Autor Tópico: Declinio do Movimento Estudantil  (Lida 8066 vezes)

Temma

• Visitante
Re: Declinio do Movimento Estudantil
« Resposta #50 Online: 09 de Março de 2006, 00:07:11 »
Só uma coisa. na grande maioria das cidades o passe livre/vale-estudante é custeado pela prefeituras não é verdade? então não influi no preço do vale-transporte. e eu nunca vi passe livre pra estudante de faculdade, só pra ginásio e 2º grau.

e sim, claro que o livre acesso aos ônibus só pode ser permitido em horários de aula aos estudantes com uniforme. e a venda de vale-estudante também deve ser controlada.

Offline Zibss

• Nível 28
  • *
« Resposta #51 Online: 09 de Março de 2006, 21:42:10 »
 |(
Neste momento, neste exato momento, tem uma garota da minha sala falando que o pessoal da UNE veio aqui na faculdade, para "nos orientar" à montar um centro de estudantes de jornalismo.
Resumindo, é como eu falei .Aquele esquerdismo de festa, com muita pseudo-reivindicação  e reuniões intermináveis no estilo PT. |(

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #52 Online: 09 de Março de 2006, 22:32:42 »
Não sei como é na cidade de vocês, mas na minha estudante tem direito de comprar o bilhete de passagem pela metade do valor.
Detalhe: não vale nos finais de semana, tem que apresentar a carteirinha com foto e comprovante de matrícula. Isso foi implantado por causa dos abusos.
Já que estavamos falando dos trabalhadores, eles recebem vale-transporte das empresas e tem descontado o percentual de 6% sobre seus vencimentos.
Ex: trabalhador recebe 48 vale-transportes a 1,85 (minha cidade) total: 88,80
Se o salário é de 450,00 ele paga pelo VT: 27,00.
São duas formas de subsidio que, se por um lado ajudam, por outro criam uma certa dependência.
Muitas empresas acabam contratando onibus próprios, pois sai mais barato do que dar VT para todos e evita que ele se torne moeda corrente.
Quem nunca chegou numa banquinha de cachorro quente onde estava escrito: "Aceito vale-transporte."?
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Srta. Quaresma

• Nível 02
  • *
    • Comentários de Relevância Duvidosa
« Resposta #53 Online: 10 de Março de 2006, 15:19:34 »
Agora, cá entre nós, o meia entrada em puteiro teria sido interessante nos meus dias de solteiro...
Aqui em Recife já vi outdoor de motel com promoção do tipo "estudante com carteirinha paga meia".

____

Pessoal, o que é esse tal "passe livre" que vocês estão falando? É transporte grátis é?

Aqui em Recife todas as passagens compradas (pela metade do preço) são colocadas num cartão chamado passe-fácil. O cartão só funciona até determinada hora porque teoricamente os estudantes não voltam da escola de 5 horas da madrugada.

Offline Zibss

• Nível 28
  • *
« Resposta #54 Online: 10 de Março de 2006, 15:26:40 »
Aqui em S.J.C qualquer estudante, seja da rede pública ou particular, paga meia passagem de ônibus. Basta preencher um formulário, levar na central de cadastramento do bilhete eletrônico e pronto.:?

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #55 Online: 10 de Março de 2006, 16:48:32 »
Só uma coisa. na grande maioria das cidades o passe livre/vale-estudante é custeado pela prefeituras não é verdade? então não influi no preço do vale-transporte. e eu nunca vi passe livre pra estudante de faculdade, só pra ginásio e 2º grau.

Então é pior, é custeado pelo meu e o seu dinheiro!

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #56 Online: 10 de Março de 2006, 18:28:33 »

custeado pelo seu dinheiro, assim como o ensino fundamental. Acho que o ensino você não reclama né? Por que reclama do passe livre, para TRANSPORTE ENTRE CASA-ESCOLA, E ESCOLA-CASA (Não, não estou gritando, estou frisando)? Pode ser mal usado? Sim, assim como todo o resto. Mas abolindo o sistema, ou do passe livre, ou da meia passagem, dependendo da cidade, o Estado não estara fazendo o trabalho de garantir o ensino.
"The patient refused an autopsy."

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #57 Online: 10 de Março de 2006, 18:34:25 »

custeado pelo seu dinheiro, assim como o ensino fundamental. Acho que o ensino você não reclama né? Por que reclama do passe livre, para TRANSPORTE ENTRE CASA-ESCOLA, E ESCOLA-CASA (Não, não estou gritando, estou frisando)? Pode ser mal usado? Sim, assim como todo o resto. Mas abolindo o sistema, ou do passe livre, ou da meia passagem, dependendo da cidade, o Estado não estara fazendo o trabalho de garantir o ensino.

