Autor Tópico: Decolagem de avião  (Lida 12162 vezes)

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Offline HSette

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Re:Decolagem de avião
« Resposta #50 Online: 14 de Fevereiro de 2006, 20:27:44 »
SnowRaptor, acho que você está extrapolando o enunciado.
Lá está definido que a velocidade da esteira se mantém igual à do avião, em sentido contrário.

A resultante é zero!

Sim, e o enunciado só diz isso. Você tem que mostrar por que vc acredita que a resultante é zero. Eu mosdtrei que ela só é zero numa condição adversa.

Seja V a velocidade do avião em relação à esteira.

A esteira tem sempre uma velocidade em relação ao avião igual a – V
A esteira tem sempre uma velocidade em relação ao ar igual a –V

Portanto, a velocidade do avião em relação ao ar é sempre igual a zero.

O avião não voa!
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
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Chaves

Offline HSette

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Re:Decolagem de avião
« Resposta #51 Online: 14 de Fevereiro de 2006, 20:28:38 »
O link não funciona,
assim como o avião não voa!
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Offline SnowRaptor

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Re:Decolagem de avião
« Resposta #52 Online: 14 de Fevereiro de 2006, 20:33:05 »
SnowRaptor, acho que você está extrapolando o enunciado.
Lá está definido que a velocidade da esteira se mantém igual à do avião, em sentido contrário.

A resultante é zero!

Sim, e o enunciado só diz isso. Você tem que mostrar por que vc acredita que a resultante é zero. Eu mosdtrei que ela só é zero numa condição adversa.

Seja V a velocidade do avião em relação à esteira.

A esteira tem sempre uma velocidade em relação ao avião igual a – V
A esteira tem sempre uma velocidade em relação ao ar igual a –V

A esteira não tem a velocidade em relação ao avião igual a -V. O enunciado nào diz isso e isso nÀo é decorrende de uso correto de física.

E o link foi corrigido.
Elton Carvalho

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“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline SnowRaptor

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Re:Decolagem de avião
« Resposta #53 Online: 14 de Fevereiro de 2006, 20:34:33 »
A pessoa que foi redirecionada para o site da adobe no link antigo usa MacIntosh?
Elton Carvalho

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Offline HSette

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Re:Decolagem de avião
« Resposta #54 Online: 14 de Fevereiro de 2006, 20:36:46 »
Vou ler o texto!

Por ora, não estou convencido. 8-)
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Offline Andre

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Re:Decolagem de avião
« Resposta #55 Online: 14 de Fevereiro de 2006, 20:41:37 »
Eu estava com o resto do pessoal que diz que o avião não voa, até o SnowRaptor dar o exemplo do carro com a corda.

Agora eu acho que entendi. O avião voa sim pois o que está 'empurrando' ele não está exercendo força na esteira, apenas no avião.
Se fossem as rodas que impulsionassem o avião, aí sim ele não voaria, já que a força exercida no avião também estaria sendo exercida ao contrario na esteira.
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline HSette

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Re:Decolagem de avião
« Resposta #56 Online: 14 de Fevereiro de 2006, 21:30:03 »
Ok, ok, SnowRaptor. :clap:
Você conquistou mais um adepto!
O avião voa!

O texto é esclarecedor.

Apesar das nossas divergências circunstanciais, foi um bom exercício, e chegamos a bom termo.  8-)

Parece-me que há uma armadilha envolvendo a velocidade da esteira, a velocidade do giro da roda, e a velocidade do avião. Apenas as duas primeiras estão intimamente ligadas.
Talvez uma forma de facilitar o entendimento dos incrédulos (como eu era) esteja em clarificar esta questão.
Não seria um bom caminho?
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Offline Quasar

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Re:Decolagem de avião
« Resposta #57 Online: 14 de Fevereiro de 2006, 21:33:17 »
Se desconsiderar o atrito, se deixarmos o avião parado e a esteira começar a fazer o movimento para trás o avião não sairia do lugar (avião solto, sem freios que fique bem entendido), qualquer tração aplicada a ele vai movê-lo para o lado que a tração levar.

