Autor Tópico: Ateísmo é ignorâcia  (Lida 9384 vezes)

Offline Led Zeppelin

• Nível 10
  • *
  • "Zombar da filosofia é, na realidade, filosofar"
Re: Ateísmo é ignorâcia
« Resposta #25 Online: 22 de Abril de 2006, 20:02:35 »
Sim, porque há evidências para isso. Aponte uma evidência para a existência de deus(es).[i/]

Não tenho por isso sou agnóstico se tivesse, não estaria aqui pra discutir ;)... Mas se você é ateu certamente tem uma prova concreta que ele não existe certo? Senão seria agnóstico... Me aponte essa prova.
“Um metafísico é um cego em um quarto escuro procurando por um gato preto que não está lá; um teólogo é o cara que acha o gato.”

Offline Led Zeppelin

• Nível 10
  • *
« Resposta #26 Online: 22 de Abril de 2006, 20:04:16 »
Você acredita piamente na inexistência de Papai Noel?

Papai Noel é uma lenda mais fundamentada que seu post, já que foi baseada na história de São Nicolau.
“Um metafísico é um cego em um quarto escuro procurando por um gato preto que não está lá; um teólogo é o cara que acha o gato.”

Offline Led Zeppelin

• Nível 10
  • *
« Resposta #27 Online: 22 de Abril de 2006, 20:05:54 »
Ateísmo refere-se à descrença em qualquer deus. Não significa necessaraimente que a pessoa acredite "piamente" que não exista nenhum deus.

Contraditório...
Não é contraditório. Existe muita diferença entre acreditar "piamente" que deus não existe e não acreditar que deus existe.

Claro a ordem das palavras... ^o)

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #28 Online: 22 de Abril de 2006, 20:10:36 »
Citação de: Led Zeppelin
E mais, se um dia está nublado, a possibilidade de chuva é algo concreto. Não se pode aplicar exemplos assim em religião, deveria saber disso.
Por que não ?
Porque religião não é algo concreto que pode se aplicar ciências e exemplos.
É sim.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #29 Online: 22 de Abril de 2006, 20:11:36 »
Faz muita diferença.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Led Zeppelin

• Nível 10
  • *
« Resposta #30 Online: 22 de Abril de 2006, 20:12:40 »
E mais, se um dia está nublado, a possibilidade de chuva é algo concreto. Não se pode aplicar exemplos assim em religião, deveria saber disso.
Por que não ?
Porque religião não é algo concreto que pode se aplicar ciências e exemplos.
É sim.

Me diga o porquê então.

Offline Led Zeppelin

• Nível 10
  • *
« Resposta #31 Online: 22 de Abril de 2006, 20:13:34 »
Faz muita diferença.

A única coisa onde a ordem das palavras faz diferença em Filosofia da História e História da Filosofia.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 22 de Abril de 2006, 20:25:11 »
O acreditar piamente que deuses não existem é bem real, conheço gente que nem cogita a possibilidade de um deus existir, o que na minha opinião, é uma atitude bastante preciptada.
Você acredita em doendes, fadas e outros seres elementais?

Não, mas não tenho provas que eles não existem. Você tem?
Então pela sua própria forma de pensar, você não poderia dizer que não acredita em elementais. Você deveria ser agnóstico em relação aos elementais.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #33 Online: 22 de Abril de 2006, 20:25:48 »
Tudo bem então.

Papai Noel, Coelhinho da Páscoa, Peter Pan existem já que não tem nenhuma prova que conteste a existência deles.

Cara.

Para uma coisa existir deve - se haver provas concretas e incontestáveis de que essa coisa existe, se não houverem essas provas a coisa simplismente não existe.
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline Siegfried

• Nível 12
  • *
« Resposta #34 Online: 22 de Abril de 2006, 20:26:30 »

Vejo o ateísmo como um atestado de ignorância, a capacidade de acreditar piamente em algo. Ateus acreditam piamente e colocam a mão no fogo por um ideal que nunca provarão.
Por que você acreditou piamente ser uma verdade que valeria a pena dedicar seu tempo entrando neste fórum e escrever um tópico para AFIRMAR a todos que o ateísmo é um atestado de ignorância?

Particularmente, não entendo a ignorância como uma idéia, mas como uma conduta! Uma pessoa pode defender sua idéia de vida fortemente acreditando que ela é a verdade, mas se vai estar aberta a novas idéias e reflexões isso é uma postura de cada um, independente da crença. Alguns desejam encontrar a verdade mesmo que ela seja muito dura, outros querem apenas uma idéia que conforte a mente.

Quer um exemplo extremo? Seria fácil para um padre que dedicou 60 anos de sua vida com centenas de privações pessoais entender que simplesmente Deus não existe? Ou seja, para que ele dedicou toda sua vida? É preciso uma certa “força interior (psicológica)” para aprender a lidar com a realidade.
"Nada neste mundo nos torna necessários a não ser o amor." (Goethe)

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #35 Online: 22 de Abril de 2006, 20:27:08 »
Acreditam piamente que deus não existe
Não. Desacreditam da hípótese divina pelo mesmo motivo que desacreditam da hipótese da existência de cavalos alados transparentes, ou seja, por ausência absoluta de evidências.
não acha isso uma forma de crença?
Não. É uma "forma de descrença".
Prove.
Qualquer enciclopédia/dicionário traz a definição que prova o que eu disse.

A começar pelo prefixo "a".

O teísta vem afirmar a existência de algo. Diangte da inexistência de provas evidências, o ateu simplesmente nega.