Esse sistema casa-escola, escola-casa está em funcionamento em algum lugar do Brasil?

Na cidade onde eu moro, ao menos, estudante pode pegar quantos ônibus quiser, no horário que quiser, e pagar menos que os outros.

Temma

• Visitante
« Resposta #58 Online: 10 de Março de 2006, 20:36:26 »

Esse sistema casa-escola, escola-casa está em funcionamento em algum lugar do Brasil?

Na cidade onde eu moro, ao menos, estudante pode pegar quantos ônibus quiser, no horário que quiser, e pagar menos que os outros.

E o que os impede de comprar uma quantia muito maior de passes e vende-los ganhando 10% sobre o preço de custo?

Citação de: Sgt. Quaresma
Pessoal, o que é esse tal "passe livre" que vocês estão falando? É transporte grátis é?

Quando morei em Niterói era assim. estudante com carteirinha, uniforme e em horário escolar entrava pela porta de trás

ps: aqui na minha cidade, além dos velhinhos, funcionários das empresas de transporte (e também parentes, como frequentemente já vi) e membros da guarda municipal, todos esses andam de graça. estudante compra o vale pela metade do preço mediante comprovante de matricula, foteenha 3 x 4, comprovante de residencia e mais umas burrocracias, mas a quantidade limitada.

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #59 Online: 10 de Março de 2006, 20:39:15 »

E o que os impede de comprar uma quantia muito maior de passes e vende-los ganhando 10% sobre o preço de custo?

Até onde sei existe uma "carteirinha" com foto que o cobrador verifica. Aliás, parece que a própria carteirinha é "carregável" e serve como passe.

Temma

• Visitante
« Resposta #60 Online: 10 de Março de 2006, 23:07:44 »
Até onde sei existe uma "carteirinha" com foto que o cobrador verifica. Aliás, parece que a própria carteirinha é "carregável" e serve como passe.

O passe é totalmente livre pra quem porta a carteirinha? aqui ou se paga o valor total da tarifa em dinheiro ou usa-se o vale-trasnporte, aos estudantes é vendido um vale de cor diferenciada, pela metade do preço. Nas férias se interrompem vendas.

Offline Srta. Quaresma

• Nível 02
  • *
    • Comentários de Relevância Duvidosa
« Resposta #61 Online: 11 de Março de 2006, 09:03:34 »
Aqui, pra evitar esse tipo de coisa, foi instituído o uso do cartão com os passes virtuais. O cartão é pessoal e tem a foto do estudante. É impossível vender, o que acontecia bastante antes.

Offline Kao

• Nível 12
  • *
« Resposta #62 Online: 11 de Março de 2006, 09:13:17 »
Outra coisa a questionar é até que ponto esses "líderes" realmente representam os estudantes.

Como é eleita a diretoria da UNE e da UBES???

O que há é uma instrumentalização política, vejam só, quem geralmente domina a política da UNE é um pessoal ligado ao PC do B, no entanto, nas eleições o pessoal do PC do B tem um votação ridícula.

Como pode esse pessoal sempre perder as eleições gerais e ganhar as eleições estudantis??????

Eu no meu tempo de estudante nunca votei quer de forma direta ou indireta nesse pessoal. Logo eles não representam os estudantes coisa nenhuma.

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #63 Online: 11 de Março de 2006, 09:59:44 »

O passe é totalmente livre pra quem porta a carteirinha? aqui ou se paga o valor total da tarifa em dinheiro ou usa-se o vale-trasnporte, aos estudantes é vendido um vale de cor diferenciada, pela metade do preço. Nas férias se interrompem vendas.

Não é totalmente livre, é a metade. Pelo que sei, o cara vai até um guichê num terminal e, pagando, eles carregam o cartão. Imagino que só o dono do cartão possa comprar passes para ele, e só o mesmo possa usar. Nas férias imagino que nada mude.

Offline Zibss

• Nível 28
  • *
« Resposta #64 Online: 11 de Março de 2006, 22:05:07 »
Aqui, pra evitar esse tipo de coisa, foi instituído o uso do cartão com os passes virtuais. O cartão é pessoal e tem a foto do estudante. É impossível vender, o que acontecia bastante antes.

