Realmente a probabilidade não é de 50%, é de ~33%. Eu entendi bem, li o tópico todo, mas tem uma palavra que não deveria ser usada, "vantajoso", pois mesmo se a probabilidade dele fosse 1%, num único jogo é possível que ele tenha escolhido o certo. É claro se você colocar um computador escolhendo, e repetir muitas vezes, verás que segundo a probabilidade normalmente trocar de escolha será vencedora.
Mas eu fico sempre pensando que as probabilidades se confirmam na maioria das vezes, mas nem sempre. Uma vez brincando de jogar moeda para cima e acertar o cara e coroa, eu joguei e acertei 12 vezes seguidas, escolhendo cara ou coroa a cada vez. Isso foi demais, repeti e nunca mais passei de 4 ou 5 jogadas certas, então no caso como a escolha é uma vez só, as estatísticas não ganham força neste caso, embora ele teria mais chances em mudar sua escolha, se ele jogasse por exemplo 10 vezes, o mesmo jogo, evidentemente ele seria vencedor se mudasse sempre.
Se perguntarmos qual a possibilidade de existir um planeta igual a terra, em todos os sentidos, acho que não daria uma boa porcentagem, e ele existe.