Autor Tópico: Preto Velho: Incorporação de espiritos  (Lida 8777 vezes)

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Offline O Messias

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Preto Velho: Incorporação de espiritos
« Online: 08 de Abril de 2006, 02:13:33 »
 Estive conversando com uma pessoa praticante da Umbanda que afirma incorporar espiritos, "baixar o santo" no popular.Acredito que ela não está mentindo, óbviamente não acredito que ela baixa o santo, mas que ela realmente acredita que isso ocorre com ela.
 Segundo ela, ela sente que o santo está vindo e vai baixar nela mas enquanto o santo esta incorporado em seu corpo, ela não tem registro na memória, sua ultima memória é do momento antes de baixar o santo, não lembra de nada.Segundo as testemunhas ela fala coisas enquanto esta supostamente incorporada.

 Suponho que isso se enquadre em algum fenomêno psiquico conhecido e registrado na literatura psiquiátrica.Alguém saberia dizer mais sobre isso e que nome se da a este fenomeno?Se de fato é conhecido.

« Última modificação: 08 de Abril de 2006, 02:15:22 por O Messias »

Offline Antônio de Lima

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Re: Preto Velho: Incorporação de espiritos
« Resposta #1 Online: 08 de Abril de 2006, 04:16:07 »
Olá, Messias, boa noite... ou melhor, bom dia, né...

Infelizmente não posso acrescentar nada na parte psiquiátrica e tal, pois não entendo disso (o que escuto é que antigamente haviam certos tratamentos desumanos, com choques e tal... um absurdo), mas gostaria de esclarecer um pouco (tentar) sobre a parte "religiosa" da coisa...

Acreditamos que a pessoa não tem seu corpo "incorporado" pelo Espírito, ou seja, ela não "cede" seu corpo ao mesmo.  O Espírito "se aproxima" da pessoa e se utiliza dela no que ela for mais apta ao contato espiritual... por isso existem diversos tipos de médiuns, ou seja, aqueles que psicografam, que vêem os Espíritos, que "sentem" a presença dos mesmos, e por aí vai...  no caso da incorporação, termo muito usado na umbanda, em alguns casos a pessoa se lembra do que disse apesar de não ter controle sobre as palavras, em outros não se lembra mesmo.

Se vc tiver a curiosidade de saber um pouco mais sobre isso pela visão Espírita, o Douglas me parece a pessoa mais indicada, ele também é Espírita e me parece bem estudioso e aprofundado no assunto, eu ainda estou engatinhando.

Caso tenha acesso e interesse seria legal dar uma olhada nas obras básicas de Kardec - O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Céu e o Inferno, O Evangelho Segundo o Espiritismo, A Gênese - tem também O Que é o Espiritismo, uma obra complementar que é bem interessante.   Você poderá discordar do que ler, mas certamente irá te acrescentar algo (nem que seja mais argumentos contrários aos como você diz "supostos" Espíritos).

Pode ser que o Douglas conheça algum local na net onde vc possa fazer dowload dessas obras pra ver em seu computador mesmo, sem precisar desembolsar nada.

Quanto a parte da ciência, "psiquiátrica"...rs... o Alenômino provavelmente poderá te indicar algum outro membro do site, se ele mesmo não souber algo pra te responder.

Um abraço e espero ter ajudado de alguma forma.
Antônio de Lima

Offline Guinevere

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Re: Preto Velho: Incorporação de espiritos
« Resposta #2 Online: 08 de Abril de 2006, 08:22:21 »
Explicação psiquiátrica? Sem querer ofender nem nada, mas estou prevendo que a resposta será algo conhecido como "esquisofrenia"


PS: Se aprensenta lá no tópico das apresentações, mister O Messias!
« Última modificação: 08 de Abril de 2006, 08:31:50 por Guinevere »

Offline O Messias

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Re: Preto Velho: Incorporação de espiritos
« Resposta #3 Online: 08 de Abril de 2006, 10:09:00 »
Obrigado pelos posts, eu consegui encontrar algo interessante sobre o assunto:

“Os êxtases religiosos, os estados de transe, são fenômenos que se desenvolvem em práticas religiosas grupais. Há um aprendizado para se alcançar estes estados, há um treinamento que as pessoas mais experientes passam para as pessoas que estão se iniciando“, explica Paulo Dalgalarrondo, neuropsiquiatra da Unicamp.

“Salvo uma imitação, uma simulação, que também existem, há o transe genuíno. É um estado que ainda não está completamente explicado. Psicologicamente, essa pessoa largou todos os seus controles. Os religiosos vão dizer que é uma entidade que desceu nela. Um cientista não diria isto, porque a ele não compete falar sobre as entidades, não é matéria do cientista. Mas ele dirá que esta pessoa está num estado alterado de consciência, sem dúvida”, afirma o psicanalista Roberto Gambini.

Offline Antônio de Lima

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Re: Preto Velho: Incorporação de espiritos
« Resposta #4 Online: 08 de Abril de 2006, 13:52:43 »
Bom dia !

Interessante essas definições...