Aqui em SJC também é assim.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #65 Online: 11 de Março de 2006, 22:36:41 »
não me faz muito sentido isso de 'direitos estudantis'. daí podemos extender pra 'direitos de donas de casa', 'direitos de engraxates', 'direitos de quem gosta de pirulito'....
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #66 Online: 11 de Março de 2006, 22:39:31 »
aliás, no caso de são paulo, o sistema nos ônibus é o seguinte; ou paga-se na hora (2 reais), ou usa-se o cartão (a maior parte das pessoas usa o cartão). o cartão se recarrega em postos de recarga, e permite usar mais de um ônibus em um intervalo de tempo. para pagar meia, eu tenho que preencher um formulário e entregar pra sptrans, então eles devem me dar um cartão especial (não fiz isso ainda, preguiça). acho que posso até vender meu cartão, mas assim não poderia conseguir outro, já que no formulário vai o número usp, que é único.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #67 Online: 11 de Março de 2006, 23:59:46 »
não me faz muito sentido isso de 'direitos estudantis'. daí podemos extender pra 'direitos de donas de casa', 'direitos de engraxates', 'direitos de quem gosta de pirulito'....

Olha o declive escorregadio.
"The patient refused an autopsy."

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #68 Online: 12 de Março de 2006, 02:14:22 »

Olha o declive escorregadio.

você vê um declive aí acima? eu não vejo. deixa eu botar de outro jeito pra você, então, mas sem tanta graça; não vejo razão para que estudantes tenham direitos dos quais os outros cidadãos são privados.

Karl Rove

• Visitante
« Resposta #69 Online: 14 de Março de 2006, 11:25:15 »

É o que eu falo. Estudantes e trabalhadores no Brasil deveriam lutar para diminuirem seus direitos e privilégios.

Grandes privilégios....

Educação subsidiada, grátis ou até remunerada sem prestação de resultados, comida e moradia grátis ou subsidiada pelo Estado, passe livre e meias entradas custeados pelos contribuintes e pelos clientes pagantes. Para mim, são privilégios bem grandes.

Karl Rove

• Visitante
« Resposta #70 Online: 14 de Março de 2006, 11:28:14 »
Estudante já tem universidade gratuita, refeição subsiada, só paga metade ou perto disso em ônibus e em cinemas e geralmente ainda é sustentado pelo dinheiro dos pais, poisa maioria não gera nenhuma riqueza. Quer mais o quê?

Chopp e maconha subsidiados. As camisinhas o governo já oferece pra todo mundo mesmo...

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #71 Online: 15 de Março de 2006, 03:33:45 »
O mais irônico é que usam argumentos esquerdistas para defender suas reinvidicações mesquinhas.

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
« Resposta #72 Online: 16 de Março de 2006, 09:22:34 »
O mais irônico é que usam argumentos esquerdistas para defender suas reinvidicações mesquinhas.

É. Exatamente como os funcionários públicos, os ativistas dos movimentos negro e gay, e por aí vai.

Se eu disser ou escrever hoje algo que venha a contradizer o que eu disse ou escrevi ontem, a razão é simples: mudei de idéia.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #73 Online: 16 de Março de 2006, 09:31:36 »
O raciocínio é o seguinte: que as pessoas que hoje são só engraxates, donas de casa ou passem o dia chupando pirulito passem a considerar virar estudante, sem dar muitas desculpas.

Em outras palavras: o governo quer que aumente o número de estudantes, e por os empresários - na verdade os não estudantes - pra pagar a conta disso e depois dizer orgulhosos na televisão "nosso governo aumentou o numero de estudantes..."

Offline Mr. P

• Nível 03
  • *
« Resposta #74 Online: 18 de Março de 2006, 10:53:16 »
Vamos colocar algumas verdades:
O cartão passe-Facil é um cartão Magnetico onde se credita um determiando valor e se vai usando ate esse valor acabar, podendo creditar mais quando quiser,  até um determinado limite.
O passe livre livre é um proejto nacional que funciona da seguinte forma: eu estudo das 07:30 às 11:50, entao no periodo de 06:30 as 12:30 eu não pago passagem, voltadno a pagar no periodo de 12:30 as 06:30.
So pode ter o passe facil quem tem carteirinha, sem carteirinha, sem passe-facil.

achar que a carteira estudantil não serve é ideia de Conservador extremista, tucanos camuflados, ou ex-estudantes frustrados. a carteira proporciona ao estudante a condição de ir e voltar da escola por um valor que ele pode pagar (o que muitos nem assim conseguem), de poder ir ate uma biblioteca sem ter de pagar um absurdo em transporte, de depois de uma semana de estudo ter a opção de não fiicar enclausurado em casa e poder ir ate um cinema ou um show pagando um valor que ele tenha condições de arcar. Esses são alguns dos principais objetivos da existencia da carteira!!!

a classe secudarista tem obrigação de lutar por esses direitos e de defende-los das perjorativas negativas que atribuem a eles.
Um homem so se revela enquanto tal, quando duvida.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!