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #36 Online: 22 de Abril de 2006, 20:32:41 »
Sim, porque há evidências para isso. Aponte uma evidência para a existência de deus(es).

Não tenho por isso sou agnóstico se tivesse, não estaria aqui pra discutir ;)... Mas se você é ateu certamente tem uma prova concreta que ele não existe certo? Senão seria agnóstico... Me aponte essa prova.
Você é um agnóstico que veio aqui discutir a existência de mitos?!

Está explicado... Não sabe o que é ateísmo, não sabe o que é agnosticismo...

Offline Led Zeppelin

• Nível 10
  • *
« Resposta #37 Online: 22 de Abril de 2006, 20:33:05 »
Tudo bem então.

Papai Noel, Coelhinho da Páscoa, Peter Pan existem já que não tem nenhuma prova que conteste a existência deles.

Cara.

Para uma coisa existir deve - se haver provas concretas e incontestáveis de que essa coisa existe, se não houverem essas provas a coisa simplismente não existe.

Se não tem provas não quer dizer que eles existem... Meio que me decepcionei, o fórum parecia mais sério. Mas percebi que os membros não todos, aliás poucos, não têm maturidade suficiente para dicernir um suposto Deus de uma lenda criada para distrair crianças.

Offline Led Zeppelin

• Nível 10
  • *
« Resposta #38 Online: 22 de Abril de 2006, 20:34:51 »
O teísta vem afirmar a existência de algo. Diangte da inexistência de provas evidências, o ateu simplesmente nega.

Nega, porém assim como algum teísta não pode provar sua ideologia.

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #39 Online: 22 de Abril de 2006, 20:35:09 »
Faz muita diferença.
A única coisa onde a ordem das palavras faz diferença em Filosofia da História e História da Filosofia.
A ordem das palavras faz diferença EM TUDO!

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #40 Online: 22 de Abril de 2006, 20:37:33 »
Que ideologia é essa que vc está falando, Led Zepelin?
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #41 Online: 22 de Abril de 2006, 20:38:10 »
Tudo bem então.

Cara.

Se não tem provas não quer dizer que eles existem... Meio que me decepcionei, o fórum parecia mais sério. Mas percebi que os membros não todos, aliás poucos, não têm maturidade suficiente para dicernir um suposto Deus de uma lenda criada para distrair crianças.
:inri:

Vá ler Gadamer, Heidegger...

...
Ah! Cartão azul para você.

Offline Led Zeppelin

• Nível 10
  • *
« Resposta #42 Online: 22 de Abril de 2006, 20:39:52 »
Eu não vim aqui discutir lendas cara, apenas tenho mentalidade o suficiente pra não me apegar a uma coisa que nunca será provada. Mas é perda de tempo discutir com pessoas de ensino médio que não sabem a diferença entre uma religião e folclore.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #43 Online: 22 de Abril de 2006, 20:40:42 »
Led Zepelin, penso que vc está fazendo confusão conceitual!
Numa boa!
"Por quê?"

Chaves

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #44 Online: 22 de Abril de 2006, 20:41:06 »

Nega, porém assim como algum teísta não pode provar sua ideologia.

As crenças deístas tambem são mitos, tanto que a crença nos deuses gregos é chamada de Mitologia Grega

Entre Papai Noel e Jesus Cristo não há muita diferença, ambos são mitos, a unica diferença é que somos sinceros para dizer que Santa Claus não existe.

Sem evidências não há como um teísta refutar um ateu, sem evidências, sem conversa . Não são somente os ateus que utilizam esse método não, a ciência inteira utiliza ele.

Se voce está achando esse método de refutação ineficaz vá falar com a comunidade científica internacional, quem sabe eles criam um método de avaliação em sua homenagem?

O método João Luis de se explicar as coisas.

:lol:
« Última modificação: 22 de Abril de 2006, 20:43:29 por ###Nightstalker### »
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline Led Zeppelin

• Nível 10
  • *
« Resposta #45 Online: 22 de Abril de 2006, 20:44:07 »
Esquece o L
Numa boa!

Esquece o Led cara, o Cifra Clube é outro endereço.

Offline Led Zeppelin

• Nível 10
  • *
« Resposta #46 Online: 22 de Abril de 2006, 20:45:44 »
O que você sabe de métodos científicos? Você sabe as maneiras de difernciar uma pesquisa ao menos?

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #47 Online: 22 de Abril de 2006, 20:48:02 »
Esquece o L
Numa boa!

Esquece o Led cara, o Cifra Clube é outro endereço.

Qual o motivo da grosseria?

Troca o user ou vai pra lá então...
"Por quê?"

Chaves

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #48 Online: 22 de Abril de 2006, 20:48:18 »
Eu não vim aqui discutir lendas cara, apenas tenho mentalidade o suficiente pra não me apegar a uma coisa que nunca será provada.
Veio pregar o agnosticismo?

Mas é perda de tempo discutir com pessoas de ensino médio que não sabem a diferença entre uma religião e folclore.
A diferença entre folclore e religião reside num conceito simples: "folclore é a religião dos outros".

Tenho um tio-avô que mora no Acre, que dedicou sua vida a cultuar lobisomens e até hoje tem armadilhas para capturar sacis. Ai de quem lhe disser que boi-tá-tá e sereia é folclore.

Daí, todas as religiões são folclore para um determinado grupo de pessoas. Logo, religião é espécie do gênero folclore.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #49 Online: 22 de Abril de 2006, 20:48:40 »
Você ainda não me respondeu se é agnóstico em relação aos elementais.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!