Realmente esquecí de dizer que há os casos de "imitação", ou seja, CHARLATANISMO, o que infelizmente denigre em muito os que se interessam e praticam seriamente a mediunidade.

Tem também os casos de obsessão, onde um Espírito mal intencionado se usa do médium despreparado (muitas vezes esse médium nem sabe dessa condição orgânica) com intuito de prejudicá-lo, ocasionando transtornos físicos e claro, psicológicos.

É certo que nem sempre o caso é uma obsessão, muitas vezes a pessoa realmente está com problemas psicológicos (Esquizofrenia ???) e daí imaginar que está "baixando" os Espíritos... mas também pode acontecer (pelo menos é o que creio) o contrário, a obsessão Espiritual acabar causando um transtorno psicológico.

Em Igrejas Evangélicas a gente vê muito disso, pessoas obsediadas por Espíritos (nem todas, algumas de repente são "doidinhas" mesmo...rs) que acabam parando lá e tendo "o Demônio" expulso, segundo eles.  Não estou nem divergindo dos métodos utilizados pelos evangélicos, embora não esteja concordando, foi só pra citar mesmo.  Particularmente, creio que o ideal seria esse tipo de pessoa (obsediada) procurar uma casa Espírita séria e fazer um tratamento Espiritual, caso seja detectado a necessidade pelos médiuns da casa... caso não seja detectado nada disso, então acho que seria caso mesmo de procurar um psiquiatra.

Bem, espero novamente ter ajudado de alguma forma.

Abraços.
Antônio de Lima

Offline O Messias

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Re: Preto Velho: Incorporação de espiritos
« Resposta #5 Online: 08 de Abril de 2006, 14:28:47 »
Antônio eu não creio em qualquer explicação não racional e cientifica.Sou novo aqui, imaginei que era um forum cético!?!?
A partir das citações que postei aqui, pesquisei mais e descobri que o estado de transe é um fenômeno conhecido e aceito pela ciência e psiquiatria, existindo inclusive uma escala para medi-lo, é provocado pela hipnose ou auto-hipnose, neste caso é uma auto-hipnose que normalmente ocorre em manifestaççoes religiosas grupais, comunmente em cultos em centros espiritas e igrejas evangélicas, o estado de transe caracteriza-se pela perda de controle da mente, pode ser a mera incapacidade de interpretar os sentidos corretamente ou um desligamento da consciência assim assumindo o controle a sub-consciência que trata de agir conforme o anseio prévio da consciência,  é um processo desencadeado pelo desejo do próprio individuo de incorporar um espirito(desligar a mente) e o forte envolvimento mental e emocional em toda a situação e desejo.
« Última modificação: 08 de Abril de 2006, 14:30:37 por O Messias »

Offline Hold the Door

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Re: Preto Velho: Incorporação de espiritos
« Resposta #6 Online: 08 de Abril de 2006, 16:27:25 »
É um fórum cético, mas nem todos os foristas são céticos.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Rhyan

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Offline Sr. Jesus

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Re: Preto Velho: Incorporação de espiritos
« Resposta #8 Online: 09 de Abril de 2006, 11:55:03 »
Quando o santo baixa, tem consciência de onde estava há dez minutos atrás, tipo no corpo de outro "cavalo" médium (qual e onde?) ou sua localização no éter? Vamos fazer um questionário com esses véios: onde viveu, qual era seu nome, dê alguma indicação de quer vc era uma pessoa real. Tinha vontade de fazer isso, acho qua maioria senão todos iriam se enrolar. Por que é mesmo tudo maluquice da braba  :biglol:

Uma vez fui a uma macumba (é, vou a macumbas e daí?) e vi  a pombagira dizendo que ia sair de uma mulher onde estava "arriada" e passar para outra, que segundo ela também era seu "cavalo". Só que uma desencorporou e a outra não encorporou nada. Será que foi um problema na conexão banda larga e a capeta ficou flutuando sem ter pra onde ir? Mistério... :biglol:
« Última modificação: 09 de Abril de 2006, 12:01:08 por Sr. Jesus »
O sacrifício é a moralidade do imoral - Ayn Rand

Offline Quasar

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Re: Preto Velho: Incorporação de espiritos
« Resposta #9 Online: 09 de Abril de 2006, 13:56:35 »
Quando o santo baixa, tem consciência de onde estava há dez minutos atrás, tipo no corpo de outro "cavalo" médium (qual e onde?) ou sua localização no éter? Vamos fazer um questionário com esses véios: onde viveu, qual era seu nome, dê alguma indicação de quer vc era uma pessoa real. Tinha vontade de fazer isso, acho qua maioria senão todos iriam se enrolar. Por que é mesmo tudo maluquice da braba  :biglol:

Uma vez fui a uma macumba (é, vou a macumbas e daí?) e vi  a pombagira dizendo que ia sair de uma mulher onde estava "arriada" e passar para outra, que segundo ela também era seu "cavalo". Só que uma desencorporou e a outra não encorporou nada. Será que foi um problema na conexão banda larga e a capeta ficou flutuando sem ter pra onde ir? Mistério... :biglol:

É, deve ter dado ruído na linha e a conexão entre os corpor falhou, eheheheh.

