Concordo que o movimento estudantil anda meio perdido, mas daí a querer questionar a utilidade dele é demais. Eu acho que existem coisas que devem ser reivindicadas na medida em que se faz a necessidade. Coisas como melhores condições de estudo, reformas curriculares, verba pra pesquisas nas universidades, segurança no campus, entre outras especificidades que varia de universidade pra universidade de acordo com a necessidade de cada uma. Isso é desnecessário? Afinal não é na universidade que se forma o profissional que vai atuar diretamente dentro da sociedade, muitas vezes até educando a nova geração?
O problema é que o movimento estudantil em geral se perdeu. Lembro quando fui ao Rio para o Encontro Nacional de História, e pude notar que a plenária dos estudantes era um comício caricaturado com polêmicas da mais pura ingenuidade. Pra vocês terem uma idéia, a confusão era tanta que houve momentos em que as pessoas tinham que votar a respeito de se votar ou não determinada questão. Parecia uma cena do Monty Phyton.
Já antes, quando estudei 6 meses numa universidade particular, pude notar como o movimento estudantil estava repleto de partidarismo. Me digam o que é que o PC do B tem a ver com os problemas de certa universidade!? Isso é surreal! Um distanciamento quase total dos verdadeiros objetivos.
Mas o que me irrita mesmo é a arrogância de alguns que acham que TODO MUNDO tem que participar dessa palhaçada, caso contrário você se transforma automaticamente num “imbecil acadêmico politicamente apático”.
Quanto a questão da meia-entrada, não sei em que se embasa. Mas eu sempre achei que a lógica dela está no fato de que a grande maioria dos estudantes (considerando desde o início da vida estudantil) não tem renda. Sem a meia-entrada, lazer como cinema, teatro e shows seria um luxo da classe média alta. É só um apoio. Quando vocês tiverem que pagar 12 reais de entrada no cinema pra cada um dos 3 filhos de 13 anos vão entender. Ou 3 reais e 30 centavos de passagem pra cada um TODO DIA. Estipular a meia-entrada pra estudantes pode não ser a melhor forma de amenizar o problema, mas até que se arranje outra, eliminá-la seria, a meu ver, uma insensatez.