. E é mais infeliz ainda o fato de que não só "satanistas" agem assim, como a grande maioria dos cristãos que eu conheço e gente de outras religiões também.

E muitos ateus e agnósticos que não se consideram satanistas, também.  É de fato lamentável.  Há quem procure justificar isso como "aceitar a sombra", "ser autêntico", "assumir sua natureza animal", mas nada muda a realidade de que é um comodismo egocêntrico e, em última análise, auto-destrutivo.  Sim, o ser humano é no fundo um animal como qualquer outro.  Mas é também o único conhecido que consegue abstrair os sentimentos dos outros e construir culturas.  Não sei se os satanistas costumam ter o sonho de ter nascido como animais puros como cavalos, lobos e gambás em vez de seres humanos com tanto potencial, mas de alguma forma suspeito que não é bem esse o caso.  Seja como for, lamento o desperdício, e mais ainda a hipocrisia dessa postura - que até evidência em contrário eu considero típica e representativa do satanismo, inclusive por definição.

Egocentrismo é uma grave falha de caráter de qualquer jeito - e uma interpretação religiosa que a encoraja merece repúdio. O que dizer então de uma religião que a toma como pedra fundamental?

Para mim o que merece mais repúdio do que o egocentrismo, que inclusive é algo inerente ao ser humano, é o teocentrismo, ou seja, a subversão da natureza, a anulação do ser humano e da vida em prol dos desejos egocêntricos de uma divindade. O que dizer então de uma religião que a toma como pedra fundamental? O cristianismo, por exemplo.

[]'s

Submissão à divindade é uma forma imatura de praticar o Cristianismo.  Cristãos esclarecidos aprendem a superá-la e a buscar inspiração construtiva.  Eu gostaria que os satanistas seguissem esse exemplo.  Qualquer religião que não consegue ensinar seus praticantes a amar a si próprios sem esquecer de ver os seus semelhantes como igualmente dignos é uma religião fracassada, e até onde posso ver o Satanismo se põe muito mais próximo desse fracasso do que convém a qualquer um.

Metta,
Luis.

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 01 de Abril de 2005, 22:24:40 »
Um fato: essa nomenclatura, satanista, no sentido empregado, no mínimo, é ambigua, confusa e desnecessária.

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
« Resposta #35 Online: 02 de Abril de 2005, 00:27:42 »
Estou tendo dificuldade em localizar essa definição exata (deve haver cerca de uma dúzia naquela página http://www.religioustolerance.org/satanis2.htm e em seus links diretos). A versão menos controversa que encontrei está bem no final:

Accepts Satan as a pre-Christian life-principle concept worth emulating. These are religious Satanists, who follow a number of religious traditions, of which the largest by far is the Church of Satan.

As definições dessa página são várias e realmente um tanto confusas. A definição a que me referi foi a do site do teste(que, aliás, fui analisar melhor agora e percebi que nem é exatamente uma definição):
To be a Satanist, you don't actually have to believe in Satan. Satanism generally focuses upon the spiritual advancement of the self, rather than upon submission to a deity or a set of moral codes.

Por essa definição, qualquer pessoa que se ame é satanista. Desde que não ame mais a alguma divindade, é claro. É uma definição tão exageradamente ampla que perde a utilidade e traz confusão em vez de esclarecimento,

Essa é exatamente uma das coisas que o site http://www.religioustolerance.org insinua, que todo aquele que não é rigorosamente cristão é "satanista". É exageradamente ampla. Concordo.

além de esconder o fato muito significativo de que muitos religiosos teístas tem uma relação de amizade com suas divindades, e não de submissão.

Eu diria no máximo uma relação de amizade e submissão ao mesmo tempo. Até hoje nunca vi um cristão que não demonstrasse submissão a seu deus, em menor ou maior grau. E normalmente no fim a submissão prevalece: "assim foi a vontade de Deus", "Deus quis assim", "seja feita Tua vontade","Deus é soberano" etc.

E muitos ateus e agnósticos que não se consideram satanistas, também. É de fato lamentável. Há quem procure justificar isso como "aceitar a sombra", "ser autêntico", "assumir sua natureza animal", mas nada muda a realidade de que é um comodismo egocêntrico e, em última análise, auto-destrutivo. Sim, o ser humano é no fundo um animal como qualquer outro. Mas é também o único conhecido que consegue abstrair os sentimentos dos outros e construir culturas.