Macuba é engraçado, eu já fui ver alguma vezes, adoro aquele truque que o cara faz de beber uma garrafa de cachaça numa "talagada" só.
"Assim como são as pessoas, são as criaturas" -  Didi Mocó

Offline Buckaroo Banzai

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Re: Preto Velho: Incorporação de espiritos
« Resposta #10 Online: 09 de Abril de 2006, 16:15:46 »
Explicação psiquiátrica? Sem querer ofender nem nada, mas estou prevendo que a resposta será algo conhecido como "esquisofrenia"

Não acho que tanto. Para mim ao menos parece bastante com o pouco que sei de alguns distúrbios do sono, como uma mistura de sonambulismo e narcolepsia. Só que misturado à influência da crença na umbanda. Mais ou menos como crenças ou a vivência do dia a dia influenciam os sonhos normais. Também prestes a cair no sono normal podemos perceber, "pressntir" a as vezes sonho e realidade se misturam um pouco. Também, dependendo do estágio em que se acorda do sono, não se lembra de nada.

Messias, sabe se ele teria algum distúrbio de sono?

Offline Luis Brudna

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Re: Preto Velho: Incorporação de espiritos
« Resposta #11 Online: 10 de Abril de 2006, 18:14:09 »
  Eu já presenciei VÁRIAS vezes rituais de Umbanda e em nenhuma ocasião percebi nenhum fator que me deixasse abismado ou que não tivesse como explicar.

  São apenas manifestações que podem surgir da própria pessoa, sem ela estar mentindo ou fazendo teatro. A pessoa que está nesse transe parece apenas modificar o comportamento e simular uma outra gama de comportamentos. Mas em nenhum momento esse fenômeno ultrapassa as capacidade naturais daquele indivíduo. Ou seja, é a mesma pessoa, só com trejeitos e atitudes alteradas pelo contexto religioso e de crença.


Offline Sr. Alguém

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Re: Preto Velho: Incorporação de espiritos
« Resposta #12 Online: 11 de Abril de 2006, 12:37:42 »
  Isso tem algo a ver com dupla personalidade?
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline VideoMaker

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Re: Preto Velho: Incorporação de espiritos
« Resposta #13 Online: 11 de Abril de 2006, 17:58:26 »
Estive conversando com uma pessoa praticante da Umbanda que afirma incorporar espiritos, "baixar o santo" no popular.Acredito que ela não está mentindo, óbviamente não acredito que ela baixa o santo, mas que ela realmente acredita que isso ocorre com ela.
 Segundo ela, ela sente que o santo está vindo e vai baixar nela mas enquanto o santo esta incorporado em seu corpo, ela não tem registro na memória, sua ultima memória é do momento antes de baixar o santo, não lembra de nada.Segundo as testemunhas ela fala coisas enquanto esta supostamente incorporada.

 Suponho que isso se enquadre em algum fenomêno psiquico conhecido e registrado na literatura psiquiátrica.Alguém saberia dizer mais sobre isso e que nome se da a este fenomeno?Se de fato é conhecido.




1 - CLASSIFICAÇÃO DOS FENÔMENOS MEDIÚNICOS SEGUNDO AKSAKOF.
Aksacof, no século passado, admitiu um tríplice determinismo para os fenômenos mediúnicos, perfeitamente válido à luz dos conhecimentos atuais.

Fenômenos explicáveis unicamente pelas funções clássicas da subconsciência e que, portanto, se situam nos domínios da psicologia - personismo (Aksacof), fenômenos subliminais (Myers), automatismo psicológico (Janet).
Fenômenos explicáveis pelo que hoje denominamos funções Psi ou, como diziam os metapsiquistas, “as faculdades supranormais da subconsciência”.
Aksacof reuniu-os sob a denominação de animismo, porque, na realidade, indicam que existe no homem um sistema não físico, uma alma.Infelizmente, a palavra tem várias acepções.Aplica-se à doutrina de Stahl que vê na alma o princípio da vida orgânica; significa a tendência a atribuir vida anímica a todas as coisas, inclusive objetos “inanimados” - como fazem as crianças e os povos primitivos - ou, ainda, a “crença segundo a qual a natureza é regida por almas, espíritos, ou vontades análogas à vontade humana” (Cuvillier - Pequeno vocabulário da língua filosófica”.)

O animismo, no sentido que lhe deu o sábio russo, é a terra própria da atual parapsicologia.

“Fenômenos de personismo e de animismo na aparência, porém reconhecem uma causa extra-mediúnica, supraterrestre, isto é, fora da esfera de nossa existência”.
Adsakof - “Animismo e Espiritismo”.) Allan Kardec criou a palavra espiritismo para designar os fenômenos desta natureza e suas implicações filosófico-religiosas.(Ref. 1)

2 - EXPLICAÇÃO NEUROFISILÓGICA:
Grosseiramente, diríamos que o cérebro humano possui duas partes distintas no que se refere à sua atuação durante o fenômeno mediúnico.A primeira delas é o subcórtex representado pela substância branca existente no interior do cérebro, e a segunda é o córtex, representado pela substância cinzenta, que envolve aanterior formando uma membrana de alguns milímetros de espessura.No córtex existem por sua vez, duas partes bem configuradas, a anterior, conhecida como lobos frontais e uma outra que compreende todo córtex restante.São chamadas respectivamente córtex frontal e córtex extrafrontal.

