Diego,
Nem vou entrar na questão da hidrodinâmica, que é outra totalemente não análoga.
O fato é: é irrelevante que o avião se propulsione por rodas ou por hélices ou jatos. O que essas coisas fazem é exatamente a mesma: movimento horizontal.
Mas não são as rodas, ou os jatos, hélices ou , que dão sustentação.
A sustentação se dá pela aerodinâmica das asas, que só funciona se houver deslocamento de ar mais rápido sobre a superfície das asas do que sob as asas; menor pressão atmosférica em cima do que em baixo.
As turbinas, ou hélices, não fazem isso como que por mágica, só por estarem ligadas, mas ao ocasionarem o deslocamento horizontal, fazendo as asas cortarem o ar. Aí funcionaria mesmo se fossem rodas.
Sem deslocamento horizontal, necas de decolagem. Ou mais especificamente, sem o ar passando por toda superfície da asa na velocidade correta, nada de decolagem. E é essa a situação se o avião está numa esteria que anula o deslocamento horizontal.
Agora; se um avião estivesse em ponto morto, com motores desligados, mas dentro de um p*ta túnel de vento, aí sim, ele "decolava" (apesar que capotaria, provalemente, a menos que tivesse um cabo de sustentação, como uma cordinha de carrinho... seria com uma pipa enorme de aço)