Imagino que deva ter vida lá fora, sim. Tem espaço e condições, e pra ter vida unicelular nem precisa de muita coisa... E eu também não duvido de bichinhos ets nem de homenzinhos ets, mas aí precisa de mais sorte. Mas ets cabeçudotes que constróem pirâmides e roubam pessoas pra fazer híbridos já parece cabeça-aberta demais pro meu gosto. Isso tudo é subestimar a capacidade humana de fazer conta a executar projetos... e a gente sabe quanta coisa cabeluda já fizemos neste mundo aqui.
Quanto a visita extraterrestre, eu vou com o Sagan. Aparecem as novas tecnologias de guerra (entre elas a conquista do espaço): acabam as aparições de santos e começam as abduções alienígenas.
É o nosso clássico medo de mudança. A gente precisa inventar visitadores, os "legisladores" extra-terrenos. A linha-de-tempo de aparições parece ser deus-anjos-santos-espíritos-ets. Nada mais óbvio. Dá-se uma "laicização" do observador externo que tem informação suficiente para julgar imparcialmente, que pode agir na Terra e que é poderoso o suficiente para punir. Não nos esqueçamos de Deus onisciente onipotente e onipresente, nem das mitologias em que seres divinos vinham fazer filhos com os homens. Mantém o padrão, mas tem seus quês pós-modernos: a não-divindade do visitador, sim, mas também viagem no tempo, velocidade da luz, engenharia genética... e confederação galáctia e paz no universo e respeito à natureza.
Enfim, a única aparição de santo mais ou menos famosa no séc XX aconteceu em Portugal e que, também no XX, a nação espírita par excellence é o Brasil. Atraso é isso aí, TUDO A VER
(editado porque esqueci da onipresença)