Através do estudo de várias questões - ausência de diferenciação cortical nas crianças, psicocirurgias, evolução do cérebro dos animais, etc.- os cientistas chegaram à conclusão que o subcórtex e duas partes do córtex desempenham tarefas definidas e específicas no mecanismo da estruturação mental.

“Em síntese, eis, segundo Pavlov os aspectos básicos de nossa estrutura mental:

Atividade subcortical, representada pelos reflexos incondicionados, inatos(atividades fisiológicas, instintos, emoções).
Atividade cortical, que corresponde aos reflexos condicionados ou adquiridos e desenvolve-se em dois sistemas:
Primeiro sistema de sinalização: Comum aos animais e ao homem, responsável pelo pensamento figurativo, isto é, feito de imagens, concretas e particulares - os sinais da realidade.O primeiro sistema tem como substrato anatômico todo o córtex situado fora das áreas frontais e está em conexão direta com as vias aferentes que relacionam o cérebro com o mundo exterior.É a origem dos reflexos condicionados propriamente ditos.
Segundo sistema de sinalização: Característico da espécie humana e resultante do desenvolvimento da linguagem, conjunto de “sinais de sinais” que possibilitam o pensamento abstrato.Afirma Pavlov, citando seu predecessor Sctchenov, que “os pensamentos são reflexos cujas manifestações exteriores estão inibidas”. Os lobos frontais, onde se encontram os centros motores da palavra, são, principalmente, áreas de associação (áreas pré-frontais) e representam a base estrutural do segundo sistema. (ref. 1)
Em outras palavras, ainda de uma forma um tanto genérica, poderíamos admitir, sob o ponto de vista reencarnacionista, que ao subcórtex corresponde o arquivo de nossas existências pretéritas e ao córtex, em particular ao extrafrontal, corresponde o arquivo dapresente existência.O fato de as crianças serem descorticadas, parece vir a favor de tal hipótese, pois desta forma, o cérebro perispiritual teria plasmado durante a gestação, apenas o subcórtex, retratando nele somente a parte de seu acervo que se torna necessária ao espírito durante esta última existência.

3 - O MECANISMO DOS FENÔMENOS MEDIÚNICOS:
Conjugando-se a classificação de Aksacof com a hipótese neurofisiológica aventada no item anterior teríamos:

Os fenômenos mediúnicos personímicos ocorrem quando são feitas consultas ao córtex, ou seja, ao arquivo da existência presente.Nesta ocasião são trazidos até à mesa mediúnicos fatos pertencentes à última encarnação do próprio médium.
Os fenômenos mediúnicos anímicos ocorrem quando a parte consultada é o subcórtex ou o que eqüivale a dizer, o arquivo das existências pretéritas.Os acontecimentos que desta feita são relembrados pertencem ainda ao Espírito do médium, apenas acontecerem em vidas anteriores.
Os fenômenos mediúnicos espíriticos ocorrem, só quando existe uma causa extramediúnica, ou seja, alheia ao médium.Nesta hipótese, haveria não só a consulta aos arquivos do próprio espírito do médium, mas também, a participação, direta ou não, de outros Espíritos.
Neste ponto vale lembrar que é básico dentro do Espiritismo, que o fenômenos espíritico não ocorre isoladamente.Há sempre uma maior ou menor interferência do próprio médium, o que eqüivale a dizer, ocorrem concomitantemente fenômenos mediúnicos personímicos e anímicos.As vantagens e os inconvenientes deste fato serão examinados mais adiante.

4 - CORRELACIONAMENTO ENTRE ESPIRITISMO E ANIMISMO
O fenômeno anímico na esfera de atividades espíritas significa a intervenção da própria personalidade do médium nas comunicações dos espíritos desencarnados, quando ele impõe nelas algo de si mesmo à conta de mensagens transmitidas além-túmulo.

Essa interferência anímica inconsciente, por vezes, é tão sutil que o médium é incapaz de perceber quando o seu pensamento intervém ou quando é o Espírito comunicante que transmite suas idéias pelo contato perispiritual.Não podemos confundir o animismo com a “mistificação”, ou seja, a deliberação consciente de enganar, resultada da má intenção.

A criatura anímica, quando em transe pode também revelar o seu temperamento psicológico, as suas alegrias ou aflições, suas manhas ou venturas, seus sonhos ou derrotas.Se esta manifestação anímica é assinalada por cenas dolorosas, fatos trágicos ou detestáveis, então trata-se de médium desajustado ou doente que necessita mais de amparo e orientação espiritual.