No caso a força é gerada pelo próprio avião (turbinas), como se ele estivesse sobre o gelo que quase não tem atrito.

Portanto não importa a velocidade que e esteira se move, se não tivermos o atrito a esteira poderia se mover no sentido da decolagem que não mudaria em nada a performance de decolagem da aeronave.

Aproveitando este gancho, se a esteira se mover para frente, acompanhando o avião ele decolaria do mesmo jeito, para os observadores externos a diferença seriam as rodas paradas durante toda a decolagem.

Com a esteira trabalhando contra o sentido de decolagem as rodas iam girar com o dobro da velocidade normal caso estivesse em cima de um pista de asfalto.
"Assim como são as pessoas, são as criaturas" -  Didi Mocó

Offline SnowRaptor

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Re:Decolagem de avião
« Resposta #58 Online: 14 de Fevereiro de 2006, 21:36:45 »
Ufa!!!
Elton Carvalho

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Offline HSette

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Re:Decolagem de avião
« Resposta #59 Online: 14 de Fevereiro de 2006, 22:08:37 »
Ufa!!!
Cara, tenho de admitir.
Você foi persistente.
Mas, admita. Valeu a pena!
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Chaves

Offline SnowRaptor

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Re:Decolagem de avião
« Resposta #60 Online: 14 de Fevereiro de 2006, 22:20:25 »
Ufa!!!
Cara, tenho de admitir.
Você foi persistente.
Mas, admita. Valeu a pena!

Tudo vale a pena se for pra divulgar a boa ciência.
Elton Carvalho

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Offline ACSalles

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Re:Decolagem de avião
« Resposta #61 Online: 14 de Fevereiro de 2006, 22:31:37 »
As rodas irão girar com o dobro da velocidade que iriam normalmente girar se a pista estivesse parada. Mas o avião vai para frente de qualquer jeito...

Abraços
Fight your prime enemy
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Offline Diego

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Re:Decolagem de avião
« Resposta #62 Online: 15 de Fevereiro de 2006, 00:24:13 »
Cara, tenho de admitir.
Você foi persistente.
Mas, admita. Valeu a pena!

Palmas pro Snow! :clap::clap::clap::clap::clap::clap:
Teve BASTANTE paciencia pra nos convencer do contrário!

Tarcísio

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Re:Decolagem de avião
« Resposta #63 Online: 15 de Fevereiro de 2006, 09:41:28 »
Elton quase me xinga no irc, mas eu entendi o porquê do avião voar!

Valeu! AEhaeha

Offline Washington

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Re:Decolagem de avião
« Resposta #64 Online: 15 de Fevereiro de 2006, 16:48:22 »
O que eu já li sobre avîão, sempre me deu a ideia que o avião voava por que
ele se move em relação ao ar ou o ar move em relação a ele, o resto entra na esplicação do diego Uss!

Offline HSette

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Re:Decolagem de avião
« Resposta #65 Online: 15 de Fevereiro de 2006, 18:42:21 »
Penso que um bom caminho e adotar a seguinte linha de raciocínio:

só existe relação de dependência entre o movimento de giro da roda e o movimento da esteira.
O avião, tomado em seu conjunto, não tem essa relação de dependência.
Ademais, seu movimento (o do avião) não está intrinsecamente relacionado ao movimento de giro da roda.
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Offline Frango

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Re:Decolagem de avião
« Resposta #66 Online: 15 de Fevereiro de 2006, 21:17:12 »
Então a roda do avião serve só pra diminuir o atrito entre o avião e o solo?

Quer dizer que a gente poderia tirar a roda e colocar um monte de gel embaixo do avião pra ele deslizar?...hehehe... se bem que ia ser difícil ele ir numa linha reta...
"Ser original é tudo na vida. Citar os outros é falta de opinião própria" C. D. Thomas

Você já entrou no chat hoje?

