Aí que está o ponto-chave da discussão: a esteira não mantém o avião no luigar justamente porque o avião é impulsuionado pelas turbinas, e não pelas rodas.
Por que não manteria o avião no lugar?
A pista anularia o efeito da turbina!
A turbina iria criar um vetor descolamento pra traz, e a pista um exetamente igual pra frente. Resultando é um vetor nulo.
A sustentação gerada pelas asas não depende diretamente dos motores e sim da velocidade em relação ao ar.
É oq estou falando
No caso da esteira ele não tem conexão nenhuma com a forma de tração do avião, portanto não exerce influência sobre ela.
Mas exerce influencia sobre o movimento do aviao, e isso q interessa
Pouco interessa oq faria o avião andar pra frente (turbina, helice, catapulta, foquetes)
Se a pista empurrasse o avião pra frente a uma velocidade alta o suficiente, ele iria sair voando, mesmo que não tivesse turbinas! (claro q iria cair em seguida...)
V/ está esquecendo um detalhe, o avião está solto na pista, sem freios, se ele estivesse com as rodas travadas a esteira levaria ele para trás, se a esteira estivesse parada ele não sairia do lugar.
Imagine um patinados que está en cima da mesma esteira totalmente solto, (vamos desconsiderar o atrito), se ele tivesse motores que girassem as rodas dos patins sofreria efeito do movimento da esteira.
Mas se o patinador para se mover fosse puxando uma corda que está presa FORA DA ESTEIRA a esteira não influenciaria no movimento dele pois a tralão dependeria do puxar a corda.
È o mesmo que o avião faz, traciona sem depender do chão ou de esteira que apoiem ele quando estivesse no chão, se a esteira influenciasse na tração.
Pelo que v/ está propondo de o piso da pista influenciar na tração qualquer aeronave voltaria para o chão logo após sair dele pois perderia a tração. Captou?