A criatura que supera a maioria dos médiuns, pois se é inteligente, de moral superior e sensível à vida espiritualangélica, não deixa de ser um médium intuitivo-natural, um feliz inspirado que pode absorver diretamente na Fonte Viva os mais altos conceitos filosóficos da vida imortal e as bases exatas da ascese espiritual.

Só o médium com propósitos condenáveis é que pode ter remorsos de sua interferência anímica, pois nesse caso tratar-se-ia realmente de uma burla à conta de mediunismo.Não é passível de censura aquele que impregna as mensagens dos Espíritos com forte dose de sua personalidade mas o faz sem poder dominar o fenômeno ou mesmo distingui-lo da realidade mediúnica.

Só há um caminho para qualquer médium lograr o melhor êxito no seu trabalho mediúnico:É o estudo incessante aliado à disciplina moral superior.Nenhum médium ignorante, fantasioso ou anímico transformar-se-á em um instrumento sensato, inteligente e arguto, se não o fizer pelo estudo ou próprio esforço de ascensão espiritual.

É pretensão habitual do cético ver melhor que os demais.

Offline Sr. Jesus

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Re: Preto Velho: Incorporação de espiritos
« Resposta #14 Online: 12 de Abril de 2006, 08:52:32 »
Essa crença faz a pessoa pensar que o cérebro humano é só um receptáculo para espíritos. Um toca cds que muda de acordo com o disco que "incorporou" lá. O seu é o disco padrão, mas nada impede que outros sejam utilizados para fins de macumbísticos.
« Última modificação: 12 de Abril de 2006, 08:54:26 por Sr. Jesus »
O sacrifício é a moralidade do imoral - Ayn Rand

Offline Guinevere

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Re: Preto Velho: Incorporação de espiritos
« Resposta #15 Online: 12 de Abril de 2006, 09:11:37 »
Essa crença faz a pessoa pensar que o cérebro humano é só um receptáculo para espíritos. Um toca cds que muda de acordo com o disco que "incorporou" lá. O seu é o disco padrão, mas nada impede que outros sejam utilizados para fins de macumbísticos.
Ainda bem que eles não sabem o que é uma Máquina de Turing, né? :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Offline Barata Tenno

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Re: Preto Velho: Incorporação de espiritos
« Resposta #16 Online: 13 de Abril de 2006, 07:42:57 »
Fins macumbisticos é ótima :) :D
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline VideoMaker

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Re: Preto Velho: Incorporação de espiritos
« Resposta #17 Online: 13 de Abril de 2006, 18:43:22 »
Essa crença faz a pessoa pensar que o cérebro humano é só um receptáculo para espíritos. Um toca cds que muda de acordo com o disco que "incorporou" lá. O seu é o disco padrão, mas nada impede que outros sejam utilizados para fins de macumbísticos.


O ser humano é o propio espirito , não existe SER HUMANO sem espirito !
O cerebro é o veiculo que o espirito que habita o corpo tem para se manifestar.
É pretensão habitual do cético ver melhor que os demais.

Rhyan

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Re: Preto Velho: Incorporação de espiritos
« Resposta #18 Online: 13 de Abril de 2006, 22:09:11 »
Tem provas sobre o que afirma?

Offline Sr. Jesus

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Re: Preto Velho: Incorporação de espiritos
« Resposta #19 Online: 14 de Abril de 2006, 09:22:55 »
Tem provas sobre o que afirma?

Pelo menos um espírito desses poderia nos dar uma prova conclusiva dessa CRENÇA, mas parece que todos eles estão em conluio para evitar que isso ocorra. É preciso ter fé, ou seja, uma dose cavalar de credulidade. Provas mesmo, nem sombra.
O sacrifício é a moralidade do imoral - Ayn Rand

Offline VideoMaker

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Re: Preto Velho: Incorporação de espiritos
« Resposta #20 Online: 14 de Abril de 2006, 16:45:29 »
Tem provas sobre o que afirma?


 
O cientista William Crookes
É necessário primeiro dizer de quem se trata esse cidadão, já que poderá acontecer de alguém não saber quem ele é.

“Considerado como um dos mais persistentes e corajosos pesquisadores dos fenômenos espíritas e o maior químico da Inglaterra, William Crookes nasceu em Londres, no dia 17 de junho de 1832 e desencarnou na mesma cidade, no dia 4 de abril de 1919”.

“Estudou no ‘Colégio de Química’, onde foi aluno brilhante, alcançando o cargo de professor substituto no ‘Colégio Real’ e, posteriormente, foi inspetor da Seção de Meteorologia do Observatório de Redcliffe. Aos 23 anos, no ano de 1855, assumiu a Cadeira de Química na Universidade de Chester. Após alguns anos, em 1861, ficou bastante conhecido quando descobriu os raios catódicos e isolou o Tálio, determinando suas propriedades físicas. Em 1872, após prolongados estudos do espectro solar, descobriu a aparente ação repulsiva dos raios luminosos, fato que o levou à construção do Radiômetro, em 1874. Em 1885 descobriu um novo tipo de processamento do ouro. A existência do quarto estado da matéria, a que denominou ‘estando radiante’, foi por ele determinada no ano de 1879. Por essa última descoberta, foi amplamente recompensado pela Academia de Ciências da França”.

