Imaginem 100 portas. Você escolhe uma, o apresentador mostra uma errada e pergunta se você quer mudar de escolha. A probabilidade de você estar errado é maior. Logo, uma decisão embasada na probabilidade deve ser a de mudar de escolha.
Errado. Quanto menos portas, mais chance de acertar. Se o apresentador retira uma porta do jogo (abrindo e mostrando que está errada), é uma porta errada a menos para o participante escolher!
Presta atenção: no começo ele tem
3 portas e o prêmio está em apenas
1 porta. A chance de acerto é de
1 em 3, ou de
33%.
Mas depois que o apresentador mostra que uma das portas que ele não escolheu era errada, o participante fica com
2 portas ainda para escolher, aumentando a chance de acerto para
1 em 2, ou de
50%.
Lembre-se de que agora ele tem mais chances de acertar, caso queira escolher: seja em ficar com a porta, ou a de mudar. Ele tem 50% de chances de acertar mudando de porta e 50% de chances de acertar ficando com a que escolheu. Depois que se tem uma porta a menos, é mais fácil de fazer a escolha certa.
Quanto a pergunta: "ele deve mudar de porta ou ficar com ela?" a resposta é
indiferente. As chances de acertar são de metade para cada uma. É acertar ou errar.