Offline Buckaroo Banzai

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Re:Decolagem de avião
« Resposta #67 Online: 15 de Fevereiro de 2006, 21:41:41 »
Não li todas as opiniões.

MAs acho qeu se a esteira compensa sempre a aceleração do avião, ele não voa.

Não interessa que o impulso do avião não venha das rodas.

O caso é que, também não é só das forças das turbinas ou hélices que ele voa, mas da aceleração que ocorre pelo deslocamento horizontal no solo.

Se ele está parado, sem andar, ele não acelera, não soma a velocidade do ar passando pelas turbinas ou hélices com a do deslocamento rápido sobre o solo, e os motores não são suficientes para ele decolar na vertical; talvez desse umas empinadinhas, uns pulinhos do chão, mas decolar mesmo, nah.

Pô, se funcionasse isso nem precisavam ter desenvolvido os Harriers e outros VTOL, <beep>!!!

Offline Quasar

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Re:Decolagem de avião
« Resposta #68 Online: 15 de Fevereiro de 2006, 21:50:21 »
Não li todas as opiniões.

MAs acho qeu se a esteira compensa sempre a aceleração do avião, ele não voa.

Não interessa que o impulso do avião não venha das rodas.

O caso é que, também não é só das forças das turbinas ou hélices que ele voa, mas da aceleração que ocorre pelo deslocamento horizontal no solo.

Se ele está parado, sem andar, ele não acelera, não soma a velocidade do ar passando pelas turbinas ou hélices com a do deslocamento rápido sobre o solo, e os motores não são suficientes para ele decolar na vertical; talvez desse umas empinadinhas, uns pulinhos do chão, mas decolar mesmo, nah.

Pô, se funcionasse isso nem precisavam ter desenvolvido os Harriers e outros VTOL, <beep>!!!

Então acho melhor v/ ler todas as opiniões . . .
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Offline Buckaroo Banzai

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Re:Decolagem de avião
« Resposta #69 Online: 15 de Fevereiro de 2006, 21:57:08 »
Imagine-se na água. Como você consegue dar uma braçada pra frente sem sair do lugar? Não consegue. Pense num barco que tem um "trem de pouso". Coloque o abrco em água (parada) e embaixo dele uam esteira rolante configurada como a do avião. Ligue os motores do barco e ele vai pra frente, independente do que a esteira faça.

Precisa de mais contra-exemplos?
Mas por isso você está fugindo ao que foi colocado pelo problema:
Citar
O avião se move em uma direção, e a esteira na
direção oposta. A esteira tem um sistema de controle que acompanha a
velocidade do avião e faz com que a esteira tenha exatamente a mesma
velocidade dele, na direção oposta
.

Mostre que nào depende. Faça um análogo: ponha um carrinho sobre uma esteira rolante e puxe-o com uma cordinha. ele irá se deslocar. O que a turbina faz é exatamente a mesma coisa, mas puxando ar e jhogando-o pra trás.


Um análogo melhor é subir numa escada rolante que desce, sem nunca correr; você não sai do lugar. Ou uma daquelas esteiras de exercícios. Oua ainda, em vez de puxar o carrinho com rodas soltas numa esteira rolante, simplesmente pregar um prego na frente dele, e amarrar a cordinha ali. Ele fica parado. É isso que o problema propõe, que o avião não se desloca horizontalmente.

Se você estiver supondo que as aceleração das turbinas irá fazer o avião se deslocar para frente na esteira, como um carrinho que você puxa por uma esteira "desligada", está alterando a proposição do problema.

Citar

Offline Buckaroo Banzai

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Re:Decolagem de avião
« Resposta #70 Online: 15 de Fevereiro de 2006, 22:08:25 »
cara isso é surreal. Turbinas de avião, nem hélices, não fazem o ar passar pela a asa do avião de forma "areodinamicamente funcional". É exatametne análogo a se propulsão do avião se dar sobre rodas nesse sentido.

Isso até alguém me convencer que as turbinas de algum modo fazem o ar passar não apenas por dentro delas nessa velocidade, mas por toda a superfície aerodinâmica da asa!