“Em virtude de seus feitos científicos, recebeu muitos prêmios como a Medalha de Ouro da Sociedade Real, em 1875; a Medalha Davy, em 1888 e a Medalha de ‘Sir’ J. Coprey, em 1904. Esse último galardão foi pelas suas relevantes contribuições no campo da Física e da Química”.

“Foi nomeado ‘Cavalheiro’ pela Rainha Vitória, da Inglaterra, em 1897. A Condecoração da Ordem do Mérito foi-lhe outorgada em 1910. Fundou os periódicos ‘Chemical News’ e ‘Quarterly Journal of Science’. Foi presidente de diversas sociedades científicas, tais como a ‘Sociedade Real de Química’, ‘Instituto de Engenharia Elétrica’ e da ‘Sociedade de Investigações Psíquicas’”.

“Não é difícil encontrar dados sobre a vida de William Crookes, as mais completas enciclopédias trazem sua biografia e, mais recentemente, a T. Fisher Unwin LTD (Londres) lançou o livro de Fournier: ‘The Life of Sr William Crookes’. Como homem de ciência publicou várias obras: em 1870 saiu ‘Métodos Escolhidos de Análise Química’; em 1880, ‘Fabricação do Açúcar de Beterraba na Inglaterra’; em 1881, ‘Manual de Tintura e Impressão nos Tecidos’; em 1883, ‘Manual de Tecnologia: Solução das Questões dos Enxurros’; em 1885, ‘Maneira de Estabelecer um Sistema de Canalização Vantajosa’. Seguem alguns trabalhos interessantes publicados em diversos compêndios ingleses:

‘Aplicação da Fotografia no Estudo de certos Fenômenos de Polarização’;
‘Sobre a Sensibilidade do Iodeto e Brometo de Prata à Luz Colorida’;
‘Pesquisas Fotográficas sobre o Espectro’;
‘Sobre a Fotografia da Luz’;
‘Sobre a Opacidade da Chama Amarela do Sódio para os Raios desta cor’;
‘Sobre Novos Elementos Supostos da Família do Cálcio’;
‘Sobre um Novo Elemento Pertencente Provavelmente ao Grupo do Enxofre’;
‘Memórias e Notas sobre o Tálio’;
‘Notas sobre a Cristalização da Glicerina’;
‘Pesquisa Experimental sobre uma nova Força’;
‘Novas Experiências sobre a Força Psíquica’;
‘Notas sobre o Radiômetro’;
‘Foco de Calor Produzido pelos Choques Moleculares’;
‘Sobre a Constituição da Matéria e o Estado Ultra-Gasoso’;
‘Sobre a Matéria Radiante’;
‘Dos Espectros Fosforescentes Descontínuos no Vácuo quase Perfeito’;
‘Estudos Espectroscópicos sobre a Matéria Radiante’;
‘Os caracteres Espectroscópicos dos Corpos Simples”.
“Essas citações apenas dão uma idéia da capacidade científica de Crookes, sua inteligência, sua dedicação, seus métodos e sua posição de alta respeitabilidade nas sociedades científicas de sua época, além da confiança do povo em suas afirmações após ter pesquisado um assunto, a ponto de afirmarem com grande respeito que, se Crookes iria cuidar dos fatos espiritistas, logo ter-se-ia a verdade dos fatos”. (PALHANO, 1996).

Essas informações são necessárias, pois, volta e meia, aparecem esses pseudocientistas que sem base científica alguma, procuram contradizer as experiências de Crookes. Como diz Kardec “O verdadeiro crítico deve provar não somente erudição, mas um saber profundo no que concerne ao objeto que trate, um julgamento sadio, e de uma imparcialidade a toda prova; de outro modo, qualquer rabequista poderia se arrogar o direito de julgar Rossini, e um aprendiz de pintura o de censurar Rafael”. Deixamos essas informações sobre Crookes para que o leitor possa compará-las com o currículo desses pseudocientistas.

Trataremos neste estudo de suas experiências psíquicas.

Experiências com o médium Home
Em “Pesquisas Experimentais Sobre uma Nova Força”, Crookes expõe suas observações a respeito de suas pesquisas com o médium Daniel Dunglas Home. Transcreveremos alguns trechos que julgamos mais importantes para o presente estudo. São eles:

“... Assim, uma vez que as condições convenientes se apresentaram, aproveitei-as com satisfação para aplicar a estes fenômenos a experiência científica cuidadosamente controlada, chegando assim, a resultados preciosos que acho dignos de publicação”.