Brilhante!!

Submissão à divindade é uma forma imatura de praticar o Cristianismo. Cristãos esclarecidos aprendem a superá-la e a buscar inspiração construtiva.

Hã? Novamente digo: não é o que eu tenho presenciado. Nem em meus 20 anos como cristão evangélico consciente e praticante vi um cristão tradicional que não apresentasse "sintomas" nítidos de submissão ao deus bíblico, em variados graus. Pela minha experiência, eu sustento que quando um cristão consegue superar a "submissão ao seu deus" ele deixa de ser cristão. Pelo menos deixa de ser cristão no sentido tradicional e mais conhecido do termo: que somos pecadores e devemos crer que Jesus veio para nos salvar graças à misericórdia divina. Esta definição já implica em submissão ao deus bíblico, em menor ou maior grau, mas implica.

Quanto ao resto da sua mensagem, obrigado. Foi muito informativa.  :)
Who cares?

Offline Bruno Faria

• Nível 11
  • *
« Resposta #36 Online: 02 de Abril de 2005, 00:35:05 »
Valorizar o próprio eu não é desprezar o outro, é apenas reconhecer que, quando se defende os interesses coletivos, não se faz isso por um idealismo moralista vazio. Defender o interesse coletivo é defender o seu próprio interesse na medida em que uma sociedade melhor também beneficia a cada um.
Prefiro essa noção que o conceito cristão cheio de recalques de "amor ao próximo".
Enfim, o altruísmo é apenas uma forma mais inteligente de ser egoísta.
Se isso é ser "satanista" a maioria das pessoas o é. Mesmo que, como eu, não tenha lido uma única linha de La Vey ou Aleister Crowley.
Quod dixi, dixi.

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 02 de Abril de 2005, 00:40:11 »
Citação de: Bruno Faria
Valorizar o próprio eu não é desprezar o outro, é apenas reconhecer que, quando se defende os interesses coletivos, não se faz isso por um idealismo moralista vazio. Defender o interesse coletivo é defender o seu próprio interesse na medida em que uma sociedade melhor também beneficia a cada um.
Prefiro essa noção que o conceito cristão cheio de recalques de "amor ao próximo".
Se isso é ser "satanista" a maioria das pessoas o é. Mesmo que, como eu, não tenha lido uma única linha de La Vey ou Aleister Crowley.

Faço minhas as tuas palavras.

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
« Resposta #38 Online: 02 de Abril de 2005, 02:00:01 »

Faço minhas as tuas palavras.

Estou gostando do nível das mensagens neste fórum. :P

Também faço minhas tuas palavras.
Who cares?

O Pensador

• Visitante
« Resposta #39 Online: 02 de Abril de 2005, 02:26:51 »
(Bruno Faria)Valorizar o próprio eu não é desprezar o outro, é apenas reconhecer que, quando se defende os interesses coletivos, não se faz isso por um idealismo moralista vazio. Defender o interesse coletivo é defender o seu próprio interesse na medida em que uma sociedade melhor também beneficia a cada umPrefiro essa noção que o conceito cristão cheio de recalques de "amor ao próximo".

Eu nâo creio que este pragmatismo amoral seja coerente .Vc apenas redefine uma finalidade religiosa:O altruísmo, como um meio ou um intermediário para atingir a finalidade oposta:O egoísmo.O que vc propôe é que devemos beneficiar outras  pessoas com o fim exclusivo de receber benefícios advindos desta prática.A religiâo cristâ propôe que auxiliar o próximo é uma meta e um ideal em si mesmo.

Em síntese,esta aitude nâo se caracterizaria como uma manifestaçâo de altruísmo mas como uma expressâo de egoísmo pois a finalidade e o objetivo seria meramente alimentar o próprio ego.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #40 Online: 02 de Abril de 2005, 04:15:05 »
To be a Satanist, you don't actually have to believe in Satan. Satanism generally focuses upon the spiritual advancement of the self, rather than upon submission to a deity or a set of moral codes.