Offline n/a

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Re:Decolagem de avião
« Resposta #71 Online: 15 de Fevereiro de 2006, 22:13:39 »
cara isso é surreal. Turbinas de avião, nem hélices, não fazem o ar passar pela a asa do avião de forma "areodinamicamente funcional". É exatametne análogo a se propulsão do avião se dar sobre rodas nesse sentido.

Isso até alguém me convencer que as turbinas de algum modo fazem o ar passar não apenas por dentro delas nessa velocidade, mas por toda a superfície aerodinâmica da asa!

Estou com você.

Offline Diego

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Re:Decolagem de avião
« Resposta #72 Online: 15 de Fevereiro de 2006, 22:26:14 »
Citação de: Danniel
Mas por isso você está fugindo ao que foi colocado pelo problema:

A diferença do ar pra agua é a penas a densidade.
Pois se vc fizer qualquer calculo aerodinamico tanto na agua quanto no ar irá usar a mesma mecanica dos fluidos.

A grande dificuldade de entender a questão, q ela vai contra os principios.
O avião não sairia do lugar se ele tivesse as rodas como propulsão.
Não sairia, pq o ambiente q a roda usa pra se mover, está se deslocando no sentico contrario.

Mas como ele usa o ar, o ar está parado... então ele vai pra frente.
E se tivesse um velocimetro na roda, ele iria estar marcando o dobro da velocidade real do avião.

Offline Buckaroo Banzai

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Re:Decolagem de avião
« Resposta #73 Online: 15 de Fevereiro de 2006, 22:35:36 »
Diego,
Nem vou entrar na questão da hidrodinâmica, que é outra totalemente não análoga.

O fato é: é irrelevante que o avião se propulsione por rodas ou por hélices ou jatos. O que essas coisas fazem é exatamente a mesma: movimento horizontal.

Mas não são as rodas, ou os jatos, hélices ou , que dão sustentação.

A sustentação se dá pela aerodinâmica das asas, que só funciona se houver deslocamento de ar mais rápido sobre a superfície das asas do que sob as asas; menor pressão atmosférica em cima do que em baixo.

As turbinas, ou hélices, não fazem isso como que por mágica, só por estarem ligadas, mas ao ocasionarem o deslocamento horizontal, fazendo as asas cortarem o ar. Aí funcionaria mesmo se fossem rodas.


Sem deslocamento horizontal, necas de decolagem. Ou mais especificamente, sem o ar passando por toda superfície da asa na velocidade correta, nada de decolagem. E é essa a situação se o avião está numa esteria que anula o deslocamento horizontal.



Agora; se um avião estivesse em ponto morto, com motores desligados, mas dentro de um p*ta túnel de vento, aí sim, ele "decolava" (apesar que capotaria, provalemente, a menos que tivesse um cabo de sustentação, como uma cordinha de carrinho... seria com uma pipa enorme de aço)

Offline Diego

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Re:Decolagem de avião
« Resposta #74 Online: 15 de Fevereiro de 2006, 22:43:54 »

O fato é: é irrelevante que o avião se propulsione por rodas ou por hélices ou jatos. O que essas coisas fazem é exatamente a mesma: movimento horizontal.
A sustentação se dá pela aerodinâmica das asas, que só funciona se houver deslocamento de ar mais rápido sobre a superfície das asas do que sob as asas; menor pressão atmosférica em cima do que em baixo.

Pois é... se vc ver as mensagens questionei bastante o Snow sobre isso.
Mas a questão é q tem diferença entre a roda ou a turbina fazer o avião se mover.

Oq me fez convencer foi isso aqui:
Citação de: SnowRaptor
Pense no avião pousando, mas em vez de pousar na pista, pousa na esteira, que está rodando pra trás com a mesma velocidade e blablabla.

Quando o avião toca o solo, o que acontece? E se o piloto resolver acelerar o avião e decolar novamente, ao atingir a metade da veloicdade de decolagem?

Responda a essa questão... acho q vc tb vai entender...

 

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