“De todas as pessoas dotadas do poder de desenvolver essa “força psíquica”, e que são chamados ‘médiuns’ (entre outras teorias sobra a sua origem), o Sr. Daniel Dunglas Home é, sem dúvida, a mais extraordinária. E é principalmente devido às muitas ocasiões em que estive, para fazer pesquisas, em sua presença que tenho sido levado a poder afirmar de maneira tão veemente a existência dessa “força”. Muitas foram as tentativas que fiz; mas devido ao conhecimento imperfeito das condições que favorecem ou contrariam as manifestações da “força”, da maneira caprichosa, aparentemente, como ela se manifesta, e pelo fato de que o Sr. Home está sujeito à inexplicáveis fluxos e refluxos dessa “força”, é que raramente os resultados obtidos puderam ser confirmados e controlados com aparelhos construídos para esse fim em especial”.

“Entre os fenômenos que se produziram sob a influência do Sr. Home, os mais freqüentes e, ao mesmo tempo, os que se prestavam melhor ao exame científico, foram: 1º) a alteração de peso dos corpos; 2º) a execução de melodia em instrumentos de música (geralmente com acordeão, por causa da facilidade de transporte) sem intervenção humana direta, e em condições que tornaram impossível todo contato ou toda manipulação das chaves. Não é senão após ter sido freqüentemente testemunha destes fatos e de os haver escrutado com todo o rigor do qual eu sou capaz, que estou convencido de sua realidade concreta” (grifo nosso). (PALHANO, 1996).

Dentro daquilo que queremos apresentar, iremos, apenas mostrar como foram algumas dessas experiências que Crookes fez com o Sr. Home, notadamente a citada no segundo item: execução de instrumento musical. Vejamos o que nos relata Crookes, acerca dela.

“Minhas experiências foram feitas em minha própria casa, à noite, num amplo espaço iluminado à luz de gás. Os aparelhos preparados com a finalidade de constatar os movimentos do acordeão consistiam em uma gaiola, formada por dois arcos de madeira, respectivamente de diâmetro de um pé e dez polegadas (55,86 cm) e de dois pés (60, 96 cm), reunidos por doze ripas estreitadas, cada uma de um pé e dez polegadas de comprimento, de modo a formar a estrutura de uma espécie de tambor aberto em cima e em baixo. Ao redor, 50 metros e fios de cobre, isolados, que foram enrolados em 24 voltas; casa uma dessas voltas encontrando-se a menos de uma polegada de distância uma da outra (Figura nº 08)”.

“Esses fios de metal, horizontais, foram então solidamente reatados junto com cordas, de modo a formar malhas fechadas. A altura desta gaiola era tal que ela podia passar sob a mesa de minha sala de jantar, mas ela estava muito próxima, pela altura, para permitir a uma mão introduzir-se no seu interior ou a um pé passar por baixo. Em um quarto vizinho, eu havia colocado duas pilhas de Grove, de onde partiam filhos elétricos que conduziam à sala de jantar, para estabelecer a comunicação, se houvesse necessidade, com aqueles que estavam próximos da gaiola”.



O acordeão era novo, eu o havia comprado para essas experiências, em um bazar. O Sr. Home não havia visto ou tocado o instrumento antes do começo de nossos trabalhos...”.

“... Depois de abrir, com minhas mãos, a chave da parte baixa do instrumento, retirou-se de sob a mesa, a gaiola, o quanto bastou para ser nela introduzida o acordeão com as chaves voltadas para baixo. A gaiola foi depois empurrada para debaixo da mesa, tanto quanto permitiu o braço do Sr. Home, mas sem lhe ocultar a mão aos que estavam perto dele. Os que estavam de cada lado viram o acordeão balançando-se de maneira curiosa; depois desprenderam-se dele alguns sons, e, finalmente, muitas notas foram tocadas sucessivamente; meu ajudante agachou-se sob a mesa, disse-nos que o acordeão alongava-se e encolhia-se; ao mesmo tempo podia ser observado que a mão com a qual o Sr. Home segurava o acordeão estava completamente imóvel e que a outra repousava sobre a mesa. Depois, os que estavam dos dois lados do Sr. Home, viram o acordeão mover-se, oscilar, voltear em torno da gaiola e tocar ao mesmo tempo. Então, o Dr. William Huggins olhou para baixo da mesa e disse que a mão do Sr. Home parecia completamente imóvel enquanto o acordeão movia-se, produzindo sons distintos”.

“O Sr. Home manteve ainda o acordeão na gaiola pelo modo mais ordinário, isto é, com o lado das chaves voltado para baixo; os seus pés estavam seguros pelas pessoas sentadas ao lado dele, a outra mão repousava sobre a mesa e, ainda assim, ouvimos notas distintas e separadas, ressoando sucessivamente, e depois uma ária simples foi tocada. Como tal resultado só podia ser produzido pelas diferentes chaves do instrumento postas em ação de maneira harmoniosa, todos os presentes consideraram-no decisivo. Mas o que se seguiu foi ainda mais surpreendente; o Sr. Home afastou a mão do acordeão, retirou-a completamente da gaiola e segurou a mão da pessoa que estava perto dele. Então, o instrumento continuou a tocar, sem contato algum e sem mão alguma perto dele”.