Realmente não é bem uma definição.  Pelo menos não deixa claro o que seria avanço espiritual do "self" (ou de si próprio?) em contraste com "submissão a uma deidade ou conjunto de códigos morais".  E tem esse "generally" incômodo aí...  :erm:

Submissão à divindade é uma forma imatura de praticar o Cristianismo. Cristãos esclarecidos aprendem a superá-la e a buscar inspiração construtiva.

Hã? Novamente digo: não é o que eu tenho presenciado. Nem em meus 20 anos como cristão evangélico consciente e praticante vi um cristão tradicional que não apresentasse "sintomas" nítidos de submissão ao deus bíblico, em variados graus. Pela minha experiência, eu sustento que quando um cristão consegue superar a "submissão ao seu deus" ele deixa de ser cristão. Pelo menos deixa de ser cristão no sentido tradicional e mais conhecido do termo: que somos pecadores e devemos crer que Jesus veio para nos salvar graças à misericórdia divina. Esta definição já implica em submissão ao deus bíblico, em menor ou maior grau, mas implica.

Imagino que as nossas amostragens do Cristianismo não foram obtidas de formas similares, nem com o mesmo critério.  Eu frequentei igrejas protestantes algumas vezes e tenho de admitir que você está certo no que diz.  Mas tenho visto também formas várias de rebelião contra esse estereótipo.  Mantenho minha afirmação de que o Cristianismo não tem de se sustentar na submissão a uma figura divina, ainda que talvez seja isso o que geralmente ocorre.

Muita paz,
Luis.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #41 Online: 02 de Abril de 2005, 04:22:31 »

O problema, Bruno, é que na prática acabamos por nos deparar com situações em que é preciso escolher entre nossa conveniência imediata e pessoal e o conforto e bem-estar de outros.  

Não sei o que seria um "idealismo moralista vazio" - provavelmente um conjunto de valores que não tem sustentação íntima verdadeira e em vez disso vem da imitação e repetição de normas estabelecidas de fora.

Ainda assim, o egoísmo não leva necessariamente ao altruísmo.  Eu concordo com a noção de que não existe altruísmo verdadeiramente puro, mas não é de forma alguma certo que o egoísmo seja acompanhado do discernimento que permite o salto para o altruísmo.  E sem pelo menos um pouco de altruísmo o ser humano é apenas mais uma besta tentando matar e sobreviver sem ter um verdadeiro motivo para fazê-lo, não muito diferente de qualquer outro animal.  Com a diferença de que um animal egoísta não causa muito dano aos demais, mas um ser humano animalesco pode sim causar muito dano.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #42 Online: 02 de Abril de 2005, 04:28:55 »
Citação de: O Pensador
Eu não creio que este pragmatismo amoral seja coerente. Vc apenas redefine uma finalidade religiosa: O altruísmo, como um meio ou um intermediário para atingir a finalidade oposta: O egoísmo.  O que vc propõe é que devemos beneficiar outras  pessoas com o fim exclusivo de receber benefícios advindos desta prática. A religião cristã propõe que auxiliar o próximo é uma meta e um ideal em si mesmo.

Em síntese,esta atitude nâo se caracterizaria como uma manifestaçâo de altruísmo mas como uma expressâo de egoísmo pois a finalidade e o objetivo seria meramente alimentar o próprio ego.

O que você parece ter deixado escapar, Pensador, é que o Bruno concorda com você em quase tudo que você disse acima.  De certa forma você acaba de ilustrar o ponto dele.  Ele considera que ser altruísta apenas pelo amor ao ideal pode ser perigoso ou simplesmente insustentável, e nisso eu tenho de concordar com ele.

Por outro lado, egoísmo não é de forma alguma uma motivação segura, nem necessariamente construtiva.  Sem empatia e discernimento todos e qualquer um de nós está ferrado.

Offline Voodoo

• Nível 09
  • *
  • E por estas e outras eu digo é F*DA-SE
    • QualitySP
« Resposta #43 Online: 02 de Abril de 2005, 05:16:46 »
atheism         92%
Satanism       54%
Paganism      50%
Judaism        38%
Buddhism     33%
Islam           25%
agnosticism 21%
Christianity 17%
Hinduism     4%

Embora eu seja satanista confeso, parece q sou bem mais ateu q satanista... ainda...  :?

