Autor Tópico: Problema de Monty Hall  (Lida 8715 vezes)

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
Re:Problema de Monty Hall
« Resposta #75 Online: 21 de Junho de 2014, 03:58:58 »
olha o vídeo que coloquei até o fim e veja a extrapolação para 100 bodes.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #76 Online: 22 de Junho de 2014, 18:19:33 »
Independente de quantas portas sejam adicionadas ao problema, no fim (ou melhor - desde o começo) a escolha se dá entre duas: a escolha inicial e a porta restante que o apresentador não abriu.

A escolha se dá entre duas..., mas não no mesmo momento e nas mesmas circunstâncias... A porta inicial (que fica fechada) é escolhida entre um número variado de portas e por alguém que não sabe onde está o prémio, enquanto a escolha de segunda porta (que fica fechada) é feita por um apresentador que sabe onde esse prémio está.

Depois a pessoa que escolheu a porta inicial deve fazer nova escolha entre a sua porta e a do apresentador..., sabendo em que circunstâncias ele e o apresentador ficaram com apenas duas portas fechadas..., e é aqui que deve entender que ele escolheu inicialmente 1 porta em 1000 enquanto o apresentador escolheu a sua sabendo em qual porta estava o prémio e não podendo mandar abrir a porta onde esse prémio estivesse... A porta escolhida pelo apresentador tem muito mais probabilidades de ter o prémio, pois isso só não aconteceria se o concorrente tivesse a imensa sorte de acertar logo inicialmente 1 em 1000....
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Tekira

• Nível 01
  • *
« Resposta #77 Online: 23 de Junho de 2014, 09:22:53 »
A interpretação do Zaphod é igual a minha, quando fiz o tópico "Refutando Kentaro". Aceito que seja assim, mas não entendo o motivo de ser assim. Independente de quantas portas sejam adicionadas ao problema, no fim (ou melhor - desde o começo) a escolha se dá entre duas: a escolha inicial e a porta restante que o apresentador não abriu.

É o que eu disse aqui: ../forum/topic=17120.50.html#msg622733

Volta e meia eu me rebelo contra este problema safado. E me sinto muito estupido por não conseguir entender onde meu raciocínio está errado.

Geralmente quem não entende é porque não conseguiu deixar de lado um vício das aulas de probabilidade básica, que sempre trata eventos independentes, a primeira coisa a observar é que os eventos são dependentes, assim não se pode considerar cada escolha separada.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #78 Online: 23 de Junho de 2014, 09:55:21 »
A interpretação do Zaphod é igual a minha, quando fiz o tópico "Refutando Kentaro". Aceito que seja assim, mas não entendo o motivo de ser assim. Independente de quantas portas sejam adicionadas ao problema, no fim (ou melhor - desde o começo) a escolha se dá entre duas: a escolha inicial e a porta restante que o apresentador não abriu.

É o que eu disse aqui: ../forum/topic=17120.50.html#msg622733

Volta e meia eu me rebelo contra este problema safado. E me sinto muito estupido por não conseguir entender onde meu raciocínio está errado.

Pô, pensa bem: são 1000 portas e apenas uma delas tem o prêmio. Você escolhe UMA porta em 1000, então, o apresentador, sabendo em qual porta está o prêmio, abre 998 portas sem o prêmio e pergunta se você quer trocar para a porta restante. Nessa hora, você tem duas escolhas: a) achar que acertou em qual porta estava o prêmio quando tinham 1000 portas para escolher, ou b) achar que é mais provável que você tenha escolhido a porta errada entre as 1000 e trocar para a porta restante que o apresentador não abriu.

Não tem mistério aqui.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #79 Online: 23 de Junho de 2014, 11:07:22 »
 A porta que o apresentador NÃO abriu só NÃO teria o prémio caso o concorrente tivesse acertado inicialmente, quando escolheu a sua porta entre 1000 fechadas... E, nessa altura, a probabilidade do concorrente ter acertado era 1 em 1000... Assim, o concorrente deve mudar de porta.
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Atheist

• Visitante
« Resposta #80 Online: 30 de Junho de 2014, 10:45:27 »
Mas não, não entendo.

Fui dar uma volta com o meu cão e tudo ficou bem mais evidente.

É só aumentar o número das portas para se tornar claro que trocar a porta inicial aumenta as probabilidades de ganhar... Imagine que escolhe 1 de 1000 portas e lhe abrem 998 sem nada... Não lhe parece evidente que as probabilidades de ter acertado logo à primeira (quando havia 1000 portas fechadas) é muitíssimo menor do que acertar ao escolher mudar para a outra porta fechada, após o apresentador ter aberto 998 sem prémio? Explicado assim torna-se perfeitamente óbvio.... Ou ainda não? Imagine 1 milhão de portas... como poderia ter acertado logo na primeira que escolheu? Era quase impossível, logo deve mudar....

A questão é mesmo o facto de que TODAS as portas estão FECHADAS quando se faz a primeira escolha.... Nessa altura escolhe-se uma em três; uma em mil; uma num milhão..., e as probabilidades de acertar logo são mais baixas....

Ótima maneira de demonstrar. Acho que dessa forma deve ficar claro pro Zaphod que não é simplesmente 50/50 só porque sobrou apenas duas portas depois de você ter feito a sua escolha.

Ok, com um milhão de portas, uma correta e o apresentador eliminando todas menos a que eu escolhi e mais uma eu consigo enxergar. (Aê!!!!)

A questão é se isto realmente é válido para 3 portas iniciais. É estatisticamente significativo?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!