“Eu quis depois experimentar que efeito produziríamos ao passar uma corrente elétrica em torno do fio isolado da gaiola. Para esse fim, meu ajudante estabeleceu a comunicação com fios que partiam das pilhas de Grove. De novo o Sr. Home segurou o instrumento dentro da gaiola, do mesmo modo como já foi descrito anteriormente, e imediatamente ele ressoou, agitando-se de um a outro lado com vigor. Mas não me julgo autorizado a dizer se a corrente elétrica, passando em torno da gaiola, veio em auxílio da força que se manifestava no interior”.

“O acordeão ficou então sem nenhum contato visível com a mão do Sr. Home. Ele retirou-a completamente do instrumento e colocou-a sobre a mesa, onde foi segura pela mão da pessoa que se achava perto dele; todos os presentes viram bem que as suas mãos estavam ali. Dois dos assistentes e eu percebemos, distintamente, o acordeão flutuando no interior da gaiola, sem nenhum suporte visível. Após curto intervalo, esse fato repetiu-se uma segunda vez”.

“Então, Home tornou a pôr a mão na gaiola e tomou de novo o acordeão que começou a tocar, a princípio acordes e arpejos e depois uma doce e melancólica melodia, muito conhecida, que foi executada de modo perfeito e belíssimo. Enquanto essa ária era tocada, peguei no braço do Sr. Home, acima do cotovelo e fiz correr levemente a minha mão, até que ela tocasse a parte superior do acordeão. Não se movia nenhum músculo. A outra mão do Sr. Home estava sobre a mesa, visível a todos os presentes, e seus pés conservavam-se sob os pés dos que estavam a seu lado”.



Oportuno colocar o que Palhano diz: “Os Srs. W. Huggins e Sergente Cox, dois notáveis investigadores científicos da Inglaterra, que auxiliaram Crookes nesses experimentos, escreveram-lhe cartas na ocasião em que Crookes apresentou seu relatório à apreciação deles”.

A seguir são colocadas as duas cartas, que deixamos aos interessados a verificação direta no livro Experimentações Mediúnicas de Palhano, onde eles confirmam as pesquisas de Crookes.

Essa experiência de Crookes, que acabamos de relatar, é irrefutável aos que conseguem ver a sua competência como cientista e sua perspicácia no trato com o fenômeno, buscando fugir da mínima possibilidade de ser iludido. Mas ainda assim, aparecerão os que nunca fizeram esse tipo de experimentação para contestar a pesquisa de Crookes, a eles a única coisa que poderemos dizer é que contestar só por contestar não tem nenhum valor científico, se querem que os outros dêem crédito ao que falam, sigam os caminhos que Crookes seguiu e provem com o rigor científico onde está o erro desse sábio, já que quem pretende provar faz juiz da prova àquele a quem dirige o seu discurso.

É pretensão habitual do cético ver melhor que os demais.

APODman

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Re: Preto Velho: Incorporação de espiritos
« Resposta #21 Online: 14 de Abril de 2006, 17:09:34 »
Já discutimos este texto no RV , ele contém duas partes do trabalho de Crookes, uma científica ( caracterizada principalmente pela reprodutibilidade dos experimentos ) e a outra pseudocientífica ( coletânea de evidências anedotas e/ou experimentos irreprodutíveis  ).

Este texto tenta então colocar tudo dentro do mesmo saco apelando ardilosamente no final ao argumento de autoridade sobre Crookes para lacra-lo.


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Re: Preto Velho: Incorporação de espiritos
« Resposta #22 Online: 14 de Abril de 2006, 17:12:15 »
e a outra pseudocientífica ( coletânea de evidências anedotas e/ou experimentos irreprodutíveis ).




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Anedoticas por que .inter.
É pretensão habitual do cético ver melhor que os demais.

APODman

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Re: Preto Velho: Incorporação de espiritos
« Resposta #23 Online: 14 de Abril de 2006, 17:27:29 »
e a outra pseudocientífica ( coletânea de evidências anedotas e/ou experimentos irreprodutíveis ).

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Anedoticas por que .inter.

Ora Video pq abaixo da listagem de contribuições científicas de Crookes seguem dezenas de "causos" inverificáveis, irreprodutíveis, são evidências anedotas. Estamos amarrados a acreditar na palavra de Crookes para toma-los como verdadeiros.

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Re: Preto Velho: Incorporação de espiritos
« Resposta #24 Online: 14 de Abril de 2006, 17:57:37 »
e a outra pseudocientífica ( coletânea de evidências anedotas e/ou experimentos irreprodutíveis ).

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Anedoticas por que .inter.

Ora Video pq abaixo da listagem de contribuições científicas de Crookes seguem dezenas de "causos" inverificáveis, irreprodutíveis, são evidências anedotas. Estamos amarrados a acreditar na palavra de Crookes para toma-los como verdadeiros.

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 Inverficaveis ou inaceitaveis . inter.
 Fatos acontecidos , e chamados de ANEDOTICOS , não aconteceram , apenas por falta de provas fisicas do acontecido .inter.
 Argumento interessante para convencer um cliente da necessidade de se registrar em video o nascimento de uma criança !
É pretensão habitual do cético ver melhor que os demais.

 

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