Ave Satã!  :twisted:

(Aos q acharam q morri, digo q não, estou de volta!)
:diabo: The Devil’s Corps "Serving the Devil since 2003"

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #44 Online: 02 de Abril de 2005, 05:27:24 »
Hoje eu fiz a experiência e descobri que esse teste SOMA 08% ao resultado de Budismo quando se responde que se acredita definitivamente em reencarnação, e tira os mesmos oito por cento quando se diz que não se acredita.

Já é uma falha séria na lógica do teste.  Exceto por algumas figuras isoladas e muito polêmicas, não encontrei um único instrutor de Budismo que ache a idéia de reencarnação compatível com o ensinamento budista.  E sim, eu estou considerando também o Budismo Tibetano.

Interessante que justo o Voodoo teve um resultado tão baixo em Satanismo... confesso que isso me deixa um tanto aliviado.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #45 Online: 02 de Abril de 2005, 12:38:22 »
Apesar de não entender muito de ingreis, meu resultado foi bom:

atheism   96%
Satanism   63%
agnosticism   63%
Paganism   54%
Buddhism   42%
Judaism   21%
Islam   21%
Christianity   17%
Hinduism   0%

hahaha cristianismo bem longe de mim...

Offline Jasig Aurumalfa

• Nível 25
  • *
  • Eu tenho um Pássaro de Argila!
    • http://www.fotolog.net/joao_ms
« Resposta #46 Online: 02 de Abril de 2005, 14:06:57 »
Po... q q isso... num sou satanista não...  :shock:

You scored as Satanism.

Your beliefs most closely resemble those of Satanism! Before you scream, do a bit of research on it. To be a Satanist, you don't actually have to believe in Satan. Satanism generally focuses upon the spiritual advancement of the self, rather than upon submission to a deity or a set of moral codes. Do some research if you immediately think of the satanic cult stereotype. Your beliefs may also resemble those of earth-based religions such as paganism.

Satanism 96%
Islam 83%
atheism 71%
Hinduism 71%
agnosticism 71%
Buddhism 67%
Judaism 54%
Paganism 54%
Christianity 38%
Blog do Pássaro de Argila!

(\__/)
(O.o )
(> < ) This is Bunny. Copy Bunny into your signature to help him on his way to world domination!

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #47 Online: 02 de Abril de 2005, 14:16:45 »
Citação de: Jasig Aurumalfa
Po... q q isso... num sou satanista não...  :shock:

You scored as Satanism.

Your beliefs most closely resemble those of Satanism! Before you scream, do a bit of research on it. To be a Satanist, you don't actually have to believe in Satan. Satanism generally focuses upon the spiritual advancement of the self, rather than upon submission to a deity or a set of moral codes. Do some research if you immediately think of the satanic cult stereotype. Your beliefs may also resemble those of earth-based religions such as paganism.

Satanism 96%
Islam 83%
atheism 71%
Hinduism 71%
agnosticism 71%
Buddhism 67%
Judaism 54%
Paganism 54%
Christianity 38%
Hahahahahahahahahaha! Quem diria!  :D

Na verdade, o Satanismo é uma espécie de religião "egoísta" onde o que vale é melhorar a sua vida acima de qualquer coisa. Também tem o fato dos Satanistas não seguirem um "código" como nas outras religiões. Eles apenas vivem para improvisar seu espiritual.

O termo Satanista vem da antítese do cristianismo, ou seja, para ser bem anti-cristão. Satanistas não obedecem nenhum Deus e não se sentem obrigados a fazer nada.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Jasig Aurumalfa

• Nível 25
  • *
  • Eu tenho um Pássaro de Argila!
    • http://www.fotolog.net/joao_ms
« Resposta #48 Online: 02 de Abril de 2005, 16:18:25 »
Pois é, quem diria...
Mas meio que faz sentido, só que eu sou teísta...
Blog do Pássaro de Argila!

(\__/)
(O.o )
(> < ) This is Bunny. Copy Bunny into your signature to help him on his way to world domination!

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #49 Online: 02 de Abril de 2005, 16:27:02 »
Junte-se ao lado negro, Mohammed.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!